Autor Tópico: [D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema  (Lida 10855 vezes)

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Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #15 Online: Março 30, 2012, 09:59:29 am »
O problema disso que tu propõe banned_guardian é que se trata do tal equilibrio baseado no "se", que era a ideia do AD&D.

O paladino será mais forte por que corre o risco de por um acaso algum dia ele perder os poderes. Dai se o cara fizer tudo certinho, sempre será mais forte, e acabou-se o equilibrio do sistema.

Era a mesma ideia do limite de nível do AD&D. Os semi humanos eram mais fortes, mas dai tinha o nível máximo que eles poderiam alcançar e que em tese seria o equilibrio. Acontece que as campanhas geralmente eram roladas antes de esse limite chegar, ou seja, o humano era sempre mais fraco e sua hipotética vantagem nunca era alcançada.

Offline banned_guardian

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Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #16 Online: Março 30, 2012, 10:06:29 am »
Eu não vejo problema em o Paladino "ser o mais forte". É como eu disse, um desbalanço justificável.

Se o cara faz tudo certinho, mérito dele. Normalmente um paladino se depara com opções ruins no decorrer do jogo, toma decisões equivocadas e vai, mais hora menos hora, perder os poderes em algum momento. Pra fazer tudo certinho, ele tem que "acertar" todas as decisões a serem feitas sem deixar passar nada. [Claro, estipulando que o Mestre seja uma pessoa razoável e preze por um mínimo de verossimilhança.]

Me diz se alguma vez você se deparou com um jogador que tem essa capacidade de ser brilhante? ;D

..

Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #17 Online: Março 30, 2012, 10:09:08 am »
Existe outra solução, a la 4e: Deuses não controlam o poder Divino. Uma vez acessado, é seu e ninguém tasca. O que reforçaria e verificaria o uso de poderes divinos é a própria estrutura religiosa.

Sem desequilíbrio, sem risco de perda de poderes para DMs não-razoáveis e ainda com o feeling paladinóico.

Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #18 Online: Março 30, 2012, 10:13:32 am »
banned_guardian, já tive diversos paladinos em mesa, e em diversas mesas, e nenhum nunca perdeu os poderes por se afastar do código.

Os jogadores de paladino geralmente entendem os sacrificios que tem de fazer para rolar o personagem, e tentem a respeita-lo.

Por isso sou contra o paladino mais forte. Devem ser todos igualmente úteis, pelo menos na teoria. É algo da 4e que eu não abro mão de forma alguma.

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Existe outra solução, a la 4e: Deuses não controlam o poder Divino. Uma vez acessado, é seu e ninguém tasca. O que reforçaria e verificaria o uso de poderes divinos é a própria estrutura religio

Eu gosto bastante dessa ideia, ainda mais por reforçar as instituições religiosas. Mas se a gente for pensar bem mesmo, acaba sendo um pouco tosco.

Offline Agnelo

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Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #19 Online: Março 30, 2012, 10:20:18 am »
Tosco é ter um deus sem o que fazer te desligando da tomada cada vez que diz um palavrão.

Foram, mais uma vez, o quanto a história ganha quando tu não pode por um detector de poder divino naquele cardeal que traiu sua ordem.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #20 Online: Março 30, 2012, 10:26:16 am »
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Mas se a gente for pensar bem mesmo, acaba sendo um pouco tosco.

Estou curioso quanto a isso. Porque seria tosco?  :)

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Foram, mais uma vez, o quanto a história ganha quando tu não pode por um detector de poder divino naquele cardeal que traiu sua ordem

Este distinto cavalheiro agradece essa ideia, Agnelo:

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Para quem não sabe, Alto Cardeal Krozen da Igreja da Chama Prateada. Ele é uma grande autoridade Leal e Má em uma Igreja Leal e Boa.

Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #21 Online: Março 30, 2012, 10:29:40 am »
Tu foi no extremo Agnelo, não foi nesse sentido que eu falei.

Tosco por que o poder vem diretamente da divindade, e em teoria elas são oniscientes. Então dificilmente elas permitiriam que alguem usasse dos poderes concedidos por ela em ações contrarias a sua filosofia. É aquela história, vem fácil, vai fácil.

Talvez colocar os poderes divinos como o pacto do warlorck resolvesse.

Tu passa pelo treinamento e faz um voto de seguir o código/ensinamentos/filosofia da divindade e ganha os poderes ai. Depois disso, não perde mais.

Se tu sair da linha, os outros membros de sua ordem é que deveriam vir atrás de ti para dar um corretivo.

Isso funcionaria bem em um cenário onde os deuses são mais ausentes, como Eberron.

O problema seria Forgotten, onde os deuses metem o bedelho em tudo!

Offline kinn

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Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #22 Online: Março 30, 2012, 10:35:37 am »
Na minha mesa 3.5 tinha um paladino de uma deusa LB (eu permitia paladinos LB, LN, LM baseado no aspecto do deus da justiça que seguiam).

Ele dizia que amava a deusa e seus ensinamentos. Mas na hora de segui-los ia na direção contrária. Passou perto várias vezes do limite das regras da deusa e finalmente descumpriu o código. A pior parte? Achava que estava fazendo tudo certo; apenas que era mal compreendido.

O jogo tem de prever isso e personagens alucinados ou com desvios da interpretação da realidade ou das próprias crenças existem. No nosso mundo isso não tem efeitos, mas num mundo onde deuses se manifestam o tempo todo afeta o modo como a fé é entendida, já que a divindade pode aparecer e dizer que tal ramo de sua fé é errada ou não.

Claro que nesse caso a deusa por ser paladina seguia o código de forma rígida. Mas haviam deuses no meu cenário que deixavam sua fé ser aberta a interpretações, embora cada credo tivesse um tabu mais ou menos universal.
Pesquisas provam:
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Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #23 Online: Março 30, 2012, 10:38:29 am »
O Paladino é tão treinado em combate (ou até mais) quanto o Guerreiro. Não me oporia ao Paladino ser um Guerreiro acrescido de divine casting.

Poxa, o sujeito leva um porre de restrições, se desatender perde os poderes e geralmente é o cara que se ferra primeiro em tudo, justamente por ter o título de "PALADA" na testa. Sem entrar na síndrome da dependência de atributos diversos. Se colocar habilidades combativas iguais as do guerreiro além do spellcaster, em caso de perda de poderes, ele vira EXATAMENTE um simples guerreiro e deixa de ser um campeão.

É um "desbalanço" justificável.
Mas banned... pra que jogar de guerreiro, mecanicamente, então? Só pra ficar livre das restrições?

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Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #24 Online: Março 30, 2012, 10:42:00 am »
Por mim podiam cortar fora o paladino e deixar só o clerigo
War never changes

Offline banned_guardian

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Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #25 Online: Março 30, 2012, 10:45:14 am »
Exato. Eu peguei a época de AD&D com isso.

Quando queria "mais poder" e restrições: Paladino. Quando queria só descer a porrada em qualquer coisa: Guerreiro. Acho que daí que saiu essa minha concepção.

EDIT: Ou fazer o que o Tyrael falou. Rasga fora o Paladino, e deixa o Clérigo suprir o nicho (já que, mecanicamente falando, o Clérigo bem montado BATE [3.0/3.5, não vi na 4e]).

..

Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #26 Online: Março 30, 2012, 10:47:23 am »
Por mim o paladino podia ser um kit de clérigo.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #27 Online: Março 30, 2012, 11:02:07 am »
Exato. Eu peguei a época de AD&D com isso.

Quando queria "mais poder" e restrições: Paladino. Quando queria só descer a porrada em qualquer coisa: Guerreiro. Acho que daí que saiu essa minha concepção.
Esquece esse sistema em particular - você acha que um guerreiro como por exemplo, o da 4e, por ter uma restrição comportamental, precisa de poderes extras pra justificar essa restrição?

Alias, porque clérigos não tem essa restrição "hard-coded"[/Silva] na classe?

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Offline banned_guardian

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Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #28 Online: Março 30, 2012, 11:20:10 am »
Clérigos não tem essa restrição justamente pra justificar a existência do "Paladinner".

Phil, como paladino, gostaria de saber que sou mais forte que o guerreiro por me restringir e adotar essas limitações. ;)
..

Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
« Resposta #29 Online: Março 30, 2012, 03:30:47 pm »
Frizando o que já foi falado...

Na época do AD&D todas as classes que tinham poderes "extras" tiham algum tipo de limitação/restrição comportamental ou Etos.

As únicas que não tinham poderes extras eram justamente o Guerreiro, o Ladino e o Mago (nem precisava...), que eram as classes sem limitações nenhumas de cursos de ações.

O Clérigo é fortemente inspirado nos Templários e Hospitalários que eram os "Sacerdotes-Guerreiros"... extranhamento não existia só um "sacerdote" todos eram "Sacerdotes-Guerreiros"...

No meu ponto de vista a merda com o Clérigo foi justamente ter perdido o lado de suporte para ganhar magias ofensivas...

Se desvinculado do "Sacerdote"=Clero sem poderes. o Clérigo poderia ser só um Defensor, deixando o lado ofensivo para o paladino.