Autor Tópico: [WIR] Where I Read: Pendragon 5.1  (Lida 12439 vezes)

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Offline Agnelo

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Re:[WIR] Where I Read: Pendragon 5.1
« Resposta #60 Online: Maio 08, 2013, 02:07:15 pm »
É importante levar em conta que o jogo não quer simular a inglaterra histórica e sim a inglaterra como ela era representada nos romances arthurianos do século XIX.

É como se eu fizesse um jogo de RPG de O Guarani do José de Alencar e tu me dissesse que índios não tem superpoderes.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:[WIR] Where I Read: Pendragon 5.1
« Resposta #61 Online: Maio 08, 2013, 02:16:22 pm »
É importante levar em conta que o jogo não quer simular a inglaterra histórica e sim a inglaterra como ela era representada nos romances arthurianos do século XIX.

É como se eu fizesse um jogo de RPG de O Guarani do José de Alencar e tu me dissesse que índios não tem superpoderes.

Mas ninguém disse isso. Até achei interessante o exemplo das morsas/focas/marmotas/leões-marinhos arremessadores de sacos escrotais, por mais inverídicas que elas possam ser. Mentira, nem tanto, mas foi engraçado.

O caso foi do kimble achar que a "carga de informações" que Pendragon traz do período no qual o jogo se passa valesse à pena, no sentido de ser "historicamente enriquecedor" - pelo menos foi assim que entendi o "valeu a pena pela carga de informações". E nesse caso, eu digo que não, não vale.

Re:[WIR] Where I Read: Pendragon 5.1
« Resposta #62 Online: Maio 08, 2013, 02:48:55 pm »
Uhum, imaginei que pelo menos neste sentido valesse a pena: conhecer mais sobre costumes e práticas da época. Se nem pra isso vale, então é melhor não perder tempo com o livro.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Lumine Miyavi

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Re:[WIR] Where I Read: Pendragon 5.1
« Resposta #63 Online: Maio 09, 2013, 12:23:38 am »
Olha, eu não sei porra nenhuma de história. Mas eu sei que os ideias de cavalaria vieram muito depois da data história em que o rei Arthur (e pai) deveria ter vivido...

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Re:[WIR] Where I Read: Pendragon 5.1
« Resposta #64 Online: Maio 09, 2013, 01:21:57 am »
Huh.. Pendragon nao tenta ser acurado historicamente, mas sim retratar fielmente os contos classicos de Malory. Ele acaba sendo bastante anacrônico, inclusive. O que ele tem de historico sao alguns elementos isolados, como culturas envolvidas (saxoes, pictos, irlandeses, nordicos, etc).

O grande lance do Pendagon eh que ele foi o primeiro jogo realmente, digamos, "tematico", com um sistema ultra-focado no objetivo de retratar o que vemos nos contos, em especial com as situacoes girando em torno das virtudes e paixoes dos cavaleiros. E tem tambem a questao generacional/dinastica, administracao dos feudos, etc.

Eu ja joguei e gostei muito do Pendragon. Acho que ele faz bem o que se propõe, de uma forma ate elegante, eu diria. Jogaria mais se meu grupo nao ficasse enchendo a porra do saco e querendo criar magos e ladroes. Esses jogadores de D&D...  Humpf.
« Última modificação: Maio 09, 2013, 01:26:47 am por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Lumine Miyavi

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Re:[WIR] Where I Read: Pendragon 5.1
« Resposta #65 Online: Maio 09, 2013, 08:36:19 am »
Cê tem certeza que não tá exagerando bizarramente pra exaltá-lo como "primeiro jogo realmente temático"?

Porque cara, (quem)Tékumel ou o Stormbringer (que indiretamente dá o nick atual do Nickipoon Elven), são jogos de temática muito diferentes do sword and sorcery padrão e foram lançados antes (respectivamente 75 e 81, antes do 85 de Pendragon).

E a sua definição de "elegante" é bem diferente da minha.  :hum:

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Re:[WIR] Where I Read: Pendragon 5.1
« Resposta #66 Online: Maio 09, 2013, 10:30:45 am »
Lu, talvez temático não seja a palavra correta. "Proto-indie" talvez seja melhor.   XD

Repare que Tekumel não tem quase nada de temático, eh basicamente o sistema de OD&D com algumas premissas diferentes pra combinar com o cenário (algo não muito diferente do que Dark Sun faz), enquanto Stormbringer eh basicamente o sistema Runequest modificado (e simplificado).

Mas Pendragon foi feito "do zero" pra ser um jogo arturiano. Não foi soh uma modificação de outro sistema ou algo assim. Ta, você pode dizer que o d20 nada mais eh do que o D100 em steps de 5%, e por isso Runequest tambem foi uma inspiracao, mas eu diria que nesse caso a mudanca foi radical demais pra ser considerada mera modificacao. E se voce levar em conta os elementos novos como virtudes e paixoes, e o caracter generacional de boardgame, isso tudo muda completamente o caráter do jogo, de uma forma que as modificacoes citadas por voce nao o fazem.

Por isso nao acho tao viajante dizer que Pendragon foi o primeiro indie-game de verdade, ou algo proximo disso.

P.S1: dizem que Stormbringer eh a melhor versao de Runequest que ha. To pra dar uma olhada nele ha algum tempo mas nao consigo.

P.S2: o autor Greg Stafford considera o Pendragon seu magnum opus, acima de Runequest e Glorantha inclusive.
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