Autor Tópico: Playtest do DnD Next  (Lida 25757 vezes)

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Offline garotovaca [medabot]

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Re:Playtest do DnD Next
« Resposta #60 Online: Maio 25, 2012, 11:53:32 am »
Consegui baixar hoje. Parece que o servidor já esta descongestionado. 

Tenho a mesma opinião do Oda, por enquanto.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Playtest do DnD Next
« Resposta #61 Online: Maio 25, 2012, 12:22:25 pm »
Error 37, hahaha. xD

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Re:Playtest do DnD Next
« Resposta #62 Online: Maio 25, 2012, 12:55:43 pm »
Consegui ler uns trechos do playtest. Alguns pitacos:

i) Gostei mesmo do Background Feature que não atrela nada de mecânica a seus benefícios. Ou melhor, divide os benefícios do background em crunch e fluff.

ii) Não gostei do resto. Mecânicas desequilibradas e/ou confusas e simplificação demasiada. Eu não entendo o por que dos designers - e incluo os do 13th Age nisso também - teimam em ter classes "mais complexas e classes menos complexas". (Parêntese: pelo menos no 13th Age isto está bem explícito, na cara do jogador). Quer dizer, entendo até um certo limite, o da frustração. Pô, vou ter que esperar  sair um módulo para poder jogar com o estilo de Fighter que eu gosto?

Esse playtest deixou um certo ar de amadorismo por parte da WotC. E ainda que seja o ponta-pé inicial do novo sistema, não tenho perspectivas muito boas não - e torço para queimar a língua/dedos.

Re:Playtest do DnD Next
« Resposta #63 Online: Maio 25, 2012, 04:13:47 pm »
Bom, nem me incomodo com essa questão do guerreiro (ainda), afinal eles falaram que iriam testar alguns aspectos do jogo a cada fase do playtest e que o guerreiro inicial seria simplificado. Sendo assim acredito que um guerreiro mais complexo, advindo de módulos, deve aparecer mais pra frente para atender essa galera que não gosta do "guerreiro estilo 2e" como estão dizendo.

Ainda não li todo o material, mas gostei do pouco que li até agora. A regra de vantagem/desvantagem é boa. O sistema de deslocamento me agradou demais, odiava ter que gastar uma ação de movimento INTEIRA para levantar-me na 3e.

Ainda nem dei uma olhada nas classes, pois como disse ainda estou começando a ler o material. Depois posto mais impressões.
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Offline ferdineidos

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Re:Playtest do DnD Next
« Resposta #64 Online: Maio 25, 2012, 04:27:24 pm »
Sinceramente, achei uma merda.

Os bônus concedidos pelos Backgrounds substituindo as perícias vão ser tratados da mesma forma que perícias na 4ed: vão acabar "casando" com as habilidades para ter uma maior efetividade. Pra mim o que era um erro da 4ed continua se perpetuando pior, já que o bônus da 4ed é de +5, enquanto deste novo é só +3.

Fighter só bate. Pra ter uma ideia, a ficha do cara só tem 1 folha, enquanto todas as outras tem 2.

De resto, ataca bem (não entendi de onde veio o +6 pra acerta nem o +7 de dano) mas tem AC baixa e os HP no primeiro nível nem são isso tudo de diferença. Ele provavelmente recupera mais em descansos curtos também.

O poder que faz ele atacar duas vezes em um turno achei uma merda. Duas vezes por dia, só. Parece migalha.

Na verdade, dá pra perfeitamente montar um grupo sem o guerreiro. O clérigo de moradin parece ser capaz de cumprir a função - ele leva certa desvantagem em poder bruto, mas ganha em versatilidade. Isso levando em conta que são fichas prontas, sem nenhuma forma de otimização.

De resto, o retorno à 3ed em vários aspectos me traz sentimentos não muito saudáveis.

Gostei do Backgrounds, das vantagens que ele dá e gostei também da ideia do vantagem/disvantagem.

Themes virou árvore de feat tosca.

Já meio que esperava que seria broxante, mas quando a realidade se concretiza sempre morre o restinho de esperança, o que é triste.

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Concordo com o Leisses com relação à regra de movimentação
« Última modificação: Maio 25, 2012, 04:30:12 pm por ferdineidos »
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."

Re:Playtest do DnD Next
« Resposta #65 Online: Maio 25, 2012, 06:04:41 pm »
Intoxicated: Aquele negócio da criatura tomar menos dano deve estar errado.
Lista de armaduras: Meu deus! O que é aquilo. Geralmente sou contra conspirações, mas dessa vez acho que eles colocaram essa lista apenas para altera-la depois e dizer que mudou em função do feedback dos playtesters. Não tem outra explicação LOL.
Finesse Weapons: Apesar de estar muito mal apresentado ficou bom poder usar a Dex para ataque e dano com essas armas.
Arma improvisada = dead goblin wins!!!

Até o momento nem olhei as fichas direito, apenas li o How to play (exceto a parte das magias).
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Re:Playtest do DnD Next
« Resposta #66 Online: Maio 25, 2012, 06:21:55 pm »
Aos comentários sobre a falta de manobras de combate e ataques de oportunidade: se vocês leram aquela carta do Mearls devem lembrar que ele disse que eles estão deixando algumas regras de fora do playtest propositalmente, para verificar o quanto elas realmente influenciam no jogo.

Para o Oda, que acha (ou tem esperança) que essa edição não visa desafiar o jogador: se eu não digo que estou procurando exatamente no local em que o objeto escondido está, eu não acho ele mesmo com um acerto crítico no teste de procurar. Imagino que esperam que a lógica seja aplicada para puzzles também.

@Leisses: qual é o grande problema com a tabela de armadura? Só eu que não notei nada de errado?

OFF: De tanto falarem da regra de vantagem/desvantagem eu fui reler ela (até porque da primeira vez eu só passei os olhos por cima, imaginei que fosse um simples +2 / -2 de bônus) e confesso que fiquei surpreso. A wizards está me copiando :P Juro que eu tinha feito uns experimentos com um sistema semelhante (exceto que eram 3d10 descontando o menor --ou o maior--, e que multiplas vantagens se acumulavam, acrescentando mais 1d10 na parada de dados e descontando mais um resultado --o segundo maior ou menor--). Era um sistema legal porque se baseava em acumular vantagens para aumentar a probabilidade de tirar críticos, que eram os únicos ataques que realmente causavam estragos.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Playtest do DnD Next
« Resposta #67 Online: Maio 25, 2012, 06:54:54 pm »
Intoxicated: Aquele negócio da criatura tomar menos dano deve estar errado.
Lista de armaduras: Meu deus! O que é aquilo. Geralmente sou contra conspirações, mas dessa vez acho que eles colocaram essa lista apenas para altera-la depois e dizer que mudou em função do feedback dos playtesters. Não tem outra explicação LOL.
Finesse Weapons: Apesar de estar muito mal apresentado ficou bom poder usar a Dex para ataque e dano com essas armas.
Arma improvisada = dead goblin wins!!!

Até o momento nem olhei as fichas direito, apenas li o How to play (exceto a parte das magias).
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Offline AKImeru

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Re:Playtest do DnD Next
« Resposta #68 Online: Maio 25, 2012, 07:00:07 pm »
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Para o Oda, que acha (ou tem esperança) que essa edição não visa desafiar o jogador: se eu não digo que estou procurando exatamente no local em que o objeto escondido está, eu não acho ele mesmo com um acerto crítico no teste de procurar. Imagino que esperam que a lógica seja aplicada para puzzles também.

Será que a galera "old school" (eles ainda se chamam disso? Que fofo :3) gosta da 5e?

Eu irei testar esse domingo mesmo e ver no que que dá.

Re:Playtest do DnD Next
« Resposta #69 Online: Maio 25, 2012, 07:04:35 pm »
Iuri, o grande problema está no fato do cara que quer usar uma armadura média ou pesada nos níveis iniciais ter uma CA facilmente inferior a um cara que usa armadura leve e é baseado em destreza.

Tanto é que colocaram o ladino com a armadura mais barata (leather armor - 10gp) e ainda assim ele possui a mesma CA que o guerreiro que pagou 100 gp pela sua armadura. Com mais 15 gp o ladino já teria mais CA que o guerreiro e com 75gp ele teria 17 de CA enquanto o guerreiro precisa de 1500 gp para conseguir a mesma CA.

Caso exista aumento nos valores de atributos com os níveis a coisa fica pior ainda.

Eu gostaria de testar nesse domingo, mas tenho concurso para fazer =(
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Re:Playtest do DnD Next
« Resposta #70 Online: Maio 25, 2012, 07:12:55 pm »
Putz, é verdade... me concentrei nos bônus e penalidades das armaduras e esqueci de olhar o preço. Realmente tá muito desbalanceado isso.
Aliás, nessa segunda lida que eu vi que a finesse adiciona destreza no dano também (primeira vez eu achei que eram só nos ataques). Ainda por cima destreza é atributo chave de um monte de perícia, o que faz com que seja disparadamente o melhor atributo para um não-caster.

@Elfo: Quando fala sobre acumular bônus diz que magias iguais não se sobrepõe. Talvez dê para aplicar a mesma lógica quanto aos Spiritual Hammer e dizer que só pode ter um martelo por vez. Mas a regra não deixa isso claro.

Offline AKImeru

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Re:Playtest do DnD Next
« Resposta #71 Online: Maio 25, 2012, 07:15:57 pm »
O guerreiro do beta test não é um defensor; Se você tentar salvar o grupo com ele você vai morrer mais rápido do que um ladino!

Ele é um causador de dano de uma dimensão, um personagem simples, criado para iniciantes em mente.

Eu aceito isso, mas quero muito é ver o quanto você pode fazer o guerreiro mais complexo e interessante. Eu consigo viver com um guerreiro simples e um complexo, ao em vez de apenas um simples.

Offline Heitor

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Re:Playtest do DnD Next
« Resposta #72 Online: Maio 25, 2012, 07:25:27 pm »
Armadura, além de dar bônus, poderia conceder vantagem contra certos tipos de ataque/dano.

Re:Playtest do DnD Next
« Resposta #73 Online: Maio 25, 2012, 07:27:50 pm »
Os bônus concedidos pelos Backgrounds substituindo as perícias vão ser tratados da mesma forma que perícias na 4ed: vão acabar "casando" com as habilidades para ter uma maior efetividade. Pra mim o que era um erro da 4ed continua se perpetuando pior, já que o bônus da 4ed é de +5, enquanto deste novo é só +3.

Não tenho tanta certeza, porque as perícias em si não estão vinculadas a nenhum atirbuto, e sim ao tipo de ação. Por exemplo, nadar contra a corrente pode ser um teste de força (com bônus de swim), enquanto prender a respiração pode ser um teste de constituição (com bonus de swim). Concordo que na maioria das vezes você vai usar o bônus apenas com um atributo, mas se o povo começar a improvisar um monte de coisa inesperada, dá pra fazer algumas combinações de uso único interessantes.

No mais, eu realmente espero que eles aposentem os aumentos de atributo por nível.
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Offline Macnol

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Re:Playtest do DnD Next
« Resposta #74 Online: Maio 25, 2012, 08:22:42 pm »
Intoxicated: Aquele negócio da criatura tomar menos dano deve estar errado.

"Intoxicated" não é exatamente "intoxicado", e sim bêbado.

Faz bastante sentido o cara bêbado sentir menos dor. Achei isso um toque bem engraçado no playtest.  :laugh: