Autor Tópico: D&D Next - Impressões do Playtest  (Lida 32092 vezes)

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #30 Online: Maio 28, 2012, 07:05:08 am »
Bem vindo à Spell, Chuck. Não se preocupe, porque apesar da fama, a Spell não morde (muito).

Contra seu argumento que a 4e não dá margem pra improvisação, eu te aponto a página 42 do Guia do Mestre. Só com aquela tabela, o mestre tem como definir qualquer improvisação que o jogador venha a tentar. O problema da 4e não é que ela não permite improvisação, mas é que em geral, improvisar é menos efetivo do que usar os seus poderes (a tabela recomenda que um ataque improvisado seja píor que um poder por encontro, por exemplo), e quem entende a matemática do sistema, se não estiver com um mestre que confie bem, não tenta improvisar por medo do mestre botar muitos obstáculos para pouco retorno ou, como aconteceu com você, simplesmente vetar a ação.

E pelo menos o *meu* problema com "o guerreiro pode improvisar", é que o pessoal esquece que o mago e o clérigo *também* podem improvisar. Então o guerreiro tem a opção de [bater ou improvisar], e o mago tem a opção de usar [Magia A, Magia B, Magia C, Magia D, Magia E, ou improvisar].

E claro, tem o problema de dentre os cinco Themes no playtest, o do guerreiro é o mais inútil. O mago é um mega-conhecedor de coisas, os clérigos podem proteger o grupo ou criar poções de cura, o ladino é um comerciante, e com isso sabe o valor de coisas, e o guerreiro é um burro de carga porque pode carregar o dobro do peso em equipamento que a força permite (além de ser o único do grupo só com 3 perícias).
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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #31 Online: Maio 28, 2012, 08:26:33 am »
Olá chuck, seja bem vindo.

Acho que você está um pouco enganado quanto a possibilidade de improvisações em combates neste playtest. A sessão que fala sobre improvisação no material do playtest resumidamente diz: "o jogador pode tentar fazer algo que não está na sua ficha. para isso ele tem que fazer um teste de atributo. o mestre escolhe a CD, assim como pode vetar a ação do jogador". Ou seja, não é nenhum guia para improvisação. Os mestres que se ferrem tentando decidir as CDs para as improvisações.

Além disso, se o grupo de desenvolvimento do jogo queria deixar a possibilidade de improvisação aberta eles teriam escolhido uma aventura diferente. O grupo de ontem (14h) não jogou a aventura inteira, mas praticamente todos combates ocorriam dentro de cavernas sem nenhum elemento que pudesse ser usado em improvisações (o tipo de improvisação mais comum é aquele em que o jogador utiliza elementos do cenário a seu favor).

@Eltor: Bom, então o ladino é mesmo pior do que eu pensava.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #32 Online: Maio 28, 2012, 08:34:34 am »
E acabamos de receber o feedback do Mearls sobre como foram as primeiras respostas do playtest. Ele não mencionou especificamente uma decepção com o Fighter, mas pelas mudanças que ele propôs, acho que foi a classe com o pior feedback.

@Eltor: Então eu usei a regra errada nas duas mesas que narrei. A Mai e o Iuri estavam se escondendo toda rodada depois de atacar. E ainda assim, não tinham um dano comparável ao guerreiro (apesar a vantagem fazer eles acertarem direto).
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Offline Aquela Sem Nick

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #33 Online: Maio 28, 2012, 08:50:34 am »
Infelizmente, não pude jogar por problemas pessoais. Mas enfim...

Minha classe favorita sempre foi mago e ladino.
Pelas impressões, o mago parece que está bom, apesar de não ser tão forte.
Mas as coisas que disseram do ladino, me fizeram perder o tesão pela classe nesta nova edição.
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #34 Online: Maio 28, 2012, 08:55:33 am »
Achei bem estranho esse text do Mearls...

Ele diz que viu/recebeu muitos feedbacks negativos sobre o clérigo e não fala nada sobre o guerreiro.

Acontece que no próprio forum da Wizards a maioria dos tópicos está justamente falando mal do guerreiro, e pouca coisa eu vi sobre o clérigo.

Fico imaginando de onde ele está colhendo estes feedbacks...

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #35 Online: Maio 28, 2012, 09:20:39 am »
Mas tu reparou que o guerreiro é a única classe que ele propôs mudanças, ao invés de só sugestões ("vamos fazer ele escolher dois temas")? Pelo menos pra mim, isso é uma forma de não falar "ok, o guerreiro ficou muito ruim, e vamos trabalhar nele".
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Offline Lumine Miyavi

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #36 Online: Maio 28, 2012, 09:25:17 am »
Citar
E pelo menos o *meu* problema com "o guerreiro pode improvisar", é que o pessoal esquece que o mago e o clérigo *também* podem improvisar. Então o guerreiro tem a opção de [bater ou improvisar], e o mago tem a opção de usar [Magia A, Magia B, Magia C, Magia D, Magia E, ou improvisar].
Rolou exatamente essa conversa ontem com o grupo.
Charles (Jogador do Guerreiro) "Então, o que o guerreiro pode fazer?"
Eu (jogador do mago) "Improvisar. Você pede o que quer, e o Rodrigo (o mestre) fala se você pode ou não."
Charles "Pera, sem manobras, sem nada, só isso?"
Eu "É pra estimular a criatividade"
Charles "Se é pra isso, porque os outros não são assim?"
(Silêncio desconfortável seguido de piada)

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #37 Online: Maio 28, 2012, 09:29:30 am »
Citar
Mas tu reparou que o guerreiro é a única classe que ele propôs mudanças, ao invés de só sugestões ("vamos fazer ele escolher dois temas")? Pelo menos pra mim, isso é uma forma de não falar "ok, o guerreiro ficou muito ruim, e vamos trabalhar nele".

Bom, se for assim, de duas uma:

Ou ele acha que o fighter está bom, só precisando de uma ou duas opções a mais, e um tema extra seria o suficiente, o que prova que ele tem uma ideia bem diferente sobre como a classe deve ser do que a maiora dos jogadores que reclamou tem.

Ou ele sabe que ficou muito ruim, mas não vai alterar de jeito nenhum por que gosta e acha que o guerreiro tem de ser desse jeito, e que um tema extra não vai mudar nada, mas pode calar a boca de alguns jogadores reclamões.

Não gosto de nenhuma das duas alternativas.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #38 Online: Maio 28, 2012, 09:40:40 am »
Ou ele quer manter o guerreiro assim no basicão e apresentar mais opções com módulos como foi falado anteriormente.
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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #39 Online: Maio 28, 2012, 09:48:48 am »
Ou ele quer manter o guerreiro assim no basicão e apresentar mais opções com módulos como foi falado anteriormente.

Mas é justamente de que tipo de opções serão apresentadas futuramente que eu fiquei com medo depois dessas declarações dele.

Parace que o Mearls pensa que um "fighter com mais opções" seria um com dois temas ou mais opções de talento.

O problema não é bem esse, e sim o fato do fighter lutar apenas com ataques básicos.

Como ele não comentou isso, dá a entender que esse ponto pra ele é pacífico e que o sistema o manterá.

Offline Macnol

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #40 Online: Maio 28, 2012, 09:49:48 am »
Buenas, Chuck! Seja bem vindo ao fórum. :)

Sobre a improvisação, o Nibe e o Iuri já responderam o principal. A aventura se passa em um ambiente muito estéril, fica difícil improvisar no vácuo. E mesmo que não fosse assim, algumas classes têm muito mais ferramentas pra improvisar que outras. O pobre do fighter só consegue carregar coisas pesadas e bater em coisas com sua espada, isso dá um leque bem pequeno de opções pra alterar a cena.

Além disso, tem o problema do "Custo de Oportunidade" pra tentar improvisar alguma coisa. Quando você só tem uma única ação por turno, e cada turno pode significar a vida ou a morte com 8 inimigos batendo em você ao mesmo tempo, há bem pouco incentivo pra arriscar algo diferente ao invés de usar uma das ações com resultado mais previsível.

Sobre o texto do Mearls: ah, por favor. O mínimo que eu esperava é que tivesse bagos de admitir as reclamações sobre o guerreiro.

Ou ele admitiu nas entrelinhas, com aquele "SURPRESA!!! Nosso plano já era dar o tema “Guardian” pro guerreiro desde o princípio! Podem colocar na ficha lá, nem precisa esperar por patch update errata!”

E o que diabos foi aquele "olha só, desculpa por a gente ter colocado os Hit Dice, desculpa mesmo, viu! Mas é facinho deixar mais AD&D ROOTS, é só fazer de conta que eles não existem! Foi mal, grognards!"

EDIT: Também achei ridícula a ideia de fazer as manobras básicas de combate (como derrubar/empurrar/desarmar) serem exclusividade de quem tiver os temas certos.
« Última modificação: Maio 28, 2012, 09:51:40 am por Macnol »

Offline kinn

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #41 Online: Maio 28, 2012, 10:28:59 am »
Certo. Me explique como eu consigo um ataque ousado e criativo que permite quebrar o joelho do adversário e deixar ele capengando pela luta até se recuperar? Na 4e tem.

Na 4e tem muitas formas de improvisar. Só porque o mestre não sabia como, não quer dizer que seja impossível, pois o livro do mestre dá muitas dicas de como fazer isso.

Pelas regras, que eu saiba, o guerreiro de antes só anda e bate e acaba nisso. O resto é descrição que não tem efeito nenhum em jogo, seja meu ataque na cabeça, na perna ou no dedo mindinho.
Pesquisas provam:
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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #42 Online: Maio 28, 2012, 10:31:45 am »
Opa! Esqueci de dar as boas vindas ao Chuck no outro comentário. Vida longa e próspera na Spell ^.^

Estava observando a ficha do Guerreiro e acho que com os complementos dados pelas outras características do personagem (raça, background, themes) dá pra jogar e se divertir bastante com ele mesmo não tendo muita variedade, já que apesar de simples ele não está fraco. E ainda acredito que o guerreiro mais complexo virá, embora este já seja do meu agrado.

Quanto ao dano dele acredito que está atrelado a algo como uma BBA, mas que agora aumenta o ataque e o dano, vide o +2 sem explicação tanto para ataque quanto para dano.
An Edition to rule them all???

Offline Macnol

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #43 Online: Maio 28, 2012, 11:03:51 am »
É aquilo que eu não canso de repetir: um guerreiro simples não é necessariamente ruim, desde que haja uma opção mais complexa pra quem não se contenta só com o "eu ataco".

E esse playtest já provou com todas as letras que "simples" não é sinônimo de "fraco", então pelo menos pra alguma coisa ele serviu.

Offline kinn

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #44 Online: Maio 28, 2012, 11:06:36 am »
Minha nossa, que milhares de posts foram esses que surgiram entre o post do novato e do meu?
Bug estranho...
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