Autor Tópico: Bem e Mal em D&D  (Lida 16446 vezes)

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Re:Bem e Mal em D&D
« Resposta #45 Online: Dezembro 03, 2013, 01:46:05 pm »
O problema disso é que embora seja algo em aberto para o jogador e DM (como tudo em RPG), a resposta dessa pergunta define se o jogador continuará a jogar com um Semideus na Terra ou com uma classe inferior a uma Classe de NPCs.

E pessoalmente, um Clérigo provavelmente saberia "instintivamente" se sua Divindade acompanha ele - a menos que exista algo incrivelmente forte capaz de alterar esse tipo de relação humano-divino (como outro Divindade, um Planar Power ou 3 Goblins e um Anel de Invisibilidade).
Não entendi nada. Como assim "saber instintivamente se uma divindade acompanha ele" ? :blink:
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Smaug

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Re:Bem e Mal em D&D
« Resposta #46 Online: Dezembro 03, 2013, 01:48:05 pm »
Clérigos em D&D tem uma ligação verdadeira com seu deus. Se a divindade não está mais com ele é adeus pra capacidade de turn undead, magias e outros poderes que ele recebe.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Bem e Mal em D&D
« Resposta #47 Online: Dezembro 03, 2013, 02:13:22 pm »
Não é um mero seguidor, Silva. É um herói capaz de invocar o poder de outro deus. É um cara que vai estar curando/salvando e nome da divindade X, que nem deveria existir nesse mundo. E chega fácil:
-"Aqui esse escorpião gigante pra acabar com a graça do seu seguidor que converteu uma vila pra você!"
-"Ele só salvou a vila de um gigante que você não fez nada pra deter" E olha o que eu dou pra ele acabar com o teu escorpião, essa arma abençoada aqui."
-"Arma abençoada não vai dar conta do aviso profético que eu mandei pra meia dúzia de clérigos meus ali perto pra acabar com esse herege!"
-"Não se meu avatar avisar ele antes!"

E se você quer respaldo do mundo real, veja o que um carpinteiro fez para a própria religião falando do mesmo deus...
Mas, mas, mas... Ok. O objetivismo realista de D&D. Igual os alignments.

Nao sei como o conceito de religião ainda existe nesses cenários. A coisa toda já deveria ter virado um mercado interplanar corporativo ha muito tempo, com deuses como CEOs, e clerigos eficientes sendo promovidos a semideuses e anjos, e quotas e ações abertas ao host celestial, e hostile takeovers ou fusões por outros panteões, e deuses tirando ferias em Sauipe,  etc.

"Hey, sabe da ultima? Apollo e Amaterasu fundiram seus cultos.. o novo megaculto vai se chamar Sun Incorporated.. e ja conseguiu extraterritorialidade na grecia e japao... dizem que o board of directors da Nilo Agronomics, encabecado por Ra, Anubis e Horus, ja esta pensando num contra-golpe"... "E como voce sabe disso tudo?"..."Ue, eu fiz conta no Godbook, o facebook divino... e no Amem, a ferramenta de bate-papo desenvolvida pela Crossroads, a empresa de comunicação do Exu da Encruzilhada ".

 :bwaha:
« Última modificação: Dezembro 03, 2013, 02:22:30 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Bem e Mal em D&D
« Resposta #48 Online: Dezembro 03, 2013, 02:29:24 pm »
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Não entendi nada. Como assim "saber instintivamente se uma divindade acompanha ele" ?

O Smaug já respondeu essa, mas tem um complemento - Nem todo Clérigo necessariamente precisa de uma Divindade para utilizar magias divinas, basta ver o próprio Terrance, Factol dos Athar. Ele é um Clérigo sem divindades, venerando a ideia do Grande Desconhecido.

Mas salvo esse tipo de corner-case, um Clérigo precisa e tem uma boa noção de que sua divindade existe - sem isso, ele não conseguiria fazer uso dos seus poderes cósmicos e fenomenais - embora possam existir Clérigos de Divindades mortas ou esquecidas.

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Assumindo que todo esse conflito realmente aconteca entre deuses por causa de um mero seguidor (o que me parece questionavel), como isso chegaria ateh o seguidor? Digo, que forma o seguidor sabe que ta rolando um ranca-rabo divino por causa dele?

O conflito não necessariamente chega até o seguidor e nem necessariamente existe. Contudo, é uma consequência básica da forma na qual divindades extraem seus poderes (vulgo, do número e intensidade de seus seguidores ou de seus aspectos divinos) que mesmo a mais gentil das divindades pode ter conflitos de interesses com outra divindade similar.

Se isso parece uma longa, complexa e cretina burocracia, é porque de fato parece uma. E eu adoro isso.

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Nao sei como o conceito de religião ainda existe nesses cenários. A coisa toda já deveria ter virado um mercado interplanar corporativo ha muito tempo, com deuses como CEOs, e clerigos eficientes sendo promovidos a semideuses e anjos, e quotas e ações abertas ao host celestial, e hostile takeovers ou fusões por outros panteões, e deuses tirando ferias em Sauipe,  etc.

Sim, ainda existe. Não só existe, como é bastante comparável em alguns pontos aos sistemas religiosos populares (não da interpretação filosófica deles) por todo Mediterrâneo pré-cristão.
« Última modificação: Dezembro 03, 2013, 02:32:47 pm por Heilel »

Re:Bem e Mal em D&D
« Resposta #49 Online: Dezembro 03, 2013, 02:50:20 pm »
Em Greyhawk, isso é basicamente o portfolio de Zilchus

http://en.wikipedia.org/wiki/Zilchus#Relationships

Offline arghsupremo [pintobot]

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Re:Bem e Mal em D&D
« Resposta #50 Online: Dezembro 03, 2013, 09:17:46 pm »
Em Ravenloft os clérigos não sentem os seus deuses, fazendo com que os clérigos forasteiros fiquem doidinhos.
"...como diria meu tio Roger MacDonald..."

Re:Bem e Mal em D&D
« Resposta #51 Online: Dezembro 03, 2013, 09:27:41 pm »
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Em Ravenloft os clérigos não sentem os seus deuses, fazendo com que os clérigos forasteiros fiquem doidinhos.

Ravenloft é uma exceção parcial. Devido a sua natureza exótica (e as Mists), ele opera de forma diferente do resto dos cenários da TSR, como acontece com Dark Sun, que tem uma estranha barreira contra a maioria dos efeitos dos Outer Planes.

Offline MaNdRaK

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Re:Bem e Mal em D&D
« Resposta #52 Online: Dezembro 03, 2013, 11:24:40 pm »
Pohan, escrevi pacas no tapatalk e o putengo nao posta a mensagem nem a pau... Nao vou reescrever tudo aqui no note de novo nao. Vai soh um resumo mesmo.

O que eu tava fazendo com o clérigo era exatamente 'viver' essa duvida e essa busca por aprendizagem, de aprender sobre as divindades e o panteão local traduzia muito disso. Ele se interessou por Heironeous e passou a orar tanto pela força e sabedoria do Old Man quanto pela benção de Heironeous enquanto estava em Greyhawk. Mas mesmo assim, sempre fica a duvida né?

Sei la, achei interessante o questionamento. Depois de jogar por tanto tempo às vezes essas coisas surpreendem um pouco.

Re:Bem e Mal em D&D
« Resposta #53 Online: Dezembro 03, 2013, 11:29:41 pm »
Na dúvida, reze para os dois e faça os sacrifícios adequados para outras divindades quando for o momento adequado (para Umberlee e Talos antes de uma viagem naval, para Gond ao forjar uma nova arma). Dificilmente uma divindade vai te punir por ser extra-precavido.  :P

Offline Cebolituz

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Re:Bem e Mal em D&D
« Resposta #54 Online: Dezembro 03, 2013, 11:32:51 pm »
Em Ravenloft os clérigos não sentem os seus deuses, fazendo com que os clérigos forasteiros fiquem doidinhos.

O mais legal é que ninguém sabe se os deuses de Ravenloft existem mesmo ou se são as brumas que dão as magias. Aí ter interpretações diferentes de um mesmo deus (como acontece com Ezra) deixa tudo tão parecido com a fé na vida real. :haha:


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline Lumine Miyavi

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Re:Bem e Mal em D&D
« Resposta #55 Online: Dezembro 04, 2013, 12:17:57 am »
Deus querer tomar seguidor de outro?
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Offline MaNdRaK

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Re:Bem e Mal em D&D
« Resposta #56 Online: Dezembro 04, 2013, 11:19:52 am »
Em Ravenloft os clérigos não sentem os seus deuses, fazendo com que os clérigos forasteiros fiquem doidinhos.

O mais legal é que ninguém sabe se os deuses de Ravenloft existem mesmo ou se são as brumas que dão as magias. Aí ter interpretações diferentes de um mesmo deus (como acontece com Ezra) deixa tudo tão parecido com a fé na vida real. :haha:

Mistborn  :blink:? Esse são os questionamentos dos 3 livros! E é uma bruma rosa (ou mist) no caso. E os personagens ficam o tempo todo "WTF? Meu poder vem de deus, da bruma ou do diabo?!"

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Re:Bem e Mal em D&D
« Resposta #57 Online: Dezembro 05, 2013, 08:09:56 pm »
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Em Ravenloft os clérigos não sentem os seus deuses, fazendo com que os clérigos forasteiros fiquem doidinhos.

Ravenloft é uma exceção parcial. Devido a sua natureza exótica (e as Mists), ele opera de forma diferente do resto dos cenários da TSR, como acontece com Dark Sun, que tem uma estranha barreira contra a maioria dos efeitos dos Outer Planes.

Sim! Eu usei o exemplo de Ravenloft como a exceção que confirma a regra.
"...como diria meu tio Roger MacDonald..."

Offline Cebolituz

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Re:Bem e Mal em D&D
« Resposta #58 Online: Dezembro 07, 2013, 01:41:27 pm »
Em Ravenloft os clérigos não sentem os seus deuses, fazendo com que os clérigos forasteiros fiquem doidinhos.

O mais legal é que ninguém sabe se os deuses de Ravenloft existem mesmo ou se são as brumas que dão as magias. Aí ter interpretações diferentes de um mesmo deus (como acontece com Ezra) deixa tudo tão parecido com a fé na vida real. :haha:

Mistborn  :blink:? Esse são os questionamentos dos 3 livros! E é uma bruma rosa (ou mist) no caso. E os personagens ficam o tempo todo "WTF? Meu poder vem de deus, da bruma ou do diabo?!"

Não conheço esse jogo para falar mais.

Mas não dá para se dizer que os personagens de Ravenloft fiquem o tempo todo "WTF?". A grande maioria da população não faz ideia que o que comanda o cenário são as brumas. Somente quem sabe ou especula sobre isso são grandes estudiosos (que são poucos) e personagens poderosos do cenário que sabem que estão em uma prisão das névoas e fazem de tudo para fugir (Azalin e Strahd por exemplo).


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Re:Bem e Mal em D&D
« Resposta #59 Online: Dezembro 07, 2013, 04:39:29 pm »
E quem fugiu. Vecna motherfucker be crazy! Droping the beat in Sigil, becoming a god, changing rules and shit.