Autor Tópico: O que é Planescape pra você ?  (Lida 18536 vezes)

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #60 Online: Julho 01, 2012, 05:08:09 pm »
Smaug, pergunta sincera: você realmente curte ficção bizarra/surrealista/estranha àla Torment, Sandman, American Gods, Perdido Street Station, etc ? Porque se não curte, nada que qualquer um escrever aqui vai te fazer gostar desse lado de Planescape. E o mais importante: você curte explorar/lidar com esse tipo de esquisitice/surrealismo enquanto joga ? Porque se também não curte, idem acima.

Por isso não vejo muito sentido seguirmos nessa discussão - é como ficar tentando mostrar como a 4ª edição de D&D é interessante pra uma pessoa que nem gosta de RPG em primeiro lugar.


EDIT: na verdade até existe um viés interessante que você tocou no seu texto, que é o fracasso do sistema de D&D em tratar várias das qualidades metafísicas do cenário, mas não sei se seria interessante entrarmos nesse mérito se você não curte trazer essa metafísica pra frente do jogo, como você deu a entender no seu texto.


P.S:

Nossa Senhora da Dor

(como vista no escudo do mestre do box original)

« Última modificação: Julho 01, 2012, 06:23:34 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Lumine Miyavi

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #61 Online: Julho 01, 2012, 07:33:54 pm »
Diz um sistema de RPG próprio pra esse tipo de aventura metafísica!

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #62 Online: Julho 01, 2012, 08:41:20 pm »
O próprio D&D daria conta se tivesse se adaptado minimamente ao cenário, a exemplo do que Gamma World 4e fez. Mas veja outros tópicos onde isso já foi discutido pra ter mais exemplos de sistemas e adaptações:

aqui

aqui

aqui

aqui

aqui

aqui

aqui

aqui

aqui

aqui

aqui

 :)
« Última modificação: Julho 01, 2012, 09:07:45 pm por silva »
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Offline Heitor

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #63 Online: Julho 01, 2012, 09:06:22 pm »
Diz um sistema de RPG próprio pra esse tipo de aventura metafísica!

Don't Rest Your Head.

Mas aí jogaria fora todo o mecanicismo simulacionista de D&D. E simplesmente é inaceitável que não existam regras específicas sobre a interação de sua espada de matéria esquecida golpeando um xuargaqd azul em uma zona de vácuo subjetivo.

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #64 Online: Julho 01, 2012, 09:21:43 pm »
Dont Rest Your Head é irado.

Na verdade não é fácil achar um sistema pra Planescape. Seria preciso um que lidasse com as questões metafísicas centrais ao cenário, como o Power of Belief (Mago faz isso bem, assim como Unknown Armies), e também algo que lidasse com as tendências de uma forma mais jogável (talvez no estilo de Pendragon). Além disso, uma maior liberdade conceptual de personagens cairia bem - ao invés de classes belicistas e um punhado de raças, uma criação de personagens ampla e freeform faria mais sentido (Mutants & Masterminds? Fate? Dont Rest Your Head? Heroquest ?  ), ou ainda algo mais limitado mas com opções bem diferentes e porra-loucas àla Gamma World 4e. E pra fechar, um sistema de atributos que retratasse mais o que você é, e não somente o que sabe fazer com a espada, retratando mecanicamente atributos mentais e motivações/ambições do personagem.

Some-se a isso o fato de ninguem nunca concordar totalmente com nada em planescape, pela sua esquizofren.. oops, grande "amplitude conceitual" (  ^_^ ), e temos um verdadeiro desafio pra se criar um sistema pro cenário.
« Última modificação: Julho 01, 2012, 09:42:41 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #65 Online: Julho 01, 2012, 11:01:35 pm »
Silva:
"a exceção da parte sobre as campanhas. Não vejo problema em se ter campanhas longas nos planos."
O problema é exatamente o ponto que o Smaug colocou...
" não são facilmente aplicáveis em jogo sem transformar a coisa toda em masturbação mental "

Por isso acho que one shot funciona mais que campanhas longas... eu já tentei mestrar planescape umas duas ou tres vezes, e a partir do momento que as idéias basicas do cenário são baseadas em masturbação filosófica... todo mundo quer participar dessa putaria (com todo respeito) de regras relativamente arbitrárias. Por isso exige concessão... algo como... tente deduzir como o cenário funciona,. mas no fundo é tente deduzir como o MESTRE acha que o cenário deve funcionar... e a partir dai o jogo descamba entre os jogadores que tentam convencer o mestre que seu ponto de vista vai fazer o jogo ficar mais legal e os que ficam  frustrados porque o mestre teve um ponto de vista filosófico muito diferente do deles... ;-)

Imagino que funcionaria com um mestre muito tirano que proiba sugestões, ou jogadores muito acomodados que curtem e embarcam na do mestre sem questionar... mas bem, pode ser que eu só tenha tido muito, MUITO azar ;-)

Quanto a sua pergunta: "Como introduzir Planescape a alguem que não conhece o imaginário de D&D, nem teve contato com o jogo eletrônico ou trope de multiverso ?"
Baseado nas minhas experiencias eu diria... muito aos pouquinhos.

è mais facil um jogo que tenha de 4 a 6 sessões num plano material basico e e em dado momento os jogadores cruzam com um portal e param na soutlands... eles podem passar mais algumas sessões por la e depois voltar pra "casa". em breve eles tem que perseguir um vilão e esbarram em um portal pro carceri... mais algums problemas e voltam...

Sigil? eu não usaria antes do lvl 10. acostume os caras com os conceitos de multiverso aos poucos... deixe que eles encontrem moradores de  sigil, ouçam as girias... ouçam falar na cidade e só depois que ja estiverem "psicologicamente preparados" cheguem no local.

Eu pelo menos pretendo fazer assim na próxima tentativa com planescape (teimosia é ¨%$*&)

Offline Heitor

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #66 Online: Julho 02, 2012, 01:02:09 am »
Minha única ressalva em jogar Torment. E estou nos inimigos fracos ainda.
« Última modificação: Julho 02, 2012, 01:05:23 am por Troiano »

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #67 Online: Julho 02, 2012, 01:11:15 pm »
O que houve aí, Troiano? Aqui no trampo não abre a imagem.


Citação de: ”Balam_br”
Silva:
"a exceção da parte sobre as campanhas. Não vejo problema em se ter campanhas longas nos planos."
O problema é exatamente o ponto que o Smaug colocou...
" não são facilmente aplicáveis em jogo sem transformar a coisa toda em masturbação mental "

Por isso acho que one shot funciona mais que campanhas longas... eu já tentei mestrar planescape umas duas ou tres vezes, e a partir do momento que as idéias basicas do cenário são baseadas em masturbação filosófica... todo mundo quer participar dessa putaria (com todo respeito) de regras relativamente arbitrárias. Por isso exige concessão... algo como... tente deduzir como o cenário funciona,. mas no fundo é tente deduzir como o MESTRE acha que o cenário deve funcionar... e a partir dai o jogo descamba entre os jogadores que tentam convencer o mestre que seu ponto de vista vai fazer o jogo ficar mais legal e os que ficam  frustrados porque o mestre teve um ponto de vista filosófico muito diferente do deles... ;-)

Imagino que funcionaria com um mestre muito tirano que proiba sugestões, ou jogadores muito acomodados que curtem e embarcam na do mestre sem questionar... mas bem, pode ser que eu só tenha tido muito, MUITO azar ;-)

Balam, sim, eu concordo. De certa forma, nada impede que a porra-louquice do cenário seja delegada a pano de fundo estético apenas, tendo pouca consequência na hora do jogo. Mas não se pode negar, mais uma vez, a sensação de esquizofrenia do jogo: ele dá várias ideias de fluff sem que haja qualquer suporte mecânico pra isso, exatamente como o Smaug colocou. Exemplo: o Elysium só é explorável por personagens puros e com a consciência limpa – quanto mais você adentrar o plano, mais dessas qualidades precisa ter, e se não tiver isso, você se perde. Ok, mas o que isso significa em termos de sistema ? Qual stat eu rolo ? um alignment “bondoso” é suficiente pra eu explorar os primeiros níveis ? E quanto aos demais, o que eu rolo? Afinal, o alignment em D&D é apenas binário – 0 ou 1 – não há um gradiente pra saber o quão bondoso você é, apenas que é bondoso e pronto. Outro exemplo que o Smaug também tocou, é a convicção pra se viajar nas Outlands – mais uma vez a pergunta: o que isso significa em termos de sistema ? Que stat eu rolo pra saber se vou chegar mais rápido do que outro indivíduo a um destino específico ? O atributo mais óbvio seria “convicção” ou “determinação”... e nenhum desses está presente no sistema D&D. E o exemplo mais gritante é o conceito metafísico de Crer é Poder/Power of Belief, que é central ao cenário mas não houve nenhum suporte mecânico pra se utilizar isso em jogo. E quando esse suporte mecânico veio a surgir, bem tarde na série (na forma dos “Belief Points” do Planewalker Handbook, um dos últimos livros da linha) a mecânica deixava muito a desejar, mais parecendo um remendo, uma gambiarra.

É exatamente por tudo isso que falamos aqui, que o sistema de D&D é considerado um bad fit para o cenário pela maioria dos jogadores que se aproximam deste (do cenário) e não são veteranos de D&D, como você pode ver na porção de links que postei ali atrás. (aqui, aqui, aqui, aqui, etc)


Citação de: ”Balam_br”
Quanto a sua pergunta: "Como introduzir Planescape a alguem que não conhece o imaginário de D&D, nem teve contato com o jogo eletrônico ou trope de multiverso ?"
Baseado nas minhas experiencias eu diria... muito aos pouquinhos.

è mais facil um jogo que tenha de 4 a 6 sessões num plano material basico e e em dado momento os jogadores cruzam com um portal e param na soutlands... eles podem passar mais algumas sessões por la e depois voltar pra "casa". em breve eles tem que perseguir um vilão e esbarram em um portal pro carceri... mais algums problemas e voltam...

Sigil? eu não usaria antes do lvl 10. acostume os caras com os conceitos de multiverso aos poucos... deixe que eles encontrem moradores de  sigil, ouçam as girias... ouçam falar na cidade e só depois que ja estiverem "psicologicamente preparados" cheguem no local.

Eu pelo menos pretendo fazer assim na próxima tentativa com planescape (teimosia é ¨%$*&)

Pois é Balam, mas o problema desse approach é que os jogadores só teriam contato com o que eu (silva) realmente julgo o diferencial do cenário depois de muito tempo, que é o Crer é Poder e o conflito ideológico das facções, cujo foco é Sigil. Além disso, o fato de meu grupo não ser lá muito fã de fantasia medieval (que seria a ponte natural para Planescape, como você colocou) também dificulta esse tipo de introdução.

Uma maneira que eu pensei em vender a idéia do cenário pra eles de uma forma mais ou menos excitante seria:

“já pensaram em um lugar que une todos os universos de todas os contos de fantasia existentes? De Elric a Conan, de Terra Média a Westeros, de Arthur a Balder, e de Odysseus a Gilgamesh ?  Um lugar onde heróis de todas essas eras e universos partem juntos em aventuras através dos cenários mitológicos e enfrentando criaturas daqueles ?....pois bem, esse lugar é Sigil, cidade das portas, encruzilhada dos planos, ponto de confluência de universos infinitos, e de fantasias infinitas. Um lugar onde a vontade é mais forte que a espada, onde uma palavra recitada com emoção abre portas que nem o mais forte dos guerreiros abrirá, etc. [mostro Sigil pra eles]”.

Algo nesse sentido. Mas valeu a dica, Balam. Keep ‘em coming, baby.
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Offline Heitor

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #68 Online: Julho 02, 2012, 04:10:48 pm »
Basicamente Silva, o Morte fica arrumando confusão. Enquanto eu estava conversando com o Mar envolvendo a quest da caixa, a caveira se intrometeu em uma roda de Hive Thugs, estes não gostaram dele metendo o bedelho na conversa alheia e fizeram corredor polonês no ossudo. E adivinha quem teve que ir consertar a merda?

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #69 Online: Julho 02, 2012, 10:56:57 pm »
Minha única ressalva em jogar Torment. E estou nos inimigos fracos ainda.
(click to show/hide)

uhauheuihaeuheuahe muito bom rs

Pois é, o Morte é um pentelho. Aliás, não sei se já percebeu mas ele tem uma habilidade chamada "Litany of Curses", que é uma série de palavrões que ele dispara em cima de um inimigo, e faz o inimigo fica furioso e mirar nele durante o combate. E o interessante é - quanto mais insultos e palavrões vocês ouvirem das pessoas, mais o Morte aprende, e a habilidade dele fica mais forte. (e "corredor polonês" foi phoda. XD )

E uma dica: cuidado com o que você fala pros outros durante os diálogos. Certas respostas mudan o seu alignment. repare naquelas que vem [Verdade]... e [Mentira], isso pode afetar seu alignment pra ordeiro ou caótico. E é o seu alignment que lhe permite se unir a certas facções e não outras durante o jogo.

E outra coisa importantíssima: ter WISDOM é tudo nesse jogo. Esse stat é tão importante que até recomendaria você começar de novo caso tenha botado ele baixo. Sério, você corre o risco de finalizar o jogo sem descobrir quem é você e o porque de estar nessa condição, caso não tenha Wisdom boa.
« Última modificação: Julho 02, 2012, 11:01:59 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Lumine Miyavi

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #70 Online: Julho 03, 2012, 12:44:05 am »
Sem ofensa pretendida, mas vamos lá.

Silva, cê já leu Planescape?

Vamos ao checklist sobre o que você precisa saber:
  • [     ] Sabe que ele não é um hub esotérico para que a máxima "crer é poder" seja usada na resolução de tudo. Isso é a maior inverdade que você fala.
  • [     ] Sabe que ele é um SUBcenário de AD&D, brincando com a cronologia / cosmologia planar.
  • [     ] Sabe que por mais que você pregue, ele não é um experimento indie-narrativista, e sim uma série de ideias (como o próprio Smaug mencionou) que podem ser encaradas como você faz... só não foram feitas pra isso.
  • [     ] É algo que se leva tão a sério quanto Spelljammer.
Se você respondeu pelo menos UMA dessas com um sim, é sinal de que você leu ALGO.
Se você respondeu duas com sim, é sinal de que você leu e entendeu alguma coisa.
Se você respondeu três com sim, é ver significados do texto que ele não diz.
E se você respondeu todas quatro com sim, é sinal de que você sabe relacionar Planescape com o que quer que você diga que é.
« Última modificação: Julho 03, 2012, 12:47:53 am por Lumine Miyavi »

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #71 Online: Julho 03, 2012, 01:15:13 am »
Eu não começaria por Sigil seguindo uma regra básica de mestragem que invariavelmente morde meu pé em toda campanha que eu mestro (e jogo). "Less is more"

Quanto mais opção, mais diferenças, mais facções... mais confusos ficam os jogadores e mais dificuldade eles tem de absorver aquela ambientação toda. Sigil é um soco no queixo em termos de conceitos a serem aprendidos... girias, grupos com intereses conflitantes, grupos com interesses dificeis de entender (?Xaositechs?) te desejo boa sorte na tentativa, se der certo ensina como fazer ;-)

mas na verdade,. acho que voce vai esbarrar principalmente neste problema:
"o fato de meu grupo não ser lá muito fã de fantasia medieval "

Se essa premissa realmente for verdadeira... acho complicado se apaixonarem por planescape que é um ultra high fantasy assumido sem nenhum medo de não ter pé nem cabeça...

Offline Lumine Miyavi

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #72 Online: Julho 03, 2012, 01:24:37 am »
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Se essa premissa realmente for verdadeira... acho complicado se apaixonarem por planescape que é um ultra high fantasy assumido sem nenhum medo de não ter pé nem cabeça...
E é esse o problema principal. O Silva parece não querer ver que Planescape é, antes de tudo, um cenário para D&D.

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Offline Heitor

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #73 Online: Julho 03, 2012, 12:49:51 pm »
Pois é, o Morte é um pentelho. Aliás, não sei se já percebeu mas ele tem uma habilidade chamada "Litany of Curses", que é uma série de palavrões que ele dispara em cima de um inimigo, e faz o inimigo fica furioso e mirar nele durante o combate. E o interessante é - quanto mais insultos e palavrões vocês ouvirem das pessoas, mais o Morte aprende, e a habilidade dele fica mais forte. (e "corredor polonês" foi phoda. XD )

E uma dica: cuidado com o que você fala pros outros durante os diálogos. Certas respostas mudan o seu alignment. repare naquelas que vem [Verdade]... e [Mentira], isso pode afetar seu alignment pra ordeiro ou caótico. E é o seu alignment que lhe permite se unir a certas facções e não outras durante o jogo.

E outra coisa importantíssima: ter WISDOM é tudo nesse jogo. Esse stat é tão importante que até recomendaria você começar de novo caso tenha botado ele baixo. Sério, você corre o risco de finalizar o jogo sem descobrir quem é você e o porque de estar nessa condição, caso não tenha Wisdom boa.

Essa dos palavrões ainda não tinha reparado. Quanto à Wisdom, pela descrição do atributo, me deu a entender isto mesmo. E quanto às respostas, como o foco é a narrativa, já esperava.

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #74 Online: Julho 03, 2012, 01:07:21 pm »
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Sem ofensa pretendida, mas vamos lá.
Sem problemas, Lu.

Citar
Silva, cê já leu Planescape?
Sim, claro. Li o Box original, os boxes "planes of..", a trilogia de Sigil (In the Cage, Uncaged, Factol Manifesto), o Planewalker Handbook, On Hallowed Ground, o Box "Blood War", os módulos Dead Gods, Tales from the Infinite Staircase, The Great Modron March, e finalizei Torment duas vezes.


Citar
Vamos ao checklist sobre o que você precisa saber:
Ok.

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• [     ] Sabe que ele não é um hub esotérico para que a máxima "crer é poder" seja usada na resolução de tudo. Isso é a maior inverdade que você fala

Poxa, mas eu não falei isso. Volte lá atrás e releia o que eu disse: a máxima "crer é poder " é um dos temas centrais ao cenário, não o único, e nem o mais importante. Tem também o philosophers with clubs/meaning of the multiverse, a regra de três, a máxima dos anéis, o centro do multiverso, e outros temas mais.

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• [     ] Sabe que ele é um SUBcenário de AD&D, brincando com a cronologia / cosmologia planar
Não sei o que você quer dizer por "Sub-cenário", mas ele é um cenário full, ou seja, feito from the ground up para ser perfeitamente jogável independentemente de outros cenários de D&D, se os jogadores assim desejarem. Isso está explícito no Box original.

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• [     ] Sabe que por mais que você pregue, ele não é um experimento indie-narrativista, e sim uma série de ideias (como o próprio Smaug mencionou) que podem ser encaradas como você faz... só não foram feitas pra isso.

Aqui é que a coisa fica nebulosa. Antes de mais nada, não, eu NÃO o considero um experimento indie-narrativista. Porém, considero que há uma certa esquizofrenia/crise de identidade óbvia nele: (simplificando) ele ora quer ser Mago, ora quer ser D&D, tanto a nível conceitual como de jogo em si.

Esquizofrenia a nível conceitual pois no Box original coloca explicitamente que os planos NÃO são mega-dungeons glorificados pra servirem de playground de hack-and-slash pra personagens de 20º nível. Pelo contrário, ele explicita que esse modo de jogo não é desejável no cenário, e dá várias dicas de como botar os personagens em seus devidos lugares caso tentem tratá-lo como tal. PORÉM, eis que surgem as boxes “Planes of..” e os módulos de aventuras e.. TCHAZAM! Os planos acabam sendo estruturados mais ou menos como “mega-dungeons”, com “níveis”, ecologias de monstros, etc. Se isso não é esquizofrenia eu não sei o que é.

Esquizofrenia a nível de jogo exatamente pelo motivo que o Smaug apontou: de que adianta gastar páginas e mais páginas com ideias metafísicas surreais se o sistema não é capaz de abordar isso ? Masturbação mental ? Um cenário pra ser ter discussões a respeito, ao invés de ser jogado ?

Concedo que essa “esquizofrenia” pode ser vista como benéfica, de certa forma, já que acaba atraindo os dois tipos de jogadores (Mago e D&D) para o cenário.

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• [     ] É algo que se leva tão a sério quanto Spelljammer.

Bah, spelljammer é um pedaço de bosta fumegante. XD
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