Autor Tópico: [D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador  (Lida 14110 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #45 Online: Agosto 28, 2014, 06:52:03 pm »
Elfo, você não gostou de metade das ilustrações do livro  :linguinha:

E eu fiquei com a impressão que é um livro com pouquíssimas figurinhas. Combinado com o projeto gráfico que eu não curto (página texturizada), deixou a leitura bem maçante pra mim.
« Última modificação: Agosto 28, 2014, 06:53:46 pm por Heitor® »

Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #46 Online: Agosto 28, 2014, 08:54:30 pm »
Citar
Elfo, você não gostou de metade das ilustrações do livro  :linguinha:

Mas eu gostei bastante das imagens que não comentei. Eu coloco o livro do D&D Next como um dos melhores trabalhos estéticos na linha D&D, rivalizando com Forgotten Realms: CS da 3e e o PH 3.5, ficando atrás apenas de Planescape e Birthright.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #47 Online: Agosto 30, 2014, 01:37:12 pm »
Me ocorreu essa possibilidade: será que as regras suportariam coisas como "intra-multiclasse"? Por exemplo, um Guerreiro nível 10 que é Battle Master 5/ Eldritch Knight 5? Pensei nisso porque cada classe tem árvores de habilidade autoexcludentes, e eu gostaria de jogar com algo mais modular, como no SW Saga Edition.

Reparem que eu não digo que seria vantajoso, apenas levanto a possibilidade. Mas será que o sistema quebraria muito e/ou fácil? Porque as subclasses fazem um papel misto entre classes de prestígio e níveis substitutos da edição 3.5, mas são menos flexíveis que a encarnação anterior.

Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #48 Online: Setembro 01, 2014, 09:52:00 am »
Me ocorreu essa possibilidade: será que as regras suportariam coisas como "intra-multiclasse"? Por exemplo, um Guerreiro nível 10 que é Battle Master 5/ Eldritch Knight 5? Pensei nisso porque cada classe tem árvores de habilidade autoexcludentes, e eu gostaria de jogar com algo mais modular, como no SW Saga Edition.

Reparem que eu não digo que seria vantajoso, apenas levanto a possibilidade. Mas será que o sistema quebraria muito e/ou fácil? Porque as subclasses fazem um papel misto entre classes de prestígio e níveis substitutos da edição 3.5, mas são menos flexíveis que a encarnação anterior.

Você diz algo como transformar as habilidades de (sub)classe em talents e deixar a escolha livre? Sinceramente, não vejo o porquê. Primeiro por conta do que você já disse: as habilidades não casam tão bem uma com as outras (de maneira geral, mas casos específicos com certeza existem). Segundo porque teria que se repensar como funcionaria o sistema de multiclasse. E terceiro porque a classe em si já lhe oferece um pacote de habilidades, independente da subclasse escolhida. Ou seja, não é um Ftr 10 (BM 5/EK 5), é Ftr (BM) 10 ou Ftr (EK) 10.

Mas se você pensar nessa questão modular à semelhança dos feats Magic Initiate ou Martial Adept, pode funcionar.

Offline taverneiro

  • GM sedentário
    • Ver perfil
    • Nereus RPG
Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #49 Online: Setembro 21, 2014, 09:31:07 am »
Comprei ontem o PHB. Do pouco que eu vi, gostei demais. Claro, são as primeiras impressões e posso quebrar a cara daqui um tempo (e rir deste post daqui uns meses).

1. Notei uma preocupação em respeitar o que o D&D significa. Dungeons & Dragons é um ícone de um hobby que é maior que o próprio hobby que ele representa. As primeiras páginas são um: "bem vindo a 40 anos de D&D. Este são as regras para você entrar no clube. Crie seu personagem, agarre um d20 e divirta-se". A introdução foi bem cuidadosa. Beeeem melhor que a da terceira edição.

2. Curti a relação quase explícita do PHB com Forgotten Realms. Por outro lado gostei dos lembretes constantes de que "ei, isso aqui ainda é o seu jogo. Faça dele o que quiser". Para o pessoal experiente é uma constatação do óbvio. Mas talvez é uma abordagem simpática para o leitor de primeira viagem no RPG.

3. Gostei de voltarem a trás no set básico de classes e raças, como na terceira edição. O PHB volta a ser o "core" como eu conhecia da segunda e terceira edição. Mas gostei da nova roupagem (talvez da quarta edição - a qual nunca vi). Julgo este um PHB muito bem organizado.

4. Gostei da simplicidade (aparente) do sistema. Pelo que foleei eles agruparam muitas coisas em uma só e isso é bom pra mim. Espero que esta simplificação reflita em um jogo mais ágil. É esperar pra ver :)

5. Este é um PHB amigável ao jogador iniciante. Gostei dos exemplos, da introdução e de como as coisas são apresentadas.

Em outras palavras, este D&D me passa confiança e curti o fato de ter muita coisa dos clássicos do D&D nas entrelinhas. É quase um "best of D&D". As ilustrações são fantásticas e passam um clima legal e quase "agnóstico" para um "Core Rulebook".

Ouso dizer que esta tem tudo para ser a minha edição favorita do D&D.

« Última modificação: Setembro 21, 2014, 09:33:05 am por taverneiro »
"The secret we should never let the gamemasters know is that they don't need any rules." - Gary Gygax

"RPG é pra jogar, c@r#$ho!!! Abandone o ódio e vai jogar alguma coisa" - Eu

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re: [D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #50 Online: Setembro 21, 2014, 10:30:49 am »
Compartilho das impressões que você teve. E do medo também. XD Só testando em mesa pra falar com certeza, mas de início a impressão foi bem melhor que o esperado.

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #51 Online: Setembro 21, 2014, 11:45:31 am »
Peguei o livro em mãos a uns dois dias... só folheei, então não dá pra fazer um julgamento muito justo. Quase 50% do livro é lista de magia e um capitulo inteiro falando de realizar magias. Isso ativou em mim um sentimento que eu tinha conseguido evitar na 4e, que era o preconceito inicial com algo, a partir dai vai se difícil aceitar D&D next. Não sei ainda, como a maioria, como o sistema vai se comportar em mesa, mas quando você tem metade de um livro dedicado exclusivamente a um grupo de classes, dificilmente vai sair algo equilibrado. É como dizer que jogar com parentes em uma mesa de  garou em W20 é equilibrado quando os primeiros tem menos de um capitulo dedicado a eles e o os segundos recebem o resto do livro. Visualmente o livro tá lindo! Agora é convencer o amigo que tem a mestrar pra ver como tá o jogo (e mais dificil, convencer ele a mestrar usando todas as regras e sem house rules pra ver realmente como está o jogo).
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #52 Online: Setembro 21, 2014, 12:35:49 pm »
Well, eu devo fazer um review (embora eu prefiro chamar de "Segundas Impressões") mais adiante, mas é bem fácil resumir D&D Next: É um sistema com uma base mecânica bastante decente, rápida e feito para ser a "Festa Total e Completa" dos Conjuradores.

Não é preciso "ter medo". Esse é o espírito de D&D e aquilo que os jogadores que responderam as pesquisas da WotC queriam. Exatamente o que eles queriam, aliás. :)

Offline taverneiro

  • GM sedentário
    • Ver perfil
    • Nereus RPG
Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #53 Online: Setembro 21, 2014, 01:18:29 pm »
Citar
Quase 50% do livro é lista de magia e um capitulo inteiro falando de realizar magias.
Não tem muito o que dizer: para mim, D&D sempre foi assim. Não conheço a quarta edição, então não saberia dizer se isso algum dia foi muito diferente...

Posso estar errado - pois já despachei o PHB das outras edições pro sebo aqui perto de casa, mas o PHB da terceira edição e segunda edição eram mais ou menos assim: metade do livro eram magias. Olhando o PHB da primeira edição, noto uma proporção ainda maior: O livro tem 107 páginas e a lista de spells começa na página 40.

Quanto à ascenção dos conjuradores: eu aconselho esperar pelo Dungeon Master Guide e seus eternos conselhos sobre como o grupo pode gerenciar o papel de cada classe dentro da aventura, independente da lógica das regras.

Quão abstrato (para não dizer "papo furado") é isso? Acho que depende do estilo do jogo de cada um.
« Última modificação: Setembro 21, 2014, 01:21:43 pm por taverneiro »
"The secret we should never let the gamemasters know is that they don't need any rules." - Gary Gygax

"RPG é pra jogar, c@r#$ho!!! Abandone o ódio e vai jogar alguma coisa" - Eu

Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #54 Online: Setembro 21, 2014, 01:58:30 pm »
Eu vi o phb em pdf e a minha impressão foi de uma 3e com sal, pimenta e um pouco de molho por cima  :b

Mas como o elfo disse: se o que você espera é um sistema onde conjuradores dominam a 5e é perfeita.

o que, infelizmente, não é o que eu e algumas outras pessoas esperavam
« Última modificação: Setembro 21, 2014, 03:20:18 pm por Sirus »
War never changes

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #55 Online: Setembro 21, 2014, 02:05:59 pm »
Citar
Posso estar errado - pois já despachei o PHB das outras edições pro sebo aqui perto de casa, mas o PHB da terceira edição e segunda edição eram mais ou menos assim: metade do livro eram magias. Olhando o PHB da primeira edição, noto uma proporção ainda maior: O livro tem 107 páginas e a lista de spells começa na página 40.
Eu sei que sempre foi desse jeito... com exceção da 4e... e o fato deles voltarem atrás em uma coisa que sempre deu problema em D&D é o que está me deixando incapaz de gostar dessa edição... pode ser que quando eu jogue ela eu veja que não é um algo tão monstruoso assim, que mesmo tendo pouco espaço os não-conjuradores brilham em pé de igualdade na mesa... mas duvido. Mas duvido, duvido muito mesmo. Mas é como o Evola falou ai em cima, é o que a maioria quer de D&D, conjuradores semiu-deuses e guerreiros mundanos... provavelmente continuarei na 4e, nem grupo eu tenho direito, e é uma edição que permite que meu guerreiro de espada e escudo divida os holofotes sem depender de malabarismo mental descritivo e boa vontade do mestre.

Citar
Quanto à ascenção dos conjuradores: eu aconselho esperar pelo Dungeon Master Guide e seus eternos conselhos sobre como o grupo pode gerenciar o papel de cada classe dentro da aventura, independente da lógica das regras.
Teve uma época em que eu acreditava e tentava por em prática esses conselhos, mas era uma época mais inocente, onde eu achava que matar minions esqueletos com meu guerreiro de 15º nível era um forte contribuição pro grupo, enquanto o mago estava do outro lado segurando o verdadeiro combate sozinho...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #56 Online: Setembro 21, 2014, 02:37:40 pm »
Citar
Quanto à ascenção dos conjuradores: eu aconselho esperar pelo Dungeon Master Guide e seus eternos conselhos sobre como o grupo pode gerenciar o papel de cada classe dentro da aventura, independente da lógica das regras.

Não existe "conselho" que remedie intenção de design e como o sistema foi feito para operar.

Citar
Eu vi o phb em pdf e a minha impressão foi de uma 3e com sal, pimenta e um pouco de molho por cima

Tem algumas semelhança com a 3e, mas não são tão grandes assim - a maioria das regras do Next são mais simples, não há a expectativa de que seus personagens terão ítens mágicos (well, ao menos é o que os autores dizem - as aventuras oficiais estão cheias deles) e mesmo o multiclasse é melhor (embora, as always, melhor para conjuradores).

Citar
guerreiros mundanos

Abaixo de mundanos.  :P

Um Arqueiro em D&D não consegue emular um arqueiro excepcionalmente rápido no mundo real, e existe um tópico na EnWorld (que está em reformas) que compara um personagem de nível alto em D&D com os recordistas em algumas categorias - e os recordistas quase sempre vencem.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #57 Online: Setembro 21, 2014, 04:11:18 pm »
Julgar pelo número de páginas dedicadas aos capítulos de magias ou por tópicos de forum warriors parece levemente precipitado. Tô mais curioso pra ouvir relatos de quem já está jogando e pode avaliar o que aconteceu de verdade na mesa.

Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #58 Online: Setembro 21, 2014, 04:51:07 pm »
Citar
Tô mais curioso pra ouvir relatos de quem já está jogando e pode avaliar o que aconteceu de verdade na mesa.

Dado que a versão final de Next saiu há um mês e que para haver um volume considerável de campanhas 1-20 deve demorar ao menos um ano, eu recomendaria que espere pacientemente.

That said, eu estou com um jogo de D&D Next (a contragosto meu, mas a outra alternativa era Pathfinder) no nível 3 no momento - e com os jogadores com um temor razoável de Hobgoblins (ou melhor, Ors bem treinados usando a ficha deles).  :)
« Última modificação: Setembro 21, 2014, 04:58:44 pm por Evola »

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Resposta #59 Online: Setembro 21, 2014, 04:58:51 pm »
Não precisa completar uma campanha em nível 20 pra formar opinião, até porque se demorar tudo isso pra começar a surgir problema eles não vão me afetar de verdade.