Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - silva

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 59
31
Sistemas & Cenários / Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Online: Outubro 13, 2014, 04:03:13 pm »
Vocês já deram continuidade aos milestones ? Em nossa ultima partida o jogador do Wolverine concluiu a milestone dele através da matança de inimigos em frente a expectadores inocentes. Resolvemos interpretar isso como um descontrole de sua parte, como se ele tivesse dado mais um passo frente a besta interior, e resolvemos criar um novo milestone que intensifica esse dilema de homem vs fera. Pensamos em algo assim:

1 xp: Quando você se comporta impulsiva ou bestialmente
3 xp: Quando você suprime seus instintos para ajudar seus colegas, ou se deixa levar pelo instinto pondo o grupo em risco de alguma forma
10 xp: Quando você finalmente abandona o grupo para seguir sozinho em sua selvageria, ou decide suprimir de vez seus instintos para permanecer com o grupo

O que acham ? Ainda não batemos o martel e podemos ajustar ate a próxima sessão.

32
Sistemas & Cenários / Dungeon World: impressoes, dicas, duvidas..
« Online: Outubro 11, 2014, 10:42:56 am »
Um sistema que li e amei de paixão: Dungeon World.

O que tem o Dungeon World de especial em comparação a qualquer D&D ou mesmo retroclones que tem no mercado? Esse link abaixo dirá as diferenças, mesmo que eu não concorde tanto com todas (aqueles argumentos sobre combos e numeros discordo, mas ele levanta bons pontos)

https://medium.com/role-playing-game/dungeons-dragons-vs-dungeon-world-f994982c8d7a
Posso perguntar o que mais você discorda nessa analise ?

Eu tava pensando em botar Apocalypse World ma roda de um grupo que conheci, mas pensando bem talvez Dungeon World seja mais fácil, dado o background de fantasia da galera. Mas como nunca joguei de fato DW ( apesar de te-lo aqui) queria ouvir mais de como o jogo funciona na pratica.

33
Inscrições e Guias / Re:Mesa online Dungeon World
« Online: Outubro 06, 2014, 09:40:40 pm »
To achando do cacete esse cenário, Yuka. Não vou jogar mas vou tentar acompanhar de perto.

E ow, quando quiser mestrar Apocalypse World, me chame!

34
Sistemas & Cenários / Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Online: Outubro 04, 2014, 11:59:52 pm »
Citação de: Brunão
Ai é que tá. Não necessariamente. Pegando seu exemplo, Wolverine teria um dado de afiliação menor (teria que usar Team ou Buddy) e, como suas Distinções não ajudariam, não poderia adicionar o d8.... sinceramente, acho que vc está abordando essa questão através de uma mentalidade "tradicional", considerando as estatísticas no "vácuo", sem o contexto e sem a narrativa. Criar uma nova especialização, a meu ver (ainda mais para apenas 2 personagens), é usar um método tradicional para resolver um suposto problema em um jogo narrativo. Mas, enfim....

Agora, se vc realmente achar q precisa dar um "algo a mais" para esses líderes natos, dá uma olhada nos SFX do Basic e do Guerra Civil que deve ter algo parecido. Se não tiver, acho que vc poderia ir com algo no estilo do SFX: Grapple (o demolidor tem) -> "Qdo for criar um asset para um aliado, adicione um D6 extra e aumente em um o dado de efeito" (to citando de memória, podem ter erros).
É, pensando bem, uma nova specialty é desnecessária. Esse sfx seria suficiente.

Citar
Se não me engano, o livro menciona que vc só deve jogar dados quando houver um desfecho interessante para a estória...
Sim, menciona. Mas convenhamos que há situações, digamos, nebulosas em relação a isso. Meu grupo gosta de interação extra-combate, e o hacking é um exemplo perfeito disso. Só que, ao mesmo tempo, é o tipo de teste onde "errar" não tem graça, então achamos que "acertar porém com complicações" seria a medida certa pro que queríamos - você eliminar o resultado que não tem graça (errar) mas adiciona um outro que mantém a graça, porém a um custo.

No mais, nessa ultima sessão o grupo discutiu sobre outra alteração nas regras, dessa vez a respeito dos milestones. Chegamos a conclusão que muitas vezes, na ânsia por fazer as coisas exatamente como descritas nos steps dos milestones, a coisa acaba ficando meio forçada/artificial. Daí definimos que a partir de agora os steps dos Milestones serão considerados apenas exemplos/sugestões de atitudes que valem XP, mas não serão as únicas. Resumidamente, quanto mais você abordar seu Milestone em jogo de modo a por o grupo em risco, mais vale xp (continuando a seguir a lógica 1xp / 3xp / 10 xp).

O que vocês acham disso ? Como tem sido a interação com os milestones nas suas mesas ?

35
Sistemas & Cenários / Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Online: Setembro 28, 2014, 10:11:10 am »
O problema de usar a specialty combate + distinção é que personagens com maior combate terão bônus maior do que lideres (ex: Wolverine vai criar assets/táticas melhores do que o Ciclops). Ja o sfx parece interessante. De qualquer forma, mesmo uma specialty liderança deveria ser usada com muita parcimônia. Do livro básico só vejo o Ciclope e o Capitão como tendo isso.

Mudando um pouco o assunto, a gente adotou o conceito de Fail Forward do Fate e Apocalypse World no Marvel e caiu como uma luva: A Viúva fazia uma busca virtual sobre um suspeito e falhou no teste. Dai, como uma falha nesse teste não resultava em nada interessante (a não ser novas rolagens idênticas ate acertar ou o GM ficando de saco cheio e dando sucesso automático ), estipulamos que a falha resultaria em uma complicação. No caso, o alvo detectou uma intrusão em seus sistemas e iniciou um trace no invasor (o que em termos de jogo representamos por uma complicação "system compromised D6" pra Viúva).

36
Sistemas & Cenários / Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Online: Setembro 25, 2014, 03:43:32 pm »
 Ninguém sabe ? Po, vou tentar fazer alguna coisa então. Sabem onde consigo trmplate dos datafiles de personagens ? Se eu conseguisse fazer pelo menos uns personagens chave pro cenário, ja seria um grande primeiro passo.

No mais, alguém no RPGnet sugeriu a criação de uma specialty Leadership, pra poder gerar assets relativos a manobras táticas ou frases inspiradoras pras equipes, algo que alguns personagens como Ciclope e Capitao costumam fazer bem nos quadrinhos. O que acham ?

37
Sistemas & Cenários / Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Online: Setembro 25, 2014, 01:16:50 am »
Eu li que estava programado pra sair o Event book Age of Apocalypse, porém a licença foi cancelada antes disso acontecer.

Sabem se existe algum draft disso na internet, ou ao menos algo feito por fãs pra ajudar a jogar nessa série ? Eu acho ela demais, mas daria um trabalhão criar tantos datafiles e cenas, atos, unlockables, milestones, etc.

38
Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 25, 2014, 01:08:04 am »
Negada citando Apocalypse World aí: Não é preciso narrar cenas de sexo nele, nem o autor exige isso, basta declarar que fez e pronto - desce a cortina, amanhece o dia seguinte e ativa o special move do personagem. O sexo tá presente no jogo pra apoiar o tema de escassez, não pra ser o foco e transformar a coisa num RPG das Brasileirinhas. (se bem que, conhecendo o Korko, ele deve fazer exatamente isso.  :b )

E falando em Apocalypse World, estou tentado a entrar nesse kickstarter.

39
Sistemas & Cenários / Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Online: Setembro 23, 2014, 10:12:46 pm »
Bingo! É exatamente essa a minha leitura, Brunão.

Yuka, você faria diferente ?

40
Sistemas & Cenários / Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Online: Setembro 23, 2014, 08:31:08 pm »
Ok, é assim que eu entendi também. Mas eu tenho umas dúvidas baseado no que aconteceu na minha ultima sessão...

A Viúva estava escondida num túnel escuro portando night-vision goggles, e mirando um guarda, distraído, à média distância.

Ela ataca o guarda (disparando um dardo elétrico daquele bracelete que ela usa). Como vocês fazem a rolagem ?

a. deixam o guarda usar o trait Small Arms, já que ele pode dar alguma explicação maluca se conseguir uma reaction;
b. impedir que o guarda use Small Arms, já que ele sequer está vendo ela, e somente permitir traits passivos/defensivos como Durability/Body Armor/Reflexes, etc ?

Depois, supondo que o guarda teve sucesso suficiente pra dar um react, vocês..

a. deixam o guarda atacá-la, quem sabe narrando que ele conseguiu avistar de onde veio o tiro e conseguiu contra-atacar a tempo ?
b. impedem ele de atacá-la, já que este nem sabia que a Viúva estava ali, e usa o effect pra, agora sim, declarar que conseguiu detectá-la, ou gerar algum asset pra si mesmo ou algo do tipo ?

Pela leitura que fiz das regras, eu iria de letra b) em ambos os casos. Ou seja, a coisa é bem freeform, mas ainda precisa obedecer a narrativa. O que acham ?

41
Sistemas & Cenários / Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Online: Setembro 23, 2014, 09:09:47 am »
Como vocês fazem o combate ? Pelo que entendi a coisa é mais narrativa, e cada ação pode incluir malabarismos e manobras complexas a vontade contanto que seja coerente com a ficção, certo ?

Por ex., na ultima sessão havia um guarda disparando contra o Wolverine a media dstancia. Como o Wolve teve sucesso suficiente pra reagir, o jogador declarou que este evitou os disparos com um salto por cima e caindo com as garras no guarda. Eu entendi que a ação foi valida e seguimos em frente. Se o atirador estivesse a uma distância maior (ex: em cima do telhado) aí sim eu questionaria.

Vocês também jogam dessa forma ?

42
Sistemas & Cenários / Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Online: Setembro 22, 2014, 08:57:56 pm »
Então, eu simplesmente não consigo levar a serio os uniformes espalhafatosos e os cuecões por cima das calças. Isso dificulta muito minha imersão.

Quanto as aventuras, o ponto alto da ultima foi Natasha e Logan se infiltrando a noite em um túnel secreto do Hamas, em Gaza, a procura de uma célula da SHIELD que se emancipou e estaria dando apoio tático e treinando os guerrilheiros. A ação foi no melhor estilo Metal Gear / Splinter Cell, com direito a Natasha usando um equipamento top com direito a visão noturna, traje camaleão e um mini-drone de bolso pra espionar a oposição. (alias, eu dei mole:deixei o jogador melhorar Covert pra D12 pagando 15xp, o que lhe permitiu arranjar esse equipamento todo - só depois fui ver que não da pra melhorar specialties dessa forma). No final, eles acharam o cabeça da célula e ela soltou o cachorro, digo o Wolverine pra finalizar o serviço (e se não fosse pelo fator de cura, ele tinha tomado um preju bonito).

Ah, e quando eles identificaram o líder - a outra viúva, Yelena Belova - eu ativei o limite da Natasha de trauma do seu passado de covert ops russa, remetendo-lhe a lembranças que a fizeram hesitar (em outras palavras, perdeu suas habilidades do Red Room). Foi muito legal ver o sistema mais preocupado em alimentar a historia do que calcular matematicamente distancias e velocidades e outras miudezas físicas para as quais não tenho mais paciência.

43
Sistemas & Cenários / Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Online: Setembro 21, 2014, 01:56:49 am »
Yuka, a gente ta jogando no universo da Marvel mesmo (ou ao menos uma versão "caseira" dele, onde nenhum herói usa aqueles uniformes ridículos), num arco de estória envolvendo a Viúva Negra em covert ops ao redor do mundo. Mas cara, essa tua descrição foi animal. Eu toparia jogar nesse teu universo aí mole, mole.

E descobri que jogamos errado na ultima sessão - eu como Vigia gastava dados permanentes do Doom pra acrescentar à rolagens de NPCs, quando na verdade você não precisa fazer isso contanto que dê 1 PP pro jogador a cada dado de doom rolado. O resultado foi que os jogadores ficaram com muito poucos PPs e jogaram muito consevadoramente.

Mas da próxima vez isso vai mudar.  :twisted:


44
Vídeo Game / Re:Android - Sugestão de jogos (não online)
« Online: Setembro 20, 2014, 02:17:39 pm »
Saiu King of Dragon Pass pra android, mas dizem que ainda ta com alguns bugs em comparação as versões PC e IOS. De qualquer maneira, fica a dica.

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 59