Autor Tópico: Dungeon World  (Lida 30892 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:Dungeon World
« Resposta #60 Online: Julho 08, 2013, 01:00:48 pm »
Esperando o meu ansiosamente. Tem algum plano pra publicar os outros livros World, mesmo que só em pdf? Eu gostaria muito de ter o Monsterhearts traduzido.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Dungeon World
« Resposta #61 Online: Julho 08, 2013, 06:25:54 pm »
Primeiro, a qualidade do PDF da versão nacional do Dungeon World não deve em nada à original. Parabéns pelo trabalho.

Valeu!

Agora, as observações. Sei que vocês seguiram o padrão do livro em inglês, mas o pdf poderia ter o "Sumário" também como bookmark. Ajudaria na hora de se guiar pelo livro. E por falar em Sumário, por que não colocaram os símbolos das classes na entrada delas nele? Na minha opinião, reforçaria a identidade visual do jogo logo de cara. Seria legal também corrigir a paginação do pdf, que está contando a capa como a primeira página - fazendo com que para se ir à página correta, seja necessário utilizar a fórmula x+1, onde x é o número da página "original" (isso pode parecer besteira, mas na hora que você tiver o livro de papel em mãos, fica complicado lembrar qual é realmente a página que você está querendo ler/ver).

Hmm boa dica sobre o sumário como bookmark, concordo que ajuda a orientar. Faremos isso em uma futura revisão do PDF, assim como a numeração, concordo que fica bem mais simples bater o PDF com a paginação do livro!  E sobre os ícones das classes no sumário, foi uma questão estética mesmo, preferimos manter as entradas padronizadas.

Por ora, só li o capítulo do MJ (GM) da tradução. Na página 182, faltou um "s" na palavra "personagens" no primeiro parágrafo da entrada "Escolhendo um movimento".

Peronagens, putz! É, esse foi o primeiro erro que não corrigimos a tempo de mandar pra gráfica, vai ter que ficar para uma segunda tiragem... Como curiosidade, nosso jogo anterior (o Violentina), teve 2 erros em suas 130 páginas, então minha meta pessoal é que o Dungeon World tenha no máximo 6 vacilos em suas 400 páginas. Um já foi...

Mas o que me incomodou mais foi a opção editorial de traduzir "what do you do?" como "o que você(s) vai(ão) fazer?". Eu sei que gramaticalmente está correto, mas esteticamente fica estranho e, às vezes, dificulta o próprio entendimento da frase, na medida em que desloca a compreensão do significado do texto para sua forma. Talvez numa futura edição, seja interessante colocar por padrão "o que vocês vão fazer?" - partindo do pressuposto que é um jogo em grupo - e, nos contextos apropriados, utilizar o "o que você vai fazer?" de forma singular.

Bom eu acho que é questão de gosto... Eu pessoalmente detesto você(s)/vai(ão) e por aí vai em um texto que será lido em voz alta, porque acho que trava a leitura. Então concordamos em um ponto. Mas acho que nos contextos usados do livro não atrapalha tanto (ou sequer atrapalha), já que são sempre direções e recomendações para o mestre, tipo - Independente de qual movimento você escolher, sempre termine de descrevê-lo com “o que você(s) vai(ão) fazer?”. Seus movimentos são ferramentas através das quais você conseguirá cumprir seus objetivos - que envolvem encher a vida dos personagens com aventuras.

Mas em um texto de aventura, eu nunca usaria “o que você(s) vai(ão) fazer?”, e certamente faria como você sugeriu: escolheria uma das duas formas que fosse mais adequada ao contexto.

E ah, lembrem-se que se uma obra não tem tradução para o português, mantenha o nome original. Infinite Jest, do David Foster Wallace, citado também na página 183, está para sair pela Cia das Letras, mas ainda não tem título nacional (e aqui você encontra uma discussão do tradutor sobre o processo de decisão do título).

A medida que avançar na leitura, contribuo com mais coisas.

Eita, não sei de onde o Tiago tirou que o livro já havia sido traduzido como Piada Infinita. Pelo menos parece que ele acertou qual será o título nacional   :)

Esperando o meu ansiosamente. Tem algum plano pra publicar os outros livros World, mesmo que só em pdf? Eu gostaria muito de ter o Monsterhearts traduzido.

Opa Kimble! Então, o Apocalypse World sairá pela Retropunk, embora eu não saiba dizer quando. O Monsterhearts, que é meu favorito dentre os jogos Powered by Apocalypse, vai sair provavelmente ainda este ano por uma nova editora daqui de BH, e um dos caras é completamente obcecado pelo jogo, então boto fé que receberá a versão super cuidadosa que merece.
--
Secular Games
http://www.secular-games.com
Pensamento Independente, Jogos Independentes!

Re:Dungeon World
« Resposta #62 Online: Julho 10, 2013, 09:52:35 pm »
Aproveitando a disposição, vocês da Secular pretende traduzir materiais adicionais, como o Dungeon World Guide?

Re:Dungeon World
« Resposta #63 Online: Julho 11, 2013, 08:14:32 pm »
Aproveitando a disposição, vocês da Secular pretende traduzir materiais adicionais, como o Dungeon World Guide?

Esse Dungeon World Guide é muito bom, altamente recomendável. Além de ajudar na compreensão das regras do jogo, ele ainda trás algumas Compendium Classes (kits de moves que seu personagem pode pegar após vivenciar coisas no jogo, lembra um pouco as PrC de D&D) e raças novas, como o Homem-lagarto, o Elfo do Mar, o Dragão e o Autômato (muito útil pra quem quer usar Eberron como cenário).

O material está disponível de graça para download em inglês e seria muito bom se tivéssemos também uma versão dele em português.

Tem algum plano pra publicar os outros livros World, mesmo que só em pdf? Eu gostaria muito de ter o Monsterhearts traduzido.

O Monsterhearts é aquele que tem uma premissa parecida com o mundo das trevas é? Não conheço, mas ouvi falar dele dessa forma, me corrijam se eu estiver errado.

Por falar em suplementos para o Dungeon World, alguém já ouviu falar aqui no Dungeon Planet? Li por aí que é uma adaptação do DW para Pulp Espacial, mais ou menos como o Space Dragon fez para o Old Dragon, mas não conheço ninguém que testou o jogo.

Pelo visto, daqui a um tempo teremos RPG de tudo quanto é gênero da família "Powered by Apocalypse", o que é muito animador para quem curte esse sistema!

Re:Dungeon World
« Resposta #64 Online: Julho 12, 2013, 09:58:50 am »
Aproveitando a disposição, vocês da Secular pretende traduzir materiais adicionais, como o Dungeon World Guide?

Esse Dungeon World Guide é muito bom, altamente recomendável. Além de ajudar na compreensão das regras do jogo, ele ainda trás algumas Compendium Classes (kits de moves que seu personagem pode pegar após vivenciar coisas no jogo, lembra um pouco as PrC de D&D) e raças novas, como o Homem-lagarto, o Elfo do Mar, o Dragão e o Autômato (muito útil pra quem quer usar Eberron como cenário).

O material está disponível de graça para download em inglês e seria muito bom se tivéssemos também uma versão dele em português.

Sim, faremos exatamente isso - uma tradução gratuita desse guia excelente. Só que antes temos que terminar de traduzir a Bloodstone Idol, e agora, já que batemos as 160 vendas, a The Slave-Pit of Drazhu do Jason Morningstar. Depois o próximo passo será a tradução do Dungeon World Guide!

Tem algum plano pra publicar os outros livros World, mesmo que só em pdf? Eu gostaria muito de ter o Monsterhearts traduzido.

O Monsterhearts é aquele que tem uma premissa parecida com o mundo das trevas é? Não conheço, mas ouvi falar dele dessa forma, me corrijam se eu estiver errado.

Por falar em suplementos para o Dungeon World, alguém já ouviu falar aqui no Dungeon Planet? Li por aí que é uma adaptação do DW para Pulp Espacial, mais ou menos como o Space Dragon fez para o Old Dragon, mas não conheço ninguém que testou o jogo.

Pelo visto, daqui a um tempo teremos RPG de tudo quanto é gênero da família "Powered by Apocalypse", o que é muito animador para quem curte esse sistema!

O Monsterhearts é um jogo de romance e terror envolvendo monstros adolescentes, e na minha opinião, o jogo que tem as melhores regras da família Powered by Apocalypse, realmente incrível! O Dungeon Planet parece bacana também, mas ainda não temos nenhuma posição definida sobre lançá-lo...
--
Secular Games
http://www.secular-games.com
Pensamento Independente, Jogos Independentes!

Re:Dungeon World
« Resposta #65 Online: Julho 12, 2013, 01:26:25 pm »
Sim, faremos exatamente isso - uma tradução gratuita desse guia excelente. Só que antes temos que terminar de traduzir a Bloodstone Idol, e agora, já que batemos as 160 vendas, a The Slave-Pit of Drazhu do Jason Morningstar. Depois o próximo passo será a tradução do Dungeon World Guide!

Ótima notícia Rocha! Estou com uma expectativa muito boa por esses lançamentos e muito curioso para ver as versões de vocês para as fichas de personagens. Falta muito para vocês terminarem as fichas?

Re:Dungeon World
« Resposta #66 Online: Julho 13, 2013, 11:06:38 am »
Ótima notícia Rocha! Estou com uma expectativa muito boa por esses lançamentos e muito curioso para ver as versões de vocês para as fichas de personagens. Falta muito para vocês terminarem as fichas?

Cara a gente já devia ter terminado as fichas viu... Um cara da comunidade, o Alisson, fez um pacote com todas as fichas em português, em um modelo muito parecido com as fichas originais, você pode baixar aqui.

As fichas que estamos fazendo serão em um formato diferente, dobráveis em três partes, como as do Apocalypse World. O resultado está ficando muito legal, mas tá dando muito mais trabalho do que imaginávamos...
--
Secular Games
http://www.secular-games.com
Pensamento Independente, Jogos Independentes!

Re:Dungeon World
« Resposta #67 Online: Agosto 08, 2013, 04:24:09 pm »
Ei pessoal,

Só pra dar notícia que o livro ficou pronto, e modéstia a parte tá lindão, como vocês podem ver . Quem quiser comprar o livro, que continua pelo menos preço da pré-venda, pode fazê-lo pelo nosso site!

Ah, e a comunidade do jogo no facebook tá bombando, apareçam por lá!
--
Secular Games
http://www.secular-games.com
Pensamento Independente, Jogos Independentes!

Re:Dungeon World
« Resposta #68 Online: Agosto 08, 2013, 05:12:27 pm »
comprei o jogo (espero ter feito tudo direitinho pra comprá-lo) e espero que venha logo.

Re:Dungeon World
« Resposta #69 Online: Agosto 09, 2013, 01:50:18 pm »
Meu Dungeon World chegou! E olha, faço minhas as palavras do Rocha: tá lindão mesmo. Até o papel é do tipo que eu gosto para leitura (o pólen, semelhante aos livros nacionais de ASoIaF publicados pela Leya e aos Filhos de Húrin da Martins Fontes).

Re:Dungeon World
« Resposta #70 Online: Agosto 17, 2013, 12:21:05 pm »
Pra quem não estava sabendo, ontem houve a premiação do Ennies 2013 e o Dungeon World ganhou o prêmio de melhores regras, conforme pode ser visto nesse link:

http://www.ennie-awards.com/blog/announcing-the-2013-ennie-awards-winners/

O segundo lugar ficou com o Iron Kingdoms, que diga-se de passagem levou o prêmio de melhor jogo e o de melhor arte.
 
Além disso, o Dungeon World ganhou recentemente o prêmio de melhor jogo no Indie RPG Awards, conforme pode ser visto aqui:

http://www.rpg-awards.com/2012/game_of_year.shtml

Detalhe para o segundo lugar, no caso o Monsterhearts, outro jogo da família Powered by the Apocalypse, que está previsto para ganhar uma versão nacional no final deste ano.

Pelo visto, o Dungeon World é sucesso não apenas de público, como de crítica também.  :)

EDIT: Andei pela comunidade do Dungeon World no facebook e vi que um usuário de lá postou um material fan made que pode atender à necessidade de muitos, visto que facilita bastante a conversão do jogo para diversos cenários de fantasia medieval.

Se trata de moves de alinhamento e de raça adicionais para as classes do core (menos o bárbaro) e as dos suplementos da Funhaver Industries (Warlock, Initiate, Shaman e Namer), além de class features alternativas e uma regra para movimentos de herança.

Como é material produzido pelos fãs e distribuído por aí sem fins lucrativos, acredito que não haja problemas em postá-lo aqui, mas qualquer coisa basta me avisar que eu edito esse post. Pra quem se interessar, aí está o link onde encontrei este material:

https://drive.google.com/folderview?id=0B4Lt2mrmBXp8S0RqQmphTVZUU00&usp=sharing 

Outra coisa legal que encontrei na comunidade foi a pequena adaptação que o Julio Matos (pra quem não o conhece, ele é um dos criadores do recém lançado RPG de ficção científica e sobrevivência, o UED) fez para uma campanha de Dungeon World baseada no Shadow of Esteren.

É uma adaptação mais voltada para o fluff do que para as mecânicas próprias do cenário, mas acredito que a iniciativa é válida e pode servir como ponto de partida para alguém tentar adaptar de uma forma mais elaborada esse ótimo cenário para o sistema. O link para quem tiver interesse é esse:

https://docs.google.com/document/d/1Xk43G2nMtwztvikSR2zrlkyAI6A7imTiz05Si9LaqLA/edit

Por fim, não poderia deixar de mencionar o blog Mestre das Antigas (http://mestredasantigas.blogspot.com.br/), que também vem trazendo muito material -como manuais de classe, divisória do mestre e os grimórios- que complementam muito bem o jogo.

Bom saber que a comunidade de jogadores do Dungeon World já está bem ativa por aqui!  :) 
« Última modificação: Agosto 17, 2013, 01:40:05 pm por Lunguinho »

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Dungeon World
« Resposta #71 Online: Agosto 17, 2013, 01:25:13 pm »
Citar
O segundo lugar ficou com o Iron Kingdoms, que diga-se de passagem levou o prêmio de melhor jogo e o de melhor arte.
Melhor arte eu entendo... mas melhor jogo e melhor regras? É basicamente um copy/paste do Warmachine... :sobrancelha:
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Dungeon World
« Resposta #72 Online: Agosto 17, 2013, 01:31:37 pm »
Adendo: Monsterhearts é ótimo. Eu acho ainda melho que DW, apesar de ser um daqueles jogos que precisa do grupo certo.

Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Dungeon World
« Resposta #73 Online: Agosto 17, 2013, 01:46:48 pm »
Não li o Monsterhearts ainda, mas ele foi muito bem recebido também, tanto que no Indie Awards ele ficou muito próximo ao Dungeon World (o Monsterhearts fez 30 pts e o Dungeon World, 32 pts) e quase leva o prêmio de melhor jogo Indie.

Curiosidade: Por que você acredita que ele é um desses jogos que necessita de um grupo certo?
« Última modificação: Agosto 17, 2013, 01:56:11 pm por Lunguinho »

Re:Dungeon World
« Resposta #74 Online: Agosto 17, 2013, 02:21:23 pm »
Citar
O segundo lugar ficou com o Iron Kingdoms, que diga-se de passagem levou o prêmio de melhor jogo e o de melhor arte.
Melhor arte eu entendo... mas melhor jogo e melhor regras? É basicamente um copy/paste do Warmachine... :sobrancelha:

As regras de warmachine não são boas ?
War never changes