Spell

RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Balth em Março 29, 2012, 07:57:07 pm

Título: [D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Balth em Março 29, 2012, 07:57:07 pm
http://community.wizards.com/dndnext/blog/2012/03/29/the_cleric,_the_paladin,_and_multisysteming (http://community.wizards.com/dndnext/blog/2012/03/29/the_cleric,_the_paladin,_and_multisysteming)

Caso alguém não possa entrar no site.

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In a previous post, we discussed the iconic cleric. A majority of poll respondents felt the cleric concept is wide enough to encompass healing allies, wearing armor, wielding a weapon, and turning undead. Along those lines, the cleric we’re working on for the upcoming playtest wears heavy armor, swings a weapon, and casts spells. This is no accident—it reflects many D&D legacy mechanics. All this has caused some players to ask us what the paladin’s place in the game is.

Rather than start with the paladin, though, let’s return to the core four classes for a moment.

Looking at only the core four classes across every edition reveals a consistent pattern. Among the four, wizards have exclusive access to arcane magic, clerics have exclusive access to divine magic, rogues have the best access to skills or skill-like abilities, and fighters have the best pure combat abilities. The wizard and cleric have been fairly consistent in their expressions of spell mechanics. Rogues vary a little bit more, but whether they offer idiosyncratic skill-like abilities or superior access into a defined skill subsystem, they give the character ways to interact with things such as traps. The fighter’s mechanic is often more blunt. For example, in 3rd Edition, a fighter simply has the best base attack bonus table of the four, and in 4th Edition, he or she is making more off-turn attacks than the others.

Suppose that instead of just a superior base attack bonus, we offered the fighter—and none of the other core four classes—an option to enter a subsystem of combat-related abilities. This gives the fighter more of a distinct mechanical identity, and it also gives the fighter more choices of things to do each round.

This also allows us to mix and match the subsystems that are unique to the core four classes. The ranger, for example, could give access to some of the fighter’s subsystem and to some of the rogue’s skill system. The druid could offer both divine spells and skills. These classes would then feel mechanically like blends of two core classes.

Of course, we won’t do this unless there’s an iconic result at the end of the combination. Combining some arcane spells and some divine spells gets you a mystic theurge, which doesn’t have as much resonance as the ranger or the paladin. I’m sure we’ll make a nod to it somewhere in our first batch of content, but not likely as a fully realized class.

We now return to the question of the paladin. Although both the cleric and the paladin wear heavy armor, fight with weapons, and cast divine spells, in my head the paladin feels much more martially focused. He or she trains tirelessly to go forth and slay dark and evil things, wears the best armor possible, and fights on horseback. We have talked about building the paladin with a combination of the cleric’s divine spellcasting and the fighter’s combat abilities, which rings correct to me. We think there’s plenty of creative and mechanical space between the cleric and the fighter, and that’s what we’re exploring as an option for the paladin.


Sinceramente? Nunca joguei de paladino então para mim tanto faz. O problema ao meu ver é: Promessas iguais aos dos políticos brasileiros (ou norte americanos no caso). Prometem prometem prometem mas na hora do vamos ver fica nas palavras do meu caro amigo Oda Nobunaga:

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um verdadeiro esterco flamejante

É claro. Tem nego que vai achar isso ai uma medida de MMORPG (tornar uma sub-classe). Mas sinceramente? Eu não vejo uma diferença TÃO GRANDE entre o clérigo e o paladino. Os dois fazem a mesma coisa (lutar em nome da sua divindade). SE eles tornassem o clérigo mais fraco como se fosse aquela variante do UA (ou era AU eu sempre confundo) talvez ai sim valesse a pena ter o paladino.

Thats all folks
Título: Re:O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Mark Logan em Março 29, 2012, 08:43:35 pm
Lendo este texto eu mudei de opinião duas vezes sobre a existência do paladino.

Eu acho que ele deveria existir sim, desde que o clérigo tivesse um papel menos combativo, mais pro lado do sacerdote mesmo.

O apelo do paladino, e que eu acho faltou sempre pro clérigo, principalmente na 3e e 4e foi o esquema da limitação de comportamento. Dos sacrifícios que o jogador tem de fazer.

Por eu não gostar das tendências, queria que existissem várias ordens de paladinos/clérigos, e que cada uma tivesse um código de conduta específico de sua tradição.

Um paladino/clérigo maligno da deusa da escuridão, por exemplo, só deveria matar durante a noite ou na escuridão, que são os únicos momentos que a sua deusa pode observa-lo e receber a oferenda.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: kinn em Março 29, 2012, 09:55:39 pm
No meu rpg na 3.5 os paladinos deviam ser leal, já que eram guerreiros sagrados de deuses da justiça. Então como cada um interpretava as leis sob um ponto de vista (LB: benevolência, que sempre dava uma segunda chance para o culpado; LN: inconstância, analisava a jurisprudência de eventos similares anteriores ou do acusado; LM: inquisição, que considerava o réu culpado desde ele se esforçasse para provar o contrário :twisted:).

Os clérigos eram sacerdotes de fato: pregavam a palavra, realizavam rituais de casamento, falecimento etc.
Mecanicamente eram mais fortes, mas isso era culpa do sistema e não do cenário.

Então, pra mim paladinos servem como campeões dos deuses e clérigos como sacerdotes.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Iuri em Março 29, 2012, 10:11:59 pm
Mas não vai virar subclasse nenhuma.
O que ele disse é que vai ser um "misto" do guerreiro e do clérigo. Exatamente como a 3e...
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Gun_Hazard em Março 29, 2012, 11:02:15 pm
Nem tão bom como Clérigo nem tão bom como Guerreiro.



Paladino do 3.x era uma classe de no máximo 4 niveis para completar o restante só com clérigo...
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Elven Paladin em Março 30, 2012, 06:58:39 am
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Os dois fazem a mesma coisa (lutar em nome da sua divindade). SE eles tornassem o clérigo mais fraco como se fosse aquela variante do UA (ou era AU eu sempre confundo) talvez ai sim valesse a pena ter o paladino.

O Cloistered Cleric? Se for esse, ele é ainda mais forte que o Clérigo normal. Luta tão bem quanto (porque o poder de combate do Clérigo vem das magias) e ainda tem boas habilidades de classe.  :b

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Eu acho que ele deveria existir sim, desde que o clérigo tivesse um papel menos combativo, mais pro lado do sacerdote mesmo.

É o que ocorre tanto na 4e quanto em Pathfinder.

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Eu acho que ele deveria existir sim, desde que o clérigo tivesse um papel menos combativo, mais pro lado do sacerdote mesmo.

Transformar o Clérigo em um "Mago Branco"? É uma das minhas ideias favoritas. Em um RPG onde o Paladino existe, o Clérigo não precisa ser o braço militante de uma divindade.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Mark Logan em Março 30, 2012, 07:32:18 am
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Transformar o Clérigo em um "Mago Branco"? É uma das minhas ideias favoritas. Em um RPG onde o Paladino existe, o Clérigo não precisa ser o braço militante de uma divindade.

É a minha ideia.

Como é hoje o "espectro": guerreiro (100% combate), paladino (75% combate, 25% magia divina), clérigo (25% combate, 75% magia divina), X (100% magia divina).

Como eu acho que deveria ser: guerreiro (100% combate), paladino (50% combate, 50% magia divina), clérigo/sacerdote (100% magia divina).

Mas acredito que a chance de isso acontecer seja zero. Infelizmente.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Elven Paladin em Março 30, 2012, 07:42:04 am
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É a minha ideia.

Como é hoje o "espectro": guerreiro (100% combate), paladino (75% combate, 25% magia divina), clérigo (25% combate, 75% magia divina), X (100% magia divina).

Como eu acho que deveria ser: guerreiro (100% combate), paladino (50% combate, 50% magia divina), clérigo/sacerdote (100% magia divina).

Mas acredito que a chance de isso acontecer seja zero. Infelizmente.

Se serve de consolo, tanto Pathfinder quanto D&D 4e implementam algo muito próximo disso.

Pathfinder tem o Paladino, que é um frontman com suporte pessoal bem alto, o Clérigo/Oracle que pode brincar de Paladino, mas fica melhor atrás brincando de Mago Branco, e até o Inquisidor, que é um misto de personagem altamente ofensivo com Skill-Monkey. E a 4e, detalhes similares, mas coloque o Invoker como Mago Branco, o Paladino com Linha de Frente, o Clérigo como Meio-Termo que pode brincar das duas formas de acordo com o Build e o Avenger como "Deuses, Batman Divino". E o Runepriest, que é a classe que você se pergunta porque criaram.  :b
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Mark Logan em Março 30, 2012, 07:50:22 am
Sim, a 4e pulverizou as classes divinas, mais pra cobrir cada role.

O meu pensamento foi mais pro que estão falando da 5e, onde o clérigo voltará a ter um papel mais combativo. Dai o paladino ficaria prejudicado.

Não gostaria que tivesse esse monte de classes divinas que teve na 4e, mas quem sabe não seria mesmo a solução.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Smaug em Março 30, 2012, 08:40:11 am
Eu já gostaria de um paladino dissociado de divindades, ele é um guerreiro da justiça, seus poderes deveriam vir dai, seguir uma divindade deveria ser opcional. Deixe o clérigo ser o campeão da divindade, o paladino deve ser o campeão dos injustiçados. E já que falam tanto de poderes fora de combate, habilidades que permitissem a ele descobrir ilusões, mentiras, interrogar pessoas etc seriam bem legais.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Agnelo em Março 30, 2012, 08:57:23 am
Já eu achava os poderes do paladino de detectar o mal, assim como quase todas as mágoas de adivinhação tão broxantes na hora de fazer um enredo quanto máfias de ressurreição. Era um dos ingredientes pra fazer dnd só servir pra jogar dnd.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Malena Mordekai em Março 30, 2012, 09:20:09 am
Ora, o runepriest é uma classe tão distante do padrão que está no PH3. Mesma pergunta poderia ser feita pro seeker.
Mas o conceito é interessante, runas divinas têm sido um conceito recorrente, e além disso o runepriest tem alguns diferenciais:
1) única classe divina que não possui Channel Divinity, acho isso bem interessante inclusive pq o Runepriest pouco se foca numa divindade específica como a maioria dos clérigos e sim em alfabetos divinos que perpassam o Mar Astral.
2) é a classe mais buffer de todos os líderes, ao ponto de sua cura básica afetar todos na área com um bônus.
3) e mudar de Destruição para Proteção é bem divertido.
Eu mesmo planejo usar essa dicotomia em termos de histórico das religiões de um cenário próprio, em algum ponto do futuro.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Lumine Miyavi em Março 30, 2012, 09:22:36 am
Eu já gostaria de um paladino dissociado de divindades, ele é um guerreiro da justiça, seus poderes deveriam vir dai, seguir uma divindade deveria ser opcional. Deixe o clérigo ser o campeão da divindade, o paladino deve ser o campeão dos injustiçados. E já que falam tanto de poderes fora de combate, habilidades que permitissem a ele descobrir ilusões, mentiras, interrogar pessoas etc seriam bem legais.
E faz diferença? Ser campeão dos injustiçados ao invés de campeão dos deuses, e ter que seguir um código de honra restritivo da mesma forma? A menos que ele não perca os poderes ao fazê-lo o que... não faria de paladinos bons campeões dos injustiçados.

A menos que você queira seguir os passos do Paladino de Holy Avenger, que desafia abertamente os Deuses que concedem poder e continua impune (sim, eu sei que tem uma "explicação" no livro oficial, mas ainda é algo muito porco).
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Mark Logan em Março 30, 2012, 09:47:13 am
Essa coisa de o paladino quebrar o código e perder os poderes deveria ser opcional e depender do deus/ordem que ele segue.

Em tese, um deus bondoso dificilmente abandonaria seu campeão na primeira falha, se é que o abandonaria de qualquer forma. Daria varias chances de ele se redimir e voltar ao caminho correto.

Já o devoto de um deus maligno estaria condenado. O deus dificilmente aceitaria uma desobediencia ou fracasso, e a punição minima ao paladino seria perder os poderes. Se bobiar até caia um raio na cabeça dele para castiga-lo pelo fracasso! Hehehehe!
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: banned_guardian em Março 30, 2012, 09:53:58 am
Eu não acho que o Paladino deva ser só 75% combativo e 25% divine caster. O Paladino é tão treinado em combate (ou até mais) quanto o Guerreiro. Não me oporia ao Paladino ser um Guerreiro acrescido de divine casting.

Poxa, o sujeito leva um porre de restrições, se desatender perde os poderes e geralmente é o cara que se ferra primeiro em tudo, justamente por ter o título de "PALADA" na testa. Sem entrar na síndrome da dependência de atributos diversos. Se colocar habilidades combativas iguais as do guerreiro além do spellcaster, em caso de perda de poderes, ele vira EXATAMENTE um simples guerreiro e deixa de ser um campeão.

É um "desbalanço" justificável.

Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Mark Logan em Março 30, 2012, 09:59:29 am
O problema disso que tu propõe banned_guardian é que se trata do tal equilibrio baseado no "se", que era a ideia do AD&D.

O paladino será mais forte por que corre o risco de por um acaso algum dia ele perder os poderes. Dai se o cara fizer tudo certinho, sempre será mais forte, e acabou-se o equilibrio do sistema.

Era a mesma ideia do limite de nível do AD&D. Os semi humanos eram mais fortes, mas dai tinha o nível máximo que eles poderiam alcançar e que em tese seria o equilibrio. Acontece que as campanhas geralmente eram roladas antes de esse limite chegar, ou seja, o humano era sempre mais fraco e sua hipotética vantagem nunca era alcançada.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: banned_guardian em Março 30, 2012, 10:06:29 am
Eu não vejo problema em o Paladino "ser o mais forte". É como eu disse, um desbalanço justificável.

Se o cara faz tudo certinho, mérito dele. Normalmente um paladino se depara com opções ruins no decorrer do jogo, toma decisões equivocadas e vai, mais hora menos hora, perder os poderes em algum momento. Pra fazer tudo certinho, ele tem que "acertar" todas as decisões a serem feitas sem deixar passar nada. [Claro, estipulando que o Mestre seja uma pessoa razoável e preze por um mínimo de verossimilhança.]

Me diz se alguma vez você se deparou com um jogador que tem essa capacidade de ser brilhante? ;D

Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Elven Paladin em Março 30, 2012, 10:09:08 am
Existe outra solução, a la 4e: Deuses não controlam o poder Divino. Uma vez acessado, é seu e ninguém tasca. O que reforçaria e verificaria o uso de poderes divinos é a própria estrutura religiosa.

Sem desequilíbrio, sem risco de perda de poderes para DMs não-razoáveis e ainda com o feeling paladinóico.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Mark Logan em Março 30, 2012, 10:13:32 am
banned_guardian, já tive diversos paladinos em mesa, e em diversas mesas, e nenhum nunca perdeu os poderes por se afastar do código.

Os jogadores de paladino geralmente entendem os sacrificios que tem de fazer para rolar o personagem, e tentem a respeita-lo.

Por isso sou contra o paladino mais forte. Devem ser todos igualmente úteis, pelo menos na teoria. É algo da 4e que eu não abro mão de forma alguma.

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Existe outra solução, a la 4e: Deuses não controlam o poder Divino. Uma vez acessado, é seu e ninguém tasca. O que reforçaria e verificaria o uso de poderes divinos é a própria estrutura religio

Eu gosto bastante dessa ideia, ainda mais por reforçar as instituições religiosas. Mas se a gente for pensar bem mesmo, acaba sendo um pouco tosco.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Agnelo em Março 30, 2012, 10:20:18 am
Tosco é ter um deus sem o que fazer te desligando da tomada cada vez que diz um palavrão.

Foram, mais uma vez, o quanto a história ganha quando tu não pode por um detector de poder divino naquele cardeal que traiu sua ordem.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Elven Paladin em Março 30, 2012, 10:26:16 am
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Mas se a gente for pensar bem mesmo, acaba sendo um pouco tosco.

Estou curioso quanto a isso. Porque seria tosco?  :)

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Foram, mais uma vez, o quanto a história ganha quando tu não pode por um detector de poder divino naquele cardeal que traiu sua ordem

Este distinto cavalheiro agradece essa ideia, Agnelo:

(click to show/hide)

Para quem não sabe, Alto Cardeal Krozen da Igreja da Chama Prateada. Ele é uma grande autoridade Leal e Má em uma Igreja Leal e Boa.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Mark Logan em Março 30, 2012, 10:29:40 am
Tu foi no extremo Agnelo, não foi nesse sentido que eu falei.

Tosco por que o poder vem diretamente da divindade, e em teoria elas são oniscientes. Então dificilmente elas permitiriam que alguem usasse dos poderes concedidos por ela em ações contrarias a sua filosofia. É aquela história, vem fácil, vai fácil.

Talvez colocar os poderes divinos como o pacto do warlorck resolvesse.

Tu passa pelo treinamento e faz um voto de seguir o código/ensinamentos/filosofia da divindade e ganha os poderes ai. Depois disso, não perde mais.

Se tu sair da linha, os outros membros de sua ordem é que deveriam vir atrás de ti para dar um corretivo.

Isso funcionaria bem em um cenário onde os deuses são mais ausentes, como Eberron.

O problema seria Forgotten, onde os deuses metem o bedelho em tudo!
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: kinn em Março 30, 2012, 10:35:37 am
Na minha mesa 3.5 tinha um paladino de uma deusa LB (eu permitia paladinos LB, LN, LM baseado no aspecto do deus da justiça que seguiam).

Ele dizia que amava a deusa e seus ensinamentos. Mas na hora de segui-los ia na direção contrária. Passou perto várias vezes do limite das regras da deusa e finalmente descumpriu o código. A pior parte? Achava que estava fazendo tudo certo; apenas que era mal compreendido.

O jogo tem de prever isso e personagens alucinados ou com desvios da interpretação da realidade ou das próprias crenças existem. No nosso mundo isso não tem efeitos, mas num mundo onde deuses se manifestam o tempo todo afeta o modo como a fé é entendida, já que a divindade pode aparecer e dizer que tal ramo de sua fé é errada ou não.

Claro que nesse caso a deusa por ser paladina seguia o código de forma rígida. Mas haviam deuses no meu cenário que deixavam sua fé ser aberta a interpretações, embora cada credo tivesse um tabu mais ou menos universal.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Lumine Miyavi em Março 30, 2012, 10:38:29 am
O Paladino é tão treinado em combate (ou até mais) quanto o Guerreiro. Não me oporia ao Paladino ser um Guerreiro acrescido de divine casting.

Poxa, o sujeito leva um porre de restrições, se desatender perde os poderes e geralmente é o cara que se ferra primeiro em tudo, justamente por ter o título de "PALADA" na testa. Sem entrar na síndrome da dependência de atributos diversos. Se colocar habilidades combativas iguais as do guerreiro além do spellcaster, em caso de perda de poderes, ele vira EXATAMENTE um simples guerreiro e deixa de ser um campeão.

É um "desbalanço" justificável.
Mas banned... pra que jogar de guerreiro, mecanicamente, então? Só pra ficar livre das restrições?
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Sirus em Março 30, 2012, 10:42:00 am
Por mim podiam cortar fora o paladino e deixar só o clerigo
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: banned_guardian em Março 30, 2012, 10:45:14 am
Exato. Eu peguei a época de AD&D com isso.

Quando queria "mais poder" e restrições: Paladino. Quando queria só descer a porrada em qualquer coisa: Guerreiro. Acho que daí que saiu essa minha concepção.

EDIT: Ou fazer o que o Tyrael falou. Rasga fora o Paladino, e deixa o Clérigo suprir o nicho (já que, mecanicamente falando, o Clérigo bem montado BATE [3.0/3.5, não vi na 4e]).

Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: GoldGreatWyrm em Março 30, 2012, 10:47:23 am
Por mim o paladino podia ser um kit de clérigo.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Lumine Miyavi em Março 30, 2012, 11:02:07 am
Exato. Eu peguei a época de AD&D com isso.

Quando queria "mais poder" e restrições: Paladino. Quando queria só descer a porrada em qualquer coisa: Guerreiro. Acho que daí que saiu essa minha concepção.
Esquece esse sistema em particular - você acha que um guerreiro como por exemplo, o da 4e, por ter uma restrição comportamental, precisa de poderes extras pra justificar essa restrição?

Alias, porque clérigos não tem essa restrição "hard-coded"[/Silva] na classe?
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: banned_guardian em Março 30, 2012, 11:20:10 am
Clérigos não tem essa restrição justamente pra justificar a existência do "Paladinner".

Phil, como paladino, gostaria de saber que sou mais forte que o guerreiro por me restringir e adotar essas limitações. ;)
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Gun_Hazard em Março 30, 2012, 03:30:47 pm
Frizando o que já foi falado...

Na época do AD&D todas as classes que tinham poderes "extras" tiham algum tipo de limitação/restrição comportamental ou Etos.

As únicas que não tinham poderes extras eram justamente o Guerreiro, o Ladino e o Mago (nem precisava...), que eram as classes sem limitações nenhumas de cursos de ações.

O Clérigo é fortemente inspirado nos Templários e Hospitalários que eram os "Sacerdotes-Guerreiros"... extranhamento não existia só um "sacerdote" todos eram "Sacerdotes-Guerreiros"...

No meu ponto de vista a merda com o Clérigo foi justamente ter perdido o lado de suporte para ganhar magias ofensivas...

Se desvinculado do "Sacerdote"=Clero sem poderes. o Clérigo poderia ser só um Defensor, deixando o lado ofensivo para o paladino.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Madrüga em Março 30, 2012, 06:03:36 pm
Ainda voto no clérigo mais sacerdote, menos porrada. Só assim você preserva o nicho do paladino.

Aliás, trocar paladino por guerreiro sagrado, né? Deixa o cara ser de qualquer tendência.
Título: Re:[D&D] O Clérigo, O Paladino e O Multisistema
Enviado por: Heitor em Abril 02, 2012, 04:14:14 pm
Sinceramente, o paladino, mecanicamente, é só um guerreiro mágico muito do capado. O fluffy divino e restrições mecânicas associadas sempre foram masoquismo de vaca sagrada, sem solidez real em grande maioria dos casos.

Pelo menos, nunca vi ninguém jogar ao estilo 'cavaleiro', que pelo que entendo, é o pretendido originalmente à classe; somente o estilo 'fanático com armado com espada' ou 'filósofo-teólogo enlatado', podendo ter sido um guerreiro ou clérigo sem problemas.

Então, ao meu ver, poderia virar kit, subclasse, tema ou o escambau, de guerreiro ou clérigo, e acordo com a necessidade cabível.