Autor Tópico: O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?  (Lida 21957 vezes)

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #60 Online: Abril 04, 2012, 01:05:30 am »
Essas maluquices me lembram do que falaram numa encarnação da Spell onde um membro de classe marcial (bárbaro ou guerreiro) de nível alto deteve um tiro de espingarda/mosquete colocando o PRÓPRIO DEDO no cano da arma. Aí é pedir por tosquice. Pra ver como os PVs tem suas horas de falha, huheuhuehuehehu

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #61 Online: Abril 04, 2012, 01:11:00 am »
Daí é pedir para perder a mão. Acho que aquela magia que restaurava membros servia só para isso.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #62 Online: Abril 04, 2012, 02:02:08 am »
Já um bárbaro se jogando de cara no chão como atalho pra descer um barranco não funciona direito em histórias que se levem minimamente a sério.

Ou faz. Ele pode fazer como esta cena (Vá pra 1:40)



A queda é irrelevante pra ele. Por que ele precisa "cair de cara no chão" ao invés de só se jogar, fazer um barulhão ao cair, e continuar andando como se nada estivesse acontecido?
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #63 Online: Abril 04, 2012, 06:43:19 am »
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Já um bárbaro se jogando de cara no chão como atalho pra descer um barranco não funciona direito em histórias que se levem minimamente a sério.

X-men: logan faz coisas do tipo o tempo todo porque ele sabe que não vai morrer, mesmo que isso doa pra caralho. O exemplo do nib também.

Mas hey, o Logan é um mutante, não um "personagem marcial resistente", e o vídeo do nib são vampiros.

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O exemplo do Madruga era um bárbaro "atalhando" desse jeito por preguiça, por saber (via metagame) que o dano da queda não tinha como matar ele.

Eu ainda falho em ver onde houve a preguiça, porque, tipo, eu lembro que houve uma descrição de início de perseguição e o bárbaro saltou para não dar tanta vantagem ao perseguido.

Mas é um negócio que eu não vou entender nunca:
- Bárbaro sabe que é MUITO mais resistente que um ser humano comum, salta de um barranco porque sabe que não vai morrer = metagame.

- Mago sabe que tem inúmeras magias para modificar a realidade do mundo, salta de um barranco e usa uma magia para zerar o dano de queda = forma correta de jogar.

- Jedis saltam de naves há muitos metros de altura e não levam dano de queda = eles podem porque eles usam a Força.

- Hércules faz feitos físicos incríveis = ele é divino.

Aí fica a pergunta: se o bárbaro tivesse um poder de classe "anule o dano de que da na macheza" deixaria de ser metagame essa cena de perseguição?


Pra mim, não há nada de metagame nessa história. O cara é capaz de aguentar inúmeros combates consecutivos porque é muito resistente, agora saltar de um barranco é um feito reservado completamente para os magos. E a mera tentativa de um Bárbaro de nível alto fazer isso é algo cômico. Não faz o menor sentido.

Offline Madrüga

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #64 Online: Abril 04, 2012, 07:25:03 am »
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Já um bárbaro se jogando de cara no chão como atalho pra descer um barranco não funciona direito em histórias que se levem minimamente a sério.

X-men: logan faz coisas do tipo o tempo todo porque ele sabe que não vai morrer, mesmo que isso doa pra caralho. O exemplo do nib também.

Só que os vampiros do filme caem de pé, bonitinhos, e não sofrem dano. O Wolverine se cura sozinho.

O bárbaro, por sua vez, cai igual uma pedra, se machuca mas não morre. E ele sabe que vai ser curado, então dane-se, é só cair mesmo.

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O exemplo do Madruga era um bárbaro "atalhando" desse jeito por preguiça, por saber (via metagame) que o dano da queda não tinha como matar ele.

Eu ainda falho em ver onde houve a preguiça, porque, tipo, eu lembro que houve uma descrição de início de perseguição e o bárbaro saltou para não dar tanta vantagem ao perseguido.

Então você não lembra porra nenhuma. Não havia nem ação na cena. Ele pulou pra chegar mais rápido para não perder tempo descrevendo a descida. Sério. Não tinha perseguição, perigo, nada.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #65 Online: Abril 04, 2012, 08:03:32 am »
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Só que os vampiros do filme caem de pé, bonitinhos, e não sofrem dano.

Como eu disse, por mim, um guerreiro, por exemplo, teria um poder utilitário exatamente igual a isso em algum nível médio. Mas esse sou eu. xD

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O bárbaro, por sua vez, cai igual uma pedra, se machuca mas não morre. E ele sabe que vai ser curado, então dane-se, é só cair mesmo.

Espera. O Logan se cura sozinho com sua regeneração. Ele pula porque ele sabe que vai se curar depois = ok.
O bárbaro usa o clérigo para se curar (ou simplesmente dorme, em caso de D&D 4e). Ele pula porque ele sabe que vai se curar depois anyway = metajogo.

Sério mesmo?

Em tempo, eu gostaria que você me dissertasse sobre a diferença entre ter um "fator de cura" e "dormir e se curar", tirando o intervalo de tempo.

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Então você não lembra porra nenhuma. Não havia nem ação na cena. Ele pulou pra chegar mais rápido para não perder tempo descrevendo a descida. Sério. Não tinha perseguição, perigo, nada.

Engraçado, por algum motivo eu lembro de ter lido um bárbaro perseguindo alguém, por isso ele tinha pulado do barranco. Devo ter misturado exemplos na memória, ou sei lá o quê.

Mas mesmo assim. Se o mago, por exemplo fizesse o mesmo, só que usando queda suave, te soaria metagame? É a mesma situação para mim. Mesmo não tendo ação, nem nada, ele resolve gastar um recurso (magia) para realizar uma coisa mundana (descer o barranco). O exemplo do bárbaro só troca o recurso magia para o recurso "pontos de vida".

Inclusive, eu não narraria a cena como ele se estabacando no chão eu narraria a cena com ele caindo em pé, um pouco agachado, o chão embaixo dele rachou, fazendo uma "micro-cratera" e um ventinho de poeira se afasta radialmente dele. Isso transforma o suposto "metagame" numa cena aleatória de filme de ação com o único intuito de mostrar "o quanto ele é foda".

É natural personagens imprudentes como o esteriótipo do bárbaro gastar recursos dele de combate para mostrar que é "fodão". A lógica é essa: se ele desperdiça assim, é porque ele deve ter MUITO mais.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #66 Online: Abril 04, 2012, 08:12:59 am »
Kazuya, acho que tu não entendeu o ponto do Madruga.

O jogador do barbáro se aproveitou de uma "falha" no sistema para fazer uma ação ridícula.

Uma coisa é o wolverine pular por que sabe que vai se curar imediatamente e que a queda em si não vai lhe causar muito dano.

Outra é o bárbaro pular do barranco e cair de cara no chão por que sabe que não vai morrer e o clérigo irá curá-lo logo depois. É uma cena ridícula!

Já o mago usando queda lenta não é, assim como se o bárbaro pulasse conscientemente e usasse um poder pra cair em pé e se ferindo um pouco, como tu disso.

Seja como for, esses dois últimos exemplos são aceitáveis por não se utilizarem de uma "falha" no sistema e por não gerarem situações ridículas.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #67 Online: Abril 04, 2012, 08:22:52 am »
O meu problema é enxergar onde que o sistema conceder PV's altos para a classe ao ponto de suportar quedas altas é uma falha.

O jogo foi feito levando isso em consideração, logo isso não é uma falha. Se realmente não agrada ao madruga não ter um poder descrito "você pode saltar e aguentar a queda" em vez de um simples recurso numérico indicar isso, é uma questão de gosto. Mas pode ter certeza que o bárbaro aguentar quedas altas é a intenção do sistema, vide armadilhas de fosso, que não estão lá simplesmente para matar os heróis, mas só pra dar um "atritozinho" no PV dos mais imprudentes.


Um exemplo de falha real do sistema: o mago de shrödinger (só pra variar  :linguinha: ). Ele foi feito com o sistema tendo em mente que ele representa o nicho do "mago" dentro do quarteto guerreiro/ladino/clérigo/mago, mas a única coisa que ele não faz desses 4 nichos esteriótipo é curar. Todo o resto é suprido por ele. Isso sim caracteriza uma falha do sistema: um efeito inesperado comumente ruim.
Bárbaros sobrevivendo a danos de queda severos é simplesmente esperado pelo sistema sim.
« Última modificação: Abril 04, 2012, 08:28:13 am por Kasuya »

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #68 Online: Abril 04, 2012, 08:32:38 am »
Problema pra mim é só a questão do ridículo.

Duas situações que o sistema permite:

a) Grupo está em um dungeon, e os personagens decidem que o guerreiro deve ir a frete, pois caso tenha alguma armadilha e o ladino não perceba, se ela for ativada, melhor atingir o guerreiro que é mais resistente do que atingir o mago ou ladino.

b) Grupo está em um dungeon, e os personagens decidem que o guerreiro deve ir a frete, ativando propositalmente as armadilhas e tomando o dano delas, já que ele vai resistir a tudo e vai polpar tempo do ladino em procurar e desarmar a as armadilhas.

As duas situações são normais e aceitáveis pra você?

Pra mim só a primeira.

Offline Agnelo

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  • O que se escreve num campo desses?
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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #69 Online: Abril 04, 2012, 08:36:31 am »
Cês tão cientes que mago de schrodinger é uma forma do eltor dizer que "não, o mago não está sempre preparado pra tudo, ces tão viajando".

E, puta que pariu, será que vocês têm que achar que tudo acontece por causa disso? Vira o disco porra.

A propósito, numa cena descrita de forma bacana eu bateria palmas pro pulo do bárbaro, numa gratuita eu faria ele quebrar a perna.
« Última modificação: Abril 04, 2012, 08:39:01 am por Agnelo »
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #70 Online: Abril 04, 2012, 09:08:40 am »
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Cês tão cientes que mago de schrodinger é uma forma do eltor dizer que "não, o mago não está sempre preparado pra tudo, ces tão viajando".

Nem assim ele deixa de invadir nichos... mas enfim... eu concordo que tá na hora de virar o disco. Eu citei essa falha em específico do sistema só pra trollar. :P

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As duas situações são normais e aceitáveis pra você?

Pra mim só a primeira.

Você se liga que o guerreiro vai ser punido com o dano, ou seja, ele vai sofrer no próximo combate, certo? Dito isso... qual é o problema? O próprio sistema já castiga o personagem pela imprudência (dano). Na hora do combate, o narrador vai fazer valer essa punição.

Aí você diz "ah, mas o clérigo cura ele antes do combate". A punição deixa de ser em PVs para ser em "menos magias prontas", o que nos leva à mesma situação "aceitável" de vocês do mago gastando magia para anular dano de queda. A imprudência e levianidade do bárbaro puniu o grupo de uma forma ou de outra (hey, ainda é um jogo sobre grupos), agora o mestre faz ele sentir na pele porque não foi uma boa ideia saltar do barranco "porque sim".

Pra mim, PV alto é só um "poder" de aguentar punição física que pode ser abusado tanto quanto magia ou outros poderes naturais ou sobrenaturais. Não é só porque PV não é um poder "oficial" com descrição e tudo que ele deixa de ser uma habilidade que pode muito bem ser usada.

Offline Macnol

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #71 Online: Abril 04, 2012, 09:23:46 am »
Cês tão cientes que mago de schrodinger é uma forma do eltor dizer que "não, o mago não está sempre preparado pra tudo, ces tão viajando".

E, puta que pariu, será que vocês têm que achar que tudo acontece por causa disso? Vira o disco porra.

Não, acho que não estão cientes. E considerando o conteúdo do tópico que o Lumine entitulou "Mago de Schröedinger", acho que não vão entender a ironia do negócio tão cedo.

Problema pra mim é só a questão do ridículo.

Duas situações que o sistema permite:

a) Grupo está em um dungeon, e os personagens decidem que o guerreiro deve ir a frete, pois caso tenha alguma armadilha e o ladino não perceba, se ela for ativada, melhor atingir o guerreiro que é mais resistente do que atingir o mago ou ladino.

b) Grupo está em um dungeon, e os personagens decidem que o guerreiro deve ir a frete, ativando propositalmente as armadilhas e tomando o dano delas, já que ele vai resistir a tudo e vai polpar tempo do ladino em procurar e desarmar a as armadilhas.

As duas situações são normais e aceitáveis pra você?

Pra mim só a primeira.

Yep. Eu já tentei mostrar a distinção dessas situações na página anterior, não adiantou muito.

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Cês tão cientes que mago de schrodinger é uma forma do eltor dizer que "não, o mago não está sempre preparado pra tudo, ces tão viajando".

Nem assim ele deixa de invadir nichos... mas enfim... eu concordo que tá na hora de virar o disco. Eu citei essa falha em específico do sistema só pra trollar. :P

Então vai pro brchan.
« Última modificação: Abril 04, 2012, 09:32:26 am por Macnol »

Offline VA

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #72 Online: Abril 04, 2012, 09:29:24 am »
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Já um bárbaro se jogando de cara no chão como atalho pra descer um barranco não funciona direito em histórias que se levem minimamente a sério.

Kratos.

E antes que você diga que ele é divino, é possível ser um personagem marcial e semideus na 4E. O fato de você ter uma classe marcial não faz com que você não tenha coisas especiais.

Se você é um bárbaro de nível 12, com certeza alguma coisa incrível você é.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #73 Online: Abril 04, 2012, 09:48:29 am »
Vocês tão ligados que as cenas ridículas não vão ocorrer porque "o sistema é falho", mas porque o jogador quer, certo?


Eu não acho que o sistema tem que criar todo o mecanismo possível e imaginável para evitar o jogador de trollar. Quem escolhe a forma de joga são os jogadores. Se um jogador destoa disso, ou ele tá precisando de conversa, ou ele não se enquadra no grupo.


Em tempo, ótimo exemplo o do VA. O cara aguenta quedas absurdas sem levar um ponto de dano. E não soa ridículo em momento algum.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #74 Online: Abril 04, 2012, 09:48:33 am »
Então você não lembra porra nenhuma. Não havia nem ação na cena. Ele pulou pra chegar mais rápido para não perder tempo descrevendo a descida. Sério. Não tinha perseguição, perigo, nada.

Só de curiosidade, deixa eu ver se entendi.

-O grupo estava no alto de um penhasco olhando a paisagem.
-O grupo cansou de olhar a paisagem e fala que desce pra ir olhar a paisagem em outro lugar.
-O Bárbaro diz "eu me jogo do alto do penhasco pra não ter que descer andando".

Foi isso?
Vendo meus mangás
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-Dom Pedro I