Autor Tópico: D&D Next - Impressões do Playtest  (Lida 32266 vezes)

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Offline Macnol

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #60 Online: Maio 28, 2012, 03:33:06 pm »
Espero q nos próximos materiais eles coloquem outros elementos nas aventuras além do combate q é o cerne do D&D, mas não o todo.

Somos dois. Porque eles estão há muito tempo prometendo a tal "abordagem de 3 pilares", mas esse playtest só teve 1 pilar e meio.

Quanto ao final da sua mensagem, sim, o mestre tem o papel de adaptar a situação ao grupo e evitar que alguns jogadores se sintam de fora da diversão - mas cabe ao sistema fazer com que isso seja necessário o mínimo de vezes possível. Esse primeiro conjunto de regras deixa a desejar, porque exige muitas melhorias e correções da parte do mestre pra chegar a essa meta.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #61 Online: Maio 28, 2012, 03:37:16 pm »
Leisses é aonde quero chegar, se faltou regras para manobras podemos criar perfeitamente com modificadores e/ou simples teste sejam eles resistidos ou não. Vai q do nada o jogador decide desarma o chefe orc e apanhar sua espada no ar para golpeá-lo e ae mestre como faz?!

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #62 Online: Maio 28, 2012, 03:40:04 pm »
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Vou tentar reformular essa ideia um pouco mais para enviar como feedback ao playtest. Caso alguém tenha apreciado a ideia ficaria contente com a contribuição de vocês

O que eu mais gostei na tua ideia é que isso é a mesma coisa que os poderes at-will da 4e acabam fazendo, só que tu tá expondo em um "formato" que passa MUITO longe do da 4e. Em resumo, são boas ideias que não são embarreiradas pelo asco de muitos pelos "poderes" da 4e. xD

(Só deixando claro que eu não tou dizendo isso porque eu quero que implementem mais 4e no sistema, acontece que eu não vejo sentido em descartar ideias boas como essa, a de dar opções interessantes além do "eu ataco").

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #63 Online: Maio 28, 2012, 03:46:00 pm »
Kasuya ao meu ver ter várias manobras genéricas para todas as classes, do q listas e listas de poderes para cada uma é bem mais prático.

E como essa ed é retroclone com certeza eles vão enxutar muito, tanto  q tem até um tópico no DM guidelines q fala sobre isso.Quando rolar os dados tem algumas sugestões e o clássico exemplo é da lábia no guarda ou rolar a Diplomacia, eu sou híbrido uso tanto um quanto outro.

Impedir inimigos de se mover por exemplo, o jogador anuncia q vai interpor o caminho dele e/ou vai golpeá-lo nas pernas para impedi-lo de prosseguir durante sua ação ou adiar até ele ativar o gatilho dito. Sai melhor q criar listas de poderes só pra isso.
« Última modificação: Maio 28, 2012, 03:48:38 pm por Birdbardo »

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #64 Online: Maio 28, 2012, 03:50:45 pm »
Saiu uma enquete no En World sobre as impressões gerais do playtest de DnD Next.

Pelo resultado, parcial, é outro tipo de público. A maioria dos que responderam à pesquisa, gostou do que jogou. O que só me faz pensar em quanto tempo até sair o 13th Age...

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #65 Online: Maio 28, 2012, 03:53:08 pm »
Toda vez que eu vejo a linha de pensamento "Para que criar linhas de poderes bem descritos para o Guerreiro? Usem a criatividade!", porque o mesmo não é feito com Mago e Clérigo? Economizaria mais ou menos metade das páginas de cada Player´s Handbook desde 1974.

Offline Macnol

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #66 Online: Maio 28, 2012, 03:55:24 pm »
Impedir inimigos de se mover por exemplo, o jogador anuncia q vai interpor o caminho dele e/ou vai golpeá-lo nas pernas para impedi-lo de prosseguir durante sua ação ou adiar até ele ativar o gatilho dito. Sai melhor q criar listas de poderes só pra isso.

Mas aí cai na dor de cabeça que é ter que paralisar o jogo e analisar, na hora, o equilíbrio das regras improvisadas.

Vale a pena permitir isso? Não vai ser algo muito forte, tanto que vai virar o novo "eu ataco" e o jogador vai querer fazer todo turno? Ou vai ficar fraco demais, e o jogador vai ter sido penalizado por essa tentativa de ser original? Ou ainda, é justo deixar o jogador fazer isso de graça, enquanto outro precisou pegar um Theme pra poder fazer algo parecido?

Improviso é ótimo pra exceções, coisas fora do comum, e que geram momentos memoráveis na história; mas é essencial que um sistema cubra bem as manobras básicas de combate, o arroz e feijão, pra que o improviso não se torne a regra.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #67 Online: Maio 28, 2012, 03:58:53 pm »
O pessoal por lá realmente gostou do q jogou!

Ao meu ver o D&D caminha para uma boa via e aos poucos vai liberar mais material pra teste e poderemos dar um veredicto final, pq agora tudo são meras especulações

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Improviso é ótimo pra exceções, coisas fora do comum, e que geram momentos memoráveis na história; mas é essencial que um sistema cubra bem as manobras básicas de combate, o arroz e feijão, pra que o improviso não se torne a regra.

Ae q tá exceções são sempre exceções, pois por mais abrangente q sejam as regras não vão cobrir todas situações. A fórmula é simples rola o d20 e obtém número alvo e assim é o sistema pra vc desarmar, separ, atacar, lançar magias, perícias. E ainda virão mais feats q vão cobrir essas lacunas q ainda não foram vistas.
« Última modificação: Maio 28, 2012, 04:02:19 pm por Birdbardo »

Offline Macnol

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #68 Online: Maio 28, 2012, 04:09:27 pm »
Não é tão simples assim, mas acho que já ilustrei no post anterior.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #69 Online: Maio 28, 2012, 04:16:39 pm »
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Kasuya ao meu ver ter várias manobras genéricas para todas as classes, do q listas e listas de poderes para cada uma é bem mais prático.

Não tou defendendo essa abordagem de mostrar a coisa como sendo listas de poderes, mas do jeito que você tá escrevendo, significaria que TODAS as classes poderiam fazer. O que eu tou falando aqui são de habilidades PRÓPRIAS do guerreiro. Se todo mundo faz tudo o que o guerreiro faz e tão bem quanto ele, qual é a lógica do guerreiro existir?

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Impedir inimigos de se mover por exemplo, o jogador anuncia q vai interpor o caminho dele e/ou vai golpeá-lo nas pernas para impedi-lo de prosseguir durante sua ação ou adiar até ele ativar o gatilho dito.

Na 4e, ele faz isso de graça. Do jeito que você está falando, ele estaria abdicando de suas ações para se concentrar somente na defesa da retaguarda, atrapalhando os inimigos. Ou seja, isso normalmente deixa de ser uma opção, pois costuma ser muito mais interessante matar um inimigo por turno que esperar que alguém tente chegar no mago para tentar impedir.

Perceba que a questão do formato de poderes pra mim é irrelevante. Como eu disse, a forma que o Leisses mostrou a ideia é diferente da questão dos poderes mas, em essência, é a mesma coisa do que foi mostrado na 4e (não os poderes, mas as opções que o guerreiro tem em combate).

Offline Macnol

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #70 Online: Maio 28, 2012, 04:24:16 pm »
OK, tem que levar em consideração que o público da ENWorld é bem mais velho, tem muitos grognards espreitando e tal, mas...

"My mind is blown.

I absolutely love the advantage system, I find the removal of flanking to make the rogue so much more interesting, I love that most folks I've talked to see their own favored edition in it.

I'm very impressed as of now, I'm looking foward to seeing more.


Sério, eu fico imaginando se o cara jogou o mesmo playtest que nós. XD

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #71 Online: Maio 28, 2012, 04:37:49 pm »
E todas as habilidades q vc citou da 4 ed podem retornar, pois o material é apenas até 3 nível e outras coisa hão de vir

PÔNEIS! MÁGICOS! YEAH!

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Agora essa nova edição me parece q vai retomar muitos elementos old school e isso é inegável, mas os feats, themes e skills vão tornar um mistura. A wizards está criando seu próprio retroclone ao meu ver.

Concordo. Boa sorte pra ela nisso, porquê fazer o pessoal que é fã de retroclones abandonar seus jogos favoritos, vai ser bem difícil. Tem uma boa parcela que adotou uma atitude Nós X Império do Mal (Wizards) e duvido que esse pessoal volte.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #72 Online: Maio 28, 2012, 04:57:33 pm »
Já vi coisas doidas como regra pra cavar buraco em GURPS!

Livro do Mestre de D&D 3.5, página 66-67, na parte sobre desabamentos.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Rain

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #73 Online: Maio 28, 2012, 05:04:16 pm »
Já vi coisas doidas como regra pra cavar buraco em GURPS!

Leitor da Dragão Brasil detectado!
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Offline ferdineidos

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #74 Online: Maio 28, 2012, 05:32:54 pm »
Leitor da Dragão Brasil detectado!

Rain, isso é meio infantil, não acha?

Quanto ao tópico, evitando guerra de edições:

Birdbardo, você realmente acha que termos uma classe com 1 opção + chance de improvisar e outra tendo 5 opções + chance de improvisar algo divertido para o jogador da primeira classe?

E antes que se diga que o fighter é assim por que ele é uma classe simples pra iniciantes. Ele não é uma classe simples, ele é uma classe rasa. Simples é não complicar com as opções que você tem. Rasa é não ter opções.
« Última modificação: Maio 28, 2012, 05:35:11 pm por ferdineidos »
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."