Autor Tópico: Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt  (Lida 15717 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Online: Abril 19, 2014, 06:59:07 pm »
Depois dos Super-Herois Furry a serviço de Gaia e dos Policiais Espirituais que não podem matar nenhum Lobisomem, a Onyx Path começou a soltar os OpenDev da "revisão" de Werewolf: Forsaken.

Aos interessados, semanalmente é liberado no site da Onyx Path um "preview" do livro vindouro. Aqueles que já foram soltos, em ordem cronológica:

Introdução - sobre o tema recorrente do Idigam Chronicles, Lobisomens como Caçadores.

Harmonia - sobre o "medidor moral" dos Lobisomens. Ao contrário de antes, agora Harmonia oscila entre "Totalmente Humano" (10) e "Totalmente Espiritual" (0), sendo o meio-termo a própria Harmonia.

Tribos - cada tribo agora é definida pelo sua presa, o seu inimigo maior.

Wolf Blooded - como seu papel e poderes foram expandidos no jogo.

Matilhas - de longe, a "mudança" mais interessante, pois é um retorno parcial ao Apocalipse - Matilhas são mais próximas de "Septs", uma comunidade extendida, desde a rede de mortais que suportam os Lobisomens, até o "centro dela", os próprios Lobisomens. E ao tudo indica, Espíritos e Wolf-Blooded também terão mais papeis dentro dela, incluindo a possibilidade de serem membros da própria Matilha.

Dons - o primeiro preview com exemplos mecânicos. Dons agora são separados entre os "Dons do Auspício/Lua" (que vão de 1 a 5) e outros "Dons" (que são estáticos e dependem de qual Renome o Lobisomem persegue).
« Última modificação: Abril 21, 2014, 12:22:16 am por Evola »

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #1 Online: Abril 19, 2014, 08:55:19 pm »
Eu acho interessante essa idéia das tribos se unirem em relação a sua presa e a filosofia que ela emprega. Até o momento, essa foi a melhor forma de colocar as tribos que vi.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #2 Online: Abril 20, 2014, 09:47:00 am »
Até agora só vi os Dons.
Achei interessante a ideia de fazer a distribuição mais regular dos Dons. O Renome usado nas paradas de dados atrapalhava muito.

Muito legal listas de dons como Tecnologia se tornar um único Dom com uma faceta pra cada Renome.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #3 Online: Abril 20, 2014, 10:27:24 am »
Não curti mesmo a mudança nas matilhas... achei que quebrou um pouco o lance de "monstros escondidos na sombra" para algo mais próximo do que o apocalipse trazia, mas que fazia sentido dentro do apocalipse... mas no nWoD, em que o sobrenatural é bem mais oculto, achei que fica dificil forçar a barra para algo "faz de conta que ninguém percebeu aquela galera toda ali".
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #4 Online: Abril 20, 2014, 06:45:11 pm »
Citar
Muito legal listas de dons como Tecnologia se tornar um único Dom com uma faceta pra cada Renome.

Isso é o que ocorrerá com todos outros "Shadow Gifts". Todo Dom que não é de Auspício (Moon Gift) usará esse formato, onde haverá uma lista de poderes ligados a um tema comum (Tecnologia, Morte) e cada um deles será ligado a um Renome, tendo poder equivalente a um Dom de Nível 3 de um Moon Gift..

Citar
Não curti mesmo a mudança nas matilhas... achei que quebrou um pouco o lance de "monstros escondidos na sombra" para algo mais próximo do que o apocalipse trazia, mas que fazia sentido dentro do apocalipse... mas no nWoD, em que o sobrenatural é bem mais oculto, achei que fica dificil forçar a barra para algo "faz de conta que ninguém percebeu aquela galera toda ali".

Sendo honesto, no meu resumo de um parágrafo sobre a Matilha, eu fui um pouco exagerado. A ideia é que os Lobisomens são os únicos a saber da realidade espiritual/mística da Caçada, um Círculo Interno, uma Camarilha, enquanto aqueles com algum elo de sangue ou simpatia com a caçada não sabem praticamente nada sobre o que os Lobisomens fazem (eles são a "Periferia").

O que eu gostei é quanto ao papel que os Wolf-Blooded passaram a tomar, que é:

(click to show/hide)

Meu jogo mais extenso no nWoD foi Lobisomem, onde a "matilha" era formada por dois Iron Masters, um Wolf-Blooded e um Humano normal (e sim, eu insisti que todos os jogadores fossem Lobisomens, mas não foi o que os jogadores quiseram), então talvez seja isso que explique minha simpatia por aproximar mais alguns não-Lobisomens para certas tarefas que antes cabiam a eles.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #5 Online: Abril 20, 2014, 06:57:07 pm »
Seria interessante um cenário em que, por alguma razão, lobisomens fossem escassos na região e wolf-bloodeds tivessem de obrigatoriamente preencher lacunas...

É engraçado q eu prefiro Forsaken a Apocalipse, mas mestrei trocentas vezes o segundo e nunca o primeiro. Só joguei.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #6 Online: Abril 20, 2014, 07:09:38 pm »
Citar
Seria interessante um cenário em que, por alguma razão, lobisomens fossem escassos na região e wolf-bloodeds tivessem de obrigatoriamente preencher lacunas...

Basicamente, foi o que aconteceu no meu jogo. Os dois lobisomens eram extremamente hostilizados por seu interesse em se misturar com a humanidade e resolver problemas espirituais urbanos, além de terem proximidade com um espírito distinto do da matilha que fizeram parte, então eles decidiram se aproximar mais de não-lobisomens e só participavam de sua matilha em obrigações rituais.

Além de "gentilmente incentivarem" o Wolf-Blooded (que era um com 5 pontos na vantagem) a ter filhos, para expandir o número de lobisomens na área. Ou a usar armas de prata, afinal, ele não tinha as mesmas restrições que um Uratha tinha.

Mas quanto a Forsaken, em geral eu prefiro ele, mas eu tenho uma grande ressalva - o CORE do Forsaken (assim como de outros jogos do nWoD) apresenta muito mal o cenário de jogo. Sem outros livros, eu teria a impressão que Forsaken era apenas sobre "Policiais Espirituais, algumas vezes, com os Puros aparecendo por aí".
« Última modificação: Abril 20, 2014, 08:16:04 pm por Evola »

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #7 Online: Abril 20, 2014, 08:50:39 pm »
 Na verdade Elfo, Evola Nick-que-você-tá-usando-agora, eu já tinha lido essas mudanças no site da Onyx, e já não tinha gostado desse papel dos Wolf-bloodeds de tenentes podendo ajudar mais ativamente na coisa ou o lance dos humanos serviçais que acabavam desenvolvendo uma ligação com o totem a ponto da matilha poder burlar o juramento de Luna. Lendo de novo a coisa toda ainda fico com a sensação de que os Uratha estão perdendo o foco e tendo que dividir o protagonismo do jogo (do mesmo jeito que eu achei sem sentido parentes com gnose no apocalipse).

Quanto a preferência meu coração ( :wub:) sempre vai ser de apocalipse, embora eu considere forsaken um jogo muito superior, eu vejo eles como temas completamente diferentes.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #8 Online: Abril 20, 2014, 09:23:14 pm »
Citar
e já não tinha gostado desse papel dos Wolf-bloodeds de tenentes podendo ajudar mais ativamente na coisa ou o lance dos humanos serviçais que acabavam desenvolvendo uma ligação com o totem a ponto da matilha poder burlar o juramento de Luna. Lendo de novo a coisa toda ainda fico com a sensação de que os Uratha estão perdendo o foco e tendo que dividir o protagonismo do jogo

Entendo sua preferência. Seu ponto é que a batalha que os Lobisomens travam é tão distinta e dependente das capacidades deles que não faz muito sentido a presença de mortais nisso - além da manutenção do "isolamento" dos próprios "Peludinhos". É algo bastante válido. Acho que vai se incomodar com a introdução da mecânica de Touchstones no Idigam Chronicles,  e como isso parece que vai ser central para a manutenção da Harmonia.

Citando um post do fórum da WW que explica bem porque eu gosto dessa mudança:

(click to show/hide)

Citar
(do mesmo jeito que eu achei sem sentido parentes com gnose no apocalipse).

Eu adorei eles. Algo que eu sempre quis montar era um Parente em uma matilha de Lobisomens.  :)

Citar
Quanto a preferência meu coração ( :wub:) sempre vai ser de apocalipse, embora eu considere forsaken um jogo muito superior, eu vejo eles como temas completamente diferentes.

Em geral, eu gosto mais do Forsaken, mas salvo o meu gosto por fazer piadas jocosas com eles, ainda tenho grande simpatia por Apocalipse. Só não me peça para usar as regras dele novamente.   :b
« Última modificação: Março 13, 2015, 01:56:12 am por Khalid al-Walid »

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #9 Online: Abril 20, 2014, 09:32:38 pm »
Parente com Gnose? Em que livro tinha isso?

Eu me lembro que em algum lugar permitia-se Parentes com DONS, e como não havia nada impedindo e o Dom em questão não requeria gasto de Gnose ou Fúria, eu comprei ele pra meu VAMPIRO que era Parente.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #10 Online: Abril 20, 2014, 09:54:14 pm »
Citar
Parente com Gnose? Em que livro tinha isso?

Kinfolk, página 52. Um Parente pode ter entre 1-3 pontos de Gnose, de acordo com quantos pontos gastar na vantagem.

Citar
Eu me lembro que em algum lugar permitia-se Parentes com DONS,

Kinfolk, página 55. Parentes com Gnose (e apenas eles) podem comprar Dons de Nível 1 que não exijam gasto de Fúria.

Citar
e como não havia nada impedindo e o Dom em questão não requeria gasto de Gnose ou Fúria, eu comprei ele pra meu VAMPIRO que era Parente.

Em teoria, isso é possível. Incrivelmente cheesy, mas possível.  :P
« Última modificação: Abril 20, 2014, 09:56:42 pm por Evola »

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #11 Online: Abril 20, 2014, 09:59:43 pm »
Ah, então eu tinha Gnose.

Lembrei agora. E eu era aceito pelo Brazil by Night assim. Mas lá era recheado de loucuras, como um Gangrel que em vez de virar lobo assumia forma de Crinos Ratkin.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #12 Online: Abril 20, 2014, 10:14:14 pm »
Citar
Mas lá era recheado de loucuras, como um Gangrel que em vez de virar lobo assumia forma de Crinos Ratkin.

Se ele tinha acesso a Metamorfose 7, ele podia fazer isso, já que Shape of the Beast’s Wrath não especifica a forma assumida.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #13 Online: Abril 20, 2014, 10:25:24 pm »
Ele tinha um Merit do Clanbook Gangrel. Não tinha Geração suficiente pra ter esse nível de Metamorfose.
Acho que alargaram as possibilidades desse Merit pra ele.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #14 Online: Abril 21, 2014, 12:26:23 am »
Citar
Ele tinha um Merit do Clanbook Gangrel. Não tinha Geração suficiente pra ter esse nível de Metamorfose.
Acho que alargaram as possibilidades desse Merit pra ele.

O que seria de cWoD sem as incessantes tentativas dos jogadores de misturar/copiar características de outras criaturas sobrenaturas?  :b

E um extra sobre o Idigam Chronicles é que lobisomens agora não terão mais as restrições reprodutivas de antes - nada de Impuros ou Unihar, embora os detalhes sobre o que vai mudar no cenário quanto a isso não foram explicados. De um trecho do Stew: Werewolves can have children with other werewolves. Unihar have a bunch of unfortunate implications, so we’ve quietly excised them. Something like the unihar may show up later, but it’s not going to be in the same context at all.

(Eu fico curioso sobre que "unfortunate implications" os unihar teriam. Eu não sou um exemplar progressivista, mas mesmo tentando forçar a barra, eu não consigo achar algo que ofenda alguém)
« Última modificação: Abril 21, 2014, 12:29:35 am por Evola »