Autor Tópico: D&D Next - Impressões do Playtest  (Lida 32087 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #165 Online: Agosto 01, 2012, 03:02:07 pm »
Como estou boiando um pouco e só soube do D&D Next nessa semana, alguém poderia me explicar porque todos estão falando que os combates ficaram muito mais rápido ? O que faz eles ficarem mais rápidos assim ?

Cusquenha,

Acredito que isso se deva ao fato dos pvs dos monstros serem menores e os personagens terem menos acesso à cura. Como os pvs dos monstros são menores ficou mais rápido para os personagens eliminá-los, mas isso não tornou os combates mais fáceis porque as curas ficaram bem limitadas (não tem mais healing surges e os hit dices só podem ser usados fora de combate).

Além disso um outro fator que agilizou os combates foi a não exigência de grid e a ausencia da regra de ataques de oportunidade. O combate perdeu um pouco do seu componente tático, mas em compensação os jogadores passaram a decidir mais rápido quais são as suas ações dentro das lutas, o que também agilizou o jogo.

Enquanto que em uma sessão de D&D 4ª edição de 4 horas eu só conseguia fazer um combate por sessão (afinal tem que ter espaço pra roleplay e exploração também), no playtest do D&D Next deu pra fazer folgado 3 combates em 3h de sessão, isso sem usar grid. No entanto, na última sessão que fiz do playtest, eu resolvi usar o grid e foram 2 combates em 2:30h de sessão, que diga-se de passagem teve menos roleplay e exploração que o exemplo anterior, o que demonstra que o uso ou não do grid é uma componente importante para a velocidade do combate.

Acredito que isso se deve ao fato dos jogadores terem começado a levar mais em conta o posicionamento de seus personagens com o grid, o que fez com que eles precisassem de mais tempo para tomar suas decisões.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #166 Online: Agosto 01, 2012, 03:11:40 pm »
Principalmente é o número reduzido de opções táticas. Duas das 4 classes (guerreiro, ladino) têm basicamente apenas uma forma de atacar, e movimentação não faz diferença (não existem ataques de oportunidade ou Marks, não há penalidade por usar magias ou armas à distância em corpo a corpo, ou mesmo por mover antes e depois de atacar, e a única forma de impedir o movimento de um inimigo é estando em um corredor estreito e bloqueando com o próprio corpo).

Quando metade das ações do grupo se resume a dizer "eu ataco" e rolar o dado, o combate fica rapidão mesmo. :P

Eu sou totalmente a favor de agilizar os combates, sou da opinião que a 4e dedicava, sim, tempo demais a isso... mas esse playtest errou no extremo oposto, deixando o combate muito sem graça.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #167 Online: Agosto 01, 2012, 03:48:57 pm »
É mesmo, o número reduzido de opções táticas também constitui em um fator importante para a rapidez do combate. Também concordo que o número de opções tem que aumentar, mas acredito que isso deva ser feito com cuidado, pois opções demais acaba por deixar os jogadores sobrecarregados e isso acaba atrapalhando o rendimento do jogo. É preciso encontrar um meio termo para que tenhamos batalhas razoavelmente rápidas e onde os jogadores contem com um número razoável de opções.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #168 Online: Agosto 01, 2012, 03:59:03 pm »
O mago do playtest parece ser o modelo ideal pra isso, uma classe com opções variadas de ações que geram decisões táticas a cada turno. Se tirassem o modelo vanciano, perfeito.

O clérigo também não deixa muito a desejar (tirando a tristeza que é o sistema de cura do jogo, que novamente cai nas costas dele). Só precisava ter mais alguns poderes at-will viáveis.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #169 Online: Agosto 01, 2012, 04:54:15 pm »
Entendi ! Valeu galera. Vocês são foda, tão tirando várias dúvidas que eu estava. Que tal criar um grupo no Face ou uma comunidade pro Orkut só pra essa edição ? Fica mais fácil pra geral.

Mas enfim, to vendo várias coisas legais e sentindo um retrocesso grande, com algumas coisas que eu não gostei, mas faz parte. Ainda acho que, como é apenas um playtest, o modo de combate ainda vai mudar . Pena que pelo que estou vendo, o Ladino ( uma das classes mais fantásticas do jogo ) não está tão forte e "útil " quanto nas edições anteriores.
Me corrijam se eu estiver falando merda, não sei :)