Conselho: nutricionista. Não vai no que o treinador diz.
Experiência pessoal: eu já fiz academia várias vezes ao longo da vida, até voltei a fazer a pouco tempo. Meu peso sempre girava em torno de 78-80 quilos, mais quando ficava parado.
Fui numa nutricionista setembro passado. Ela me passou uma alimentação correta, me ensinou o que eu podia comer e me aconselhou a tirar ou pelo menos reduzir o glúten. Eu já sou intolerante a lactose, então isso também está fora da minha alimentação.
Resultado: estava com 82 quilos quando fui na nutricionista. Perdi +-10 quilos em dois meses. Quando parei de malhar a dois meses atrás, imaginei que meu peso ia subir. Estava com 72 quilos. Voltei a malhar agora e fui me medir na balança: 70 quilos. Eu não sou não ganhei peso, como perdi mais dois quilos.
Então nutricionista é muito importante. E não é necessário fazer nenhum sacrifício enorme. Eu como chocolate praticamente todos os dias (sem lactose), ainda tomo sucos, como churrasco duas a três vezes ao mês, etc. É tudo questão de saber o que você pode comer, quando e como.
Se for para dar uma sugestão mais imediata, te aconselho a tirar o leite e o glúten da dieta. Tenta passar duas semanas sem isso e me diz como você se sente. Todas as pessoas que eu aconselhei e fizeram o mesmo, se sentiram muito melhor.
Atualmente eu ainda como glúten, mas numa quantidade muito pequena. Posso dizer que me sinto muito melhor, meu corpo está mais saudável e me sinto mais disposto. E quanto fico alguns dias sem comer (o que acontece, já que até o pão hoje prefiro sem glúten) a sensação é muito boa.