Autor Tópico: Dungeon World  (Lida 30815 vezes)

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Dungeon World
« Online: Junho 23, 2012, 02:57:09 pm »
Pra quem não conhece, é basicamente um D&D "moderno", com regras leves e pouquíssima preparação.

Seu Kickstarter ainda está correndo, e é uma boa oportunidade pra se conseguir a versão full com capa dura, que será lançada em breve:
http://www.kickstarter.com/projects/sage-kobold/dungeon-world-a-game-with-modern-rules-and-old-sch-0

Dá pra baixar uma intro daqui (em downloads): http://www.dungeon-world.com/


P.S: e antes que alguem diga que é uma cópia de 13th Age, na verdade Dungeon World já existe bem antes daquele. ;)
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Macnol

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Re:Dungeon World
« Resposta #1 Online: Junho 23, 2012, 04:02:05 pm »
Eu fui na seção de downloads, e baixei o Dungeon World Basic Playbook Set.

...não entendi porra nenhuma.  :what: É um jogo de tabuleiro? Ele parece escrito como um. Mas cadê as explicações mais básicas de como o jogo funciona? Que história é essa de "roll+STR"? Rola que dado? Soma habilidade cheia ou modificador? O que é Commune?

Enfim, espero que isso tenha passado a minha sensação ao tentar decifrar aquele pdf. Não foi uma boa primeira impressão. =(
« Última modificação: Junho 23, 2012, 04:09:04 pm por Macnol »

Offline Barão

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Re:Dungeon World
« Resposta #2 Online: Junho 23, 2012, 04:18:56 pm »
precisa do apocalypse world para a versão básica, eltor.

Offline Macnol

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Re:Dungeon World
« Resposta #3 Online: Junho 23, 2012, 05:02:45 pm »
Mas o produto final vai ser independente, ou só um suplemento?

Offline Barão

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Re:Dungeon World
« Resposta #4 Online: Junho 23, 2012, 05:21:10 pm »
Vai ser independente.

Re:Dungeon World
« Resposta #5 Online: Junho 23, 2012, 07:06:44 pm »
Foi mal Eltor, não sabia que aquela versão era só um hack.

Segue uma resenha bem legal aqui.
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Offline Barão

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Re:Dungeon World
« Resposta #6 Online: Junho 23, 2012, 07:25:51 pm »
Foi mal Eltor, não sabia que aquela versão era só um hack.

Segue uma resenha bem legal aqui.
eu gosto de hacks

Re:Dungeon World
« Resposta #7 Online: Junho 23, 2012, 07:33:54 pm »
O que eu acho maneiro nesse jogo é sua mecânica baseada em escolhas. Quanto melhor você rola, mais escolhas se abrem pra você. Então por exemplo, o Backstab do Ladrão não faz apenas dano, você tem que escolher entre acertar sem chance de contra-ataque, ou tirar dano da armadura também. (todas as classes tem habilidades assim)

Rolagens não são meros "acertar ou errar", mas sim leques de escolhas que se abrem de acordo o grau de sucesso. E na maioria das vezes é impossível escolher ambas opções, então você tá sempre tomando decisões dificeis.
« Última modificação: Junho 23, 2012, 07:37:06 pm por silva »
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Offline Macnol

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Re:Dungeon World
« Resposta #8 Online: Junho 23, 2012, 07:35:04 pm »
Valeu, silva.

A resenha ajudou, embora algumas partes tenham me deixado com pé atrás... pareceu um sistema muito calcado em exceções ao invés de um framework geral de jogo, o que me não combina muito com a minha preguiça de aprender algo tão diferente assim. Alguns outros pontos também não me atraíram muito, mas nem vale a pena comentar quais porque eu tenho consciência que são preconceitos meus.

Re:Dungeon World
« Resposta #9 Online: Junho 23, 2012, 07:45:14 pm »
Eltor, o sistema é muito simples. Ele é todo baseado em exceções, mas como nesse caso as exceções estão todas ali na ficha do personagens (e não passam de 5 ou 6 habilidades diferentes) então a coisa fica bem simples. Até simples demais, pode-se dizer. E a ficha do jogador já contém tudo que você precisa pra jogar - desde nomes e aparência de personagem pra você só marcar, até as regras que você vai utilizar em jogo.

Repare nessa ficha de Ladrão por ex, como todas as habilidades que ele pode usar já estão ali à direita, explicadinhas:

(destaque para Flexible Morals: quando alguem tentar detectar o alignment do Ladrão, ele pode falar aquele que quiser   :bwaha: )


« Última modificação: Junho 23, 2012, 07:51:50 pm por silva »
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Re:Dungeon World
« Resposta #10 Online: Junho 23, 2012, 09:28:05 pm »
olhando as opções do kickstarter, achei a opção de capa-dura relativamente acessível. E o pessoal lá disse que ela vai ser bem próxima disso:

(click to show/hide)


parece legal.  :)
« Última modificação: Junho 23, 2012, 09:33:03 pm por silva »
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Re:Dungeon World
« Resposta #11 Online: Junho 23, 2012, 11:09:38 pm »
O Dungeon World é fantástico, estou mestrando aqui em BH e tá bem divertido!

Já anunciamos a versão em português pela Secular Games e tem até um preview do Guerreiro!  :)

http://www.secular-games.com/2012/06/preview-do-dungeon-world-o-guerreiro/
http://www.secular-games.com/2012/06/dungeon-world-em-portugues-pela-secular-games/
« Última modificação: Junho 23, 2012, 11:13:15 pm por Rocha »
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Re:Dungeon World
« Resposta #12 Online: Junho 24, 2012, 12:25:55 pm »
Rocha, excelente notícia. O preview do Guerreiro tá bacana, mas eu tenho algumas dúvidas:

1. a versão final vai ter só as 4 "classes clássicas" mesmo (guerreiro, mago, clérigo e ladrão) ou outras também ?

2. Na versão "demo" as opções de raça e tendência eram limitadas de acordo com a classe (veja a parte esquerda da ficha do Ladrão que postei acima). Porém na ficha do Guerreiro do site, ele pode escolher o que quiser. Isso vai ser assim pra todas as classes da full ou é uma característica só do Guerreiro ? (eu prefiro que as opções sejam limitadas, pra preservar melhor o nicho/identidade de cada classe)

3. Não sei dizer se estou gostando da tradução. "Botar pra Quebrar" pra Hack-and-slash e "Movimentos" para moves não me soa muito coerente. ainda que eu não consiga pensar em nada melhor agora. (talvez Moves poderia ser "Ações" ? seria mais simples e intuitivo assim, não ?)

4. à exceção da primeira página da ficha do guerreiro, as demais páginas me parecem difíceis de ler o que está escrito. Sugiro dar mais contraste, clareando mais a imagem de fundo e escurecendo mais as letras.

No mais, tá irado. Esse jogo é a única versão de D&D que me deixou completamente empolgado ever. (não vejo a hora de fazer uma adaptação pra Planescape dela  :twisted: )
« Última modificação: Junho 24, 2012, 12:29:46 pm por silva »
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Re:Dungeon World
« Resposta #13 Online: Junho 24, 2012, 01:04:24 pm »
Opa, bacana que curtiu a novidade! Vamos lá:

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1. a versão final vai ter só as 4 "classes clássicas" mesmo (guerreiro, mago, clérigo e ladrão) ou outras também ?

Não! A versão que estamos traduzindo é a que está sendo desenvolvida no github. Assim teremos Bardo, Clérigo, Guerreiro, Paladino, Ranger, Mago, Ladrão e o Druida, que entrou como uma das primeiras recompensas da campanha de financiamento coletivo no Kickstarter.

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2. Na versão "demo" as opções de raça e tendência eram limitadas de acordo com a classe (veja a parte esquerda da ficha do Ladrão que postei acima). Porém na ficha do Guerreiro do site, ele pode escolher o que quiser. Isso vai ser assim pra todas as classes da full ou é uma característica só do Guerreiro ? (eu prefiro que as opções sejam limitadas, pra preservar melhor o nicho/identidade de cada classe)

As restrições se mantém de acordo com as classes. Por exemplo, o Bardo só pode ser Humano ou Elfo, e ter alinhamento Bom, Neutro ou Caótico; o Paladino só pode ser Humano, e no Alinhamento Bom ou Ordeiro. O Ladrão se mantém apenas Humano ou Halfling, mas com uma mudança nos Alinhamentos, que são Caótico, Neutro e Maligno.

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3. Não sei dizer se estou gostando da tradução. "Botar pra Quebrar" pra Hack-and-slash e "Movimentos" para moves não me soa muito coerente. ainda que eu não consiga pensar em nada melhor agora. (talvez Moves poderia ser "Ações" ? seria mais simples e intuitivo assim, não ?)

Essa é uma primeira versão, depois faremos uma revisão na tradução. De qualquer forma o Hack'n'slash deu uma super polêmica, como você deve ter visto nos comentários  :roll:

Definitivamente não vamos traduzir a expressão como "Atacar". Provavelmente vai ficar "Matar e Pilhar" ou algo assim... Já no caso dos moves, as opções que temos pela frente realmente são jogadas, ações ou movimentos.

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4. à exceção da primeira página da ficha do guerreiro, as demais páginas me parecem difíceis de ler o que está escrito. Sugiro dar mais contraste, clareando mais a imagem de fundo e escurecendo mais as letras.

É uma boa sugestão! Estamos apenas começando a brincar no layout, provavelmente esta não será a versão final, e embora eu curta a imagem de fundo como uma espécie de marca d'água, acho improvável que ela apareça na versão impressa.

Valeu pelos elogios e sugestões cara! Estamos bastante empolgados com o jogo, ainda mais porque o Adam e Sage são incrivelmente bacanas e já colocaram inclusive o futuro suplemento sobre Guerra a nossa disposição para traduzirmos.
« Última modificação: Junho 24, 2012, 01:16:27 pm por Rocha »
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Re:Dungeon World
« Resposta #14 Online: Junho 24, 2012, 04:43:13 pm »
Ia criar o tópico segunda, ainda bem que criaram antes...

Joguei o Apocalipse World.

É um jogo narrativista, mas muito divertido. É voltado para a criação de histórias em conjunto, tanto que o livro recomenda o mestre a não definir quase nada pois as definições da história tem de acontecer em conjunto com os jogadores, ou seja, grupos que esperam demais do mestre tem de se adaptar.

Um detalhe interessante é o entrosamento dos personagens entre si já feito na ficha e durante a criação dos personagens. Muito legal. E também NÃO HÁ CLASSES REPETIDAS, é obrigatório que cada um seja de uma diferente.

O que eu percebi do Dungeon World é que ele pretende ser bem mais cínico e ácido que os jogos normais de fantasia medieval.