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ATRIBUTOS
O jogo usa cinco atributos primários: Size, Dexterity, Strength, Constitution e Appearance.
Size trata da altura e "tamanho" do personagem. Homens normais da cultura Cymric tem entre 8 e 18 SIZ. Quando maior você é, mais dano você pode causar e receber.
Dexterity controla equilíbrio, rapidez e coordenação motora.
Strength afeta a capacidade de carga que o personagem pode carregar. Também influencia combate e movimento.
Constitution indica a saúde do personagem.
Appearence define a beleza do personagem.
Os jogadores tem 60 pontos pra gastar entre os 5 atributos. O mínimo é 5 num atributo (exceto Size, que é 8) e o máximo é 18 (exceto Constitution, que é 21). Também é necessário que a soma total dos atributos Size e Strength seja no mínimo 21 e que Constitution seja no mínimo 8.
Se em qualquer momento algum atributo cair para 3, o personagem está preso a uma cama. Se ele cair até 0, o personagem morre.
ATRIBUTOS DERIVADOS
São atributos cujos valores vem dos 5 atributos primários.
Dano = (STR + SIZE)/6 = número de d6 rolados no dano dos ataques
Healing Rate = (CON + STR)/10 = número de pvs que o personagem recupera por SEMANA de descanso
Movement Rate = (STR + DEX)/10 em yards
Total Hit Points = CON + SIZE
Unconscious = 1/4 pv => quando o personagem alcançar esse valor de pvs, ele desmaia.
Sua Appearance também define um certo número de "traços distintos" do seu personagem. Um valor mediano em APP significa um número pequeno de traços, enquanto os extremos (muito baixo ou muito alto) aumentam o número deles. Pelo que posso ver eles só servem para descrever o personagem, sem impacto mecânico. Eles são divididos em Cabelo, Fala, Expressão Facial, Corpo, Traço do Rosto, Membros. Para dar um exemplo, as sugestões para expressão facial são:
Facial Expression (bright-eyed, proud, sneering, haughty, nice smile, hidden by beard, straight teeth, dour, cheerful, squint, piercing glance, etc.)
Então começam as regras para Skills. Elas são definidas pela cultura, classe social e escolhas do jogador. No caso dos personagens construídos só com o livro básico, eles são da cultura Cymric e filhos de um vassal knight. Isso dá uma lista de perícias já pré-definidas:
Awareness 5, Boating 1, Compose 1, Courtesy 3, Danc-ing 2, Faerie Lore 1, Falconry 3, First Aid 10, Flirting 3, Folk Lore 2, Gaming 3, Heraldry 3, Hunting 2, Intrigue 3, Orate 3, Play [harp] 3, Read [Latin] 0, Recognize 3, Religion [choose one] 2, Romance 2, Singing 2, Stewardship 2, Swimming 2, Tourney 2
Considerando o explicado até agora, os nobres de Salisbury são bons em tratar ferimentos (
), uma droga em Latim e medianos a fracos no resto. Espero que a construção de personagem tenha alguns pontos pra gastar e melhorar essas coisas.
E uma lista de perícias de combate:
Battle 10, Horsemanship 10, Sword 10, Lance 10, Spear 6, Dagger 5
Aparentemente arco e flecha não estavam em moda na época.
Então entram as regras de personalização da lista de perícias. Os jogadores podem fazer escolhas que aumentam os valores iniciais dos jogadores. É meio complicado:
a) uma perícia de Cavaleiros (imagino que sejam as de combate) pode ser aumentada para 15;
b) três perícias que não sejam de combate podem ser aumentadas para 10;
c) ele então escolhe quatro características entre passions, traits, atributos ou perícias. Atributos, traits e passions podem ser aumentadas em 1, perícias em +5. Ou seja, um personagem poderia escolher STR, SIZ e CON para serem aumentadas em 1 e Sword para 15 (10 +5).
d) o personagem então ganha 10 pontos de perícias para dividir como quiser.
Você também pode escolher começar mais velho, em troca de mais pontos de perícia (gerados aleatoriamente, rolando 1d6), atributo, traits ou paixões.
E então passa para as informações adicionais.
Personagens começam com 1/10 da Glória do pai. No caso do primeiro personagem, isso pode ser determinado de duas formas:
a) Rolando 6d6 + 150
b) Olhando o valor de sua família, que aparece mais para frente no livro.
Além disso, ao ser tornado um cavaleiro, o personagem ganha mais 1000 glória (
). Ainda não tenho a mínima idéia do que você faz com isso.
Ele explica então os detalhes do brasão. Uma ligação óbvia que eu nunca tinha percebido: o estudo dos diferentes brasões é chamado de Heraldry. As pessoas que se dedicam a estudar são chamadas de... heralds.
Finalmente entendi a origem da palavra.
Depois vem o Joust Score. Ele serve só para marcar o número de justas ganhas e perdidas pelo personagem. O próprio livro afirma que serve só pra
bragging rights entre os jogadores
Horse define quantos e que tipos de cavalos você possui: um de guerra, dois de montaria, um de carga. Aparentemente é esperado que você anote as características de cada cavalo na ficha. E use um de montaria na maior parte do tempo: o de guerra é só pra momentos especiais, por isso fica descansando no estábulo na maior parte do tempo. Pelo jeito é o "carro esporte" da época.
Escudeiro é alguém que você "ganha" para ser teu escudeiro depois que você se torna um cavaleiro.
Os equipamentos são pré-definidos, exceto por um item que é rolado aleatoriamente e representa algum item pessoal herdado de sua família. A maioria dos resultados são coisas comuns, exceto esse:
Heirloom — sacred Christian relic (Roll 1d6: 1 finger, 2 tears, 3–4 hair, 5 bone fragment, 6 blood); if you are pagan, re-roll
Quer dizer que a minha herança de família pode ser um dedo?!
Isso tudo é só a primeira página!
E então a segunda parte da ficha. A maior parte dela não exige cálculos, tratando de coisas como anotações para datas importantes na vida do personagem. Quando necessário, normalmente é só rolar um dado algumas vezes e ver o resultado, como para descobrir quantos soldados você pode conseguir em cada propriedade que possui.
Existe também um espaço para calcular a quantidade de glória ganha por ano, determinados de acordo com atos honrados, fé e propriedades. Tipo CK.
Também tem um espaço para anotar datas importantes durante as aventuras do personagem. Isso serve para registrar a quantidade de glória em cada um e dar uma sensação de "crônica" vivida pelo personagem, depois de algumas aventuras. Lembrando que a idéia é ter uma aventura por ano.
É aconselhado que a cerimônia para se tornar cavaleiro ocorra em jogo, como uma das primeiras cenas do personagem e sendo interpretada de forma completa. Chega a ter o texto do juramento feito quando alguém se torna cavaleiro, para ser
lido pelos jogadores e ter as ações interpretadas. O texto tem duas versões, a versão longa e a curta. Segue a versão longa:
HERALD: [NAME OF CANDIDATE], come forth and kneel before the throne.
(Servant places sword, armor, shield, and spurs near-by.)
HERALD (reads): Be it known to all men that I, [NAME OF NOBLE] am minded to raise [NAME OF CANDIDATE] by virtue of his honor, loyalty, valor, and skill at arms, to the high rank of knighthood.
HERALD: [NAME OF CANDIDATE], do you swear and acknowl-edge [NOBLE] to be your true and lawful liege?
CANDIDATE: I do so swear.
HERALD: Do you also swear fealty to Uther Pendragon, to defend and obey him until he depart the throne, or death shall take you?
CANDIDATE: I so swear.
(NOBLE rises, goes to CANDIDATE.)
NOBLE: Let this be the last blow you receive without just recourse.
(NOBLE delivers the coulee,striking CANDIDATE across the face or on the shoulder, sometimes hard enough to knock him down. CANDIDATE then kneels before his liege, placing his hands palm-to-palm and upraised. NOBLE places his hands over the knight’s.)
HERALD (to CANDIDATE): Repeat after me: “I, [NAME OF CANDIDATE], do solemnly swear and pledge my sword to [NOBLE], my liege, to defend and obey him until he depart his demesnes or death shall take me, and to uphold the honor of knighthood.”
CANDIDATE: (Repeats the above.)
NOBLE: And I, for my part, do swear to defend and honor [NAME OF CANDIDATE] as befits a true knight.
(NOBLE then receives the sword and taps CANDIDATE lightly on both shoulders with the
sword.)
NOBLE: I dub thee Sir [NAME OF CANDIDATE]. Receive now your spurs (receives spurs), your right to suitable arms (receives shield), and take this, my sword (girds on sword), to your side to serve and defend me well. Arise, Sir Knight.
Bonito o processo.
O tapa na cara provavelmente vai surpreender alguns jogadores, mas ei, interpretação!
[CONTINUA]