In a previous post, we discussed the iconic cleric. A majority of poll respondents felt the cleric concept is wide enough to encompass healing allies, wearing armor, wielding a weapon, and turning undead. Along those lines, the cleric we’re working on for the upcoming playtest wears heavy armor, swings a weapon, and casts spells. This is no accident—it reflects many D&D legacy mechanics. All this has caused some players to ask us what the paladin’s place in the game is.
Rather than start with the paladin, though, let’s return to the core four classes for a moment.
Looking at only the core four classes across every edition reveals a consistent pattern. Among the four, wizards have exclusive access to arcane magic, clerics have exclusive access to divine magic, rogues have the best access to skills or skill-like abilities, and fighters have the best pure combat abilities. The wizard and cleric have been fairly consistent in their expressions of spell mechanics. Rogues vary a little bit more, but whether they offer idiosyncratic skill-like abilities or superior access into a defined skill subsystem, they give the character ways to interact with things such as traps. The fighter’s mechanic is often more blunt. For example, in 3rd Edition, a fighter simply has the best base attack bonus table of the four, and in 4th Edition, he or she is making more off-turn attacks than the others.
Suppose that instead of just a superior base attack bonus, we offered the fighter—and none of the other core four classes—an option to enter a subsystem of combat-related abilities. This gives the fighter more of a distinct mechanical identity, and it also gives the fighter more choices of things to do each round.
This also allows us to mix and match the subsystems that are unique to the core four classes. The ranger, for example, could give access to some of the fighter’s subsystem and to some of the rogue’s skill system. The druid could offer both divine spells and skills. These classes would then feel mechanically like blends of two core classes.
Of course, we won’t do this unless there’s an iconic result at the end of the combination. Combining some arcane spells and some divine spells gets you a mystic theurge, which doesn’t have as much resonance as the ranger or the paladin. I’m sure we’ll make a nod to it somewhere in our first batch of content, but not likely as a fully realized class.
We now return to the question of the paladin. Although both the cleric and the paladin wear heavy armor, fight with weapons, and cast divine spells, in my head the paladin feels much more martially focused. He or she trains tirelessly to go forth and slay dark and evil things, wears the best armor possible, and fights on horseback. We have talked about building the paladin with a combination of the cleric’s divine spellcasting and the fighter’s combat abilities, which rings correct to me. We think there’s plenty of creative and mechanical space between the cleric and the fighter, and that’s what we’re exploring as an option for the paladin.
um verdadeiro esterco flamejante
Os dois fazem a mesma coisa (lutar em nome da sua divindade). SE eles tornassem o clérigo mais fraco como se fosse aquela variante do UA (ou era AU eu sempre confundo) talvez ai sim valesse a pena ter o paladino.
Eu acho que ele deveria existir sim, desde que o clérigo tivesse um papel menos combativo, mais pro lado do sacerdote mesmo.
Eu acho que ele deveria existir sim, desde que o clérigo tivesse um papel menos combativo, mais pro lado do sacerdote mesmo.
Transformar o Clérigo em um "Mago Branco"? É uma das minhas ideias favoritas. Em um RPG onde o Paladino existe, o Clérigo não precisa ser o braço militante de uma divindade.
É a minha ideia.
Como é hoje o "espectro": guerreiro (100% combate), paladino (75% combate, 25% magia divina), clérigo (25% combate, 75% magia divina), X (100% magia divina).
Como eu acho que deveria ser: guerreiro (100% combate), paladino (50% combate, 50% magia divina), clérigo/sacerdote (100% magia divina).
Mas acredito que a chance de isso acontecer seja zero. Infelizmente.
Eu já gostaria de um paladino dissociado de divindades, ele é um guerreiro da justiça, seus poderes deveriam vir dai, seguir uma divindade deveria ser opcional. Deixe o clérigo ser o campeão da divindade, o paladino deve ser o campeão dos injustiçados. E já que falam tanto de poderes fora de combate, habilidades que permitissem a ele descobrir ilusões, mentiras, interrogar pessoas etc seriam bem legais.E faz diferença? Ser campeão dos injustiçados ao invés de campeão dos deuses, e ter que seguir um código de honra restritivo da mesma forma? A menos que ele não perca os poderes ao fazê-lo o que... não faria de paladinos bons campeões dos injustiçados.
Existe outra solução, a la 4e: Deuses não controlam o poder Divino. Uma vez acessado, é seu e ninguém tasca. O que reforçaria e verificaria o uso de poderes divinos é a própria estrutura religio
Mas se a gente for pensar bem mesmo, acaba sendo um pouco tosco.
Foram, mais uma vez, o quanto a história ganha quando tu não pode por um detector de poder divino naquele cardeal que traiu sua ordem
O Paladino é tão treinado em combate (ou até mais) quanto o Guerreiro. Não me oporia ao Paladino ser um Guerreiro acrescido de divine casting.Mas banned... pra que jogar de guerreiro, mecanicamente, então? Só pra ficar livre das restrições?
Poxa, o sujeito leva um porre de restrições, se desatender perde os poderes e geralmente é o cara que se ferra primeiro em tudo, justamente por ter o título de "PALADA" na testa. Sem entrar na síndrome da dependência de atributos diversos. Se colocar habilidades combativas iguais as do guerreiro além do spellcaster, em caso de perda de poderes, ele vira EXATAMENTE um simples guerreiro e deixa de ser um campeão.
É um "desbalanço" justificável.
Exato. Eu peguei a época de AD&D com isso.Esquece esse sistema em particular - você acha que um guerreiro como por exemplo, o da 4e, por ter uma restrição comportamental, precisa de poderes extras pra justificar essa restrição?
Quando queria "mais poder" e restrições: Paladino. Quando queria só descer a porrada em qualquer coisa: Guerreiro. Acho que daí que saiu essa minha concepção.