Autor Tópico: O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?  (Lida 21968 vezes)

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Offline Macnol

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #45 Online: Março 31, 2012, 07:48:56 pm »
Notem que meu argumento não foi "não existe público pra jogos de super-heróis medievais e Dungeons&Dragon Ball Z", e sim "esse não é o público majoritário e D&D seria melhor servido se isso ficasse em suplementos opcionais e não no core".

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #46 Online: Março 31, 2012, 08:06:52 pm »
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Arrisco te dizer que a maioria dos jogadores não gosta de "super-herói medieval", por isso que tem uma preferência tão predominante por jogos em "tier" baixo e médio. Níveis altos só são predominantes na Charop e como clichés de discussões na internet.

Mas aí é que tá: os "tiers" são como modos de jogo diferentes. Você escolhe o seu modo de jogo preferido e joga.

Se você está no 12º nível, você era para esperar alguma coisa do tipo. Como eu disse antes, eu iria ainda mais longe, além de pular de um barranco e levar um dano pouco relevante para os PV's de um personagem de nível 12, eu ainda acho que deveria ter um utilitário desse nível que permitiria que ele não levasse dano ou reduzisse o dano se pulasse intencionalmente, só porque ele é "fodão" assim num nível como esse. A partir do segundo "tier", você já vê que é escancarado o estilo "super- herói" medieval se aflorando. Eu não vejo motivo para termos algo contra isso, se você ainda tem o primeiro "tier" para ser apenas "um pouco mais que mundanos" ou "zé mané", como disse o Lumine.

E olhe que eu tou fazendo o papél de "advogado do diabo" aqui, porque eu sempre preferi jogar D&D em low level, normalmente não passando do nível 5.


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Notem que meu argumento não foi "não existe público pra jogos de super-heróis medievais e Dungeons&Dragon Ball Z", e sim "esse não é o público majoritário e D&D seria melhor servido se isso ficasse em suplementos opcionais e não no core".


Concordo que o jogo deve dar mais suporte no ponto onde ele é mais popular (como vem sendo, no caso, o suporte aos níveis heroicos são razoavelmente maior aos níveis épicos). Mas discordo que essa opção não deva estar como padrão. Acho que todo mundo deveria ter as opções de modo de jogo que elas quiserem por padrão. Os suplementos estariam lá apenas para complementar esses modos de jogo.

Offline VA

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #47 Online: Março 31, 2012, 08:24:30 pm »
Isso é bem útil. Especialmente se você quer que alguém tenha um poder literal de destruir mundos.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #48 Online: Abril 01, 2012, 10:43:26 am »
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Notem que meu argumento não foi "não existe público pra jogos de super-heróis medievais e Dungeons&Dragon Ball Z", e sim "esse não é o público majoritário e D&D seria melhor servido se isso ficasse em suplementos opcionais e não no core".


Concordo que o jogo deve dar mais suporte no ponto onde ele é mais popular (como vem sendo, no caso, o suporte aos níveis heroicos são razoavelmente maior aos níveis épicos). Mas discordo que essa opção não deva estar como padrão. Acho que todo mundo deveria ter as opções de modo de jogo que elas quiserem por padrão. Os suplementos estariam lá apenas para complementar esses modos de jogo.

Só pra entender, a discussão dos dois aqui se aplica a qualquer tipo de personagem, certo? DDBZ se aplicaria tanto a spellcasters quanto combatentes fazendo coisas absurdas? Estou levantando esse ponto porque algo bem comum quando começam essas discussões é aquele pensamento que os combatentes do grupo não podem fazer coisas heróicas que desafiam a lógica (como cair de uma altura grande e sobreviver com poucos ferimentos ou imobilizar um dragão com as mãos), mas se for um spellcaster (Queda Suave e uma magia de imobilização), tudo bem.

Dois centavos sobre DDBZ,

Eu gosto de jogar em todos os tiers, então realmente não vejo problema em ter combatentes realizando feitos que normalmente seriam vistos em lendas. Até porque não acho que na maioria das edições D&D realmente funcione pra um jogo low level, low magic e gritty, que muitas pessoas tentam fazer com o sistema (GURPS provavelmente funcionaria melhor pra isso). Mesmo em níveis baixos, o jogo costuma dar suporte a algumas ações bem fora da realidade.

Não discordo que o sistema deve dar suporte aos níveis que a maioria usa, mas o ideal era um sistema que conseguisse promover um jogo divertido em qualquer nível. Os designers do D&D não conseguem fazer isso já faz algum tempo.
« Última modificação: Abril 01, 2012, 10:46:20 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #49 Online: Abril 01, 2012, 11:41:48 am »
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Só pra entender, a discussão dos dois aqui se aplica a qualquer tipo de personagem, certo?

Exatamente. Se eu quero magos com magias como queda livre, eu quero guerreiros com habilidades de "aguentar queda" e não levar dano, não por causa de uma magia, mas só porque ele é foda mesmo. Claro que esse exemplo de não levar dano de queda é meio tosco, mas é bem nessa linha: personagens mundanos fazendo coisas que, a princípio, parece magia, mas eles o fazem porque são muito fodas (seja pela força, seja pela resistência, seja pela agilidade, whatever).

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Não discordo que o sistema deve dar suporte aos níveis que a maioria usa, mas o ideal era um sistema que conseguisse promover um jogo divertido em qualquer nível. Os designers do D&D não conseguem fazer isso já faz algum tempo.

Eles já conseguiram isso? (Não é uma pergunta sarcástica.)

Em tempo, eu concordo 100%. Eu acho que o jogo deveria ir do "pseudo-mundano" (não low-magic, porque D&D é high-magic) ao D&DBZ. Eu só não digo que chegue ao cúmulo de termos poder de destruir mundos porque isso envolveria viagens interplanetárias, o que sai completamente do nicho "fantasia medieval" (não que isso não soe interessante, eu mesmo já imaginei uma campanha de 4e em que os personagens iriam "misteriosamente" parar no futuro, em meio à cidade grande - carros, naves, asfalto, prédios -  e tendo que conviver e se acostumar com a nova realidade, mas nunca pus isso em prática).

Offline Macnol

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #50 Online: Abril 01, 2012, 12:34:28 pm »
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Notem que meu argumento não foi "não existe público pra jogos de super-heróis medievais e Dungeons&Dragon Ball Z", e sim "esse não é o público majoritário e D&D seria melhor servido se isso ficasse em suplementos opcionais e não no core".


Concordo que o jogo deve dar mais suporte no ponto onde ele é mais popular (como vem sendo, no caso, o suporte aos níveis heroicos são razoavelmente maior aos níveis épicos). Mas discordo que essa opção não deva estar como padrão. Acho que todo mundo deveria ter as opções de modo de jogo que elas quiserem por padrão. Os suplementos estariam lá apenas para complementar esses modos de jogo.

Só pra entender, a discussão dos dois aqui se aplica a qualquer tipo de personagem, certo? DDBZ se aplicaria tanto a spellcasters quanto combatentes fazendo coisas absurdas? Estou levantando esse ponto porque algo bem comum quando começam essas discussões é aquele pensamento que os combatentes do grupo não podem fazer coisas heróicas que desafiam a lógica (como cair de uma altura grande e sobreviver com poucos ferimentos ou imobilizar um dragão com as mãos), mas se for um spellcaster (Queda Suave e uma magia de imobilização), tudo bem.

Sim, especifiquei na página anterior:

Em tempo, antes que o Lumine falhe no teste de resistência pra bater na mesma tecla do Schrödinger's Wizard de novo: Eu estou falhando de palhaçadas mágicas também, inclusive o carnaval de clarividência/teleporte/ressurreição/parar o tempo/etc da 3e.

Nota que eu não me importo com feitos fantásticos que não quebrem a história, como um bárbaro se amarrando em uma corda e descendo o barranco correndo através da parede, estilo rapel, ou as habilidades de redução de dano de queda que já existem no D&D. Foda é a ideia de simplesmente se atirar de cara no chão e sair andando.

Offline Cebolituz

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #51 Online: Abril 01, 2012, 12:42:43 pm »
Nunca ouviram falar do Bárbaro Wile E. Coyote? xD


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline Malena Mordekai

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #52 Online: Abril 03, 2012, 04:10:34 pm »
E o tópico morreu se jogando de um barranco?

Respondendo ao nome do tópico, não acho que atrapalhe contar BOAS histórias, mas QUALQUER SISTEMA restringe o tipo de história que podemos contar de maneira ADEQUADA.

A história do bárbaro do Madrüga se resume a uma queixa, na verdade: ele diz que o jogador do bárbaro se jogou do barranco POR PREGUIÇA. Não foi pra ser foda, e sim pq "dava pra fazer".
Consequência natural de uma queda causar um dano fixo enquanto vc ganha cada vez mais pontos de vida mesmo que sua resistência física não aumente tanto assim. Em algum ponto no estágio épico, um mago poderia se jogar de um barranco, tranquilamente, sair sem arranhão significativo e sem usar magia no processo.

Óbvio, depois desse feito ele vai ter que cortar o pinto fora. No pain, no gain.  :macaco:
« Última modificação: Abril 03, 2012, 04:12:17 pm por Imperador-Deus Publicano II »
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interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #53 Online: Abril 03, 2012, 06:05:44 pm »
Vocês pensam simples demais. Uma das minhas cenas preferidas da dramaturgia internacional envolve o Arnold, em Comando para Matar.

Basicamente, a cena é ele empurrando uma picape barranco abaixo por que os bandidos haviam cortados os cabos dela, para pegar impulso e pegar eles na curva no final do morro.

Ele erra, a picape capota umas quatro vezes, e ele ainda sai e arrebenta todo mundo.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #54 Online: Abril 04, 2012, 12:13:13 am »
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A história do bárbaro do Madrüga se resume a uma queixa, na verdade: ele diz que o jogador do bárbaro se jogou do barranco POR PREGUIÇA. Não foi pra ser foda, e sim pq "dava pra fazer".

Como se o mago não fosse usar uma queda lenta nessa situação, se tivesse preparado... Como se tu não fosse usar o controle remoto em vez de ir à TV apertar o botão de canal. =P

Preguiça ou não, é um jogo sobre personagens "escrotos", "fodões", "super heróis" medievais. O problema é que o recurso do barranco como uma forma de tornar tensa a perseguição, dado que o inimigo estaria com a vantagem de já estar lá em baixo, foi usado num nível incorreto. No primeiro nível, funcionaria que é uma beleza. Agora um personagem de nível 12 por exemplo, precisa de desafios maiores.

No nível 12, a gente pode pensar algo mais "estrambólico" para criar essa vantagem para o inimigo na perseguição. Ele poderia ser um mago e conjurasse rapidamente uma magia que criasse alguma forma de prisão improvisada (sei lá, moldar terra, pra fazer subir estalagmites grandes que cercassem o bárbaro). Isso não o ia impedir de realizar a perseguição, só iria atrasar. Se o inimigo fosse um personagem mundano, poderia jogar algum tipo de "pó" que atordoa/cega por 1 ou 2 rodadas e tal.

Enfim... Ainda acho que o problema é que a gente acaba tendendo a pensar uma história considerando um nível de poder semi-mundano, não considerando o poder que os personagens de fato tem em níveis médio-altos.

Offline Macnol

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #55 Online: Abril 04, 2012, 12:26:47 am »
Um mago usando queda suave não "quebra a imersão, véi" porque é um efeito mágico sutil e compatível com as histórias de fantasia fora do D&D. Bem mais compatível que magos peidando bolas de fogo, aliás.

Já um bárbaro se jogando de cara no chão como atalho pra descer um barranco não funciona direito em histórias que se levem minimamente a sério.

Em campanhas com temática mais aloprada isso já não é problema, pelo contrário, pode ser uma ótima fonte de risadas.

Aí voltamos ao ponto inicial do tópico.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #56 Online: Abril 04, 2012, 12:31:36 am »
Nunca pensei nessas "falhas" das regras como uma oportunidade para fazer coisas fantásticas e épicas...

No caso específico das quedas, nas mesas nas quais joguei o dano sempre aumentava com o passar dos níveis, então acabavamos morrendo ou sofrendo muito sempre que caiamos, independente da quantidade de pvs dos personagens.

Offline Lumine Miyavi

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #57 Online: Abril 04, 2012, 12:43:43 am »
"O lendário bárbaro Grumsh, que derrotou um dragão vermelho sozinho com um golpe fulminante de seu machado de prata, vê uma dúzia de orcs marchando no fundo do desfiladeiro e não teve dúvida - saltou no meio dos inimigos para surpreendê-los antes que atacassem a vila próxima, onde passaram a noite

Grumsh morreu instantaneamente com a queda tendo todos seus ossos quebrados. Seis segundos depois, Jawglar, o colega mago de Grumsh pousa suavemente ao lado do corpo inerte do ex-aliado."

Morte heroica. Hércules segurou o mundo nas costas enquanto Atlas pegava o pomo de ouro, caras; ele morreria com uma queda? (inb4 "ele era divino")

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #58 Online: Abril 04, 2012, 12:48:54 am »
Sem contar que é o mesmo sistema que se tu desmoronar um castelo com uma magia Terremoto, onde um monge esteja na masmorra dois níveis abaixo dele, soterrando-o embaixo de um monte de escombros... ele rola Reflexos e, se bem sucedido, não recebe dano. De um castelo e dois níveis de subsolo caindo em cima dele.

Offline Macnol

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #59 Online: Abril 04, 2012, 12:54:28 am »
Morte heroica. Hércules segurou o mundo nas costas enquanto Atlas pegava o pomo de ouro, caras; ele morreria com uma queda? (inb4 "ele era divino")

Ele era divino. Soltar um "inb4" não vai mudar isso.

Mas a questão não é se "ele morreria com uma queda", especialmente quando o outro exemplo que tu dá é um cara fazendo isso de forma heróica em uma emergência.

O exemplo do Madruga era um bárbaro "atalhando" desse jeito por preguiça, por saber (via metagame) que o dano da queda não tinha como matar ele.