Autor Tópico: Super Hero Time: Vamos falar de Supers  (Lida 11710 vezes)

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Offline AKImeru

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Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Online: Fevereiro 08, 2013, 04:30:20 pm »
Opa pessoal vamos falar de jogos de Supers, aquele tipo de jogo onde ninguém realmente liga porque não tem robos assassinos ou elfos na capa, mas que você pode jogar justamente com isso se você abrir o livro  :haha:!

Quais suas experiencias com sistemas? Recomendações? Um personagem inesquecivel? E que tal um vilão?
Vamos falar de Supers.

Offline Smaug

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Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #1 Online: Fevereiro 08, 2013, 04:47:44 pm »
Passe longe de Daemon Supers. Sério.

Do mais, eu realmente gostaria de ter um grupo e tempo para mestrar nem que fosse uma aventura curta de Marvel RPG (que eu comprei e nunca usei) ou me empolgar e comprar o DC M&M... o mais perto de supers que eu já joguei (e não vou considerar a horrivelmente péssima aventura de GURPS Supers) foi Street Fighter RPG.
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Offline AKImeru

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Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #2 Online: Fevereiro 08, 2013, 04:59:03 pm »
Passe longe de Daemon Supers. Sério.

Do mais, eu realmente gostaria de ter um grupo e tempo para mestrar nem que fosse uma aventura curta de Marvel RPG (que eu comprei e nunca usei) ou me empolgar e comprar o DC M&M... o mais perto de supers que eu já joguei (e não vou considerar a horrivelmente péssima aventura de GURPS Supers) foi Street Fighter RPG.

Eu tenho jogado uma campanha de Marvel.
É na minha modesta opinião o RPG mais divertido para se jogar Supers. Você realmente se sente dentro de uma batalha saida de uma HQ.

Offline Atmo

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Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #3 Online: Fevereiro 08, 2013, 06:24:45 pm »
Levemente conectado ao assunto, eu até me interessei pelo M&M por justamente ser mais genérico e não ser usado apenas pra Supers. Porém, começo a achar o negócio todo meio que insosso: todo mundo igual, com as mesmas coisas...
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline AKImeru

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Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #4 Online: Fevereiro 08, 2013, 06:45:35 pm »
Mas M&M não é "mais genérico", os suplementos expandem ele de fato, mas eu não o recomendaria para qualquer coisa que não tivesse uma conexão com supers, nem que algo bem pequeno.

Boa parte dos seus conceitos mais intrínsecos como o sistema de vida foi feito para emular pancadaria que você veria em uma HQ dos X-men e não faria muito sentido em por exemplo, um jogo de drama policial.

Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #5 Online: Fevereiro 08, 2013, 08:12:59 pm »
Eu admito que me interesso pelo universo dos supers e suas possibilidades, a despeito de eu não ter familiaridade com comics da DC, marvel, Image ou afins. Gosto tanto do Marvel RPG quanto do M&M, são duas abordagens bem diferentes e com suas vantagens e desvantagens. Joguei tanto numa campanha antiga e curta do VA de Gurps Supers (começou com OPERA) que foi até interessante mas senti-me limitado de alguma forma especialmente no GURPS. Depois joguei na do Aluriel de Quadrilha da Justiça (meio sátira e com supers originais criados que vivem em Manaus e combatem políticos escusos e super vilões próprios), onde fiz um personagem que gostei bem mais, o Mr. Nightmare, que controla pesadelos dentro do alvo, distorcendo seus corpos e criando matéria escura com textura meio que do Alien em construtos diversos, além de leitura da mente e alguns outros poderes menores (incluindo invocação de entidades abissais ligadas ao BG dele). Mas saiu anti-herói demais, já um vilão praticamente e meio que com os demais supers com um pé atrás em relação ao meu.

Eu pretendo narrar aventuras curtas de um cenário de supers que imaginei, onde os super poderes se originariam da Europa a partir de uma falha no LHC, afetando a Europa inteira, assim como a Turquia e norte da África, além de Israel, Jordânia, Palestina e Síria (e Chipre, mas quem liga pro Chipre?). Enquanto isso, no Pacífico, surge uma fenda dimensional que concede a grupos de pessoas super poderes mágicos (diferente da mutação do LHC) em uma guerra de facções interdimensionais. depois podem surgir aliens e afins, além do surgimento de mega empresas dedicadas a ajudar, construir ou se aproveitar dos heróis (incluindo uma "grife" especializada em fazer trajes de super heróis e de fato um grupo do bem, a SuperDex).

Offline Smaug

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Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #6 Online: Fevereiro 08, 2013, 08:33:49 pm »
Eu não sei se estamos falando do mesmo Marvel RPG (porque parece que tem dois sistemas pra Marvel). O que eu tenho não usa dados, apenas pontos (de energia e saude) que você distribui em suas ações durante cada quadrinho (como é chamada a rodada. Um conjunto de rodadas compõem uma pagina que é equivalente a uma cena) e compara com uma dificuldade determinada pelo mestre. Achei bem legal quando li, consegue traduzir o espirito das cenas de HQs, mas não sei quão funcional ele é realmente, porque nunca joguei...
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Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #7 Online: Fevereiro 08, 2013, 08:35:29 pm »
Eu e o Oda falamos do mais recente, o Marvel Heroic Roleplaying Game, baseado no Cortex+ e que usa todos os dados exceto d20 em paradas de dados.

Offline AKImeru

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Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #8 Online: Fevereiro 08, 2013, 08:38:27 pm »
O mundo precisa de mais cenários de Supers!

Citar
Eu não sei se estamos falando do mesmo Marvel RPG (porque parece que tem dois sistemas pra Marvel). O que eu tenho não usa dados, apenas pontos (de energia e saude) que você distribui em suas ações durante cada quadrinho (como é chamada a rodada. Um conjunto de rodadas compõem uma pagina que é equivalente a uma cena) e compara com uma dificuldade determinada pelo mestre. Achei bem legal quando li, consegue traduzir o espirito das cenas de HQs, mas não sei quão funcional ele é realmente, porque nunca joguei...

Eu joguei ambos.
Olha, o sem dados É legal. Eu gostei. Mas ele é muito "ame ou odeie" em minha opinião e ele é BEM mais complexo do que parece.

Enquanto o Marvel RPG atual é o oposto, ele é MAIS SIMPLES do que parece e até hoje nunca vi alguém degostar dele após jogar uma boa sessão do jogo.

Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #9 Online: Fevereiro 09, 2013, 12:02:04 am »
Na verdade tem 3 sistemas da Marvel. Um feito pela TSR que teve vários suplementos e mais de uma edição, esse que não usa dados e o atual, o Marvel Heroic Roleplaying.

Eu gosto muito do M&M e do MH, por motivos diferentes. O M&M eu tenho impressão que funciona muito bem quando você precisa de elementos mais determinados ou quer tentar adaptar pra alguma outra coisa próxima de supers (como certos animes ou jogos de ficção científica com seres estranhos). Sem contar que o sistema de regras oferece mais regras que dão suporte para uma "existência continuada" do mundo, o que provavelmente é melhor para campanhas num estilo sandbox.

O Marvel já não tenta simular o mundo ou mesmo os personagens de forma continuada, preferindo oferecer regras pra simular o tipo de história que se encontram nos quadrinhos. Isso significa que a ficha de um personagem pode variar de um arco de histórias para outro e que não existem preocupações com coisas que normalmente não apareceriam numa história em quadrinhos. O que funciona bem quando você quer jogar eventos ou arcos de histórias, algo comum na Marvel hoje em dia, mas não tanto quando você quer jogar "a vida do personagem X, 24h dia".

Uma característica importante que eu noto no Marvel é que pode afastar algumas pessoas, é que ele é o tipo de jogo em que a criação de personagem necessita de muito mais maturidade e compreensão do contrato social que outros jogos mais tradicionais. Como não existe um sistema de pontuação oficial para distribuir e montar fichas, ele se torna dependente da responsabilidade do jogador e do Mestre em criar algo interessante e que seja divertido de jogar com o grupo. Até hoje só tive problema com um jogador com isso, entretanto. E foi alguém com quem eu não pude conversar muito antes dele me mostrar a ficha do que queria usar.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #10 Online: Fevereiro 09, 2013, 12:23:35 am »
Okay, Supers.

Experiência com GURPS Supers... nao jogue. O gênero não combina quase nada com o sistema (feelings e tal). Talvez algo da Iron Age. Super Spies até que deve ficar legal

Já joguei bastante M&M. Não, não o considero genérico.  Sim, você pode variar o PL, pode construir vários personagens por exercício mental e um monte de coisas.
No fim, o sistema é o mesmo, dinâmico com stats bem descritos e as flexibilidades pra um gênero 4color aparentes (pontos heróicos e afins).
O que não impede de se jogar uma série de cenários nesse aspecto.

vejamos que mais... joguei a muuuuito tempo atrás um Marvel que usava baralhos e trunfos... era bem divertido também

Atualmente há um mestre de Necessary Evil pro meu grupo e todo mundo está adorando a campanha, aliás me dei bem com o sistema que passa o feeling de pulp action, mas pode ser um contra para quem não gosta

O kimble aí em cima tocou algo importante, que expando e concordo.
Há mais de um bom sistema pra supers, cada um com pontos fortes. Exceto Gurps Supers cujo detalhismo vai totalmente contra o dinamismo que se espera do gênero.

Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #11 Online: Fevereiro 09, 2013, 12:40:58 am »
Bem, sistema parece mais do que debatido por aqui, mas e quanto a ambientação? Vocês preferem criar os próprios universos ou usam os já existentes (DC e Marvel, ocasionalmente Image)?

Por aqui varia, tem desde os que preferem DC e Marvel ou ambos misturados com heróis locais, a outros que criam o próprio universo (seria/será meu caso). E vocês?

Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #12 Online: Fevereiro 09, 2013, 12:44:40 am »
Unh, boa lembrança. Realmente, tiveram 4 sistemas do Marvel. Um usava o SAGA, pelo que me lembro.

Quanto a universos, até hoje preferi usar coisas que já existiam. Facilitava meu trabalho, eu queria jogar nesses universos e permite aos jogadores lutarem lado ao lado ou contra personagens importantes e conhecidos.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
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Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Arquimago

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Re: Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #13 Online: Fevereiro 09, 2013, 01:04:24 pm »
O youkai que me falou deste tópico é vim ler e falar um pouco, quando comecei a jogar rpg o meu amigo que tinha o livro básico de lobisomem o Apocalipse 2ed pegou o sistema e adaptou pra supers, ficou um pouco porco mas eu adorei, foi meu primeiro jogo, anos (muitos anos, uns 7) depois descobri M&M num DIA D RPG que rolou em Aracaju e amei o sistema (o jogo era 1ed, mas logo depois conheci a 2ed) apesar de não ser fã de D20 foi o melhor sistema que joguei pra simulação de poderes e tal cheguei a narrar num cenário próprio (gosto mais de cenários estilo Hermes, Alphas ou Painkiller Jane que estilo Marvel e DC), nunca joguei GURPS em nenhum estilo e o que li não me animou muito com o sistema em si.

Até mostrei meu cenário pro Youkai, que vou narrar uma one shot no domingo que vem num encontro de RPG que começou a rolar aqui em Aracaju mensalmente a partir de dezembro... E estou me preparando psicologicamente pra voltar a narrar regularmente.

Nem sabia da existência desses montes de rpg Marvel por aí... E DC saiu agora na 3ed de M&M (que nem olho pq já investi nos livros da 2ed e não faço questão de estar sempre no sistema mais atual e sem contar que estou a uns anos sem jogar...)

Quem quiser ver meu cenário eu cheguei a publicar algumas coisas como parte da Iniciativa M&M no fórum Jambô com o nome de Operação Darwin, na página http://pa.alvesnet.net

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Offline Aluriel de Laurants

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Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Resposta #14 Online: Fevereiro 22, 2013, 12:30:08 am »
O M&M ainda é meu sistema de supers do coração pelo fato de que ele é mais adequado pra campanhas (e eu narro mesas com temporadas) por isso o acho bem adequado porque ele dá o controle que preciso pra esse tipo de jogo. Entretando tenho jogado o Marvel e tenho adorado o sistema, ele é ágil, divertido, até agora bem equilibrado e tem o feeling de HQ que queremos, só acho que a única coisa que sinto falta é um guia mais consistente pra narrar campanhas, mas de resto adoro o sistema e criar fichas pra ele é um hobby divertido.
I'm not doing it because it's right. I'm doing it because it's awesome.