Autor Tópico: Super Hero Time: Vamos falar de Supers  (Lida 11724 vezes)

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Offline Arquimago

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Re: Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #30 Online: Fevereiro 23, 2013, 10:11:54 am »
Rapaz esse rpg de Marvel é bem interessante, mas eu não curto muito essas aventuras pré prontas pra jogar, prefiro aquelas saídas da mente de um bom mestre (ou da minha mente hehehehehe)

E é focado só nessas aventuras que são lançadas de tempos em tempos ou dá pra fazer suas próprias?

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Offline AKImeru

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Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #31 Online: Fevereiro 23, 2013, 01:27:54 pm »
Dá para fazer as próprias, é bem simples na realidade.

Quanto a aventuras pré prontas do Marvel... "Don't knock until you tried it."

Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #32 Online: Fevereiro 24, 2013, 01:44:19 am »
Eu estou mestrando meu terceiro arco de Marvel atualmente.

O primeiro começou com a fuga do Raft, que é a aventura inicial do básico. Rapidamente se tornou um arco sobre os mutantes e a perseguição que eles sofrem.

O segundo eu criei do nada, porque queria fazer algo sobre Asgard após ter lido o Fear Itself.

O terceiro está sendo a Civil War. Ela começou com algumas cenas que tem no suplemento do evento, mas rapidamente foi sendo modificado para se adaptar as decisões dos jogadores. No geral, os livros de eventos tem me servido para dar idéias de alternativas, sugerir cenas que eu posso encaixar na minha campanha se fizerem sentido e ter coleções de fichas prontas de personagens que eu queira usar como NPC.

Então dá pra fazer suas próprias histórias facilmente. Só é bom saber que pelo menos pelo que eu joguei até agora, o MHRPG funciona melhor num modelo de eventos e arcos de histórias do que um sandbox.
« Última modificação: Fevereiro 24, 2013, 01:49:48 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
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Re: Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #33 Online: Fevereiro 24, 2013, 10:41:00 am »
Acabei de folhear o livro básico e o evento guerra civil, achei bem interessante e fiquei um tanto confuso, porque o sistema tenta emular as coisas dos quadrinhos de um jeito diferente do que se vê num sistema comum de rpg. Não há limite aparente na montagem dos personagens (ou folheando não vi um jeito de balancear para deixar os poderes no mesmo nivel)... Estranhei, mas pode ser que eu esteja muito habituado ao formato de ficha D20, storyteller, e coisas similares com perícias graduações, poderes com graduações...

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Offline AKImeru

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Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #34 Online: Fevereiro 24, 2013, 12:33:15 pm »
Acabei de folhear o livro básico e o evento guerra civil, achei bem interessante e fiquei um tanto confuso, porque o sistema tenta emular as coisas dos quadrinhos de um jeito diferente do que se vê num sistema comum de rpg. Não há limite aparente na montagem dos personagens (ou folheando não vi um jeito de balancear para deixar os poderes no mesmo nivel)... Estranhei, mas pode ser que eu esteja muito habituado ao formato de ficha D20, storyteller, e coisas similares com perícias graduações, poderes com graduações...

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AI está a beleza, tudo já está meio que equilibrado.
Marvel está lá para te dar a experiencia de quadrinhos, não de um mundo que tem Supers.

Citar
o MHRPG funciona melhor num modelo de eventos e arcos de histórias do que um sandbox.

Eu estou mestrando uma campanha sandbox, a dica é ter vários "action scenes" prontas e um "grande objetivo" claro, no caso da campanha os jogadores sabem que o mundo será consumido pelo sol em 108 dias, eles precisam achar uma maneira de impedir isso enquanto o mundo é atacado por uma misteriosa organização.

Eu coloco crises espalhadas por um mapa mundi e eles escolhem onde vão.

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Re: Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #35 Online: Fevereiro 24, 2013, 01:59:09 pm »
Mas e pra montar um personagem inexistente, como fazer pra equilibrar? Fiquei meio confuso, mas confusão é natural no primeiro contato com um sistema e não se joga de cara (e ainda mais que só folheei)

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Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #36 Online: Fevereiro 24, 2013, 02:55:13 pm »
Criação do zero envolve criação de um conceito, conversa entre mestre e jogador e contrato social forte que faça o jogador se responsabilizar em criar algo interessante e que não prejudique o divertimento dos outros.

Ou seja, exige uma certa abertura e confiança entre os jogadores que não existem em todos os grupos. Em casos onde isso não é possível, vários mestres já criaram house rules pra criar personagens com um certo número de dados pra distribuir. Não é difícil, quando você percebe que a maioria do sistema funciona numa base de 1d(y) -> 2d(y-1) -> 3d(y-2), etc. Ou seja, cada dado vale aproximadamente 2 a 3 dados um grau abaixo.
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Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #37 Online: Fevereiro 24, 2013, 04:19:16 pm »
Ou você clica aqui e tem um personagem gerado aleatoriamente quase pronto para jogar.

Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #38 Online: Fevereiro 24, 2013, 09:16:50 pm »
Sim, mas gerado aleatoriamente não significa obrigatoriamente equilibrado, né :)
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Re: Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #39 Online: Fevereiro 24, 2013, 10:53:32 pm »
Eu já tive grupo assim, mas hoje nem grupo tenho... Vou ficar com M&M mesmo

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Offline AKImeru

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Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #40 Online: Fevereiro 25, 2013, 12:51:15 am »
Honestamente, eu nunca vi um personagem desequilibrado em MHR e tenho literalmente umas 30 fichas que já foram usadas em jogo do meu lado, mais da metade gerada aleatoriamente  :haha:.


É importante se compreender que o sistema foi construido de uma maneira que só porque você tem dados menores não quer dizer que seu personagem é "pior" do que o outro, apenas significa que ele tem mais chances de tirar 1, mais chances de ganhar plot points.

Ele consegue fazer personagens humanos e deuses co-existirem de maneira ao qual isso não só seja equilibrado, mas permitindo ambos brilharem.
Ele captura perfeitamente o espirito de combate de uma HQ de Supers.
« Última modificação: Fevereiro 25, 2013, 01:09:15 am por AKImeru »

Offline Aluriel de Laurants

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Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #41 Online: Março 01, 2013, 12:05:44 pm »
O que vai de verdade determinar o combate é seu dice pool contra a doom pool, porque você pode sei lá, ter tudo D12 e ainda se ferrar na mão do mestre com  uma doom pool muito grande.
I'm not doing it because it's right. I'm doing it because it's awesome.

Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #42 Online: Abril 20, 2013, 01:36:21 am »
Vide minha doom pool monstruosa naquele one shot que terminou em TPK, né Aluriel?

Tô me coçando de vontade de narrar supers, mas estou esperando na fila os outros 3 mestres narrarem, incluindo o Aluriel terminar a mesa dele de Marvel usando o M&M (depois ele narra uma de DC usando o marvel Heroic). Quero saber como andam as mesas de supers de vocês, especialmente do Akimeru e Kimble.

Offline Vincer

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Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #43 Online: Abril 20, 2013, 01:24:29 pm »
Eu já gostei mais de supers... mas ando meio saturado do gênero.
Uma coisa curiosa é que supers me cansa mais que fantasia cliché de rpgs; Mesmo com variados plots e tal tudo me parece muito igual e batido, não sei quanto a enchurrada de filmes de supers contribuiu para essa sensação.
Nunca consegui jogar ou narrar uma campanha longa de supers... já joguei umas de M&M, uma de gurps, até uma de 3d&t e narrei umas 3 anos atrás... todas acabaram prematuramente por interesse em outros jogos. Uma perdurou mas eu fui um dos que não pode continuar.

Eu acho que funcionam muito melhor com arcos do que de forma contínua, mas mesmo com arcos acho mais cansativo. Em partes é que diferente da maioria de outros jogos(com foco em ação) os personagens não mudam tanto... mas acho que o principal motivo é que elas já começam épicas, continuam épicas e tentar tornar arcos seguintes ainda mais épicos fica cada vez mais forçado e artificial(para mim ao menos). Novo arco: vamos salvar o mundo outra vez.Claro que não se resume a isso e dá para variar bem mas sempre acaba chegando a esse ponto.

Quando eu narrei eu tentei variar mais, mas a sensação de que era mais do mesmo persistia... e sei lá, suspense, investigação e etc enfiados no meio são legais mas não funciona da mesma forma. É difícil criar uma cena tensa de suspense com gente fantasiada por todos os lados, onde um a qualquer instante pode cansar daquilo e resolver soltar laser dos olhos sobre todos. Acho que é mais fácil trabalhar esse tipo de coisa na ficção(como quadrinhos), pelo menos os supers não desistem de um jogo quando perdem poderes por algum motivo ou coisas do gênero(kriptonita ou whatever).

Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #44 Online: Abril 20, 2013, 01:30:55 pm »
Vide minha doom pool monstruosa naquele one shot que terminou em TPK, né Aluriel?

Tô me coçando de vontade de narrar supers, mas estou esperando na fila os outros 3 mestres narrarem, incluindo o Aluriel terminar a mesa dele de Marvel usando o M&M (depois ele narra uma de DC usando o marvel Heroic). Quero saber como andam as mesas de supers de vocês, especialmente do Akimeru e Kimble.

Eu atualmente estou mestrando a Civil War no Marvel. Eu pretendia estender um pouco mais o tempo lidando com o começo da Lei de Registro, mas decisões dos jogadores apressaram bastante o desenvolvimento do plot e eles estão indo pra Invasão Secreta já. Acho que mais uma ou duas sessões e a gente acaba com esse período inicial da Lei de Registro e pulamos pro próximo arco.
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