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Posts - silva

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Sistemas & Cenários / Re:Apocalypse World
« Online: Junho 08, 2015, 12:18:53 pm »
Poxa, achei "movimento" meio meh.

E o que seria sorvedouro ou sumidouro, Roque ? Sinonimos de abismo ou algo assim ? (um lugar onde as coisas somem ?)

E pensei em mais alguns:

- a Insanidade
- o Ruído Psíquico
- o Abismo Psíquico

(eu acho "a Insanidade" interessante pois poe em duvida a existência de fato do fenômeno, ou se a coisa toda não passa de uma loucura que mais cedo ou tarde assola a todos nessa terra maldita, ou algo assim)

*edit* Ok, mais uma: o "Caos Psíquico". (lembrando que a tradução mais literal da coisa parece ser Turbilhão Psíquico, mas acho esse termo feio que dói )

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Dicas & Ideias / Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Online: Junho 08, 2015, 01:31:23 am »
É, mas no caso do Taverna eu sei que ele ja navegou pelas profundezas dos sete mares de Gurps e velhas edicoes de D&D, e só entao parou num porto seguro de Fate e por ali ficou. Ou seja, é mais o caso do consumidor hardcore de uma midia que pára por estafa, do que um consumidor que sempre foi casual.

Mas o que eu quis destacar mesmo do post do Elfo é a ideia de que, se voce esta aqui discutindo num forum de RPG, provavelmente voce é uma excecao a regra. A regra sendo que 80% dos jogadores de RPG o sao de forma casual e cagam pra maioria dos assuntos que tratamos aqui.

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Sistemas & Cenários / Re:Apocalypse World
« Online: Junho 08, 2015, 01:23:25 am »
Levanta-te e anda ! [topico ressurrected]

Entao, nessas epocas de Mad Max, meu novo grupo pilhou de jogar Apocalypse World. Alguem sabe boas traducoes para os termos "moves" e "psychic maelstrom" ?

Eu pensei em "jogadas" e "foda psiquica", mas nao sei se sao os mais adequados. Tem algo similar a isso no Dungeon World ? Como ficou a traducao naquele ?

*edit*

Só pra registrar alguns nomes que pensei agora:

- A Sombra Psíquica
- A Entidade Psíquica
- O Espectro Psíquico
- A Esfera Psíquica
- A Coisa Psíquica
- O Fode-Mentes

(Hmm gostei desse ultimo)


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Vídeo Game / Re:[2014] Expectativa de jogos
« Online: Junho 02, 2015, 08:35:56 pm »
Pra quem quiser ter uma prévia de como seria Xcom + Stealth, tem o recém-lançado Invisible Inc, que é fantástico por sinal. To no meu 5º playthrough e consegui finalizar 2 vezes.

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Dicas & Ideias / Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Online: Junho 02, 2015, 04:04:15 pm »
Ih rapá, queimei a língua feio.

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Dicas & Ideias / Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Online: Junho 02, 2015, 03:09:20 pm »
O rpg infelizmente é como aqueles jogadores de videogame que só jogam Winning Eleven e Call of Duty. Eles compram consoles de 1.5k só pra jogar esse dois jogos. Daí você vem e propõe algo diferente e eles torcem o nariz: "Ah cara, videogame pra mim é só futebol e tiro".  :bwaha:

Mais ou menos. A questão é que o tempo passa e cada vez menos temos tempo para dedicar a novos jogos e coisa e tal. Então, o RPG torna-se aquele hobbie confortável onde você vai relaxar jogando o que já conhece e gosta.

Um exemplo é que meu grupo praticamente não joga nada que não seja fantasia medieval.

Eu lembro que quando saiu a 3ª edição do D&D o meu grupo ficou bem empolgado. Conversando com um amigo na faculdade (sim, sou velho) que jogava 2ª Edição eu falei pra ele testar a nova, que inclusive emprestava os livros novos pra ele. Ele disse simplesmente que o que eles jogavam atendia as necessidades deles e não tinham tempo nem disposição para aprender algo novo. É isso, RPG normalmente é hobbie e hobbie se resume a se divertir, muitas vezes fazendo a mesma coisa repetidas vezes.

Acho que estamos falando de duas coisas diferentes aqui, Ferdineidos.

Por um lado, sim, concordo que ocorre essa "estafa" (é assim que se escreve ? preguiça de googlar) com a maioria das pessoas após anos de exposição a uma atividade. Eu mesmo sou um exemplo: sempre me amarrei nos mais diversos games de PC, de Shooters a Adventures a RPGs a Simuladores etc. Se era novidade, eu ficava fissurado. De uns anos pra cá, porém, só tenho paciência pra jogos com curva de aprendizagem baixa/rápida.

Outra coisa é o perfil de jogador que é introduzido a uma mídia/hobby através de um determinado sub-gênero deste e nunca mais se interessa em experimentar outro sub-gênero. É o caso do jogador de videogame que citei ali em cima, que tem PS4 só pra jogar FIFA. Ou o leitor que só le Harry Potter. Ou do RPGista que começou com Shadowrun e não quer nem testar outra coisa. Ou a minha mãe, que só assiste filmes de ação-porrada com atores famosos (de preferência Chuck Norris) e se você sugerir qualquer outro tipo de filme ela dorme no meio e acorda dizendo "Ah, o filme tava muito parado".  :shoray: :shoray: :shoray:

Em outras palavras: é diferente o cara que consumia obras de vários tipos e gêneros e passa a restringir seu consumo por falta de tempo ou paciência ou whatever (eu), do cara que só consumiu um tipo de obra/gênero a vida toda independente de qualquer coisa (minha mãe). Mas hey, não to fazendo juízo de valor, ok ?  Cada um se diverte como gosta.  :victory:

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Dicas & Ideias / Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Online: Junho 01, 2015, 04:50:32 pm »
Antes de tudo, um texto excelente que eu espero fazer um tópico baseado nele em breve: Indie Games are Missing the Target. Ignorando todo o jargão vindo diretamente do Cult of Ron, o elitismo óbvio, esses trechos são ótimos para essa discussão:

I’m starting to think that one of the big reasons for the success and longevity of IGT [RPGs "Normais"] games lays in the fact that they empower a very specific kind of people. People passionate (stubborn?) enough to put a lot of effort, time and energy to get what they want from a game that in and of itself works against them. People dedicated enough to their hobby to buy, read and understand a book of 300 pages “just to play a game”. People willing to explain such a game to others, to actually find others to play, pitching the game enthusiastically in order to convince friends to sit down and play, that day, at that hour, once a week.

I’m obviously talking about GMs.

Everyone else at the table comes and goes, but these enthusiasts stay and keep spreading and supporting the hobby. In other types of media they would be called Hardcore roleplayers. In my personal experience not all hardcore roleplayers are GMs, but all GM are hardcore roleplayers (at least until they burn out due to the heavy toll such way of roleplaying demands, but that’s a different story).

...
 
It’s no news that IGT games have plenty of drawbacks, we all know them well; but their very structure seems to be ideal to achieve two results:

1. it is appealing to hardcore roleplayers; they are the kind of people that seem to not mind the work that is required of them, and in turn get a very high level of personal empowerment both at the table and in their gaming social circle

2. thanks to the work of a few hardcore gamers, a lot of casual/non roleplayers can play with almost zero effort; such “large” numbers make it easier to eventually find new potentially hardcore roleplayers

It’s not a perfect mechanism, not even an efficient one to be frank, but something somewhere is definitely working.

Conversely most coherent games seem to expect Casual/Non roleplayers to do what Hardcore ones do (as in: go to your friends and convince them to sit down to play and then run/facilitate the game for them) and to do it without any special gold star empowerment, as such games tend to establish an egalitarian (healthier?) environment where one might be a facilitator or GM but then gets no special kudos for it (and instead might get frustrated when he sees, dealing with Casual/Non players, how no one else rises up to be a facilitator/GM in her place, feeling stuck in a traditional-ish GM-like role all over again).


Embora eu não veja essa diferença tão óbvia quanto o autor insiste que existe, há algo importante aqui:  Esse tópico é majoritariamente feito por "Hardcore Players" reclamando da forma como "Jogadores Casuais" encaram RPGs. Basicamente algumas pessoas estão dispostas a investir tempo e dinheiro considerável em RPGs, enquanto a maioria dos jogadores prefere honestamente algo "Plug'n'Play" e jogam mais por outros fatores extra-jogo.

Esse post é tão perfeito que fiquei até molhadinho. E ele basicamente explica a frustração atual com meus grupos de rpg - eu fico doido pra testar a centena de jogos novos que enfeitam a minha estante, mas a galera só quer (1) Shadowrun ou (2) D&D. Em ambos os casos são os jogos esses grupos jogam "desde sempre". O primeiro grupo até me deu uma fagulha de esperança quando, após assistir ao novo Mad Max, vieram com a ideia de jogar pós-apoc, o que me deu a oportunidade de apresentá-los a Apocalypse World. Porém, mal acabei o blurb de venda eles já enfiaram: "Ah cara, é mais facil adaptarmos as regras do Shadowrun de uma vez".  :parede:

O rpg infelizmente é como aqueles jogadores de videogame que só jogam Winning Eleven e Call of Duty. Eles compram consoles de 1.5k só pra jogar esse dois jogos. Daí você vem e propõe algo diferente e eles torcem o nariz: "Ah cara, videogame pra mim é só futebol e tiro".  :bwaha:

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Sistemas & Cenários / Re:Blades in the Dark
« Online: Abril 19, 2015, 07:33:43 pm »
Mais detalhes:

O "dano" do jogo é chamado Stress. Se acumular muito Stress leva a Trauma. Se acumular muito Trauma, seu personagem é forçado a se aposentar. Seu Vício é o que reduz ambos na hora do downtime. (mas também deve ter alguma pegadinha aí... exagerar no vicio deve trazer algum maleficio).

Já na ficha do crew, o dano é chamado "Heat", que mede o quanto as autoridades estão na cola. Acumular muito Heat leva a Wanted. Se acumular muito Wanted, sua quadrilha tá fora do jogo (vai todo mundo pro xilindró   :bwaha: ). Os tipos de quadrilhas confirmados são: Thieves, Breakers (extorsionists e intimidadores), Cultists, Assassins e Hawkers (vendedores de alguma mercadoria).

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Sistemas & Cenários / Re:Blades in the Dark
« Online: Abril 16, 2015, 12:23:14 pm »
Spoilers ? Manda brasa.  :twisted:

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Sistemas & Cenários / Re:Blades in the Dark
« Online: Abril 15, 2015, 10:39:27 pm »
Khalid (você por acaso é a bichona do Elfo ? ), não joguei o Bloodborne ainda, mas até onde acompanhei de um playthrough (aprox. 1h30 no youtube) concordo que ele é mais gótico que vitoriano. Ainda assim, muito de sua estética é definitivamente vitoriana - arquitetura, fumaça do alto de prédios, vestimentas com suspensórios, chapeloões, "canes", longas costeletas e monóculos, pistolas flintlocks e escopetas blunderbusses, molotovs e lança-chamas, trick-weapons e demais invenções do Gherman, etc. Além disso, os próprios elementos sobrenaturais de Yarhnam - Great Old Ones a Lobisomens - remete a origens na era vitoriana ou industrial de modo geral.

E bicho...

(click to show/hide)

Tá de sacanagem né ?  :laugh:

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Sistemas & Cenários / Re:Blades in the Dark
« Online: Abril 15, 2015, 08:24:43 pm »
@Yuka: Era uma escrotização saudável a do Fabiano. A gente só fazia o contraponto à fissura dele por d20.  :laugh:

@Heitor, se por Warriors você se refere àquele clássico de guerra de gangues, então tem tudo a ver mesmo.

@Taverneiro: demais esse trailer do Dishonored. Aliás, eu sou fã da série. E achei o complemento melhor que o original (onde você joga com o Daud, lider da gangue de assassinos). Acho que o Blades in the Dark é perfeito pra retratar aquela gangue.

Bicho, dá uma olhada nos trailers do Thief e do Bloodborne também. É bem nessa atmosfera dark-Vitoriana do Dishonored.

Ah, e tambem reparei que o steampunk ficou mais sombrio de uns tempos pra ca. Parece que tá passando do pulp pro gótico/dark. Ou ao menos é esse tipo de estética que tem se popularizado ultimamente. E porra aquele Gurps Steampunk é do cacete. Eu tenho minha versão de capa dura, linda, aqui até hoje.


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Sistemas & Cenários / Re:Blades in the Dark
« Online: Abril 14, 2015, 12:13:14 am »
Grande Taverneiro, vulgo "Sábio da Taverna", meu velho amigo de Valinor (lembra ? eu era o "Armitage" por lá :bwaha: ).

Pois é cara, achei esse joguinho com umas ideias bem legais, e o melhor: de fácil adaptação pra outros jogos.

O que me vem a cabeça quando penso nesse cenário:






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Sistemas & Cenários / Blades in the Dark
« Online: Abril 13, 2015, 04:34:29 pm »
Se liga, galera:

O autor John Harper (Lady Blackbird) acabou de acerta num Kickstarter com cerca de 4 mil backers que lhe rendeu em torno de 200 mil pratinhas.

Pra quê ? Bom, pra isso. (clique)

Basicamente, é a versão bombada (e refeita) do Ghost Lines, aquele joguinho industrial-gótico de que falamos aqui. Aliás, parece que essa onda industrial-gótica tá na moda né ? Dishonored, Thief e agora Bloodborne. Bem, dessa vez será um livrão com cerca de 250 páginas explorando cada faceta da capital onde o jogo rola. E, diferentemente do Ghosts, agora o grupo encarna um "crew" de foras-da-lei tentando ascender no submundo da cidade.

Pontos de interesse:

- existem 5 classes de personagens: Cutters (intimidam e dão porrada), Lurks (se escondem e infiltram-se), Slides (bons na lábia e sedução), Hounds (rastreiam e emboscam) e Whispers (brincam com o oculto e espiritos)

- além das fichas de personagens, tem também a ficha da equipe ("crew"), que o grupo cria coletivamente, e que difere de acordo com a atividade principal. Não sei quantas "classes de crew" existem, mas já vazou que existem Ladrões, Cultistas e Contrabandistas. Cada ficha vem com habilidades, objetivos, e fluff diferentes. E elas "ganham experiência" da mesma forma que os jogadores individuais, conforme vão galgando os degraus do sub-mundo. Ex:

(repare que o personagem é um "Whisper", enquanto seu crew é do tipo "Cult" )



- todo personagem tem um "vício", que ele precisa engajar no "downtime" (período entre-missões) pra retirar "estresse" (algo como um medido de dano que o jogo usa).

- o jogo sistematiza o planejamento da missão, baseado no approach (stealth, direct, con, etc) e no "detalhe" (não me pergunte, ainda não li). Além disso, ele também sistematiza o "teamwork", com condições e bonus especificos pra quando você está na "ponta" (ou seja, agindo) ou quando está de "backup" (ou seja, dando suporte para outro personagem agir).

- O GM não lança dados. Apenas os jogadores o fazem. (sim, o jogo é pesadamente inspirado em Apocalypse World)

Agora a notícia ruim: o Kickstarter já acabou ( :b ). Mas tudo bem, porque o author garante que que vai dar um jeito de incluir aqueles que chegaram atrasado pra festa. Talvez por Paypal ou alguma outra via. Acho que ele resolveu isso depois de eu encher o saco dele com uma dúzia de mensagens, após ter perdido a campanha por 1 dia.

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Dicas & Ideias / Re:Qual RPG você gostaria de ver publicado em português?
« Online: Janeiro 19, 2015, 12:11:55 am »
Já saiu o Apocalypse World em português ? Alguem sabe ?

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