Autor Tópico: [D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema  (Lida 10853 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Balth

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Online: Março 29, 2012, 07:57:07 pm »
http://community.wizards.com/dndnext/blog/2012/03/29/the_cleric,_the_paladin,_and_multisysteming

Caso alguém não possa entrar no site.

Citar
In a previous post, we discussed the iconic cleric. A majority of poll respondents felt the cleric concept is wide enough to encompass healing allies, wearing armor, wielding a weapon, and turning undead. Along those lines, the cleric we’re working on for the upcoming playtest wears heavy armor, swings a weapon, and casts spells. This is no accident—it reflects many D&D legacy mechanics. All this has caused some players to ask us what the paladin’s place in the game is.

Rather than start with the paladin, though, let’s return to the core four classes for a moment.

Looking at only the core four classes across every edition reveals a consistent pattern. Among the four, wizards have exclusive access to arcane magic, clerics have exclusive access to divine magic, rogues have the best access to skills or skill-like abilities, and fighters have the best pure combat abilities. The wizard and cleric have been fairly consistent in their expressions of spell mechanics. Rogues vary a little bit more, but whether they offer idiosyncratic skill-like abilities or superior access into a defined skill subsystem, they give the character ways to interact with things such as traps. The fighter’s mechanic is often more blunt. For example, in 3rd Edition, a fighter simply has the best base attack bonus table of the four, and in 4th Edition, he or she is making more off-turn attacks than the others.

Suppose that instead of just a superior base attack bonus, we offered the fighter—and none of the other core four classes—an option to enter a subsystem of combat-related abilities. This gives the fighter more of a distinct mechanical identity, and it also gives the fighter more choices of things to do each round.

This also allows us to mix and match the subsystems that are unique to the core four classes. The ranger, for example, could give access to some of the fighter’s subsystem and to some of the rogue’s skill system. The druid could offer both divine spells and skills. These classes would then feel mechanically like blends of two core classes.

Of course, we won’t do this unless there’s an iconic result at the end of the combination. Combining some arcane spells and some divine spells gets you a mystic theurge, which doesn’t have as much resonance as the ranger or the paladin. I’m sure we’ll make a nod to it somewhere in our first batch of content, but not likely as a fully realized class.

We now return to the question of the paladin. Although both the cleric and the paladin wear heavy armor, fight with weapons, and cast divine spells, in my head the paladin feels much more martially focused. He or she trains tirelessly to go forth and slay dark and evil things, wears the best armor possible, and fights on horseback. We have talked about building the paladin with a combination of the cleric’s divine spellcasting and the fighter’s combat abilities, which rings correct to me. We think there’s plenty of creative and mechanical space between the cleric and the fighter, and that’s what we’re exploring as an option for the paladin.


Sinceramente? Nunca joguei de paladino então para mim tanto faz. O problema ao meu ver é: Promessas iguais aos dos políticos brasileiros (ou norte americanos no caso). Prometem prometem prometem mas na hora do vamos ver fica nas palavras do meu caro amigo Oda Nobunaga:

Citar
um verdadeiro esterco flamejante

É claro. Tem nego que vai achar isso ai uma medida de MMORPG (tornar uma sub-classe). Mas sinceramente? Eu não vejo uma diferença TÃO GRANDE entre o clérigo e o paladino. Os dois fazem a mesma coisa (lutar em nome da sua divindade). SE eles tornassem o clérigo mais fraco como se fosse aquela variante do UA (ou era AU eu sempre confundo) talvez ai sim valesse a pena ter o paladino.

Thats all folks
« Última modificação: Março 29, 2012, 10:17:02 pm por Macnol »

Re:O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #1 Online: Março 29, 2012, 08:43:35 pm »
Lendo este texto eu mudei de opinião duas vezes sobre a existência do paladino.

Eu acho que ele deveria existir sim, desde que o clérigo tivesse um papel menos combativo, mais pro lado do sacerdote mesmo.

O apelo do paladino, e que eu acho faltou sempre pro clérigo, principalmente na 3e e 4e foi o esquema da limitação de comportamento. Dos sacrifícios que o jogador tem de fazer.

Por eu não gostar das tendências, queria que existissem várias ordens de paladinos/clérigos, e que cada uma tivesse um código de conduta específico de sua tradição.

Um paladino/clérigo maligno da deusa da escuridão, por exemplo, só deveria matar durante a noite ou na escuridão, que são os únicos momentos que a sua deusa pode observa-lo e receber a oferenda.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #2 Online: Março 29, 2012, 09:55:39 pm »
No meu rpg na 3.5 os paladinos deviam ser leal, já que eram guerreiros sagrados de deuses da justiça. Então como cada um interpretava as leis sob um ponto de vista (LB: benevolência, que sempre dava uma segunda chance para o culpado; LN: inconstância, analisava a jurisprudência de eventos similares anteriores ou do acusado; LM: inquisição, que considerava o réu culpado desde ele se esforçasse para provar o contrário :twisted:).

Os clérigos eram sacerdotes de fato: pregavam a palavra, realizavam rituais de casamento, falecimento etc.
Mecanicamente eram mais fortes, mas isso era culpa do sistema e não do cenário.

Então, pra mim paladinos servem como campeões dos deuses e clérigos como sacerdotes.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #3 Online: Março 29, 2012, 10:11:59 pm »
Mas não vai virar subclasse nenhuma.
O que ele disse é que vai ser um "misto" do guerreiro e do clérigo. Exatamente como a 3e...

Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #4 Online: Março 29, 2012, 11:02:15 pm »
Nem tão bom como Clérigo nem tão bom como Guerreiro.



Paladino do 3.x era uma classe de no máximo 4 niveis para completar o restante só com clérigo...

Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #5 Online: Março 30, 2012, 06:58:39 am »
Citar
Os dois fazem a mesma coisa (lutar em nome da sua divindade). SE eles tornassem o clérigo mais fraco como se fosse aquela variante do UA (ou era AU eu sempre confundo) talvez ai sim valesse a pena ter o paladino.

O Cloistered Cleric? Se for esse, ele é ainda mais forte que o Clérigo normal. Luta tão bem quanto (porque o poder de combate do Clérigo vem das magias) e ainda tem boas habilidades de classe.  :b

Citar
Eu acho que ele deveria existir sim, desde que o clérigo tivesse um papel menos combativo, mais pro lado do sacerdote mesmo.

É o que ocorre tanto na 4e quanto em Pathfinder.

Citar
Eu acho que ele deveria existir sim, desde que o clérigo tivesse um papel menos combativo, mais pro lado do sacerdote mesmo.

Transformar o Clérigo em um "Mago Branco"? É uma das minhas ideias favoritas. Em um RPG onde o Paladino existe, o Clérigo não precisa ser o braço militante de uma divindade.

Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #6 Online: Março 30, 2012, 07:32:18 am »
Citar
Transformar o Clérigo em um "Mago Branco"? É uma das minhas ideias favoritas. Em um RPG onde o Paladino existe, o Clérigo não precisa ser o braço militante de uma divindade.

É a minha ideia.

Como é hoje o "espectro": guerreiro (100% combate), paladino (75% combate, 25% magia divina), clérigo (25% combate, 75% magia divina), X (100% magia divina).

Como eu acho que deveria ser: guerreiro (100% combate), paladino (50% combate, 50% magia divina), clérigo/sacerdote (100% magia divina).

Mas acredito que a chance de isso acontecer seja zero. Infelizmente.

Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #7 Online: Março 30, 2012, 07:42:04 am »
Citar
É a minha ideia.

Como é hoje o "espectro": guerreiro (100% combate), paladino (75% combate, 25% magia divina), clérigo (25% combate, 75% magia divina), X (100% magia divina).

Como eu acho que deveria ser: guerreiro (100% combate), paladino (50% combate, 50% magia divina), clérigo/sacerdote (100% magia divina).

Mas acredito que a chance de isso acontecer seja zero. Infelizmente.

Se serve de consolo, tanto Pathfinder quanto D&D 4e implementam algo muito próximo disso.

Pathfinder tem o Paladino, que é um frontman com suporte pessoal bem alto, o Clérigo/Oracle que pode brincar de Paladino, mas fica melhor atrás brincando de Mago Branco, e até o Inquisidor, que é um misto de personagem altamente ofensivo com Skill-Monkey. E a 4e, detalhes similares, mas coloque o Invoker como Mago Branco, o Paladino com Linha de Frente, o Clérigo como Meio-Termo que pode brincar das duas formas de acordo com o Build e o Avenger como "Deuses, Batman Divino". E o Runepriest, que é a classe que você se pergunta porque criaram.  :b

Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #8 Online: Março 30, 2012, 07:50:22 am »
Sim, a 4e pulverizou as classes divinas, mais pra cobrir cada role.

O meu pensamento foi mais pro que estão falando da 5e, onde o clérigo voltará a ter um papel mais combativo. Dai o paladino ficaria prejudicado.

Não gostaria que tivesse esse monte de classes divinas que teve na 4e, mas quem sabe não seria mesmo a solução.

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #9 Online: Março 30, 2012, 08:40:11 am »
Eu já gostaria de um paladino dissociado de divindades, ele é um guerreiro da justiça, seus poderes deveriam vir dai, seguir uma divindade deveria ser opcional. Deixe o clérigo ser o campeão da divindade, o paladino deve ser o campeão dos injustiçados. E já que falam tanto de poderes fora de combate, habilidades que permitissem a ele descobrir ilusões, mentiras, interrogar pessoas etc seriam bem legais.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #10 Online: Março 30, 2012, 08:57:23 am »
Já eu achava os poderes do paladino de detectar o mal, assim como quase todas as mágoas de adivinhação tão broxantes na hora de fazer um enredo quanto máfias de ressurreição. Era um dos ingredientes pra fazer dnd só servir pra jogar dnd.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #11 Online: Março 30, 2012, 09:20:09 am »
Ora, o runepriest é uma classe tão distante do padrão que está no PH3. Mesma pergunta poderia ser feita pro seeker.
Mas o conceito é interessante, runas divinas têm sido um conceito recorrente, e além disso o runepriest tem alguns diferenciais:
1) única classe divina que não possui Channel Divinity, acho isso bem interessante inclusive pq o Runepriest pouco se foca numa divindade específica como a maioria dos clérigos e sim em alfabetos divinos que perpassam o Mar Astral.
2) é a classe mais buffer de todos os líderes, ao ponto de sua cura básica afetar todos na área com um bônus.
3) e mudar de Destruição para Proteção é bem divertido.
Eu mesmo planejo usar essa dicotomia em termos de histórico das religiões de um cenário próprio, em algum ponto do futuro.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #12 Online: Março 30, 2012, 09:22:36 am »
Eu já gostaria de um paladino dissociado de divindades, ele é um guerreiro da justiça, seus poderes deveriam vir dai, seguir uma divindade deveria ser opcional. Deixe o clérigo ser o campeão da divindade, o paladino deve ser o campeão dos injustiçados. E já que falam tanto de poderes fora de combate, habilidades que permitissem a ele descobrir ilusões, mentiras, interrogar pessoas etc seriam bem legais.
E faz diferença? Ser campeão dos injustiçados ao invés de campeão dos deuses, e ter que seguir um código de honra restritivo da mesma forma? A menos que ele não perca os poderes ao fazê-lo o que... não faria de paladinos bons campeões dos injustiçados.

A menos que você queira seguir os passos do Paladino de Holy Avenger, que desafia abertamente os Deuses que concedem poder e continua impune (sim, eu sei que tem uma "explicação" no livro oficial, mas ainda é algo muito porco).

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #13 Online: Março 30, 2012, 09:47:13 am »
Essa coisa de o paladino quebrar o código e perder os poderes deveria ser opcional e depender do deus/ordem que ele segue.

Em tese, um deus bondoso dificilmente abandonaria seu campeão na primeira falha, se é que o abandonaria de qualquer forma. Daria varias chances de ele se redimir e voltar ao caminho correto.

Já o devoto de um deus maligno estaria condenado. O deus dificilmente aceitaria uma desobediencia ou fracasso, e a punição minima ao paladino seria perder os poderes. Se bobiar até caia um raio na cabeça dele para castiga-lo pelo fracasso! Hehehehe!

Offline banned_guardian

  • Não gostou? Reclama com o Admin!
  • .
    • Ver perfil
Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #14 Online: Março 30, 2012, 09:53:58 am »
Eu não acho que o Paladino deva ser só 75% combativo e 25% divine caster. O Paladino é tão treinado em combate (ou até mais) quanto o Guerreiro. Não me oporia ao Paladino ser um Guerreiro acrescido de divine casting.

Poxa, o sujeito leva um porre de restrições, se desatender perde os poderes e geralmente é o cara que se ferra primeiro em tudo, justamente por ter o título de "PALADA" na testa. Sem entrar na síndrome da dependência de atributos diversos. Se colocar habilidades combativas iguais as do guerreiro além do spellcaster, em caso de perda de poderes, ele vira EXATAMENTE um simples guerreiro e deixa de ser um campeão.

É um "desbalanço" justificável.

..