Autor Tópico: Dungeon World  (Lida 30817 vezes)

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Dungeon World
« Online: Junho 23, 2012, 02:57:09 pm »
Pra quem não conhece, é basicamente um D&D "moderno", com regras leves e pouquíssima preparação.

Seu Kickstarter ainda está correndo, e é uma boa oportunidade pra se conseguir a versão full com capa dura, que será lançada em breve:
http://www.kickstarter.com/projects/sage-kobold/dungeon-world-a-game-with-modern-rules-and-old-sch-0

Dá pra baixar uma intro daqui (em downloads): http://www.dungeon-world.com/


P.S: e antes que alguem diga que é uma cópia de 13th Age, na verdade Dungeon World já existe bem antes daquele. ;)
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Macnol

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Re:Dungeon World
« Resposta #1 Online: Junho 23, 2012, 04:02:05 pm »
Eu fui na seção de downloads, e baixei o Dungeon World Basic Playbook Set.

...não entendi porra nenhuma.  :what: É um jogo de tabuleiro? Ele parece escrito como um. Mas cadê as explicações mais básicas de como o jogo funciona? Que história é essa de "roll+STR"? Rola que dado? Soma habilidade cheia ou modificador? O que é Commune?

Enfim, espero que isso tenha passado a minha sensação ao tentar decifrar aquele pdf. Não foi uma boa primeira impressão. =(
« Última modificação: Junho 23, 2012, 04:09:04 pm por Macnol »

Offline Barão

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Re:Dungeon World
« Resposta #2 Online: Junho 23, 2012, 04:18:56 pm »
precisa do apocalypse world para a versão básica, eltor.

Offline Macnol

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Re:Dungeon World
« Resposta #3 Online: Junho 23, 2012, 05:02:45 pm »
Mas o produto final vai ser independente, ou só um suplemento?

Offline Barão

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Re:Dungeon World
« Resposta #4 Online: Junho 23, 2012, 05:21:10 pm »
Vai ser independente.

Re:Dungeon World
« Resposta #5 Online: Junho 23, 2012, 07:06:44 pm »
Foi mal Eltor, não sabia que aquela versão era só um hack.

Segue uma resenha bem legal aqui.
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Offline Barão

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Re:Dungeon World
« Resposta #6 Online: Junho 23, 2012, 07:25:51 pm »
Foi mal Eltor, não sabia que aquela versão era só um hack.

Segue uma resenha bem legal aqui.
eu gosto de hacks

Re:Dungeon World
« Resposta #7 Online: Junho 23, 2012, 07:33:54 pm »
O que eu acho maneiro nesse jogo é sua mecânica baseada em escolhas. Quanto melhor você rola, mais escolhas se abrem pra você. Então por exemplo, o Backstab do Ladrão não faz apenas dano, você tem que escolher entre acertar sem chance de contra-ataque, ou tirar dano da armadura também. (todas as classes tem habilidades assim)

Rolagens não são meros "acertar ou errar", mas sim leques de escolhas que se abrem de acordo o grau de sucesso. E na maioria das vezes é impossível escolher ambas opções, então você tá sempre tomando decisões dificeis.
« Última modificação: Junho 23, 2012, 07:37:06 pm por silva »
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Offline Macnol

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Re:Dungeon World
« Resposta #8 Online: Junho 23, 2012, 07:35:04 pm »
Valeu, silva.

A resenha ajudou, embora algumas partes tenham me deixado com pé atrás... pareceu um sistema muito calcado em exceções ao invés de um framework geral de jogo, o que me não combina muito com a minha preguiça de aprender algo tão diferente assim. Alguns outros pontos também não me atraíram muito, mas nem vale a pena comentar quais porque eu tenho consciência que são preconceitos meus.

Re:Dungeon World
« Resposta #9 Online: Junho 23, 2012, 07:45:14 pm »
Eltor, o sistema é muito simples. Ele é todo baseado em exceções, mas como nesse caso as exceções estão todas ali na ficha do personagens (e não passam de 5 ou 6 habilidades diferentes) então a coisa fica bem simples. Até simples demais, pode-se dizer. E a ficha do jogador já contém tudo que você precisa pra jogar - desde nomes e aparência de personagem pra você só marcar, até as regras que você vai utilizar em jogo.

Repare nessa ficha de Ladrão por ex, como todas as habilidades que ele pode usar já estão ali à direita, explicadinhas:

(destaque para Flexible Morals: quando alguem tentar detectar o alignment do Ladrão, ele pode falar aquele que quiser   :bwaha: )


« Última modificação: Junho 23, 2012, 07:51:50 pm por silva »
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Re:Dungeon World
« Resposta #10 Online: Junho 23, 2012, 09:28:05 pm »
olhando as opções do kickstarter, achei a opção de capa-dura relativamente acessível. E o pessoal lá disse que ela vai ser bem próxima disso:

(click to show/hide)


parece legal.  :)
« Última modificação: Junho 23, 2012, 09:33:03 pm por silva »
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Re:Dungeon World
« Resposta #11 Online: Junho 23, 2012, 11:09:38 pm »
O Dungeon World é fantástico, estou mestrando aqui em BH e tá bem divertido!

Já anunciamos a versão em português pela Secular Games e tem até um preview do Guerreiro!  :)

http://www.secular-games.com/2012/06/preview-do-dungeon-world-o-guerreiro/
http://www.secular-games.com/2012/06/dungeon-world-em-portugues-pela-secular-games/
« Última modificação: Junho 23, 2012, 11:13:15 pm por Rocha »
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Re:Dungeon World
« Resposta #12 Online: Junho 24, 2012, 12:25:55 pm »
Rocha, excelente notícia. O preview do Guerreiro tá bacana, mas eu tenho algumas dúvidas:

1. a versão final vai ter só as 4 "classes clássicas" mesmo (guerreiro, mago, clérigo e ladrão) ou outras também ?

2. Na versão "demo" as opções de raça e tendência eram limitadas de acordo com a classe (veja a parte esquerda da ficha do Ladrão que postei acima). Porém na ficha do Guerreiro do site, ele pode escolher o que quiser. Isso vai ser assim pra todas as classes da full ou é uma característica só do Guerreiro ? (eu prefiro que as opções sejam limitadas, pra preservar melhor o nicho/identidade de cada classe)

3. Não sei dizer se estou gostando da tradução. "Botar pra Quebrar" pra Hack-and-slash e "Movimentos" para moves não me soa muito coerente. ainda que eu não consiga pensar em nada melhor agora. (talvez Moves poderia ser "Ações" ? seria mais simples e intuitivo assim, não ?)

4. à exceção da primeira página da ficha do guerreiro, as demais páginas me parecem difíceis de ler o que está escrito. Sugiro dar mais contraste, clareando mais a imagem de fundo e escurecendo mais as letras.

No mais, tá irado. Esse jogo é a única versão de D&D que me deixou completamente empolgado ever. (não vejo a hora de fazer uma adaptação pra Planescape dela  :twisted: )
« Última modificação: Junho 24, 2012, 12:29:46 pm por silva »
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Re:Dungeon World
« Resposta #13 Online: Junho 24, 2012, 01:04:24 pm »
Opa, bacana que curtiu a novidade! Vamos lá:

Citar
1. a versão final vai ter só as 4 "classes clássicas" mesmo (guerreiro, mago, clérigo e ladrão) ou outras também ?

Não! A versão que estamos traduzindo é a que está sendo desenvolvida no github. Assim teremos Bardo, Clérigo, Guerreiro, Paladino, Ranger, Mago, Ladrão e o Druida, que entrou como uma das primeiras recompensas da campanha de financiamento coletivo no Kickstarter.

Citar
2. Na versão "demo" as opções de raça e tendência eram limitadas de acordo com a classe (veja a parte esquerda da ficha do Ladrão que postei acima). Porém na ficha do Guerreiro do site, ele pode escolher o que quiser. Isso vai ser assim pra todas as classes da full ou é uma característica só do Guerreiro ? (eu prefiro que as opções sejam limitadas, pra preservar melhor o nicho/identidade de cada classe)

As restrições se mantém de acordo com as classes. Por exemplo, o Bardo só pode ser Humano ou Elfo, e ter alinhamento Bom, Neutro ou Caótico; o Paladino só pode ser Humano, e no Alinhamento Bom ou Ordeiro. O Ladrão se mantém apenas Humano ou Halfling, mas com uma mudança nos Alinhamentos, que são Caótico, Neutro e Maligno.

Citar
3. Não sei dizer se estou gostando da tradução. "Botar pra Quebrar" pra Hack-and-slash e "Movimentos" para moves não me soa muito coerente. ainda que eu não consiga pensar em nada melhor agora. (talvez Moves poderia ser "Ações" ? seria mais simples e intuitivo assim, não ?)

Essa é uma primeira versão, depois faremos uma revisão na tradução. De qualquer forma o Hack'n'slash deu uma super polêmica, como você deve ter visto nos comentários  :roll:

Definitivamente não vamos traduzir a expressão como "Atacar". Provavelmente vai ficar "Matar e Pilhar" ou algo assim... Já no caso dos moves, as opções que temos pela frente realmente são jogadas, ações ou movimentos.

Citar
4. à exceção da primeira página da ficha do guerreiro, as demais páginas me parecem difíceis de ler o que está escrito. Sugiro dar mais contraste, clareando mais a imagem de fundo e escurecendo mais as letras.

É uma boa sugestão! Estamos apenas começando a brincar no layout, provavelmente esta não será a versão final, e embora eu curta a imagem de fundo como uma espécie de marca d'água, acho improvável que ela apareça na versão impressa.

Valeu pelos elogios e sugestões cara! Estamos bastante empolgados com o jogo, ainda mais porque o Adam e Sage são incrivelmente bacanas e já colocaram inclusive o futuro suplemento sobre Guerra a nossa disposição para traduzirmos.
« Última modificação: Junho 24, 2012, 01:16:27 pm por Rocha »
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Re:Dungeon World
« Resposta #14 Online: Junho 24, 2012, 04:43:13 pm »
Ia criar o tópico segunda, ainda bem que criaram antes...

Joguei o Apocalipse World.

É um jogo narrativista, mas muito divertido. É voltado para a criação de histórias em conjunto, tanto que o livro recomenda o mestre a não definir quase nada pois as definições da história tem de acontecer em conjunto com os jogadores, ou seja, grupos que esperam demais do mestre tem de se adaptar.

Um detalhe interessante é o entrosamento dos personagens entre si já feito na ficha e durante a criação dos personagens. Muito legal. E também NÃO HÁ CLASSES REPETIDAS, é obrigatório que cada um seja de uma diferente.

O que eu percebi do Dungeon World é que ele pretende ser bem mais cínico e ácido que os jogos normais de fantasia medieval.


Re:Dungeon World
« Resposta #15 Online: Junho 24, 2012, 09:22:45 pm »
Citar
Ia criar o tópico segunda, ainda bem que criaram antes...

Joguei o Apocalipse World.

É um jogo narrativista, mas muito divertido. É voltado para a criação de histórias em conjunto, tanto que o livro recomenda o mestre a não definir quase nada pois as definições da história tem de acontecer em conjunto com os jogadores, ou seja, grupos que esperam demais do mestre tem de se adaptar.

Um detalhe interessante é o entrosamento dos personagens entre si já feito na ficha e durante a criação dos personagens. Muito legal. E também NÃO HÁ CLASSES REPETIDAS, é obrigatório que cada um seja de uma diferente.

O que eu percebi do Dungeon World é que ele pretende ser bem mais cínico e ácido que os jogos normais de fantasia medieval.

Que inveja, Gun. Fiz uns testes com AW e achei sensacional, queria poder jogar mais. E nem achei ele narrativista não, pelo contrário é até meio old-school com sua filosofia de sandbox, nichos bem definidos, e habilidades exeception-based e com resultados bem definidos.

Citar
As restrições se mantém de acordo com as classes. Por exemplo, o Bardo só pode ser Humano ou Elfo, e ter alinhamento Bom, Neutro ou Caótico; o Paladino só pode ser Humano, e no Alinhamento Bom ou Ordeiro. O Ladrão se mantém apenas Humano ou Halfling, mas com uma mudança nos Alinhamentos, que são Caótico, Neutro e Maligno.

Ótima notícia.   :)

Citar
Provavelmente vai ficar "Matar e Pilhar" ou algo assim... Já no caso dos moves, as opções que temos pela frente realmente são jogadas, ações ou movimentos.

Gostei mais de "Matar e Pilhar" e "Jogadas ou Ações". (acho até que "Jogadas" combina melhor com o espírito do jogo).
« Última modificação: Junho 24, 2012, 09:31:44 pm por silva »
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Re:Dungeon World
« Resposta #16 Online: Novembro 25, 2012, 02:07:42 pm »
Meu deus..

(rolem a pagina pra baixo)

http://fr.ulule.com/dungeon-world-vf/

Arte de Ross Peterson, o desenhista do Feiticeiro da Montanha de Fogo, Habilidades ("moves") e adversarios na forma de cartas. Ficha de personagens coloridas e reusaveis. Tudo numa caixa maravilhosamente linda.

MIM QUER  :pidao:
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Re:Dungeon World
« Resposta #17 Online: Novembro 25, 2012, 03:42:29 pm »
Como que ficou o lançamento do DW em português, alguém sabe?

Re:Dungeon World
« Resposta #18 Online: Novembro 25, 2012, 06:39:19 pm »
Ei Bispo, eu sei!

Assim que anunciamos o Dungeon World em português começamos o processo de tradução da parada. Mas como quem acompanha o fórum do jogo viu, nos últimos três meses o texto do DW passou por severas alterações, bem mais profundas do que imaginávamos que iam rolar. Então na prática tivemos que fazer uma revisão absurda (ou retraduzir em alguns casos) do que já havia sido feito.

Agora com a versão final do texto gringo (que saiu tem tipo um mês!) o processo deve ser mais veloz, e esperamos lançar o jogo no início de 2013. 
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Re:Dungeon World
« Resposta #19 Online: Novembro 25, 2012, 06:44:36 pm »
Rocha, alguma chance de termos uma versao em box deluxe, como no link ali?  :pidao:
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Re:Dungeon World
« Resposta #20 Online: Janeiro 19, 2013, 08:27:53 pm »
O Rocha anda meio sumido, mas como perguntar não paga imposto:

A quantas anda o processo de lançamento do Dungeon World aqui no Brasil?

Vi em um blog que o livro tem previsão de ser lançado ainda esse semestre, mas seria legal ter alguma informação concreta a respeito. Espero que esse jogo saia por aqui, pois gostei muito de sua proposta e as resenhas que li a respeito são bem positivas.

Gosto muito do D&D e não perdi meu interesse no Next, mas acho válido contar com outra opção mais narrativista e rápida de jogar para aqueles períodos em que o tempo estiver mais apertado. E no caso do Dungeon World ainda tem o bônus de ser um jogo em que não é preciso se investir muito para ele funcionar legal -pelo que eu vi, ele só requer um livro básico e funciona muito bem sem suplementos.

O pdf em inglês está em conta (10 dólares), mas como o lançamento desse livro em português já foi confirmado, estou aguardando a versão traduzida. Espero que realmente saia esse ano!

Re:Dungeon World
« Resposta #21 Online: Janeiro 22, 2013, 12:08:58 am »
Opa, na verdade eu entro meio esporadicamente por aqui mesmo...

O processo de tradução do Dungeon World continua e mantemos a previsão anterior: será lançado ainda no primeiro semestre. Neste momento estamos com cerca de 70% do livro traduzido.

Para quem estiver muito afim e não quiser esperar mais algum tempo, o PDF do original a 10 doletas vale muito a pena mesmo! Depois se animar pode aproveitar e pegar o impresso com a gente :)

E Silva, sim teremos uma versão de luxo, mas provavelmente não será tão elaborada quanto o francês (onde refizeram TODA a parte gráfica do jogo).
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Offline AKImeru

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Re:Dungeon World
« Resposta #22 Online: Janeiro 25, 2013, 11:13:42 am »
Eu mal posso esperar pela versão brasileira de Dungeon World.

Re:Dungeon World
« Resposta #23 Online: Janeiro 27, 2013, 07:59:29 pm »
Eu mal posso esperar pela versão brasileira de Dungeon World.

Somos dois.

Ultimamente tenho comprado mais livros que jogado... se fosse narrar cada sistema que tenho vontade precisaria de todos os dias da semana livres a noite e no mínimo 5 grupos diferentes.

Offline Balth

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Re:Dungeon World
« Resposta #24 Online: Janeiro 27, 2013, 08:47:19 pm »
Eu vi uma versão "demo" ou "lite" do DW para baixar por ai em português. Eu passei para o lumine.

Re:Dungeon World
« Resposta #25 Online: Janeiro 27, 2013, 09:13:48 pm »
se for este aqui:
http://zeokang.wordpress.com/2013/01/04/mundo-de-masmorras-rpg-gratuito-de-fantasia-medieval/

É outro jogo, ainda não é o Dungeon World, nem é bem um Lite ele tá mais para uma "como migrar seus jogadores para Dungeon World de forma mais amigável"

Offline AKImeru

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Re:Dungeon World
« Resposta #26 Online: Janeiro 30, 2013, 05:43:53 pm »
Outro jogo?
Ele me pareceu um hack bem simples do Dungeon World, várias regras batem com a versão gringa.

Re:Dungeon World
« Resposta #27 Online: Janeiro 30, 2013, 10:33:42 pm »
O Mundo de Masmorras é uma tradução/adaptação do World of Dungeons, que foi originalmente uma das metas extras da campanha de financiamento coletivo do Dungeon World. Ele foi criado pelo John Harper (Laby Blackbird, Agon) e parte de uma premissa foda: Se o Dungeon World fosse a última versão do jogo mais clássico de fantasia, como seria sua versão original de 1979? É basicamente um suposto ODW, uma brincadeira baseada no OD&D.

Além desse link que já postaram aqui para a versão nacional, o gringo pode ser baixado de graça aqui: http://mightyatom.blogspot.com.br/2012/06/world-of-dungeons.html
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Offline AKImeru

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Re:Dungeon World
« Resposta #28 Online: Janeiro 30, 2013, 11:42:13 pm »
Isso é muito interessante e explica porque ele é tão simples.

Re:Dungeon World
« Resposta #29 Online: Janeiro 31, 2013, 07:37:16 pm »
Para quem estiver muito afim e não quiser esperar mais algum tempo, o PDF do original a 10 doletas vale muito a pena mesmo! Depois se animar pode aproveitar e pegar o impresso com a gente :)

Rocha, não aguentei esperar e acabei comprando o PDF do original. Mas ainda estou no aguardo da versão traduzida, a qual devo comprar assim que for lançada. :) 

Gostei muito do que vi, e devo admitir que me surpreendi com a leitura do livro, que se mostrou muito agradável e divertida para o padrão de um livro básico de RPG de fantasia medieval clássica. Não sei explicar direito, mas é bem diferente da leitura dos livros básicos de D&D, onde você tem a sensação de que está lendo um manual de instruções. Deve ser por causa da informalidade que o autor usa no texto do livro.

Isso pra mim foi um ponto bem positivo, pois uma das coisas que desestimulam muitas pessoas a aprender um sistema novo é a leitura cansativa de um manual com 200 ou mais páginas. Além do mais, se por acaso a pessoa não gostar do sistema, pelo menos valeu a boa leitura.

Alguém mais teve acesso ao livro aqui? Quais foram as suas impressões?

Re:Dungeon World
« Resposta #30 Online: Janeiro 31, 2013, 09:37:06 pm »
Eu fiquei interessado no Dungeon World. O quão adaptável e modificável ele pode ser? Já fizeram cenários próprios pra ele? Qual a variedade de classes e raças no cenário/jogo?

Re:Dungeon World
« Resposta #31 Online: Fevereiro 16, 2013, 07:23:02 pm »
Yuka, o próprio Dungeon World já é uma adaptação de outro jogo, Apocalypse World. Além de DW, existe Monster of the Week, uma adaptação àla Hunter: The Vigil, existe também Monsterhearts, uma boiolice teen-emo-faggot, Saga of the Icelanders, uma adaptação pra aventuras nórdicas, Tremulus, uma adaptação pra Call of Cthuhu, The Sprawl, uma adaptação pra cyberpunk, tem The Regiment adaptação pra 2ª guerra, etc.

How adaptable is that, bitch ?  :b

A propósito, alguem aí já recebeu sua cópia de Dungeon World em casa ? Não recebi essa budega até agora. Será que deu chabú ?
« Última modificação: Fevereiro 16, 2013, 07:29:16 pm por silva »
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Re:Dungeon World
« Resposta #33 Online: Fevereiro 17, 2013, 07:31:20 pm »
Ótimo texto, Bispo.

Meu grupo só joga o sistema "World" hoje em dia. Ele consegue ser tão mais simples, rápido e meaningful para o roleplaying, do que qualquer outro que já vi até hoje.

Me dá arrepios só de olhar pra sistemas tradicionais como Gurps, Shadowrun, Vampiro e D&D.
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Offline AKImeru

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Re:Dungeon World
« Resposta #34 Online: Fevereiro 18, 2013, 01:22:46 am »
Meu favorito é ainda o MHR mas o World é o numero dois.

Re:Dungeon World
« Resposta #35 Online: Março 13, 2013, 10:41:32 pm »
Chegou o meu. Que belezinha.

(Fotos da galera que ja recebeu)



« Última modificação: Março 13, 2013, 10:44:43 pm por silva »
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Re:Dungeon World
« Resposta #36 Online: Abril 01, 2013, 02:15:30 pm »
Vish, Silva,

Prepare-se para as erratas!

http://www.dungeon-world.com/dungeon-world-second-edition/

 :b

Re:Dungeon World
« Resposta #37 Online: Abril 03, 2013, 11:13:06 am »
Essa foi boa Bispo, quase que eu caí nessa!
« Última modificação: Abril 03, 2013, 11:16:33 am por Lunguinho »

Re:Dungeon World
« Resposta #38 Online: Abril 03, 2013, 09:38:50 pm »
Hahahaha boa Bispo, eu caí.  XD
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Re:Dungeon World
« Resposta #39 Online: Abril 11, 2013, 08:54:02 am »
Como volta e meia o tópico do DW sobe por aqui, achei que seria legal avisar que estamos na parte final da tradução/revisão, e começando o processo de diagramação do livro. Então agora é questão de dois ou três meses pra ir pra gráfica!

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Re:Dungeon World
« Resposta #40 Online: Abril 11, 2013, 11:54:58 am »
Que bom, Rocha!

Pergunta: agora que estão nos "finalmentes", a Secular tem ideia da faixa de preço do livro final?

Sei que é meio complicado dar essa resposta, principalmente no nosso mercado (não "aquele mercado terrível-desolador-árido" como pintam alguns, mas o que depende de variáveis externas como o preço do papel - que teve reajustes no início do ano). Afinal, ainda é um livro de capa-dura e 400 páginas...

Re:Dungeon World
« Resposta #41 Online: Abril 11, 2013, 12:37:33 pm »
Citar
Pergunta: agora que estão nos "finalmentes", a Secular tem ideia da faixa de preço do livro final?

Opa, então Bispo o livro deve ficar na faixa dos R$50, talvez um pouquinho acima ou abaixo (teremos certeza em breve assim que fecharmos a diagramação e atualizarmos o orçamento com a paginação final), mas não escapa muito disso não!
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Re:Dungeon World
« Resposta #42 Online: Maio 15, 2013, 04:07:18 pm »
Só pra avisar que esta tarde liberamos o preview de um capítulo inteiro (com 32 páginas!) do Dungeon World. Quem tem acompanhado o livro gringo vai perceber que acabamos adotando um modelo gráfico muito parecido com o da versão original.

Se tudo der certo em Junho começamos a pré-venda!
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Re:Dungeon World
« Resposta #43 Online: Maio 15, 2013, 05:39:02 pm »
Se minha esposa descobre que eu ando comprando livros de RPG em pré-venda e financiamentos coletivos... vou ficar um bom tempo tendo de levar ela prá "passear" no shopping.

Offline Atmo

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Re:Dungeon World
« Resposta #44 Online: Maio 15, 2013, 05:42:53 pm »
Se minha esposa descobre que eu ando comprando livros de RPG em pré-venda e financiamentos coletivos... vou ficar um bom tempo tendo de levar ela prá "passear" no shopping.

Se fosse comigo eu contava logo. Uma hora ou outra vai acabar aparecendo a fatura no cartão e ela vai xiar feito uma panela de pressão com feijão verde.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:Dungeon World
« Resposta #45 Online: Junho 10, 2013, 10:13:06 am »
E o Dungeon World entrou em pré-venda hoje!

O livro tá saindo por R$59,90 mais frete (com a opção de pegar em mãos se você for de BH ou comparecer no World RPG Fest), e nossa previsão de envio do livro impresso é no máximo até agosto. A compra na pré-venda garante acesso imediato ao livro em PDF.

E os 100 primeiros ainda levam a aventura Ídolo de Sangue impressa!
« Última modificação: Junho 10, 2013, 10:19:44 am por Rocha »
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Re:Dungeon World
« Resposta #46 Online: Junho 10, 2013, 10:52:28 am »
Rocha, acabei de comprar o meu na pré-venda!  :victory:

Fico no aguardo para receber o PDF do livro e saber se estou entre os 100 primeiros compradores.

Re:Dungeon World
« Resposta #47 Online: Junho 10, 2013, 10:55:48 am »
Esse mês não dá porque Exalted já comeu a maior parte da minha cota pra RPGs no mês, mas no próximo eu pego. Gostei muito do DW e vai ser bom ter ele impresso em português.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
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Na fila:
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Re:Dungeon World
« Resposta #48 Online: Junho 10, 2013, 11:09:09 am »
Rocha, acabei de comprar o meu na pré-venda!  :victory:

Fico no aguardo para receber o PDF do livro e saber se estou entre os 100 primeiros compradores.

Opa valeu demais Lunguinho! Recebeu o link do PDF aí? Já vendemos 75 unidades, então você ficou entre os 100 com certeza!

Esse mês não dá porque Exalted já comeu a maior parte da minha cota pra RPGs no mês, mas no próximo eu pego. Gostei muito do DW e vai ser bom ter ele impresso em português.

Sem erro Kimble, a pré-venda vai até Julho ainda!
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Re:Dungeon World
« Resposta #49 Online: Junho 10, 2013, 11:25:43 am »
Sim, verifiquei meu e-mail agora e já recebi o link para baixar o livro.  :dança:

Fico feliz em saber que estou entre os 100 e pelo andar da carruagem, vocês vão bater essa meta rapidinho! Estou na torcida para que vocês consigam vender os 200 exemplares e tenhamos ainda mais material de qualidade em português para o Dungeon World.  ^_^

Estava lendo agora esse artigo com um relato de sessão de jogo traduzido pelo pessoal da Forja RPG e achei oportuno postar o link aqui, para os interessados conhecerem melhor a dinâmica de jogo do Dungeon World:

http://www.forjarpg.net/2012/11/dungeon-world-e-o-dragao-de-16-pvs/

Recomendo a leitura!

Offline Ciggi

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Re:Dungeon World
« Resposta #50 Online: Junho 10, 2013, 03:52:21 pm »
No pdf que tu linkou do preview tem um erro na parte dos PVs, página 8. Tá escrito PU e não PV. Mas é bem gritante alguém deve ter mostrado já, fica o aviso por desencargo.

Não consegui ler tudo mas adorei o material. Vou fazer parecido como o Kimble e compro ele na semana que vem.

Parabéns pelo projeto, tá show pelo que li do pdf (e não li tudo)

Re:Dungeon World
« Resposta #51 Online: Junho 10, 2013, 06:49:48 pm »
No pdf que tu linkou do preview tem um erro na parte dos PVs, página 8. Tá escrito PU e não PV. Mas é bem gritante alguém deve ter mostrado já, fica o aviso por desencargo.

Parabéns pelo projeto, tá show pelo que li do pdf (e não li tudo)

Opa! então JM, esse "erro" foi apontado por várias pessoas, na verdade é o V mauísculo dessa fonte que é muuuuito parecido com um U. Mas é PV mesmo!

Já vendemos as 100 primeiras cópias com a aventura impressa, mas ainda rola a aventura em PDF durante a pré-venda :)

Abraço!
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Re:Dungeon World
« Resposta #52 Online: Junho 19, 2013, 03:08:09 pm »
Rocha ou alguém que souber,

Passado o período de pré-venda, o pdf do livro em português também estará disponível para qualquer compra da versão física?

EDIT: O Rocha me respondeu via Twitter (esqueci que o seguia por lá). Transcrevo aqui a resposta ipsis litteris

Citação de: Rocha
Sim, mas não recebe a aventura Ídolo de Sangue em PDF
« Última modificação: Junho 19, 2013, 07:45:14 pm por Bispo »

Re:Dungeon World
« Resposta #53 Online: Julho 05, 2013, 10:09:10 am »
Como estamos entrando na última semana da pré-venda do Dungeon World fizemos um post com algumas novidades, com direito a fotos da prova da versão nacional do livro, e a possibilidade de traduzirmos e disponibilizarmos para download a aventura The Slave-Pit of Drazhu, uma aventura curtinha e espertíssima que funciona muito bem como demo do jogo criada pelo Jason Morningstar, o cara por trás do Fiasco <3!
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Re:Dungeon World
« Resposta #54 Online: Julho 05, 2013, 12:07:00 pm »
Cara, uma duvida que tá fazendo meu coração sangrar.

A quanto deve ficar o valor final do livro mais ou menos? Eu quero esse livro mas não sei se consigo comprar ele agora e a depender do preço eu vou ser obrigado a tomar uns cascudos da patroa e fugir do meu orçamento atual!

Re:Dungeon World
« Resposta #55 Online: Julho 05, 2013, 01:18:33 pm »
A quanto deve ficar o valor final do livro mais ou menos? Eu quero esse livro mas não sei se consigo comprar ele agora e a depender do preço eu vou ser obrigado a tomar uns cascudos da patroa e fugir do meu orçamento atual!

Opa! O Dungeon World tá saindo na pré-venda por R$59,90+8 reais de frete. Se você for de Belo Horizonte, Brasília, ou estiver em Curitiba durante o World RPG Fest pode pegar conosco em mãos, sem precisar de pagar o frete.
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Re:Dungeon World
« Resposta #56 Online: Julho 05, 2013, 01:24:40 pm »
Digo o valor final DEPOIS da pré-venda!

Re:Dungeon World
« Resposta #57 Online: Julho 05, 2013, 01:36:07 pm »
Devemos manter os mesmos R$59,90 mais frete  :)
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Re:Dungeon World
« Resposta #58 Online: Julho 05, 2013, 01:42:13 pm »
Então vou esperar.

:\

Re:Dungeon World
« Resposta #59 Online: Julho 07, 2013, 11:29:39 pm »
Primeiro, a qualidade do PDF da versão nacional do Dungeon World não deve em nada à original. Parabéns pelo trabalho.

Agora, as observações. Sei que vocês seguiram o padrão do livro em inglês, mas o pdf poderia ter o "Sumário" também como bookmark. Ajudaria na hora de se guiar pelo livro. E por falar em Sumário, por que não colocaram os símbolos das classes na entrada delas nele? Na minha opinião, reforçaria a identidade visual do jogo logo de cara. Seria legal também corrigir a paginação do pdf, que está contando a capa como a primeira página - fazendo com que para se ir à página correta, seja necessário utilizar a fórmula x+1, onde x é o número da página "original" (isso pode parecer besteira, mas na hora que você tiver o livro de papel em mãos, fica complicado lembrar qual é realmente a página que você está querendo ler/ver).

Por ora, só li o capítulo do MJ (GM) da tradução. Na página 182, faltou um "s" na palavra "personagens" no primeiro parágrafo da entrada "Escolhendo um movimento".

Mas o que me incomodou mais foi a opção editorial de traduzir "what do you do?" como "o que você(s) vai(ão) fazer?". Eu sei que gramaticalmente está correto, mas esteticamente fica estranho e, às vezes, dificulta o próprio entendimento da frase, na medida em que desloca a compreensão do significado do texto para sua forma. Talvez numa futura edição, seja interessante colocar por padrão "o que vocês vão fazer?" - partindo do pressuposto que é um jogo em grupo - e, nos contextos apropriados, utilizar o "o que você vai fazer?" de forma singular.

E ah, lembrem-se que se uma obra não tem tradução para o português, mantenha o nome original. Infinite Jest, do David Foster Wallace, citado também na página 183, está para sair pela Cia das Letras, mas ainda não tem título nacional (e aqui você encontra uma discussão do tradutor sobre o processo de decisão do título).

A medida que avançar na leitura, contribuo com mais coisas.

Re:Dungeon World
« Resposta #60 Online: Julho 08, 2013, 01:00:48 pm »
Esperando o meu ansiosamente. Tem algum plano pra publicar os outros livros World, mesmo que só em pdf? Eu gostaria muito de ter o Monsterhearts traduzido.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
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Re:Dungeon World
« Resposta #61 Online: Julho 08, 2013, 06:25:54 pm »
Primeiro, a qualidade do PDF da versão nacional do Dungeon World não deve em nada à original. Parabéns pelo trabalho.

Valeu!

Agora, as observações. Sei que vocês seguiram o padrão do livro em inglês, mas o pdf poderia ter o "Sumário" também como bookmark. Ajudaria na hora de se guiar pelo livro. E por falar em Sumário, por que não colocaram os símbolos das classes na entrada delas nele? Na minha opinião, reforçaria a identidade visual do jogo logo de cara. Seria legal também corrigir a paginação do pdf, que está contando a capa como a primeira página - fazendo com que para se ir à página correta, seja necessário utilizar a fórmula x+1, onde x é o número da página "original" (isso pode parecer besteira, mas na hora que você tiver o livro de papel em mãos, fica complicado lembrar qual é realmente a página que você está querendo ler/ver).

Hmm boa dica sobre o sumário como bookmark, concordo que ajuda a orientar. Faremos isso em uma futura revisão do PDF, assim como a numeração, concordo que fica bem mais simples bater o PDF com a paginação do livro!  E sobre os ícones das classes no sumário, foi uma questão estética mesmo, preferimos manter as entradas padronizadas.

Por ora, só li o capítulo do MJ (GM) da tradução. Na página 182, faltou um "s" na palavra "personagens" no primeiro parágrafo da entrada "Escolhendo um movimento".

Peronagens, putz! É, esse foi o primeiro erro que não corrigimos a tempo de mandar pra gráfica, vai ter que ficar para uma segunda tiragem... Como curiosidade, nosso jogo anterior (o Violentina), teve 2 erros em suas 130 páginas, então minha meta pessoal é que o Dungeon World tenha no máximo 6 vacilos em suas 400 páginas. Um já foi...

Mas o que me incomodou mais foi a opção editorial de traduzir "what do you do?" como "o que você(s) vai(ão) fazer?". Eu sei que gramaticalmente está correto, mas esteticamente fica estranho e, às vezes, dificulta o próprio entendimento da frase, na medida em que desloca a compreensão do significado do texto para sua forma. Talvez numa futura edição, seja interessante colocar por padrão "o que vocês vão fazer?" - partindo do pressuposto que é um jogo em grupo - e, nos contextos apropriados, utilizar o "o que você vai fazer?" de forma singular.

Bom eu acho que é questão de gosto... Eu pessoalmente detesto você(s)/vai(ão) e por aí vai em um texto que será lido em voz alta, porque acho que trava a leitura. Então concordamos em um ponto. Mas acho que nos contextos usados do livro não atrapalha tanto (ou sequer atrapalha), já que são sempre direções e recomendações para o mestre, tipo - Independente de qual movimento você escolher, sempre termine de descrevê-lo com “o que você(s) vai(ão) fazer?”. Seus movimentos são ferramentas através das quais você conseguirá cumprir seus objetivos - que envolvem encher a vida dos personagens com aventuras.

Mas em um texto de aventura, eu nunca usaria “o que você(s) vai(ão) fazer?”, e certamente faria como você sugeriu: escolheria uma das duas formas que fosse mais adequada ao contexto.

E ah, lembrem-se que se uma obra não tem tradução para o português, mantenha o nome original. Infinite Jest, do David Foster Wallace, citado também na página 183, está para sair pela Cia das Letras, mas ainda não tem título nacional (e aqui você encontra uma discussão do tradutor sobre o processo de decisão do título).

A medida que avançar na leitura, contribuo com mais coisas.

Eita, não sei de onde o Tiago tirou que o livro já havia sido traduzido como Piada Infinita. Pelo menos parece que ele acertou qual será o título nacional   :)

Esperando o meu ansiosamente. Tem algum plano pra publicar os outros livros World, mesmo que só em pdf? Eu gostaria muito de ter o Monsterhearts traduzido.

Opa Kimble! Então, o Apocalypse World sairá pela Retropunk, embora eu não saiba dizer quando. O Monsterhearts, que é meu favorito dentre os jogos Powered by Apocalypse, vai sair provavelmente ainda este ano por uma nova editora daqui de BH, e um dos caras é completamente obcecado pelo jogo, então boto fé que receberá a versão super cuidadosa que merece.
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Re:Dungeon World
« Resposta #62 Online: Julho 10, 2013, 09:52:35 pm »
Aproveitando a disposição, vocês da Secular pretende traduzir materiais adicionais, como o Dungeon World Guide?

Re:Dungeon World
« Resposta #63 Online: Julho 11, 2013, 08:14:32 pm »
Aproveitando a disposição, vocês da Secular pretende traduzir materiais adicionais, como o Dungeon World Guide?

Esse Dungeon World Guide é muito bom, altamente recomendável. Além de ajudar na compreensão das regras do jogo, ele ainda trás algumas Compendium Classes (kits de moves que seu personagem pode pegar após vivenciar coisas no jogo, lembra um pouco as PrC de D&D) e raças novas, como o Homem-lagarto, o Elfo do Mar, o Dragão e o Autômato (muito útil pra quem quer usar Eberron como cenário).

O material está disponível de graça para download em inglês e seria muito bom se tivéssemos também uma versão dele em português.

Tem algum plano pra publicar os outros livros World, mesmo que só em pdf? Eu gostaria muito de ter o Monsterhearts traduzido.

O Monsterhearts é aquele que tem uma premissa parecida com o mundo das trevas é? Não conheço, mas ouvi falar dele dessa forma, me corrijam se eu estiver errado.

Por falar em suplementos para o Dungeon World, alguém já ouviu falar aqui no Dungeon Planet? Li por aí que é uma adaptação do DW para Pulp Espacial, mais ou menos como o Space Dragon fez para o Old Dragon, mas não conheço ninguém que testou o jogo.

Pelo visto, daqui a um tempo teremos RPG de tudo quanto é gênero da família "Powered by Apocalypse", o que é muito animador para quem curte esse sistema!

Re:Dungeon World
« Resposta #64 Online: Julho 12, 2013, 09:58:50 am »
Aproveitando a disposição, vocês da Secular pretende traduzir materiais adicionais, como o Dungeon World Guide?

Esse Dungeon World Guide é muito bom, altamente recomendável. Além de ajudar na compreensão das regras do jogo, ele ainda trás algumas Compendium Classes (kits de moves que seu personagem pode pegar após vivenciar coisas no jogo, lembra um pouco as PrC de D&D) e raças novas, como o Homem-lagarto, o Elfo do Mar, o Dragão e o Autômato (muito útil pra quem quer usar Eberron como cenário).

O material está disponível de graça para download em inglês e seria muito bom se tivéssemos também uma versão dele em português.

Sim, faremos exatamente isso - uma tradução gratuita desse guia excelente. Só que antes temos que terminar de traduzir a Bloodstone Idol, e agora, já que batemos as 160 vendas, a The Slave-Pit of Drazhu do Jason Morningstar. Depois o próximo passo será a tradução do Dungeon World Guide!

Tem algum plano pra publicar os outros livros World, mesmo que só em pdf? Eu gostaria muito de ter o Monsterhearts traduzido.

O Monsterhearts é aquele que tem uma premissa parecida com o mundo das trevas é? Não conheço, mas ouvi falar dele dessa forma, me corrijam se eu estiver errado.

Por falar em suplementos para o Dungeon World, alguém já ouviu falar aqui no Dungeon Planet? Li por aí que é uma adaptação do DW para Pulp Espacial, mais ou menos como o Space Dragon fez para o Old Dragon, mas não conheço ninguém que testou o jogo.

Pelo visto, daqui a um tempo teremos RPG de tudo quanto é gênero da família "Powered by Apocalypse", o que é muito animador para quem curte esse sistema!

O Monsterhearts é um jogo de romance e terror envolvendo monstros adolescentes, e na minha opinião, o jogo que tem as melhores regras da família Powered by Apocalypse, realmente incrível! O Dungeon Planet parece bacana também, mas ainda não temos nenhuma posição definida sobre lançá-lo...
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Re:Dungeon World
« Resposta #65 Online: Julho 12, 2013, 01:26:25 pm »
Sim, faremos exatamente isso - uma tradução gratuita desse guia excelente. Só que antes temos que terminar de traduzir a Bloodstone Idol, e agora, já que batemos as 160 vendas, a The Slave-Pit of Drazhu do Jason Morningstar. Depois o próximo passo será a tradução do Dungeon World Guide!

Ótima notícia Rocha! Estou com uma expectativa muito boa por esses lançamentos e muito curioso para ver as versões de vocês para as fichas de personagens. Falta muito para vocês terminarem as fichas?

Re:Dungeon World
« Resposta #66 Online: Julho 13, 2013, 11:06:38 am »
Ótima notícia Rocha! Estou com uma expectativa muito boa por esses lançamentos e muito curioso para ver as versões de vocês para as fichas de personagens. Falta muito para vocês terminarem as fichas?

Cara a gente já devia ter terminado as fichas viu... Um cara da comunidade, o Alisson, fez um pacote com todas as fichas em português, em um modelo muito parecido com as fichas originais, você pode baixar aqui.

As fichas que estamos fazendo serão em um formato diferente, dobráveis em três partes, como as do Apocalypse World. O resultado está ficando muito legal, mas tá dando muito mais trabalho do que imaginávamos...
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Re:Dungeon World
« Resposta #67 Online: Agosto 08, 2013, 04:24:09 pm »
Ei pessoal,

Só pra dar notícia que o livro ficou pronto, e modéstia a parte tá lindão, como vocês podem ver . Quem quiser comprar o livro, que continua pelo menos preço da pré-venda, pode fazê-lo pelo nosso site!

Ah, e a comunidade do jogo no facebook tá bombando, apareçam por lá!
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Re:Dungeon World
« Resposta #68 Online: Agosto 08, 2013, 05:12:27 pm »
comprei o jogo (espero ter feito tudo direitinho pra comprá-lo) e espero que venha logo.

Re:Dungeon World
« Resposta #69 Online: Agosto 09, 2013, 01:50:18 pm »
Meu Dungeon World chegou! E olha, faço minhas as palavras do Rocha: tá lindão mesmo. Até o papel é do tipo que eu gosto para leitura (o pólen, semelhante aos livros nacionais de ASoIaF publicados pela Leya e aos Filhos de Húrin da Martins Fontes).

Re:Dungeon World
« Resposta #70 Online: Agosto 17, 2013, 12:21:05 pm »
Pra quem não estava sabendo, ontem houve a premiação do Ennies 2013 e o Dungeon World ganhou o prêmio de melhores regras, conforme pode ser visto nesse link:

http://www.ennie-awards.com/blog/announcing-the-2013-ennie-awards-winners/

O segundo lugar ficou com o Iron Kingdoms, que diga-se de passagem levou o prêmio de melhor jogo e o de melhor arte.
 
Além disso, o Dungeon World ganhou recentemente o prêmio de melhor jogo no Indie RPG Awards, conforme pode ser visto aqui:

http://www.rpg-awards.com/2012/game_of_year.shtml

Detalhe para o segundo lugar, no caso o Monsterhearts, outro jogo da família Powered by the Apocalypse, que está previsto para ganhar uma versão nacional no final deste ano.

Pelo visto, o Dungeon World é sucesso não apenas de público, como de crítica também.  :)

EDIT: Andei pela comunidade do Dungeon World no facebook e vi que um usuário de lá postou um material fan made que pode atender à necessidade de muitos, visto que facilita bastante a conversão do jogo para diversos cenários de fantasia medieval.

Se trata de moves de alinhamento e de raça adicionais para as classes do core (menos o bárbaro) e as dos suplementos da Funhaver Industries (Warlock, Initiate, Shaman e Namer), além de class features alternativas e uma regra para movimentos de herança.

Como é material produzido pelos fãs e distribuído por aí sem fins lucrativos, acredito que não haja problemas em postá-lo aqui, mas qualquer coisa basta me avisar que eu edito esse post. Pra quem se interessar, aí está o link onde encontrei este material:

https://drive.google.com/folderview?id=0B4Lt2mrmBXp8S0RqQmphTVZUU00&usp=sharing 

Outra coisa legal que encontrei na comunidade foi a pequena adaptação que o Julio Matos (pra quem não o conhece, ele é um dos criadores do recém lançado RPG de ficção científica e sobrevivência, o UED) fez para uma campanha de Dungeon World baseada no Shadow of Esteren.

É uma adaptação mais voltada para o fluff do que para as mecânicas próprias do cenário, mas acredito que a iniciativa é válida e pode servir como ponto de partida para alguém tentar adaptar de uma forma mais elaborada esse ótimo cenário para o sistema. O link para quem tiver interesse é esse:

https://docs.google.com/document/d/1Xk43G2nMtwztvikSR2zrlkyAI6A7imTiz05Si9LaqLA/edit

Por fim, não poderia deixar de mencionar o blog Mestre das Antigas (http://mestredasantigas.blogspot.com.br/), que também vem trazendo muito material -como manuais de classe, divisória do mestre e os grimórios- que complementam muito bem o jogo.

Bom saber que a comunidade de jogadores do Dungeon World já está bem ativa por aqui!  :) 
« Última modificação: Agosto 17, 2013, 01:40:05 pm por Lunguinho »

Offline Smaug

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Re:Dungeon World
« Resposta #71 Online: Agosto 17, 2013, 01:25:13 pm »
Citar
O segundo lugar ficou com o Iron Kingdoms, que diga-se de passagem levou o prêmio de melhor jogo e o de melhor arte.
Melhor arte eu entendo... mas melhor jogo e melhor regras? É basicamente um copy/paste do Warmachine... :sobrancelha:
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Dungeon World
« Resposta #72 Online: Agosto 17, 2013, 01:31:37 pm »
Adendo: Monsterhearts é ótimo. Eu acho ainda melho que DW, apesar de ser um daqueles jogos que precisa do grupo certo.

Lido esse ano:
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Re:Dungeon World
« Resposta #73 Online: Agosto 17, 2013, 01:46:48 pm »
Não li o Monsterhearts ainda, mas ele foi muito bem recebido também, tanto que no Indie Awards ele ficou muito próximo ao Dungeon World (o Monsterhearts fez 30 pts e o Dungeon World, 32 pts) e quase leva o prêmio de melhor jogo Indie.

Curiosidade: Por que você acredita que ele é um desses jogos que necessita de um grupo certo?
« Última modificação: Agosto 17, 2013, 01:56:11 pm por Lunguinho »

Re:Dungeon World
« Resposta #74 Online: Agosto 17, 2013, 02:21:23 pm »
Citar
O segundo lugar ficou com o Iron Kingdoms, que diga-se de passagem levou o prêmio de melhor jogo e o de melhor arte.
Melhor arte eu entendo... mas melhor jogo e melhor regras? É basicamente um copy/paste do Warmachine... :sobrancelha:

As regras de warmachine não são boas ?
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Offline Smaug

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Re:Dungeon World
« Resposta #75 Online: Agosto 17, 2013, 03:52:56 pm »
São ótimas, para um wargame. Agora, durante um combate de rpg, vc ter que parar tudo pra medir com uma regua, em polegadas, a distancia entre a sua miniatura e do alvo que você quer acerta ou ter de ficar controlando que parte de cada um dos steamjacks foi acertado deixa o combate da 4e parecendo rápido. Some a isso o desequilibro entre as carreiras (Warcasters são os Jedi do jogo, e isso é deixado claro na descrição deles como sendo "com utilidade praticamente sem limites"). Para mim, o sistema de IKRPG me pareceu mais uma isca para o jogo de miniaturas.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Dungeon World
« Resposta #76 Online: Agosto 17, 2013, 04:47:56 pm »
Dungeon World também ganhou jogo do ano no indie-rpg awards. E Monsterhearts ficou em segundo. Considerando que ambos são hacks do Apocalypse World (que também ganhou o prêmio, em 2010) há de se tirar o chapéu pro autor Vincent Baker.

(click to show/hide)
« Última modificação: Agosto 17, 2013, 04:57:16 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Dungeon World
« Resposta #77 Online: Agosto 17, 2013, 04:49:57 pm »
Lunguinho

Eu não terminei de ler o Iron Kingdoms ainda (e não estou particularmente interessado nele), mas tenho as primeiras impressões que postei aqui. Como não quero desvirtuar o tópico, as impressões ficam em spoiler.

(click to show/hide)
« Última modificação: Agosto 29, 2013, 01:39:19 pm por Stormbringer »

Re:Dungeon World
« Resposta #78 Online: Agosto 29, 2013, 07:32:34 pm »
Olá. Como que posso reclamar sobre meu exemplar de Dungeon World não ter chegado aqui. Fazem QUINZE dias que comprei o livro, e pelo que eu saiba, pelo PAC demora até dez dias só no máximo. Se possível, como faço pra que venha outro exemplar e tal ou saber o paradeiro do exemplar enviado?

Re:Dungeon World
« Resposta #79 Online: Agosto 30, 2013, 02:51:57 pm »
Ei Youkai X,

Cara me manda um email em secular@secular-games.com, de preferência já com seu nome completo e CEP para que eu possa agilizar a procura pelo código de rastreio. Como comentei na comunidade do DW no facebook, tivemos problemas com a entrega de algumas cópias, especialmente no Rio de Janeiro (não sei se é seu caso).

Fico no aguardo!
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Re:Dungeon World
« Resposta #80 Online: Agosto 30, 2013, 06:44:01 pm »
Mandei já.

Re:Dungeon World
« Resposta #81 Online: Setembro 04, 2013, 12:14:59 pm »
Alguma previsão de vender o PDF separado?
Comprei o livro em um evento aqui no RJ e não vem com o PDF.
Gostaria de adquirir mas não encontrei nenhuma forma pelo site.

Re:Dungeon World
« Resposta #82 Online: Setembro 04, 2013, 12:35:54 pm »
Ei Remy, o PDF é gratuito para quem comprou o livro físico! Nos mande um email no endereço acima que acertamos isso!

Alguma previsão de vender o PDF separado?
Comprei o livro em um evento aqui no RJ e não vem com o PDF.
Gostaria de adquirir mas não encontrei nenhuma forma pelo site.
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Re:Dungeon World
« Resposta #83 Online: Setembro 05, 2013, 03:36:29 am »
Ei Remy, o PDF é gratuito para quem comprou o livro físico! Nos mande um email no endereço acima que acertamos isso!

Alguma previsão de vender o PDF separado?
Comprei o livro em um evento aqui no RJ e não vem com o PDF.
Gostaria de adquirir mas não encontrei nenhuma forma pelo site.

Rocha o Pdf será vendido separadamente?

Re:Dungeon World
« Resposta #84 Online: Setembro 05, 2013, 09:07:02 am »
Rocha o Pdf será vendido separadamente?

Será sim, só estamos esperando a Kobold's Den mudar a loja virtual deles, que deve acontecer na próxima semana.
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Re:Dungeon World
« Resposta #85 Online: Setembro 18, 2013, 06:32:10 pm »
Enfim chegou meu exemplar de Dungeon World em fisico. Já li e reli, tirei umas dúvidas na comunidade e esse domingo agora devo começar a narrar. Confirmados um bárbaro e um paladino na mesa! Talvez um ladino também.

Re:Dungeon World
« Resposta #86 Online: Novembro 01, 2013, 05:41:57 pm »
Recebi um e-mail hoje da Sage Kobold Productions, editora do Dungeon World nos Estados Unidos, informando sobre alguns updates no produto.

Primeiro que eles disponibilizaram um versão colorida do Dungeon World (que ficou bem bacana, na minha opinião), e também alguns extras, como uma versão da ficha de personagem esteticamente semelhante aos da edição de DnD de 1979 (ou versão, sei lá. A história das edições/versões de DnD é muito confusa. Só esse quadro aqui para tentar entender algo).

Enfim, esse post serve tanto para informar aqueles que têm o DW original para pegarem o novo material (já está disponível no DriveThru RPG) e também para perguntar se há intenção da Secular Games de trazer esse material pro Brasil.

Re:Dungeon World
« Resposta #87 Online: Novembro 03, 2013, 10:46:53 pm »
 Eu tenho muita vontade de experimentar esse jogo aí... Ouvi em algum podcast (Que num lembro agora, c pá foi no Escudo do Mestre no Vozes da Terceira Terra) que seria um bom jogo para rodar o feel tenso do "Lamentations of the Flame Princess" e fiquei na instiga de aprontar isso aí. Vendo o AW fiquei numas de tentar adaptar o "Unhallowed Metropolis" para esse sistema aí, seria legal.
« Última modificação: Novembro 03, 2013, 10:48:58 pm por Korko »

Re:Dungeon World
« Resposta #88 Online: Novembro 04, 2013, 08:31:42 am »
Enfim, esse post serve tanto para informar aqueles que têm o DW original para pegarem o novo material (já está disponível no DriveThru RPG) e também para perguntar se há intenção da Secular Games de trazer esse material pro Brasil.

Ei Bispo!

Também curtimos um bocado a versão colorida do Dungeon World! É certo que lançaremos o PDF colorido para quem já comprou o livro, mas isso deve demorar um pouquinho, já que eles não liberaram as imagens e precisamos substituir nos arquivos e tal. Sobre a ficha de personagem eu não vi essa nova ainda, e embora eu esteja bem satisfeito com as fichas customizadas que fizemos por aqui, provavelmente vamos lançá-la sim!

E Korko, por falar em podcast, saiu ontem outra gravação sobre o Dungeon World  :)
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Re:Dungeon World
« Resposta #89 Online: Dezembro 22, 2014, 10:40:15 am »
Opa,

Depois de mil anos vim cá dar um up pra avisar que a promoção de final de ano do Dungeon World entrou no ar hoje! De R$59,90 por R$39,90, mas só até o dia 10 de janeiro. Ótima oportunidade pra quem está curioso com  jogo :)

http://www.secular-games.com/loja/?product=dungeon-world
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Re:Dungeon World
« Resposta #90 Online: Dezembro 23, 2014, 01:24:35 am »
Meio que voltei a jogar RPG com a quinta edição do D&D e lendo o reddit ouvi falar sobre o Dungeon World. Não fazia idéia que tinha sido lançado aqui traduzido, e o preço está ótimo! Estou muito tentado a comprar, apesar de não ter certeza se um dia conseguirei convencer meus amigos a jogarem  :linguinha: Mas pelo que tenho lido, parece que ele tem ótimas idéias que podem ser aproveitada em qualquer sistema.

Minha pergunta mesmo é se existe alguma forma de conseguir a aventura Ídolo de Sangue traduzida de alguma forma. Não vi no site da editora, nem PDF nem impresso. Vi que tinha uma outra aventura para DW lá de graça, mas ela serve para iniciantes?

Re:Dungeon World
« Resposta #91 Online: Dezembro 23, 2014, 08:48:08 am »
Ei Juma!

Pois é, o DW saiu aqui em 2013 e tem uma comunidade bem ativa, especialmente no facebook e no medium, sempre criando materiais, adaptações e tirando dúvidas do pessoal.

A aventura Ídolo de Sangue, que adaptamos e atualizamos de uma versão mais antiga do Dungeon World (vendida como "teste" na Gen Con 2011), só foi disponibilizada para aqueles que compraram a versão nacional na pré-venda. Foi um mimo que fizemos pra incentivar  galera entrar antes e nos ajudar a bancar a gráfica :cool:

Mas a Poço de Escravos de Drazhu, escrita pelo Jason Morningstar do Fiasco e disponibilizada de graça em nosso site também é uma aventura para iniciantes, na verdade feita idealmente para ser jogada em eventos em 2 ou 3 horas, com uma estrutura super simples e divertida. Outra boa pedida gratuita é Ídolo do Demônio do Alisson Vitório, curtinha e direta ao ponto.
Mais complexa, longa e perfeita como ponto de partida para uma campanha com o Dungeon World é a Caçada Sombria, escrita pelo Júlio Matos.

Enfim, todas as três são bons pontos de partida para iniciantes, dependendo do que está procurando.
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Re:Dungeon World
« Resposta #92 Online: Dezembro 23, 2014, 02:53:20 pm »
Valeu!  :victory:

Edit: Livro comprado! Aguardando chegar  :linguinha:

Engraçado como a quinta edição foi o que me fez voltar a jogar, mas a alta do dólar está me fazendo procurar por outros sistemas interessantes   :haha:
« Última modificação: Dezembro 24, 2014, 12:38:02 pm por juma »

Re:Dungeon World
« Resposta #93 Online: Dezembro 26, 2014, 07:42:56 pm »
Como falei no post anterior, comprei o livro e estava esperando ele chegar para começar a ler, já que não gosto de ler livros no computador. Só por curiosidade, abri o PDF e comecei a dar uma folheada...

Que livro foda! O primeiro capítulo, que explica o jogo, é bastante evocativo e me dá vontade de parar de ler e jogar imediatamente. A tradução também está fantástica, a ponto de eu copiar alguns parágrafos da descrição das classes e enviar para amigos que jogam, de tão legais que ficaram  :linguinha: E olha que só li 10% do livro até agora  :haha:

Agora uma dúvida: existem suplementos para Dungeon World?

Re:Dungeon World
« Resposta #94 Online: Dezembro 26, 2014, 09:05:40 pm »
 Existe muito material legal por aí... Eu curto os cenários "Dark Heart of the Dreamer" e o "Inverse World".

Re:Dungeon World
« Resposta #95 Online: Dezembro 27, 2014, 04:07:03 pm »
Existe muito material legal por aí... Eu curto os cenários "Dark Heart of the Dreamer" e o "Inverse World".

Ambos são fodas e devem sair em português em 2015. O Dark Heart of the Dreamer eu mesmo traduzi depois de uma campanha incrível, deve sair no primeiro semestre ainda!
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