Autor Tópico: Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt  (Lida 15719 vezes)

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Offline Smaug

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Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #15 Online: Abril 21, 2014, 02:29:03 am »
Uma pena, porque Unihar está para ser o problema futuro da matilha na minha crônica de forsaken... o personagem do Léderon engravidou uma ghost wolf... eles ainda não sabem o que vai nascer dali, mas o aumento crescente de hostilidade por parte dos espíritos com relação a matilha já deixou claro que coisa boa não é.
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Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #16 Online: Abril 21, 2014, 06:56:56 pm »
Como um grande amante de Lobisomem: o Apocalipse, e narrador de Lobisomem: os Destituídos (que também considero um jogo muito superior a LoA), achei algumas mudanças desnecessárias, e essa de transformar os Wolf-Blooded em Parentes do LoA eu achei uma merda e é algo que eu definitivamente vou ignorar.

Pra mim não faz o menor sentido. Tá beleza, o drama envolvido pode até ser legal, blábláblá, agora toma aí uma patada do seu amigo de alcatéia que ficou um pouco ofendido com o que você falou e faça outro personagem.

Tipo, sério, (repetido) não faz o menor sentido. Os lobisomens possuem as cinco formas justamente por causa da adaptabilidade, para dar a eles vantagens para desempenhar todas as suas funções. Só um exemplo: a alcateia sai no encalço de uma presa, todo mundo correndo nas formas Urshul e Urhan, farejando a presa, e o humano faz o que? Coloca uma sela num dos lobisomens e monta nas costas dele? Eles podem ajudar em algumas coisas, como lidar com humanos, administrar recursos, etc., mas precisam fazer parte da alcateia pra isso? Não. E muito menos precisam fazer parte dela pra representar o perigo constante de matar aqueles que os lobisomens amam.

Esse era um dos aspectos que eu mais detestava em LoA, e a ausência dele em LoD me faz gostar mais do jogo.

E uma pergunta sobre algo que não vi nada a respeito nos textos: e o Aluamento? Wolf-Blooded agora é definitivamente imune a ele, como os Parentes de LoA? Porque se ele ainda existe, a mudança faz menos sentido ainda.

Outra mudança que pra mim não faz sentido é essa de "alcateia se parecer com uma Seita de LoA". Afinal, por não existirem Seitas e o jogo ser concentrado na alcateia, elas já não eram assim? Uso como exemplo os Mountain Proud Children, do cenário das Rochosas.

Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #17 Online: Abril 21, 2014, 07:31:36 pm »
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Tipo, sério, (repetido) não faz o menor sentido. Os lobisomens possuem as cinco formas justamente por causa da adaptabilidade, para dar a eles vantagens para desempenhar todas as suas funções. Só um exemplo: a alcateia sai no encalço de uma presa, todo mundo correndo nas formas Urshul e Urhan, farejando a presa, e o humano faz o que?

Vejamos, provavelmente existem muito mais Parentes (eu vou usar o termo do LoA por hábito) do que Lobisomens, Lobisomens estão em conflito com ao menos 5 grandes inimigos e os Parentes possuem agora poderes sobrenaturais, incluindo a capacidade de mudar de forma.

So, um grupo de caçadores incrivelmente espertos e oportunistas vão desperdiçar um excelente recurso como os Parentes? Eu sei que eles são os Destituídos, mas não sabia que eles eram Destituídos de QI e habilidade tática e logística.

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mas precisam fazer parte da alcateia pra isso? Não.

Mas isso não é uma regra, é uma possibilidade em circunstâncias especiais, para personagens distintos. Do trecho que eu já citei:

A small number of packs elevate Wolf-Blooded to their inner circle, allowing her to join the siskur-dah, either because the pack doesn’t have enough werewolves to go around, or because they have to split their members. Though this brings the Wolf-Blooded closer to the werewolves, neither Father Luna nor Mother Wolf ever intended the Wolf-Blooded to hunt. It’s not their role in the universe, and those who do hunt open themselves to grave danger that they’re ill-equipped to handle.

Citar
E uma pergunta sobre algo que não vi nada a respeito nos textos: e o Aluamento? Wolf-Blooded agora é definitivamente imune a ele, como os Parentes de LoA?

Ainda não li nada sobre isso. Provavelmente, não será mais um problema aos Parentes.

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Outra mudança que pra mim não faz sentido é essa de "alcateia se parecer com uma Seita de LoA". Afinal, por não existirem Seitas e o jogo ser concentrado na alcateia, elas já não eram assim? Uso como exemplo os Mountain Proud Children, do cenário das Rochosas.

Note que quem fez a comparação com as Seitas do WtA fui eu, não o autor do cenário.

Offline Smaug

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Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #18 Online: Abril 21, 2014, 07:35:48 pm »
Só a título de curiosidade, a ideia de cultos formados em volta de matilhas não é nova dentro do Forsaken, ela aparece no Blasphemies. Só que, como o título do livro deixa claro, essa organização estava longe de ser algo aceito pelos outros Urathas. E mesmo nessa opção os humanos nunca chegavam a fazer parte da matilha, ou mesmo ter qualquer tipo de ligação com o totem (o que era outra blasfêmia).

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Parentes possuem agora poderes sobrenaturais, incluindo a capacidade de mudar de forma.
Isso também existia antes, mas era dependente do parente (cara, obrigado, eu odeio o termo wolf-blooded  :P) ser possuído temporariamente por um Lune, e era temporário.
Eu gostei de alguns poderes que os parentes recebem agora, como ser um locus ambulante, mas não acho que mudar de forma deveria ser um poder habilitado e sim algo uma vez na vida e olhe lá...
« Última modificação: Abril 21, 2014, 07:39:40 pm por Smaug »
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Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #19 Online: Abril 21, 2014, 08:09:02 pm »
Vejamos, provavelmente existem muito mais Parentes (eu vou usar o termo do LoA por hábito) do que Lobisomens, Lobisomens estão em conflito com ao menos 5 grandes inimigos e os Parentes possuem agora poderes sobrenaturais, incluindo a capacidade de mudar de forma.

So, um grupo de caçadores incrivelmente espertos e oportunistas vão desperdiçar um excelente recurso como os Parentes? Eu sei que eles são os Destituídos, mas não sabia que eles eram Destituídos de QI e habilidade tática e logística.

Se eles tem poderzinhos e vão mudar de forma também, faz menos sentido ainda... por que não jogar de Uratha logo?! ^^

Dar poderes a eles basicamente é um atestado daquilo que eu falei: como humanos, eles são inúteis para desempenhar as funções dos Uratha. Daí tem que torná-los meio Uratha pra poder servir pra algo, porque como humanos eles não servem de nada contra os cinco inimigos que os Uratha estão em eterno conflito, exceto, como mencionei, lidar com coisas que envolvem a humanidade, como influências nas esferas da sociedade, captação de recursos para a alcateia, ou ainda planejamento... Algo que é bem óbvio, e eles não precisam de poderes especiais pra ajudá-los neste tipo de tarefa, muito menos fazer parte de uma alcateia (na verdade, é melhor que fiquem distantes, justamente pelo perigo de serem mortos facilmente ou pior, serem possuídos por algum de espírito e usados contra os próprios Uratha que ajudam). Mas pro resto? Não servem pra nada porque são frágeis demais. E dar poderes pra eles, pra que possam aguentar estas funções, é totalmente non-sense. Como falei, se quer jogar de humano, MAS quer ter poderzinho e mudar de forma (ou precisa disso pra se encaixar na ambientação), joga de lobisomem cacete!
« Última modificação: Abril 21, 2014, 08:11:04 pm por Freakey »

Offline Malena Mordekai

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Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #20 Online: Abril 21, 2014, 08:17:02 pm »
Eu não sei. Gostaria de ver um jogo com gradações entre wolf-blooded e Uratha.
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Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #21 Online: Abril 21, 2014, 08:22:28 pm »
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Isso também existia antes, mas era dependente do parente (cara, obrigado, eu odeio o termo wolf-blooded  :P) ser possuído temporariamente por um Lune, e era temporário.

Sim, os Moon-Puppets do Blood of the Wolf (e Samuel Haight/Skin Dancers  :b). Mas dado que o poder vinha de uma possessão espiritual não-permanente e se minha memória não me engana, era restrito a uma família de Parentes, eu não achei que era muito relevante.

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Se eles tem poderzinhos e vão mudar de forma também, faz menos sentido ainda... por que não jogar de Uratha logo?! ^^

Porque nem todo jogador quer ser uma criatura carregada de Fúria, com um ethos inumano e com sérios problemas em interagir com a sociedade humana, preso a restrições exóticas devido a ancestrais espirituais.

Além disso, algo que eu só notei ao mestrar um jogo envolvendo eles,  Parentes tem uma grande vantagem - eles podem utilizar Prata sem problemas, sem todas as implicações que um Lobisomem tem ao utilizá-la. E não sei quanto a você, mas causar dano agravado a um Lobisomem é uma imensa vantagem.  :)

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Mas pro resto? Não servem pra nada porque são frágeis demais.

Escopeta. Com Balas de Prata. Deal with it.  :cool:
« Última modificação: Abril 21, 2014, 08:27:38 pm por Evola »

Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #22 Online: Abril 21, 2014, 08:45:17 pm »
Porque nem todo jogador quer ser uma criatura carregada de Fúria, com um ethos inumano e com sérios problemas em interagir com a sociedade humana, preso a restrições exóticas devido a ancestrais espirituais.
Opa, então que tal jogar outro jogo?

Além disso, algo que eu só notei ao mestrar um jogo envolvendo eles,  Parentes tem uma grande vantagem - eles podem utilizar Prata sem problemas, sem todas as implicações que um Lobisomem tem ao utilizá-la. E não sei quanto a você, mas causar dano agravado a um Lobisomem é uma imensa vantagem.  :)

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Mas pro resto? Não servem pra nada porque são frágeis demais.

Escopeta. Com Balas de Prata. Deal with it.  :cool:
E pra isso só precisam melhorar sua resistência ao Aluamento, algo não mencionado até agora nos textos sobre o novo livro. Não precisam de um conceito novo, com poderes, metamorfose, fazer parte de uma alcateia... :) E este é o meu ponto: a mudança é totalmente desnecessária.

BTW, na minha visão, uma alcateia que traz consigo para uma batalha amiguinhos humanos carregando armamento de prata está infringindo a Harmonia do mesmo jeito. Aliás, também não faz o menor sentido Parentes que fazem parte de uma alcateia carregarem prata.

Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #23 Online: Abril 21, 2014, 09:07:47 pm »
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Opa, então que tal jogar outro jogo?

Porque, se já existe uma alternativa a isso prevista no próprio sistema?  :)

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E pra isso só precisam melhorar sua resistência ao Aluamento, algo não mencionado até agora nos textos sobre o novo livro.

Mesmo no Forsaken, todo Parente já tem +2 contra o Aluamento, que pode ser aumentado via o Rite of the Moon’s Love. Obviamente, ainda requer que um Parente tenha que ter uma Força de Vontade muito boa, mas novamente, Parentes que estão no meio de uma Matilha são excepcionais.

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BTW, na minha visão, uma alcateia que traz consigo para uma batalha amiguinhos humanos carregando armamento de prata está infringindo a Harmonia do mesmo jeito.

É preciso fazer uma bela alteração do texto da Harmonia para ter essa interpretação, dado que Harmonia é um ethos restrito a Lobisomens e que trata Humanos e Lobisomens de maneira distinta, com a descrição dos pecados indicando claramente que é uma violação se um Lobisomem utilizar contra outro Lobisomem.

Tão distinto é o tratamento dado pela Harmonia entre Humanos e Lobisomens,  matar Humanos sequer é um ato moralmente errado (só é se não for necessário), enquanto fazer o mesmo com Lobisomens, qualquer um, é errôneo.

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Aliás, também não faz o menor sentido Parentes que fazem parte de uma alcateia carregarem prata.

É um risco a se tomar.
« Última modificação: Março 13, 2015, 01:59:02 am por Khalid al-Walid »

Offline Malena Mordekai

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Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #24 Online: Abril 21, 2014, 09:45:21 pm »
Creio que não seria problema. Usar prata é como um tabu desses de não tocar em cadáveres, viola a pureza de quem tem o tabu. Outra pessoa (provavelente inferiorizada, mas ainda assim aceitada) faz o serviço.
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Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #25 Online: Abril 22, 2014, 01:46:16 am »
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Creio que não seria problema. Usar prata é como um tabu desses de não tocar em cadáveres, viola a pureza de quem tem o tabu. Outra pessoa (provavelente inferiorizada, mas ainda assim aceitada) faz o serviço.

Sim. O curioso da Harmonia de Lobisomem é que ela me lembra muito em alguns detalhes de códigos de ética que teoricamente eram seguidos por castas combativas em diversas culturas (xátrias indianos, cavalheiros ingleses), onde os membros dessas castas devem enfrentar um ao outros de igual para igual (são "pares"), evitar derramar sangue de si mesmo (se forem vencidos, devem ser capturados), existem certas armas a serem evitadas e esse ethos só pode ser seguido se você nasceu nessa casta - aqueles que estão fora dela não são protegidos e subordinados a ele.
« Última modificação: Maio 14, 2014, 12:07:05 pm por Evola »

Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #26 Online: Abril 22, 2014, 02:15:10 am »
É um duplo post, mas eu achei necessário. Um detalhe curioso de Idigam Chronicles é que ao permitir que Lobisomens tenham filhos com outros Lobisomens, ele permitiria o isolamento de Lobisomens da cultura humana - e permitiria montar matilhas familiais, exatamente como são as de Lobos na Natureza (yep, esqueça boa parte da questão de Alfas, Betas e Gamas - isso é mais válido para matilhas artificialmente criadas em zoológicos).

Por outro lado, a possibilidade do isolamento pode ser diminuída caso a união entre Lobisomens der origem não só a Lobisomens (como ocorria no Apocalipse), mas também Parentes e mesmo Humanos normais. Dessa forma, poderia haver uma gama maior de arranjos possíveis, de Lobisomens isolacionistas que entregam seus filhos normais para outros pais (ou matam eles, formando uma sociedade guerreira de elite, como é a imagem pop de Esparta) a aqueles que se misturam com a sociedade humana para que seus filhos não-Lobisomens se integrem nela.

Obviamente, isso ainda é uma leve "especulação de fã", mas eu ficaria surpreso se isso não for explorado.
« Última modificação: Abril 22, 2014, 02:17:42 am por Evola »

Offline Smaug

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Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #27 Online: Abril 22, 2014, 07:34:37 am »
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Sim. O curioso da Harmonia de Lobisomem é que ela me lembra muito em alguns detalhes de códigos de ética que teoricamente eram seguidos por castas combativas em diversas culturas (xátrias indianos, cavalheiros ingleses), onde os membros dessas castas devem enfrentar um ao outros de igual para igual (são "pares"), evitar derramar sangue de si mesmo (se forem vencidos, devem ser capturados), existem certas armas a serem evitadas e esse ethos só pode ser seguido se você nasceu nessa casta - aqueles que estão fora dela não são protegido e subordinados a ele.
Existe um lodge de forsaken (Lodge of the rose, se não me engano) que segue todas as normas da cavalaria, inclusive o amor romântico (ou seja, eles incentivam forsakens a terem relacionamentos "impossíveis" com outros forsakens). Foi um lodge com o qual eu tinha certas ressalvas, mas depois de ler isso que você postou estou repensando ele.

Toda essa discussão que tá rolando está me fazendo repensar algumas coisas a respeito da mudanças. Ainda não gostou 100% do que está sendo feito com os parentes, mas permitir a procriação entre urathas parece fazer sentido dentro de forsaken, ao contrário de apocalipse onde tudo tinha uma ligação com a tríade inclusive as raças (humanos = weaver, lupinos = wyld, impuros = wyrm), levando os impuros a serem algo aberrante. Acredito então que os unihar tenham sido apenas um resquício dessa ancestralidade, um meio de fazer os antigos jogadores de apocalipse não estranharem tanto a mudança de um título para outro. Agora que estão bem distanciados e com públicos bem formados (pelo menos eu acho que ninguém mais acredita que forsaken é a continuação de apocalipse a essa altura do campeonato) eles podem se arriscar a mudanças pesadas e a fazer um jogo com uma cara própria. Vou ficar um pouco mais satisfeito com as mudanças de wolf-blooded se eles falarem que os poderes são sinais de que aqueles parentes são mais propensos a sofrerem a primeira mudança e por isso já são integralizados as matilhas.
« Última modificação: Abril 22, 2014, 07:47:23 am por Smaug »
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Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #28 Online: Abril 22, 2014, 11:18:02 am »
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Opa, então que tal jogar outro jogo?

Porque, se já existe uma alternativa a isso prevista no próprio sistema?  :)
Porque você está simplesmente abandonando a premissa principal do jogo Lobisomem: os Destituídos: jogar com uma criatura de Fúria selvagem e tentar possuir algum nível de autocontrole sobre ela pra não se tornar uma besta irracional, tentando viver sempre no limite entre racionalidade e instinto, além de ter que viver em dois mundos nos quais não é bem-vindo em nenhum.

Jogar com um humano é abandonar essa premissa principal, e, portanto, não faz sentido.

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E pra isso só precisam melhorar sua resistência ao Aluamento, algo não mencionado até agora nos textos sobre o novo livro.

Mesmo no Forsaken, todo Parente já tem +2 contra o Aluamento, que pode ser aumentado via o Rite of the Moon’s Love. Obviamente, ainda requer que um Parente tenha que ter uma Força de Vontade muito boa, mas novamente, Parentes que estão no meio de uma Matilha são excepcionais.
O que corrobora mais ainda pro meu ponto: pra serem usados como "Parentes" eles não precisam de conceito novo, regras novas, etc., porque isso já tá lá no Forsaken. :) Só não é um aspecto comum do cenário.

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BTW, na minha visão, uma alcateia que traz consigo para uma batalha amiguinhos humanos carregando armamento de prata está infringindo a Harmonia do mesmo jeito.

É preciso fazer uma bela alteração do texto da Harmonia para ter essa interpretação, dado que Harmonia é um ethos restrito a Lobisomens e que trata Humanos e Lobisomens de maneira distina, com a descrição dos pecados indicando claramente que é uma violação se um Lobisomem utilizar contra outro Lobisomem.

Tão distinto é o tratamento dado pela Harmonia entre Humanos e Lobisomens,  matar Humanos sequer é um ato moralmente errado (só é se não for necessário), enquanto fazer o mesmo com Lobisomens, qualquer um, é errôneo.
Só precisa de uma alteração no texto se você faz uma interpretação literal de "Lobisomem utilizar prata contra outros lobisomens".

Oras, se um lobisomem vai pra uma batalha com vários humanos ao seu lado carregando prata pra atacar outra alcateia, ele, o lobisomem, está utilizando prata contra outros lobisomens? Mas é óbvio que sim!

Mas acho que, no fim, estamos falando de gosto pessoal. Eu não gosto das alterações, você gosta. Acho que a discussão ficou repetitiva e inútil. :)
« Última modificação: Abril 22, 2014, 11:20:49 am por Freakey »

Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Resposta #29 Online: Abril 22, 2014, 12:53:33 pm »
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jogar com uma criatura de Fúria selvagem e tentar possuir algum nível de autocontrole sobre ela pra não se tornar uma besta irracional, tentando viver sempre no limite entre racionalidade e instinto,

Agora, imagine tentar sobreviver como alguém mais ou menos normal entre essas criaturas, tentando ser o elo de ligação deles com outro mundo, o aspecto racional entre diversas criaturas potencialmente irracionais. Me parece perfeitamente algo adequado para histórias de "Fúria Selvagem", que é um dos aspectos mais importantes do Destituídos.

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além de ter que viver em dois mundos nos quais não é bem-vindo em nenhum.

Esse aspecto do jogo é bem preservado com os Parentes, mas de maneira distinta - você tem que viver entre os mundos de duas criaturas, duas sociedades com regras e moralidades distintas - Moralidade e Harmonia.

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O que corrobora mais ainda pro meu ponto: pra serem usados como "Parentes" eles não precisam de conceito novo, regras novas, etc., porque isso já tá lá no Forsaken.

Idigam Chronicles é Werewolf: Forsaken.

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Oras, se um lobisomem vai pra uma batalha com vários humanos ao seu lado carregando prata pra atacar outra alcateia, ele, o lobisomem, está utilizando prata contra outros lobisomens? Mas é óbvio que sim!

Não está. A moralidade dos Lobisomens concerne apena a eles, criaturas de dois mundos cuja prata é o seu "ban". Humanos não são Lobisomens, não carregam as obrigações de um, por isso não são sujeitos a isso.

É algo estranho, eu sei - mas restrições devido a "pureza" costumam a ser assim. Você ficaria surpreso na imensa criatividade judaica para não violar suas leis, incluindo possuir gentios para realizar suas atividades quando judeus são proibidos pela Lei. Esses gentios são os  Shabbos goy.
« Última modificação: Julho 31, 2014, 01:08:32 pm por Evola »