Autor Tópico: BESM 3e  (Lida 31843 vezes)

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Offline Atmo

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Re:BESM 3e
« Resposta #15 Online: Novembro 10, 2012, 01:13:06 am »
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3D&T me parece bem mais atraente para mechas


Hein? Força, Habilidade, Resistência, Armadura e Poder de Fogo. Se não forem caracterísitcas mais voltadas pra um veículo do que para uma pessoa...

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EDIT: Oh sim você pediu outros sistemas.

Bem, eu respondo com outra pergunta: Que tipo de jogo de mecha você quer? Algo com robos mais realisticos a estilo VOTOMS? O meio termo encontrado em Gundam com seu drama de guerras? Ou Super Robos explodindo coisas?

Minhas referências são Evangelion (eu sei), Front Mission e Z.O.E. Um pouco de Xenogears também, mas não lembro quase nada, e Break/Broken Blade, mangá e animação bem interessantes.

O autor de Brigada Ligeira Estelar não conhece muito da atualidade de mechas, pela conversa que tivemos no facebook, então, eu não dou muita fé nele.

O cara fez voltado pra mechas a lá Gundam mesmo, deixa nele.
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Re:BESM 3e
« Resposta #16 Online: Novembro 10, 2012, 12:05:29 pm »
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Minhas referências são Evangelion (eu sei), Front Mission e Z.O.E. Um pouco de Xenogears também, mas não lembro quase nada, e Break/Broken Blade, mangá e animação bem interessantes.


São 3 coisas diferentes, então vamos por parte.s
Evangelion tem talvez o melhor rpg para se representar:
http://1d4chan.org/wiki/Adeptus_Evangelion


Eu desgosto profundamente de Evangelion mas o sistema é tão bom e captura a coisa tão boa, que recomendo até para quem odeia evangelion.
Se ele tem um problema, é o escopo dele é muito especifico.


http://1d4chan.org/wiki/ChromeStrike
ChromeStrike encaixa com ZoE, em especifico os mechas que NÃO SÃO o Jehuty. É possivel fazer mechas ultra poderosos como ele, mas requer um pouco de esforço, melhor deixado para final de campanha.


Finalmente, os super robos encontrados em Xenogears podem ser facilmente representados por
http://1d4chan.org/wiki/Giant_Guardian_Generation
Que comporta muito bem qualquer mecha que seja absurdo. Até mesmo Evangelion e Zone of the Enders entrariam aqui, mas perderiam alguns de seus elementos mais icônicos (Por isso eu recomendei outros jogos).




Mas por que eles são melhores do que BESM? Ou até mesmo 3d&t?


Porque suas regras foram feitas para emular conceitos, clichês e conflitos recorrentes em tais sub gêneros de mechas.

Offline Atmo

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Re:BESM 3e
« Resposta #17 Online: Novembro 10, 2012, 07:04:48 pm »
Epa, faltou Front Mission! :)
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Re:BESM 3e
« Resposta #18 Online: Novembro 10, 2012, 07:45:26 pm »
Maldito Oda. Agora eu fiquei curioso pra conhecer esses 1d4chan ou sei lá o quê.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline AKImeru

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Re:BESM 3e
« Resposta #19 Online: Novembro 10, 2012, 07:53:45 pm »
Atmo:


Heavy Gear e Front Mission ambos se basearam em VOTOMS.


Então o sistema de RPG do Heavy Gear é perfeito
http://www.dp9.com/index.php?option=com_jotloader&view=categories&cid=20&Itemid=151


Tenha em vista que ele é pesadamente simulacionista, se quer algo mais narrativo eu me pergunto porque raios você quer algo narrativo com Front Mission e te aponto ao GGG de antes.


Após fuçar, descobri que com meras adaptações sugeridas no website (Jovian Chronicles) dá para emular Gundam perfeitamente no sistema.


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[size=78%]Agora eu fiquei curioso pra conhecer esses 1d4chan ou sei lá o quê.[/size]

[size=78%]É onde o pessoal do /tg/ posta suas tralhas.[/size]
[size=78%]Eles são basicamente a spell só que com mais usuários e gringos. E sendo parte do 4chan.[/size]

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Re:BESM 3e
« Resposta #20 Online: Novembro 10, 2012, 09:57:51 pm »
Entendi. Olhei alguns dos sistemas superficialmente, depois vou parar e ler com calma.

E quero ver se teria alguém interessado em jogar um pbf com o BESM 3e num cenário medieval alta magia que ainda vou montar. Tenho um mapa pronto, falta só colocar as ideias "no papel".
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Re:BESM 3e
« Resposta #21 Online: Novembro 11, 2012, 01:11:06 am »
Eu pedi pro Phil me dar uma consultoria lá com a afirmação do autor do BLS, o senhor Alexandre Lancaster Soares.

Ele é um bocó, pra dizer que Gurren Lagann é uma elegia e que ele vai "reviver o gênero trazendo de volta o Espírito de Aventura", seja lá o que ele queira dizer com isso.

Não espero que ele vá fazer uma merda absurdamente malfeita e capenga usando mais uma vez o 3D&T Alpha Plus Extended Bonus Edition, mas perdi o interesse pela prepotência da afirmação. Ponto.

Eu acho que estou ficando com alergia a sistemas de RPG que põem tanto esmero em trocentas tabelas realistas/simulacionistas que o jogo se resume a um balanço contábil com miniaturas e tabuleiros IMHO.

Não sinto vontade de jogar isso, é cálculo demais, só presta no videogame mesmo.

Pior de tudo é encarar tabela com décimo de porcentagem como necessária e imprescindível pra jogo realista, ou mesmo pra jogo fantástico.

Diagramação de que te faz ficar correndo atrás de tabela na página tal pra complementar informação no meio do livro... Pô, esses caras acabam com meu dia. É o que há de pior no wargame com o que há de pior no RPG, troço puta maçante.

As miniaturas do Heavy Gear são muito bonitas, desde idos tempos, é impressionante.
deve ser muito estranho ser normal

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Re:BESM 3e
« Resposta #22 Online: Novembro 11, 2012, 01:37:51 am »
Quando o livro sair, nós saberemos. Eu saberei por rumores, já que não tenho dinheiro nem pra comprar Big Big. (E o Alpha só tem a versão Revisada com alguns poucos erros corrigidos, não é feito o RAT ou o Super Turbo que virou URPG!.)

E eu sei como é isso, tabelas a lot, que se não for lá olhar vai acabar se ferrando numa certa situação em jogo e nunca mais verá outra chance...
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Offline AKImeru

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Re:BESM 3e
« Resposta #23 Online: Novembro 11, 2012, 01:39:38 am »
Heavy Gear eu só li, nunca joguei.


Agora, Battletech (Que é um que eu esqueci de sugerir porque quando nego propõe 3d&t para mecha, vocês não merecem ouvir sobre Battletech  :haha: ) só tem de complexo a criação de novos mechs e novos personagens.


O combate em si é simples e divertido. E é impressionante quantos tropes e conceitos de combate de mechs ele faz certo com o seu sistema simples de tiro e acerto. É muito legal explodir pedaços dos outros Mechs e ver a reação em cadeia que acontece quando você explode o lança misseis do inimigo e por ai vai.


Como o /tg/ disse:
"Battletech tem regras para representar desde dois robos se socando em uma arena a exercitos de robos lutando em zero gravidade ao lado de espaço naves gigantes se atacando com humanos vesitndo roupas a jato se fuzilando pelo cosmos."


Tendo em vista isso, sim o sistema é simples. Mais complexo do que BESM, mas não MUITO mais complexo. Então fica a dica: Se você quer mechas semi realistas ou apenas busca um sistema foda para mechas que não tem super poderes saindo da bunda, A Time of War é o livro que você busca. Testado e aprovado.


Lembre-se: Se eles estão vivos, jogue um Atlas neles.

Quanto a Brigada Ligeira Estrelar: Meu desgosto pelo 3d&t como um sistema de mechas vem do fato que eu joguei todos os que eu listei aqui e cada um deles funcionou porque os autores não pegaram um sistema generico e socaram regras extras enquanto falavam de um cenário, e sim criaram sistemas inteiros por trás daquilo que buscavam dar como experiencia a jogadores.

Um bom sistema de mechas é sobre os mechas E os pilotos (Nessa ordem, aliás.)

Se abrissem um outro tópico para discutir, se me apontassem as mudanças sendo feitas no sistema de 3d&t para suportar mechas, eu gostaria de ouvir.

Que aliás, SPACE MUDDAFUCKIN' DRAGON é um sistema tão másculo, foda, progressista e sexy que inclue regras MEGA simples de combate com veículos. Um cientista aloprado poderia facilmente construir um mecha com as regras de invenção, aliás.

Eu vou ver inclusive se eu cutuco o criador do jogo sobre isso um dia.
« Última modificação: Novembro 11, 2012, 01:49:57 am por AKImeru »

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Re:BESM 3e
« Resposta #24 Online: Novembro 11, 2012, 02:17:01 am »
De verdade, o que me aborrece no Battletech não é o sistema, é o cenário mesmo, que se limita em certos pontos absurdos pra não quebrar a mecânica, como passar uns séculos sem haver inovação alguma nos sistemas de armas, e atribuir a habilidade de pilotagem e comando a pilotos que não tem acesso a mais do que botões e alavancas em computadores pesando toneladas...

Explico: Um piloto de avião tem de fazer manobras no ar, algumas vezes tendo um assistente atrás pra fazer os cálculos ou mesmo deixando tudo pra armas inteligentes, um tanque de guerra tem uma tripulação para garantir o mesmo, mas um 'Mech não.

Por vezes o equilíbrio da batalha é simplesmente dado pelo peso do 'Mech, um Atlas vai passar a maior parte do tempo tranquilo, digamos, 5 'Mechs de 20t não chegam a nem 10% do poder de fogo de um Atlas (100t).

Existem dezenas de Technical Readouts mostrando modelos, protótipos, ilustraçõe sque fazem parecer que os 'Mechs são úteis e ágeis, mas no fim das contas aquele 1 ponto de dano a mais que o Clan Small Laser dá JAMAIS será ultrapassado pelo Small Laser padrão Innersphere PORQUE SIM.

Eu lembro de ter jogado um Heavy Gear onde há batalhas no espaço também, mas o sistema deles de radar é meio controverso.

Funciona, mas causa aberrações como o inimigo estar de frente pra você e não te ver porque o mecha se deitou no chão. Não é Stealth não, o radar passivo te possibilita ser indetectado por mechas inimigos que aparentemente não tem OLHOS.

AKImeru, eu esperaria sentado. Existem mechas desde a primeira edição do D&T, assim como ciborgues e veículos de ataque, mas com a maravilha de sistema que é, não funciona nem como deveria ser, imitando os animes com muita força e ignorando completamente a coerência do plot ou mesmo os clichês do gênero.

Teve uma Dragonslayer ou foi um Dragão mesmo que puseram "Fichas" de Gundams, outra teve Cyberbots, Evangelion, etc. Tudo uma merda.

Esses caras vivem de fazer adaptações das coisas dos outros mas fazem questão de que lhes peçam permissão pra usar as "originais" deles.

Acho que a única vez que tomaram uma cacetada foi quando fizeram uma adaptação de Street Fighter pra aproveitar o filme da época e a Capcom ou foi a Romstar não deu permissão. Não me lembro bem se foi isso ou foi com Megaman.



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Re:BESM 3e
« Resposta #25 Online: Novembro 11, 2012, 11:52:44 am »
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De verdade, o que me aborrece no Battletech não é o sistema, é o cenário mesmo, que se limita em certos pontos absurdos pra não quebrar a mecânica, como passar uns séculos sem haver inovação alguma nos sistemas de armas


Isso se dá por falta de comunicação.
HÁ avanço de armas! Ela só não é difundida. É presa em certas facções, enquanto outras facções geralmente atualizam sua tecnologia para fins bem mais específicos.


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[size=78%]Explico: Um piloto de avião tem de fazer manobras no ar, algumas vezes tendo um assistente atrás pra fazer os cálculos ou mesmo deixando tudo pra armas inteligentes, um tanque de guerra tem uma tripulação para garantir o mesmo, mas um 'Mech não.[/size]

[size=78%]Exceto que depende. Alguns Mechs foram feitos para multiplos tripulantes, e outros tanques para apenas um piloto. O que você descreve é o que acontece normalmente.[/size]

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[size=78%]Existem dezenas de Technical Readouts mostrando modelos, protótipos, ilustraçõe sque fazem parecer que os 'Mechs são úteis e ágeis, mas no fim das contas aquele 1 ponto de dano a mais que o Clan Small Laser dá JAMAIS será ultrapassado pelo Small Laser padrão Innersphere PORQUE SIM.[/size]

[size=78%]Na realidade é porque os Clans são mais avançados tecnologicamente e possuem uma cultura guerreira que os força a sempre produzir armas maiores e melhores o tempo todo independente do que eles estão fazendo.[/size]

Dependendo da epoca, esse +1 de dano no laser é irrelevante porque a tecnologia da Inner Sphere bolou um sistema melee incrivel.  (Sim, o counter dos clans é melee.)

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Re:BESM 3e
« Resposta #26 Online: Novembro 11, 2012, 01:16:49 pm »
Isso se dá por falta de comunicação.
HÁ avanço de armas! Ela só não é difundida. É presa em certas facções, enquanto outras facções geralmente atualizam sua tecnologia para fins bem mais específicos.

Isso é meio contrasenso. Como assim a tecnologia em todo um quadrante (estamos falando de dezenas senão centenas de planetas) não consegue avançar 1 ponto de dano em um laser por falta de comunicação?

[size=78%]Exceto que depende. Alguns Mechs foram feitos para multiplos tripulantes, e outros tanques para apenas um piloto. O que você descreve é o que acontece normalmente.[/size]

Eu confesso que jamais vi sequer um 'Mech pilotado por uma tripulação. Toda ficha que vejo mostra aquela cabine no topo da cabeça esperando pelo dano crítico.

[size=78%]Na realidade é porque os Clans são mais avançados tecnologicamente e possuem uma cultura guerreira que os força a sempre produzir armas maiores e melhores o tempo todo independente do que eles estão fazendo.[/size]

Dependendo da epoca, esse +1 de dano no laser é irrelevante porque a tecnologia da Inner Sphere bolou um sistema melee incrivel.  (Sim, o counter dos clans é melee.)

A lógica é bem ruim, clãs separados por brigas e constantemente perdendo e ganhando mundos conseguem evoluir tecnologicamente mais do que toda a Innersphere que tem de se defender de todos eles?

Lembra que ali em cima você disse que as tecnologias digamos, "Small Laser de 2 pontos de dano" não são difundidas por falta de comunicação?

Eu entendo que certos lugares sofram de falta de materiais e pessoal, mas se os clãs conseguem desenvolver armas que causam mais dano em meio aos perde-ganha das guerras, acho que a Innersphere simplesmente é incompetente demais pra uma facção que domina a maior parte dos mundos...

Cara, computadores de 1 tonelada... Sabe, é realmente difícil eu ver a coisa como avançada nessa toada presa pela mecânica do século passado.

Já ouvi justificativas até de que as máquinas em certos casos são consertadas e refeitas da mesma maneira porque aparentemente as pessoas esqueceram como se constrói... Isso não é retardo mental dos autores/donos da propriedade intelectual atualmente pra justificar um laser, um computador de uma tonelada, ou um modelo de reator extremamente ineficiente que jorra calor e tem de ser refrigerado com líquidos tóxicos passar séculos sem ser melhorado, ou mesmo alguns designs ter pontos imutáveis, bom, deixa pra lá.

Eu gosto das máquinas, mas esse ponto de vista de "não podemos mudar nada" me cansa. Sempre preferi a customização, inovação, até os plot devices que o Tomino inventa são novidades, vão empurrando o gênero.
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Re:BESM 3e
« Resposta #27 Online: Novembro 11, 2012, 01:53:29 pm »
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Isso é meio contrasenso. Como assim a tecnologia em todo um quadrante (estamos falando de dezenas senão centenas de planetas) não consegue avançar 1 ponto de dano em um laser por falta de comunicação?


Eles avançam em 1 planeta. Mas como não tem como se comunicar direito com outros planetas, como eles podem repassar tais descobertas?


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[size=78%]Eu confesso que jamais vi sequer um 'Mech pilotado por uma tripulação. Toda ficha que vejo mostra aquela cabine no topo da cabeça esperando pelo dano crítico.[/size]

[size=78%]É porque é tabu. Mechs são equivalentes de corceis de cavaleiros medievais, e suas lutas são ritualizadas.[/size]
[size=78%]Mas mesmo assim vários mechs tem multiplas tripulações. Geralmente mechs hibridos que tem mais de uma função a não ser explodir coisas tem mais gente controlando.[/size]

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[size=78%]A lógica é bem ruim, clãs separados por brigas e constantemente perdendo e ganhando mundos conseguem evoluir tecnologicamente mais do que toda a Innersphere que tem de se defender de todos eles?[/size]
[size=78%]Quando o assunto são Lasers, sim.[/size]
[size=78%]Espadas gigantes, não.[/size]
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[size=78%]Cara, computadores de 1 tonelada... Sabe, é realmente difícil eu ver a coisa como avançada nessa toada presa pela mecânica do século passado.[/size]

[size=78%]È retro futuro.[/size]

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[size=78%]Isso não é retardo mental dos autores/donos da propriedade intelectual atualmente pra justificar um laser, um computador de uma tonelada, ou um modelo de reator extremamente ineficiente que jorra calor e tem de ser refrigerado com líquidos tóxicos passar séculos sem ser melhorado, ou mesmo alguns designs ter pontos imutáveis, bom, deixa pra lá.[/size]

[size=78%]Mas mechs em todas as eras estão em constante evolução.[/size]
E na realidade, alguns mechs tem sua tecnologia jogada para trás! Pois alguém destruiu a fábrica/o conhecimento por trás da formação do Mech.

Conhecimento técnologico é adorado quase como uma religião, e a Word of Blake corre atrás de segurar toda essa informação.
A epoca do Jihad mostra Word of Blake com robos super hiper avançados e bem modernosos por exemplo.

E para fechar:
Battletech é baseado fortemente em DOUGRAM, sucessor original de Gundam.
Tanto lá quanto no Battletech, há robos sendo constantemente feitos e refeitos, mas o conhecimento e a tecnologia para se fazer os mais modernos e poderosos é algo guardado a sete chaves por uma facção religiosa (Me lembra muito VOTOMS haha).

Um PJ provavelmente esbarraria em um prototipo de arma/armadura e equiparia seu robo e viraria o Diabo Branco, se entende onde eu quero chegar.

Battletech é baseado nos tropes inventados pela falsa descrição "Real Robot", não se engane por um minuto achando que ele NÃO é movido a esses cliches.
« Última modificação: Novembro 11, 2012, 01:56:36 pm por AKImeru »

Offline crudebuster

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Re:BESM 3e
« Resposta #28 Online: Novembro 11, 2012, 02:33:51 pm »
Ah, essa coisa de romantismo e medievalismo... Blergh.

Nem me lembre disso, estava quase conseguindo me esquecer dessa babaquice que inventaram da Innersphere "defender" a Terra do domínio dos clãs.

Tendo trocentos motivos melhores pra usar foram fazer logo isso...

Sim, eu conheço bem os designs do Fang of the Sun Dougram usados naquela primeira edição, bem como os Valkyries "Phoenix Hawk" e similares que misteriosamente mudaram completamente ou sumiram. Retro Futuro é agora, isso era estandarte e comissão de frente lá nos anos 80...

Eu não gosto nem um pouco dessa coisa de séculos de diferença e ter de revisar um calhamaço de Technical Readouts pra descobrir que agora o small laser do clã tal é 2 pontos de dano porque houve uma guerra em planetóide tal... E o 'Mech que o usa não muda um grama sequer.

A visão ocidental de máquinas de guerra fictícias com certeza ficou pra trás. Ainda celebramos Transformers como se fosse a coisa mais original e nova do mundo...
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Offline AKImeru

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Re:BESM 3e
« Resposta #29 Online: Novembro 11, 2012, 02:35:20 pm »
Mas Battletech se utiliza de designs inspirados em animes dos anos oitenta...