Autor Tópico: D&D Next - Impressões do Playtest  (Lida 32218 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #90 Online: Maio 28, 2012, 08:24:13 pm »
c) Muitos jogadores não gostam da sensação que precisam se segurar pra não tirarem espaço dos outros jogadores.

Aliás, a última opção era algo que me incomodava muito quando eu jogava com spellcasters certas edições do jogo. Ter que ficar olhando pro lado e pensando 'certo, se eu usar minha magia aqui, o ladino do grupo vai se tornar inútil numa cena em que ele deveria brilhar?' é algo bem chato de lidar.

Sinceramente, essa foi a minha sensação ao jogar com o Clérigo de Pelor. Tá, foram dois encontros. Mas dá pra perceber o potencial* do clérigo (e dos conjuradores) nesse quesito. Suponho que a sensação seria ainda maior se tivesse jogado de mago (que, aliado a minha falta de simpatia pela classe, foi um dos motivos que não tive vontade de jogar com ela).

----------------
* Por "potencial" leia-se acesso à magias.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #91 Online: Maio 28, 2012, 08:56:46 pm »
Citar
Mas msm sendo uma classe simples e/ou rasa ela sempre foi popular! Msm na época do d&d q o guerreiro não fazia nada e só era humano q dizia "eu ataco" as pessoas jogavam com ele.

Mas cara, as pessoas não vão deixar de jogar com o seu papel preferido porque a classe não faz nada de útil. RPG é um jogo de interpretação de papéis. Se eu quero ser um espadachim mundano eu não vou deixar de fazer uma ficha de guerreiro só porque ele é pouco funcional. Eu tiro pelo ranger 3.0 que era igual a um guerreiro, só que sem talentos. Ainda assim tinha gente que jogava porque gostava do conceito da classe.

Isso não quer dizer que o desequilíbrio é irrelevante para o jogo, quer dizer que o RPG, jogo de interpretação de papéis, está sendo jogado como um RPG, onde as pessoas escolhem os papéis que elas querem interpretar.

Citar
Guerreiros são legais justamente pela simplicidade e rapidez, muitos jogadores não tem a menor vontade de ler um grimório, esgueirar-se nas sombras, curar eles apenas querem erguer a espada e penabundear Orcs!

O negócio é que tu está comparando o "não-raso" com "decorar todas as magias e subsistemas do mago". Compare com o guerreiro bem sucedido até agora, o guerreiro 4e:

Ele deixa de ter só o "eu ataco" e adiciona:

- 2 ataques normais com uma manobra envolvida (empurrar, agarrar, sacrificar dano pra ganhar bônus de dano, causar dano menor mesmo se errar, fazer dois ataques fracos em dois inimigos, etc...);
- 2 ataques mais "fodas" que podem ter ou um dano alto puro e simples ou um dano um pouco menor com uma outra manobra inclusa, um deles você faz uma vez por combate, o outro, uma vez por dia;
- Quem tentar passar por você e levar um ataque de oportunidade (AdO) você para o movimento do alvo ali mesmo;
- Bônus estático aos AdO igual ao seu modificador de Sabedoria e um bônus estático de +1 do tamanho de arma à sua escolha (uma mão ou duas mãos);
- O inimigo que tentar te ignorar atacando um outro alvo ou saindo da sua área de efeito (mesmo ajustando/usando shift) leva um ataque básico do guerreiro de graça (e o alvo ainda leva -2 pra atacar seu aliado)*.

*PS: aqui tem duas variantes, tem a da marca, que só funciona com os alvos "marcados" que são todos aqueles que receberam um ataque do guerreiro na rodada corrente ou a aura que, basicamente, todo mundo que tiver "encostado" nele e for inimigo está sob esse efeito.

São cinco características simples, a meu ver, mas cheias de potencial para gerar muitas opções de combate e perceba que, conceitualmente, todas essas características são aplicáveis a um combate sem grid. Envolvem meramente bônus estáticos, o conceito de "está perto de mim" e o conceito de "ataque + efeito extra".

Claro que isso é um exemplo, mas é uma solução que deu certo, muito mais eficiente que o "eu ataco" e o resto fica com a improvisação. Se o cara realmente gosta de só ter a opção de "eu  ataco", ok, nada contra um dos módulos do guerreiro trocar todo esse acervo por bônus estáticos pra alguma coisa, sei lá.

Citar
Ao invés de ficarem nessa de q o mago tem q ser equiparado ao guerreiro é só ver na literatura  e tudo mais.

É, mas ainda que TODAS as obras de literatura impusessem o mago como algo obrigatoriamente mais poderoso e útil que qualquer outro tipo de personagem (o que não é verdade) eu ainda quereria com certeza um equilíbrio. Adaptar isso "literariamente" é muito fácil: "esse mago tem o mesmo nível de utilidade do guerreiro porque o guerreiro é fodão e o mago ainda é um aprendiz", mas NO JOGO, eles são equilibrados entre si, isso é que é importante.

Citar
CAda um no seu quadrado e essa parada de ficar disputando pra ver quem é mais forte é bobagem forte, afinal o rpg é um jogo de criação de histórias cooperativas e não competitivas.

Mas cara... nenhum mestre chega e diz "mago, você tem a missão de ir matar o balrog, o resto vai lutar com um punhado de orcs, assim ambos terão desafios à altura". D&D é um jogo cooperativo, é sobre um grupo trabalhando junto para resolver um problema, salvar o dia, etc... Não é interessante dividir o grupo em sub-grupos: "o mago" e "o resto".

Citar
Se o msm combatente chegar perto do conjurador e fazer o seu ataque geralmente o mago não fica pra contar a história...

De novo, o que está em pauta não é o poderio, até porque, do playtest, o que tem se mostrado mais forte é o guerreiro em termos de dano. Só que, enquanto o guerreiro tem como única opção dizer "eu ataco" todo turno, o mago já vem com 3 magias para usar ilimitadamente e outras coisas a mais.

A questão é opções.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #92 Online: Maio 28, 2012, 09:07:40 pm »
Tipo, concordo que tem gente que não gosta de uma classe ter menos opção que outra, mas também tem gente que gosta. Ainda espero pelo momento em que as outras opções de guerreiro vão surgir, por hora não vejo motivo para tanta reclamação quanto a este guerreiro, sendo que ele foi anunciado que seria mais ou menos assim.
An Edition to rule them all???

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #93 Online: Maio 28, 2012, 09:47:41 pm »
A 4 ed foi tão bem sucedida q depois de anos sendo líder de mercado com D&D a wizards foi ultrapassada pelo pathfinder e agora em sua nova ed vai retomar as origens. Sendo o pahfinder fruto da OGL dese, ou seja a criatura superou o criador.A 4 ed não é o parâmetro mais adequado para esta ed, pois ela é um jogo a parte e não o d&d em sua concepção original. A 4 ed foi uma tentativa de tornar as regras compativeis com os jogos de miniaturas da Wizard e os produtos sendo compatíveis entre si. Isto é inegável.

Ainda não se tem opções, pos o material é até o 3 nível e ainda está carente de adendos e por isso terá feedback dos testes. O guerreiro continua fazendo o q sempre faz indo pra frente e matando com uma só, a mesma coisa q na 4 ed só q com menos firula.


Gostei desse playteste da paragons http://www.paragons.com.br/?p=30056
« Última modificação: Maio 28, 2012, 09:51:42 pm por Birdbardo »

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #94 Online: Maio 28, 2012, 09:55:31 pm »
Na verdade esse papo de que pathfinder ultrapassou a 4e é pura lorota (tem ate um poste do doneone aqui em que ele fala sobre isso, vou ver se acho)
War never changes

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #95 Online: Maio 28, 2012, 09:58:16 pm »
Em 5 meses de 2010 oq é muita coisa para um produto a mais de 30 anos no mercado sendo líder!

Em 2011 http://www.icv2.com/articles/news/21403.html

Em termos de mercado é coisa q os manda chuva pensaram muito, tanto q em 5 anos de 4 ed eles vão fazer uma nova ed. Tendo em vista q as outras ed ficaram muito mais tempo. Não estou dizendo q a 4 ed não é boa ou menos divertida, mas q esta nova ed não vai focar nela é derivado de tudo isso...
« Última modificação: Maio 28, 2012, 10:02:31 pm por Birdbardo »


Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #97 Online: Maio 28, 2012, 10:06:35 pm »
Sério que vão começar ESSA discussão neste tópico?

Aliás, seria bom abrir um tópico para discutir SOMENTE este assunto, e post-edit nas tentativas que se sucederem.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #98 Online: Maio 28, 2012, 10:10:04 pm »
Tyrael venhamos e convenhamos q msm q esse post esteja correto e sim o 4e vendeu bem e não deu prejuízo, mas para um produto líder de mercado ser superado ainda q por tempo determinado e/ou ter uma concorrência desse tipo foi a pedra fundamental para a nova ed, senão eles continuariam com novas linhas de rpg para 4 ed. Mas a pior decisão tbm foi retirar a OGl, essa foi a pior de todas!

Espero q na nova eles retornem com a OGL ou vai ter outra guerra (Inútil) de edições...D&D é um jogo divertido e sempre será, cada ed tem seu charme. Foi o rpg q mais gostei e gosto até hj, só fico puto com alguns jogadores de storyteller q se dizem os maiorais pq D&D é só porrada e não tem roleplay e é jogo de criança...

Ae o cara vem me fala da "crônica" dele q é um grupo reunido pelo Príncipe para enfrentar o sabá...ISso é D&D meu irmão!eheheheheh!

PS: Tem chat nesse fórum?

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #99 Online: Maio 28, 2012, 10:14:22 pm »
OFF:
Citar
Tyrael venhamos e convenhamos q msm q esse post esteja correto e sim o 4e vendeu bem e não deu prejuízo, mas para um produto líder de mercado ser superado ainda q por tempo determinado e/ou ter uma concorrência desse tipo foi a pedra fundamental para a nova ed, senão eles continuariam com novas linhas de rpg para 4 ed. Mas a pior decisão tbm foi retirar a OGl, essa foi a pior de todas!

Não. a pedra fundamental da nova ed não foi pathfinder, e sim o olho grande da hasbro. por isso a 5e vai "tentar" agradar tanto aos fãs da 3e quanto da 4e
War never changes

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #100 Online: Maio 28, 2012, 10:20:23 pm »
Ou seja foi a concorrência entre elas q gerou a nova ed. E afinal se for pra melhor q lançem msm!

A 4e por exemplo não teve playtest dessa maneira tão aberto como este, pra mim já é um avanço enorme. Agora os fãs de Pathfinder tbm ficar como, será q a PAizo vai criar uma nova ed tbm?

PQ não importa quantas ed o D&D lance, todas elas revolucionam a 4 ed gerou inúmeros retroclones e rpgs indies aos montes , a 3 ed gerou a febre d20 e várias ed criando em um "windons" de rpg. Espero q essa consiga agradar mais e mais pessoas e reunir o pessoal q deixou de jogar e os q vão jogar tbm.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #101 Online: Maio 28, 2012, 10:23:48 pm »
Lembrando o aviso: esse tópico é exclusivamente pra quem jogou o playtest colocar as impressões que teve ao ver o sistema na prática, e trocarmos ideias sobre isso.

Posts que desviem muito do assunto (especialmente guerra entre edições ou com produtos concorrentes) são muito bem vindos em outros tópicos, mas nesse aqui serão removidos.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #102 Online: Maio 28, 2012, 10:32:35 pm »
Gostei desse playteste da paragons http://www.paragons.com.br/?p=30056

Só eu que achei esse parágrafo completamente bipolar?

Citar
Foi essa sensação de opções que mais gostei, afinal, quando tratamos da maioria esmagadora dos jogos old school, são apresentadas pouquíssimas opções para dinamizar a mecânica de combate com habilidades dos personagens que não são conjuradores, tornando os outros imensamente mais poderosos. Não estou aqui para pedir por equilíbrio, apenas, defendo a redução das disparidades, através de opções dinâmicas para personagens não conjuradores. Trocando em miúdos, um guerreiro ter uma ou duas opções no combate (dentro das regras descritas) vai torná-lo uma bucha de canhão, frente aos magos e clérigos, que tem inúmeras opções com suas magias. Sacaram o que eu quis dizer?

Um trecho contradiz o outro, a meu ver.
« Última modificação: Maio 28, 2012, 10:39:07 pm por Macnol »

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #103 Online: Maio 28, 2012, 10:40:22 pm »
Opções pra não-guerreiros, pelo que entendi.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #104 Online: Maio 28, 2012, 10:44:34 pm »
Não, no parágrafo anterior ele já se desfiou em elogios pras opções do guerreiro. Ele acha que ele está ótimo e cheio de opções diferentes:

Citar
Vale também destacar que aparentemente estamos em uma época onde os jogos são mais simples (vejam a maioria dos Alternativos e os jogos old school), e mesmo com a simplicidade apresentada no D&DNext, os personagens não são apenas “rola um dado, acertou ou errou” a medida de habilidades por nível, ao que me parece, será ter a cada nível, uma nova habilidade. O Guerreiro anão de Luiz (@AlcarOthar) já tinha, por exemplo, habilidades de uso de armas e aumento de dano, no próximo nível, ele já estará propenso a realizar mais ações no dia e no seguinte (no 3º nível) recebe um feat que proporciona atingir mais oponentes.