Autor Tópico: O que é Planescape pra você ?  (Lida 18480 vezes)

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #30 Online: Junho 27, 2012, 02:33:24 am »
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Sim, uma vez com um Mago puro e outra com um Guerreiro - Mago.
Bom, então minha visão filosófica-ideológica radical do cenário não deveria lhe espantar. Já que o jogo também a adota.

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O que torna a sua frase ainda mais infeliz
Whatever. Cyberpunk foi cunhado como termo na década de 80, porém já existia como forma estilística em uma ou outra forma desde, pelo menos, a década de 60. Não é o rótulo que dá vida ao significado. Ou é ?

(isso me lembrou uma passagem de Torment onde lhe perguntam se o nome de um indivíduo deve vir de seus feitos, ou o inverso )


P.S: Sigil, cidade das portas..

« Última modificação: Junho 27, 2012, 02:41:07 am por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #31 Online: Junho 27, 2012, 03:01:59 am »
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Bom, então minha visão filosófica-ideológica radical do cenário não deveria lhe espantar

E não espanta, silva - ela é praticamente a mesma usada por quase todo fã do cenário que não gosta de D&D. Eu sou tão entusiasta de diversos aspectos dela quanto você, Berk. O que eu reclamo não tem nenhuma relação com isso, mas a postura "só jogue Planescape assim e ignore o resto do cenário", algo que já escrevi ao menos duas vezes antes, tanto um ano atrás quanto um pouco antes.

A minha surpresa é que você ao menos está largando a "Miopia Forgística". Quase faz eu recuperar minha esperança que um dia também lembrem que Vampiro - a Máscara era só Horror & Politicagem ou que Lobisomem não era só "Porradaria&Peludos" ou AD&D da WW.

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(esses lugares poderiam existir perfeitamente no Limbo, onde a gravidade é subjetiva)

Também no Plano Astral (Ou melhor, "Plano Atemporal e Não-Espacial") e Etéreo, além do Flogisto (espaço entre os Planos Materiais), Pandemônio, Elemental do Ar e Paraelemental do Vácuo.
« Última modificação: Junho 27, 2012, 08:20:28 am por Dr. Strangelove »

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #32 Online: Junho 28, 2012, 12:30:06 am »
Pois é, Elfo. Vocês tanto insistiram que eu cedi. :P

Mas ainda que eu tenha mudado meu ponto de vista, ainda acho que o cenário tem uma dicotomia (ou talvez esquizofrenia seja um termo melhor) devido a seu início com Zeb Cook, no box original, que sugeria fortemente uma direção mais surrealista, que os produtos subsequentes acabaram não acompanhando (à exceção talvez de Faces e Manifesto). Os próprios "Planes of..." foram meio que decepcionantes pra mim, pois apesar de terem algumas idéias legais aqui e acolá, no geral adotaram um tratamento mais "comum", mais quadrado, mais "D&D tradicional".

Em outras palavras, é como se o Zeb Cook, no box original, apontasse pra idéias metafísicas, surrealistas, conflitos morais e éticos, etc. que viriam a ser explorados e desenvolvidas no decorrer da linha. Porém isso nunca se realizou, como um potencial perdido, entende ? Como se os autores que "pegaram a tocha", Baur, Cook e McComb, tivessem suas próprias visões particulares do cenário, que diferiam da do Zeb, e eram mais em linha com a fantasia tradicional de D&D. (e daí vem meu tesão pelo game Torment - inexplicavelmente, ele consegue pegar aquela visão original do Zeb e levar a enésima potência, soltando as amarras da psicodelia e surrealismo, e realizando o potencial metafísico do cenário, que os próprios livros não conseguiram )

Tá me entendendo, ou eu viajei muito ?


P.S: aliás, criei um papo exatamente sobre isso no planewalker.com (com direito a participação do Mimir em forma de gente, Ripvanwormer  ). Se der, dá uma passada lá.


P.S²: Fall-From-Grace, a succubus que renega sua natureza maligna..

(por Eleni Tsami)

« Última modificação: Junho 28, 2012, 12:50:57 am por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #33 Online: Junho 28, 2012, 12:58:51 am »
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Mas ainda que eu tenha mudado meu ponto de vista, ainda acho que o cenário tem uma dicotomia (ou talvez esquizofrenia seja um termo melhor) devido a seu início com Zeb Cook, no box original, que sugeria fortemente uma direção mais surrealista, que os produtos subsequentes acabaram não acompanhando (à exceção talvez de Faces e Manifesto). Os próprios "Planes of..." foram meio que decepcionantes pra mim, pois apesar de terem algumas idéias legais aqui e acolá, no geral adotaram um tratamento mais "comum", mais quadrado, mais "D&D tradicional".

Porque Planescape é D&D Tradicional.

É preciso lembrar que por trás de toda a insanidade que aparentava, Planescape nunca foi um "cenário solo" - ele pressupunha um conhecimento de diversos outros cenários de D&D que foram colocados e unidos em um background planar comum (com graus de sucesso variáveis). Tentar escapar disso em Planescape é como tentar jogar Mage - Ascension (que é o RPG mais próximo de Planescape que eu já vi) em um mundo fictício, não em uma versão "dark" da nossa realidade.

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Em outras palavras, é como se o Zeb Cook, no box original, apontasse pra idéias metafísicas, surrealistas, conflitos morais e éticos, etc. que viriam a serem explorados e desenvolvidas no decorrer da linha. Porém isso nunca se realizou, como um potencial perdido, entende ? Como se os autores que "pegaram a tocha", Baur, Cook e McComb, tivessem suas próprias visões particulares do cenário, que diferiam da do Zeb, e eram mais em linha com a fantasia tradicional de D&D. (e daí vem meu tesão pelo game Torment - inexplicavelmente, ele consegue pegar aquela visão original do Zeb e levar a enésima potência, soltando as amarras da psicodelia e surrealismo, e realizando o potencial metafísico do cenário, que os próprios livros não conseguiram )

Suas expectativas foram/são altas demais, apenas isso.  ^_^

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #34 Online: Junho 28, 2012, 01:06:56 am »
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Porque Planescape é D&D Tradicional.

É preciso lembrar que por trás de toda a insanidade que aparentava, Planescape nunca foi um "cenário solo" - ele pressupunha um conhecimento de diversos outros cenários de D&D que foram colocados e unidos em um background planar comum (com graus de sucesso variáveis). Tentar escapar disso em Planescape é como tentar jogar Mage - Ascension (que é o RPG mais próximo de Planescape que eu já vi) em um mundo fictício, não em uma versão "dark" da nossa realidade.

Cara, eu discordo disso em tantos níveis que nem vou responder agora. To com um sono danado, e se começar vou perder a hora no trampo amanhã novamente. XD

Mas me aguarde.. rs
« Última modificação: Junho 28, 2012, 01:10:30 am por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #35 Online: Junho 28, 2012, 01:40:26 am »
Como eu sou uma pessoa amável, tentarei antecipar sua resposta, Silva: Introdução do "A DM Guide to the Planes". Provavelmente você vai se focar em trechos como "feeling único de Planescape" ou na afirmação "Pure fact is, Planescape is a game far from traditional" e no tratamento dado a Sigil, que é literalmente o centro do cenário e bem a parte de quase qualquer outro cenário de D&D.

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #36 Online: Junho 29, 2012, 12:07:01 am »
É, eu citar esses pontos mesmo.

Mas além disso, eu discordo do ponto sobre Planescape requerer um conhecimento prévio dos outros cenários de D&D. Eu mesmo não conhecia os outros cenários de D&D quando conheci Planescape, e pude entender o cenário sem problemas. E acho que os livros deixam bem claro que o foco do cenário é Sigil e os Outer Planes, quando, entre outras coisas, elege como um de seus pilares o motto "Crer é Poder" que só funciona nesses dois lugares, não funciona nos primes (ao menos não comprovadamente) e definitivamente não nos Inner planes. Aliás, entendi que o cenário era propositalmente aberto pra acomodar Outer Planes não só referentes a primes de D&D, mas de qualquer prime pré-moderno, seja de ficção ( terra média, era hiboriana, etc) ou (semi) histórico ( mabinogion, edas nórdicas, lendas arturianas, 1001 noites, romance dos 3 reinos, etc) - "tem algum pós-vida maneiro de alguma obra de ficção que você gosta ? Sem problemas, simplesmente escolha um plano e bote ela lá!" 

Outro ponto que queria atentar é o seguinte: Me parece que as visões dos próprios autores eram bem distintas entre si. Como já falei, eu sempre achei o box original, do Zeb Cook, mais "freeform", mais experimental, mais aberto a surrealismo e questões metafísicas. Ao passo que os livros do McComb tinham sua própria visão,, diferente da do Zeb, e o mesmo vale pro Cook, Baur, etc. - É como se o conflito faccional que existe dentro do cenário também existisse fora dele, com os próprios autores tentando impor sua visão (Belief) ao cenário. Meta-Metafísica, sacou ? XD


P.S:

Mechanus, o plano da ordem. Também conhecido como Nirvana  ( alguns dizem que Nirvana seria um lugar no centro desse plano, onde tudo é estático, imóvel, perfeito )

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« Última modificação: Junho 29, 2012, 01:00:27 am por silva »
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Offline Lumine Miyavi

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #37 Online: Junho 29, 2012, 09:02:01 am »
Mas no final de contas, ainda é um cenário de AD&D.

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #38 Online: Junho 29, 2012, 11:02:20 am »
Eu quero um exemplo de como seria uma aventura metafisica/surreal.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #39 Online: Junho 29, 2012, 08:22:06 pm »
Ah, nem precisa forçar barra pras aventuras serem “metafísicas e surreais". Pela própria natureza dos planos, uma hora o grupo esbarra com alguma coisa assim ( afinal os planos SÃO os alignments encarnados ).

Se em Forgotten você precisa matar alguns orks pra atingir o próximo nível do dungeon e pegar a pedra mágica, em Carceri – plano da desonestidade, purgatório dos traidores – pra você alcançar o próximo “nível” onde está a pedra, pode precisar submeter-se ao plano cometendo um ato de traição. A quem você trai: um companheiro de grupo ? Um NPC querido ? A si mesmo ? - e qual a consequência disso pro personagem ? Vale um teste pra saber se aquela experiência o influenciou mais fundo do que pensava e adquirir algum trait negativo, ou mesmo uma mudança de alignment ?

E se o grupo fosse experiente o suficiente pra já saber disso de ante-mão (membros da planewalkers´ guild ? ), o que faria ? Procuraria algum inocente puro de coração àla “Frodo baggins” pra servir de alicerce moral durante a jornada ? E se o único inocente disponível fosse aquele Anjo ali com cara de bobo fazendo campanha anti-camisinha, serve ? Mas hey, se a porra toda der errado e o anjo se fuder, ele pode te prejudicar depois ? Vai barrar tua entrada pro céu ? Você vai pro céu quando morrer, né ?

E se a porra do Mercykiller do grupo resolver bancar o Judge Dredd no meio da confusão e sair executando geral ao menor sinal de desonestidade ? Ou pior, se o Dustman filho da puta dá uma de “Jin Jones” e resolve que essa é uma boa hora pra todo mundo escapar dessa “falsa vida” ?


Cara, é planescape. Se o medidor de porra-louquice não apitar em algum momento, você não está jogando direito.
« Última modificação: Junho 29, 2012, 08:29:59 pm por silva »
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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #40 Online: Junho 29, 2012, 08:35:35 pm »
Você não respondeu a pergunta.

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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #41 Online: Junho 29, 2012, 08:51:29 pm »
Ou você que não enxergou a resposta.

Como você classifica um dungeon onde se desce mais degraus à medida que se comete mais traições ou atos de desonestidade para com seus companheiros ?

Real ou surreal ?

« Última modificação: Junho 29, 2012, 08:53:39 pm por silva »
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Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #42 Online: Junho 29, 2012, 09:07:30 pm »
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Como você classifica um dungeon onde se desce mais degraus à medida que se comete mais traições ou atos de desonestidade para com seus companheiros ?

Real ou surreal ?

Eu chamaria de uma dungeon cheia de fdps
War never changes

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #43 Online: Junho 30, 2012, 12:52:24 am »
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Se o medidor de porra-louquice não apitar em algum momento, você não está jogando direito.

Bar that, Berk.  :)

O cenário pressupõe que os jogadores são clueless recém-introduzidos ao mundo dos cagers (Olha o Planeswalker Handbook sobre isso), justamente para não barmyarem de vez e desistirem do jogo. Sério, não seja tão addle-cover, seja mais o cutter que você pode ser e explique de fato o que pensa.

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Eu chamaria de uma dungeon cheia de fdps

Bem vindo aos Planos Inferiores. O Silva não deu exatamente o melhor dos exemplos, mas de fato o ambiente planar é importantíssimo no cenário. Se você sair dos "Mundo Material" (Seus cenários de RPGs "normais") e se enfiar em um "Plano Interior" (Pense neles como um ambiente que altera suas emoções, pensamentos e modos de ação - por que ele é criado por isso), ele vai tentar mudar vocês na mesma medida que você interfere nele.

Tá, dói dizer, mas o Silva usou um exemplo decente. Só apelou no linguajar específico do cenário (algo que nunca deveria ser feito - vide a minha resposta para ele, onde eu abusei intencionalmente disso).

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #44 Online: Junho 30, 2012, 12:37:36 pm »
Agora imagine que você é um paladino ou clérigo de uma divindade boa e ordeira, ali no meio daquela jornada.. e que pequenos atos de traição e desonestidade pra você teriam um peso MUITO MAIOR do que pro restante do grupo. Tenso ? pois é. Esse é o grande lance do cenário pra mim - não o fato das aventuras serem necessariamente "metafísicas e surreais" (o que também pode existir, claro), mas sim pelo fato de, mesmo as aventuras mais "mundanas", serem permeadas de dilemas morais metafísicos e ideológicos. E o mestre nem precisa fazer muito esforço, os planos darão conta disso.

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O cenário pressupõe que os jogadores são clueless recém-introduzidos ao mundo dos cagers (Olha o Planeswalker Handbook sobre isso), justamente para não barmyarem de vez e desistirem do jogo. Sério, não seja tão addle-cover, seja mais o cutter que você pode ser e explique de fato o que pensa.

heheh, é verdade. Ainda que essa não seja a única opção (afinal, o capítulo do GM tem várias opções de campanha, incluindo foco em planares), concedo que esse é o modo "default", especialmente para iniciantes.

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Tá, dói dizer, mas o Silva usou um exemplo decente

cuidado... concordar comigo nesse plano pode provocar falha no banco de dados do fórum, rampaging viruses, ou chuva na sua localidade.  :b
« Última modificação: Junho 30, 2012, 12:53:44 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen