Autor Tópico: [SWSE] Jensaarai Juggernaut  (Lida 6591 vezes)

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[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Online: Dezembro 20, 2012, 11:54:52 pm »
Olá,

Estou pra iniciar uma campanha de Star Wars ambientada algumas décadas pós-episódio VI. A intenção é fazer um Jensaarai juggernaut: um combatente corpo-a-corpo primário, com boa movimentação e proteção, capaz de fazer uso da Força.

Inicialmente, pensei nesta progressão (baseada no Jensaarai Commando do RadicalTaoist no CharOp)

(click to show/hide)

Nos níveis finais, estou em dúvida quanto a continuar com a progressão com Elite Trooper ou pegar o Officer. Ambos têm BAB 1:1, mas um oferece DR 4 e outro, talents decentes.

É isso aí. Pensei num personagem que faz bom uso de armaduras, tem força (usando um vibro-ax como arma corpo-a-corpo) e com alguns poderes da Força pra complementar (Battle Strike, por exemplo). É tipo um Areo Hotah espacial. :P

O que dizem? Aliás, qualquer dica sobre o SAGA, fiquem à vontade. Sou novo no sistema e não manjo quase nada.

PS: Se ajudar, o grupo até agora tem um miraluka "pistoleiro", um scout e um jedi explorador/"caçador de tesouros".
PPS: Só vale o Core, i.e., o livro básico do SWSE.
« Última modificação: Dezembro 21, 2012, 12:02:41 am por Bispo »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #1 Online: Dezembro 21, 2012, 12:14:18 am »
Antes de tudo:

1. Tank (Defender) ou Tank (Striker)?
2. Porque não pegar níveis também em Jedi, Jedi Knight e Jedi Master (Especialmente porque não existe uma CdP que represente os Jensaarais)?

Sua seleção de habilidades não é ruim, mas como não tenho certeza ainda do que pretende fazer, eu estou inclinado a sugerir multiclasse com o Jedi (3 níveis, no máximo, para conseguir Block e Deflect, ótimas habilidades defensivas) e deixar de lado o multiclasse com Scoundrel (Embora ele é útil para conseguir PBS). Além disso, a menos que insista nos bônus em Vontade do Force Adept e do Force Disciple, o Jedi Knight/Jedi Master tem Talents bem mais interessantes, BBA Integral e pré-requisitos muito mais interessantes.

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O que dizem? Aliás, qualquer dica sobre o SAGA, fiquem à vontade. Sou novo no sistema e não manjo quase nada.

Dicas genéricas:

1. Sempre que possível, use Armadura. A capacidade delas de aumentar todas as Defesas do personagem a um custo módico (1-3 níveis em Soldier) é algo incrivelmente útil. Todas as classes amam Armaduras.

2. Tenha alguém no grupo com o talento Tech Specialist (está em um web-update no Saga) e se possível, com o talent Wealth. São as melhores ferramentas para dar suporte a todo um grupo por um investimento módico. Also, olhe com atenção os Droides, eles podem ser muito bons para comprar em auxílio de Perícias.

3. Variedade de Equipamento é sempre útil. Tenha sempre alguém no grupo com um Jetpack, consiga armas sônicas, iônicas e até mesmo de fogo. Nunca se sabe quando você vai ter que lidar com Droids ou Usuários da Força (bastante vulneráveis a armas sônicas e de fogo - além de Snipers).

4. Ter alguém treinado em Treat Injury e com um bom estoque de Medpacs é incrivelmente útil para sobreviver no jogo (literalmente - é possível até "ressuscitar' alguém se for suficientemente rápido). Salvo isso, somente a Força provê bons métodos de cura (e exige que você seja Lightsider).

5. Autofire é uma ótima forma de Crowd Control - assim como Lança-Granadas. Usuários da Força também podem lidar bem nesse área. Autofire fica especialmente lindo com um Pistoleiro com Subrepeating Blasters.  :b
« Última modificação: Outubro 21, 2013, 10:01:11 am por Dantès »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #2 Online: Dezembro 21, 2012, 07:32:45 pm »
Citação de: Elfo
1. Tank (Defender) ou Tank (Striker)?

Mezzo striker, mezzo defender. Com uma pitada de leader ao final, caso opte pelo Officer. Como o grupo terá um "striker" puro por natureza (o miraluka pistoleiro), tendo mais pro lado do defender. Uma coisa que pensei: é viável um personagem "lockdown", i.e. um que se especialize em Grapple/Grab? Dei uma olhada nos feats Pin, Crush, Trip e Throw, mas não me pareceram tão viáveis assim. E não conheço talents relevantes pra isso (além do Dastardly Strike do Scoundrel).

Citação de: Elfo
2. Porque não pegar níveis também em Jedi, Jedi Knight e Jedi Master (Especialmente porque não existe uma CdP que represente os Jensaarais)?

1. Ainda que Jedi possa me poupar Force Sensitivity e os bônus nas Defenses, não vejo maiores benefícios. 2. O mestre é chato com jedis. Sabe aquele mestre que implica com tudo que o Paladino faz num jogo de fantasia medieval, inclusive multiclasse? Então, a mesma coisa com jedis aqui.

Citação de: Elfo
Sua seleção de habilidades não é ruim, mas como não tenho certeza ainda do que pretende fazer, eu estou inclinado a sugerir multiclasse com o Jedi (3 níveis, no máximo, para conseguir Block e Deflect, ótimas habilidades defensivas) e deixar de lado o multiclasse com Scoundrel (Embora ele é útil para conseguir PBS). Além disso, a menos que insista nos bônus em Vontade do Force Adept e do Force Disciple, o Jedi Knight/Jedi Master tem Talents bem mais interessantes, BBA Integra; e pré-requisitos muito mais interessantes.

A seleção não é ruim, mas não é boa. :P

O problema é que Block e Deflect, ainda que seja ótimas habilidades defensivas (principalmente por serem reactions) precisam do lightsaber. Queria fugir disso.

Outro, JK tem como pré-requisito "building your own lightsaber", ou seja, 7 níveis em Jedi pelo menos. Além de ter que pertencer à tradição Jedi da Força (adeus Jensaarai e Attune Armor). O mesmo vale para JM. Mas sim, a Lighsaber forms talent tree é muito boa (Ataru, Shien, Shii-Cho e Soresu são excelentes).

Scoundrel é bom tanto pelo PBS quanto pelo Fool's Luck (ou Dastardly Strike caso consiga enveredar pelo caminho do grapple).

Force Adept faço questão. Nem tanto pelo bônus em Will em si, mas pelos talents (Channel Agression e Empower Weapon são muito bons). Force Disciple tá ali só pra preencher mesmo. Não sabia se avançava com ele ou pegava Elite Trooper 09.

Aliás, ET é realmente uma boa? Ok, tem BAB 1:1 e d12 de HD, mas a lista limitada de talents (no meu caso, restrita a Commando e/ou Camouflage) vale à pena? Pensei se não seria melhor seguir com Soldier, além de ter mais feats abertos, ganharia mais feats bônus.


Aproveitando as dicas genéricas: SWSE, obviamente, não tem armas mágicas. Então, aqueles +1 em ataques ou dano, provenientes seja de feats ou talents, são essenciais? Sempre vi isso como desperdício de recursos em outros cenários d20, mas no caso aqui não sei. Como é a curva matemática do sistema?

E obrigado pelas dicas!

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #3 Online: Dezembro 21, 2012, 11:54:57 pm »
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1. Ainda que Jedi possa me poupar Force Sensitivity e os bônus nas Defenses, não vejo maiores benefícios.

Não, o objetivo não é ter o primeiro de personagem nível de Jedi, o Soldier vale muito mais a pena para isso do que o Jedi (maior número de talentos iniciais, maior número de perícias treinadas e uma boa lista dela).

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2. O mestre é chato com jedis. Sabe aquele mestre que implica com tudo que o Paladino faz num jogo de fantasia medieval, inclusive multiclasse? Então, a mesma coisa com jedis aqui.

Isso não faz o menor sentido em SAGA, porque a classe Jedi não representa um membro da Ordem Jedi (por mais anti-intuitivo que seja) - basta ler a descrição de Background, que menciona Siths (antítese do Jedi) utilizando essa classe. E a moralidade de Star Wars é independente de classe - um Jedi é tão vulnerável ao Dark Side quanto um Scoundrel ou um Noble.

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O problema é que Block e Deflect, ainda que seja ótimas habilidades defensivas (principalmente por serem reactions) precisam do lightsaber. Queria fugir disso.

Well, se não quer usar Lightsaber (que Jensaarai é esse?  :b A tradição costuma a usar esse tipo de arma e muito do seu estilo de combate vem de técnicas Jedis, na qual eles derivam), uma opção é convencer seu mestre a usar o talent Primitive Block (Ele é do Knights of Old Republic e é da mesma Talent Tree do Empower Weapon) e Primitive Deflect (Ele não existe oficialmente, mas é comum de ser usado) - ambos funcionam de forma idêntica a Block e Deflect, mas podendo ser usados em qualquer arma que é "empowered" (afetada pelo talent Empower Weapon).

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Outro, JK tem como pré-requisito "building your own lightsaber", ou seja, 7 níveis em Jedi pelo menos. Além de ter que pertencer à tradição Jedi da Força (adeus Jensaarai e Attune Armor). O mesmo vale para JM.

O meu motivo de recomendar o JK é simples - o pré-requisito de background é idiota (diversas tradições são muito similares a Jedis, como Imperial Knights e Jensaarais) e ele é idiotamente superior ao Force Disciple.

Além disso, você não precisa ter 7 níveis de Jedi para construir seu sabre de luz - caso contrário, apenas Jedis teriam essas armas  :b. E basta ver a descrição da sidebar que descreve isso, no SAGA:

You can build your lightsaber if you have at least 7 character levels, as well as Force Sensivity and Weapon Proficiency(Lightsaber) feats.

Notou o trecho em negrito? Níveis de Personagem, não Níveis de Classe ou Níveis de Jedi. Qualquer um que cumpra esses pré-requisitos pode construir e criar elos com um Sabre de Luz, seja quem for. A descrição de que Jedis de nível 7 podem construir um no nível 7 é desnecessária e costuma enganar muitos jogadores de primeira viagem. :)

E um rant meu não ligado ao seu build - Force Adept, Jedi Knight, Sith Apprentice (e depois, Imperial Knight) são CdPs redundantes que compartilham a mesma estrutura básica, diferindo só em pré-requisitos e por algum motivo idiota, em tornar o Imperial Knight quebrado e o Force Adept, claramente inferior. Eu as trato como uma CdP só, separando de início a opção de ser um Force Warrior (BBA Integral) ou um Force Mystic (+2 em Vontade, emulando o bônus do Force Adept) no nível 1 e isolando algumas Talent Trees.

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mas a lista limitada de talents (no meu caso, restrita a Commando e/ou Camouflage) vale à pena?

No seu caso, pode ser um problema porque você não se qualifica à melhor Talent Tree do Elite Trooper, que é a Weapon Master. Mas como o Force Adept é pior ainda, eu consideraria ao menos um nível de Elite Trooper (só pelo Talent, Delay Damage e os bônus em Defesas).

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ntão, aqueles +1 em ataques ou dano, provenientes seja de feats ou talents, são essenciais? Sempre vi isso como desperdício de recursos em outros cenários d20, mas no caso aqui não sei. Como é a curva matemática do sistema?

Ajudam consideravelmente, mas não são essenciais não (eu confio muito mais em Nobre com o talento Tech Speacialist e focado em buff para providenciar bônus quase permanentes e para todos personagens do grupo).

Weapon Focus (Feat) e Weapon Specialization (Talent) mesmo só são importantes porque são pré-requisitos aos talents mais brutais do Elite Trooper - Greater Devastating Attack e Greater Penetrating Attack.
« Última modificação: Dezembro 22, 2012, 03:41:10 pm por Stormbringer »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #4 Online: Dezembro 22, 2012, 01:03:24 pm »
Elfo,

Imperial Knight é o caminho, a verdade e a vida.

Vou reformular totalmente a build. Depois posto aqui pra darem uma olhada. EDIT: Mas, a priori, deve ser Soldier/Jedi/Imperial Knight. Aliás, vc acha que devo dar prioridade pra Dex ao invés de Str agora (usando Weapon Finesse com o lightsaber)?

(E valeu pelo toque sobre construir o sabre-de-luz, realmente passou despercebido).
« Última modificação: Dezembro 22, 2012, 01:09:38 pm por Bispo »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #5 Online: Dezembro 22, 2012, 03:50:41 pm »
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Imperial Knight é o caminho, a verdade e a vida.

É a reação de quase todo jogador que conheço que viu essa CdP. :P

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Aliás, vc acha que devo dar prioridade pra Dex ao invés de Str agora (usando Weapon Finesse com o lightsaber)?

Eu não vejo grandes benefícios em usar Dex no lugar de Força caso faça um combatente de armadura pesada (a menos que use alguns truques mecânicos para aumentar os bônus de Dex na CA, algo que eu não recomendo porque o personagem já terá defesas muito boas).

Aliás, já viu os Lightsabers Form Powers, do Jedi Academy? São interessantes se você pretende fazer um Guerreiro da Força.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #6 Online: Dezembro 22, 2012, 06:05:25 pm »
Por ora, montei essa progressão

(click to show/hide)

Peguei um nível de Soldier a mais do que o necessário para cumprir os requisitos para Imperial Knight (BAB +7) pra pegar Juggernaut. (Sei que dá pra pegar como IK, mas, imho, desperdiça os talents da PrC).

No entanto, Armory Master torna Armored Defense irrelevante. Não sei como costurar o build pra evitar isso (mas mantendo Juggernaut). Também não sei quais habilidades priorizar além de Str: Wis ou Con ou Cha? E sugestões de feats (sejam pros abertos ou pros que já estão na progressão)?

Não peguei talents da Knight's Resolve tree que envolvam outros personagens, mesmo sabendo do potencial (Oath of Duty, estou olhando pra vc).

Jedi Master é esquizofrênico, mas foi pra completar a progressão. Não sei é o melhor mesmo.

Por fim, muito bons os Lightsabers Form powers. O ruim é não ter acesso aos talents da Lightsaber Form tree para complementar. Mas bem, não se pode ter tudo. Ainda.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #7 Online: Dezembro 22, 2012, 07:13:42 pm »
Bispo

Com Armored Augmentation I e II e Armor Mastery, seu personagem já tem um potencial defensivo muito bom. Eu não pegaria Armored Defense e nem Juggernaut como Soldier, mas usaria em talents ofensivos (explicação - em níveis baixos, sua armadura já vai te assegurar ótimas defesas e você vai comprar Armor Mastery no nível 8). O problema da mobilidade do personagem pode ser bastante reduzido Lightsaber Form Powers como Unhindered Charge, Swift Flank e Draw Closer (todos eles adicionam alguma forma de deslocamento na sua Ação Padrão e tem DCs fáceis de usar).

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Também não sei quais habilidades priorizar além de Str: Wis ou Con ou Cha?

Wis ou Con. Carisma é um ótimo atributo se você pretende fazer um usuário da força que use poderes ofensivos, mas se você fará isso também vai ter que aumentar a Sabedoria. Como um Guerreiro da Força se beneficia mais de uma maior variedade de poderes de buff, Sabedoria é um bom secundário ou terciário.

Constituição é um caso peculiar - se suas habilidades defensivas forem muito boas, não vai precisar muito dela. Mas sempre que possível, aloque alguns pontos aqui.

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E sugestões de feats (sejam pros abertos ou pros que já estão na progressão)?

Tenha ao menos dois ou três Force Training. Poderes da Força tem uma variedade respeitável de usos e podem te livrar de diversos problemas - e imagino que são o principal motivo porque  alguém seria um Jensaarai.  :P

Agora, quanto a talentos, sua Destreza é alta o bastante para ter Rapid Strike, a melhor opção para adicionar dados de dano quando se é um combatente (ele não consume ações). Se não tiver Constituição alta, Toughness pode aliviar essa falta e Resilient Strenght acaba por completo com ela (Você usa o Mod de Força para Fortitude). Unstoppable Force pode salvar seu traseiro contra usuários da Força (+5 em Vontade e Fortitude contra poderes da força? Como não amar isso).

E não compre Force Boon - IKs tem acesso a Force Technique Force Point Recovery, que recupera 1 FP usada por encontro. Tenha ela duas vezes e você terá um número semi-infinito de FPs.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #8 Online: Dezembro 22, 2012, 11:57:22 pm »
Onde encontro o Resilient Strength? Não achei no index de feats.

Offline Heitor

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Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #9 Online: Dezembro 23, 2012, 12:20:39 am »
Deve estar em um dos quatro não listados: Galaxy at War, Galaxy of Intrigue, Unknown Regions ou Guide to Droids.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #10 Online: Dezembro 23, 2012, 12:25:14 am »
Resilient Strenght está no Galaxy at War, página 25.

Caso se interesse, eu tenho uma coleção considerável de material de fãs que compilam praticamente tudo de Star Wars - e que devem ser legais, porque são repassados no próprio fórum de SW da WotC.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #11 Online: Dezembro 23, 2012, 12:30:44 am »
Citação de: Elfo
Caso se interesse, eu tenho uma coleção considerável de material de fãs que compilam praticamente tudo de Star Wars - e que devem ser legais, porque são repassados no próprio fórum de SW da WotC.

Opa, quero sim! Pra pegar isso com vc, comofas?

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #12 Online: Dezembro 23, 2012, 12:53:31 am »
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Opa, quero sim! Pra pegar isso com vc, comofas?

Deposite 30 euros na minha conta em um banco de Zurique ou simplesmente baixe aqui.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #13 Online: Dezembro 23, 2012, 06:52:30 pm »
Deposite 30 euros na minha conta em um banco de Zurique ou simplesmente baixe aqui.

Uma pena, só tenho Dotz e plakas. :P

Vou compartilhar o link com o meu grupo, ok?

E, voltando ao tópico,

Quais skills são redundantes com Use the Force em jogo? Já vi que ela pode substituir, em certo grau, Endurance e Perception, por exemplo.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #14 Online: Dezembro 23, 2012, 10:40:53 pm »
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Vou compartilhar o link com o meu grupo, ok?

Claro. Eu não sou o autor de nenhum dos arquivos, apenas compilei. E se procurar no fórum da Wizards de Star Wars, devem existir mais livretos do tipo - a dedicação dos fãs de Star Wars é assustadora.

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Quais skills são redundantes com Use the Force em jogo? Já vi que ela pode substituir, em certo grau, Endurance e Perception, por exemplo.

Com Treat Injury também, que é outra perícia que permite recuperação de PVs. E de memória, existem Talents que permitem você usar Use the Force no lugar de Pilot, Treat Injury, Knowledge (Galactic).

Edit - e respondendo uma pergunta antiga:

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Uma coisa que pensei: é viável um personagem "lockdown", i.e. um que se especialize em Grapple/Grab? Dei uma olhada nos feats Pin, Crush, Trip e Throw, mas não me pareceram tão viáveis assim. E não conheço talents relevantes pra isso (além do Dastardly Strike do Scoundrel).

Não tenho certeza. Eu creio que um Soldier puro com níveis em Martial Artist pode ser um ótimo Lockdown Fighter, mas requer o tipo de dedicação mecânica que um Guerreiro da Força não se daria bem.

Ou simplesmente seja um Mago da Força e abuse de Force Grip.  :b
« Última modificação: Dezembro 23, 2012, 10:51:27 pm por Stormbringer »