Autor Tópico: O que é Planescape pra você ?  (Lida 18478 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #90 Online: Abril 21, 2013, 09:18:52 pm »
Kimble, voce deve ter tido acesso soh a caixa basica. Na verdade as caixas Planes of Chaos/Law/Conflict de fato comprovam o que o Elfo falou sobre o foco ser nos outer planes.

Mas ai entra o problema: eu tinha essas caixas, mas me vi forcado a vende-las porque, tirando a arte maravilhosa do Diterlizzi, o conteudo em si eh FRACO. A proporcao de ideias inspiradoras por pagina eh tao pequena que eu resolvi que se um dia jogasse no cenario nao precisaria de nada daquilo, minhas proprias ideias seriam bem mais interessantes.

Se voce espremer aquelas caixas soh escorre monstros pra se combater em niveis de dungeons diferentes (sim, eles cometem a atrocidade de tratar os planos como grandes dungeons com niveis e tudo que eles chamam de layers/camadas com direito a "chefoes" no final).

A titulo de comparação, Everway eh outro cenario de multiverso. Soh que a forma como ele foi escrito/projetado o torna uma verdadeira fabrica de inspiração e ideias. E seu suplemento Spherewalker Sourcebook tem muito mais ideias por pagina do que Planescape.

Edit:

Pra nao ser injusto, existe sim um aspecto do cenário que, a meu ver, transborda de ideias inspiradoras: as facções filosóficas de Sigil. Mas voce tambem nao vai ver isso na caixa basica, somente no suplemento Factols Manifesto e um pouco no Faces of Sigil, que alias são os melhores coisas que fizeram pro cenário. Kimble, pegue esses dois suplementos. AGORA.
« Última modificação: Abril 21, 2013, 09:22:09 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #91 Online: Abril 21, 2013, 09:51:08 pm »
Vou atrás. Acho que o Faces of Sigil já tem pra vender no DnD Classics.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #92 Online: Abril 22, 2013, 03:10:06 am »
Citar
O problema é que ele PRECISA ser amigável a aventura se é um CENÁRIO para um RPG. Entenda que amigável não necessariamente significa fácil ou seguro, mas algo que incentive a construção de situações interessantes e tenha oportunidades para aventuras.

Da forma como estão descritos, a maioria dos planos perde mais tempo me dizendo porque eu NÃO deveria ir lá do que dando idéias do que eu posso fazer quando ESTIVER lá. Aliás, ele perde mais tempo me dizendo o que pode me matar quando eu estiver lá, incluindo mecânicas, do que me dizendo o que eu posso fazer para não ser morto.

Isso não seria um problema se fosse uma obra de ficção não utilizada para jogo ou um lugar que não se espera que os jogadores visitem. Mas se for esse o caso, então não seria preciso gastar uma página para cada plano, quando nenhum dos livretos da caixa chegam a 100 páginas.

Eu concordo que um cenário de RPG tem que ser amigável ao aspecto "jogo", mas RPGs também tem que ao menos pagar algum lip service a coerência interna do cenário e construção de mundos. Idealmente, ambos aspectos devem ser conciliados, mas nem sempre isso acontece. Sem contar que você sabe bem que o aspecto "Muita Coisa quer Me Matar" é um elemento comum do desafio de RPGs que aceitam tal proposta naturalmente.

Citar
Ainda assim, a quantidade de material de idéias, ganchos ou sugestões de aventuras destes planos é bem parca.

Não discordo - hoje, eu sou mais inclinado a ideia do Elemental Chaos usado na Cosmologia "Points of Light" do que os "Inner Planes bem separados salvo em suas zonas de contato" usados em Planescape.

Citar
O problema é que isso vai contra algo que eu gosto, que é favorecer histórias divertidas mesmo que com isso a verossimilhança sofra. Enganar deuses deveria ser impossível? Claro, num ponto de vista realista. Mas realismo não favorece boas histórias. Ninguém está na mesa pra jogar a história de como seu ladino foi tentar roubar um dos corvos de Odin e foi morto por um relâmpago assim que saiu de Sigil. A chance da falha deve existir para criar tensão, mas quando o jogo se esforça tanto para deixar claro que você provavelmente nunca vai interagir com os deuses, e que qualquer aventura que possa envolver eles está fadada a fracaso (se oposição) ou a vitórias vazias (se aliados), eu me questiono que tipo de história o cenário se propõe a contar.

Mas de novo, é uma questão do que você quer. Eu gosto da idéia de um ladino que roubou um dos corvos de Odin e conseguiu escapar impune. Esse é o tipo de história que eu gosto de vivenciar. Mas ela tende a ter um aspecto mais "aventureiro" e "lendário" do que Planescape parece se propor.

Eu creio que aqui é mais devido a uma limitação que AD&D sofria (não havia um equivalente dos Níveis Épicos) do que ao cenários não suportar esse tipo de jogo. Planescape é bastante aberto ao jogo épico e existem exemplos no cenário do como deuses não eram perfeitos e podiam ser vencidos/superados, embora raramente por Personagens do Jogador.

Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #93 Online: Abril 28, 2013, 09:05:29 pm »
Tecnicamente todas as minha campanhas são campanhas de Planescape. Até agora que estou mestrando as adventure paths da Paizo usando o Pathfinder RPG eu coloco algumas tramas de Planescape e portais para Sigil.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #94 Online: Maio 05, 2013, 01:48:09 pm »
...familiar.


Re:O que é Planescape pra você ?
« Resposta #95 Online: Maio 05, 2013, 10:51:49 pm »
Hahahah, essa foi a primeira coisa que pensei quando vi Zeno Clash 1. "Po, fizeram um jogo de porrada de Planescape? "  XD
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen