Autor Tópico: [SWSE] Jensaarai Juggernaut  (Lida 6590 vezes)

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[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Online: Dezembro 20, 2012, 11:54:52 pm »
Olá,

Estou pra iniciar uma campanha de Star Wars ambientada algumas décadas pós-episódio VI. A intenção é fazer um Jensaarai juggernaut: um combatente corpo-a-corpo primário, com boa movimentação e proteção, capaz de fazer uso da Força.

Inicialmente, pensei nesta progressão (baseada no Jensaarai Commando do RadicalTaoist no CharOp)

(click to show/hide)

Nos níveis finais, estou em dúvida quanto a continuar com a progressão com Elite Trooper ou pegar o Officer. Ambos têm BAB 1:1, mas um oferece DR 4 e outro, talents decentes.

É isso aí. Pensei num personagem que faz bom uso de armaduras, tem força (usando um vibro-ax como arma corpo-a-corpo) e com alguns poderes da Força pra complementar (Battle Strike, por exemplo). É tipo um Areo Hotah espacial. :P

O que dizem? Aliás, qualquer dica sobre o SAGA, fiquem à vontade. Sou novo no sistema e não manjo quase nada.

PS: Se ajudar, o grupo até agora tem um miraluka "pistoleiro", um scout e um jedi explorador/"caçador de tesouros".
PPS: Só vale o Core, i.e., o livro básico do SWSE.
« Última modificação: Dezembro 21, 2012, 12:02:41 am por Bispo »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #1 Online: Dezembro 21, 2012, 12:14:18 am »
Antes de tudo:

1. Tank (Defender) ou Tank (Striker)?
2. Porque não pegar níveis também em Jedi, Jedi Knight e Jedi Master (Especialmente porque não existe uma CdP que represente os Jensaarais)?

Sua seleção de habilidades não é ruim, mas como não tenho certeza ainda do que pretende fazer, eu estou inclinado a sugerir multiclasse com o Jedi (3 níveis, no máximo, para conseguir Block e Deflect, ótimas habilidades defensivas) e deixar de lado o multiclasse com Scoundrel (Embora ele é útil para conseguir PBS). Além disso, a menos que insista nos bônus em Vontade do Force Adept e do Force Disciple, o Jedi Knight/Jedi Master tem Talents bem mais interessantes, BBA Integral e pré-requisitos muito mais interessantes.

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O que dizem? Aliás, qualquer dica sobre o SAGA, fiquem à vontade. Sou novo no sistema e não manjo quase nada.

Dicas genéricas:

1. Sempre que possível, use Armadura. A capacidade delas de aumentar todas as Defesas do personagem a um custo módico (1-3 níveis em Soldier) é algo incrivelmente útil. Todas as classes amam Armaduras.

2. Tenha alguém no grupo com o talento Tech Specialist (está em um web-update no Saga) e se possível, com o talent Wealth. São as melhores ferramentas para dar suporte a todo um grupo por um investimento módico. Also, olhe com atenção os Droides, eles podem ser muito bons para comprar em auxílio de Perícias.

3. Variedade de Equipamento é sempre útil. Tenha sempre alguém no grupo com um Jetpack, consiga armas sônicas, iônicas e até mesmo de fogo. Nunca se sabe quando você vai ter que lidar com Droids ou Usuários da Força (bastante vulneráveis a armas sônicas e de fogo - além de Snipers).

4. Ter alguém treinado em Treat Injury e com um bom estoque de Medpacs é incrivelmente útil para sobreviver no jogo (literalmente - é possível até "ressuscitar' alguém se for suficientemente rápido). Salvo isso, somente a Força provê bons métodos de cura (e exige que você seja Lightsider).

5. Autofire é uma ótima forma de Crowd Control - assim como Lança-Granadas. Usuários da Força também podem lidar bem nesse área. Autofire fica especialmente lindo com um Pistoleiro com Subrepeating Blasters.  :b
« Última modificação: Outubro 21, 2013, 10:01:11 am por Dantès »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #2 Online: Dezembro 21, 2012, 07:32:45 pm »
Citação de: Elfo
1. Tank (Defender) ou Tank (Striker)?

Mezzo striker, mezzo defender. Com uma pitada de leader ao final, caso opte pelo Officer. Como o grupo terá um "striker" puro por natureza (o miraluka pistoleiro), tendo mais pro lado do defender. Uma coisa que pensei: é viável um personagem "lockdown", i.e. um que se especialize em Grapple/Grab? Dei uma olhada nos feats Pin, Crush, Trip e Throw, mas não me pareceram tão viáveis assim. E não conheço talents relevantes pra isso (além do Dastardly Strike do Scoundrel).

Citação de: Elfo
2. Porque não pegar níveis também em Jedi, Jedi Knight e Jedi Master (Especialmente porque não existe uma CdP que represente os Jensaarais)?

1. Ainda que Jedi possa me poupar Force Sensitivity e os bônus nas Defenses, não vejo maiores benefícios. 2. O mestre é chato com jedis. Sabe aquele mestre que implica com tudo que o Paladino faz num jogo de fantasia medieval, inclusive multiclasse? Então, a mesma coisa com jedis aqui.

Citação de: Elfo
Sua seleção de habilidades não é ruim, mas como não tenho certeza ainda do que pretende fazer, eu estou inclinado a sugerir multiclasse com o Jedi (3 níveis, no máximo, para conseguir Block e Deflect, ótimas habilidades defensivas) e deixar de lado o multiclasse com Scoundrel (Embora ele é útil para conseguir PBS). Além disso, a menos que insista nos bônus em Vontade do Force Adept e do Force Disciple, o Jedi Knight/Jedi Master tem Talents bem mais interessantes, BBA Integra; e pré-requisitos muito mais interessantes.

A seleção não é ruim, mas não é boa. :P

O problema é que Block e Deflect, ainda que seja ótimas habilidades defensivas (principalmente por serem reactions) precisam do lightsaber. Queria fugir disso.

Outro, JK tem como pré-requisito "building your own lightsaber", ou seja, 7 níveis em Jedi pelo menos. Além de ter que pertencer à tradição Jedi da Força (adeus Jensaarai e Attune Armor). O mesmo vale para JM. Mas sim, a Lighsaber forms talent tree é muito boa (Ataru, Shien, Shii-Cho e Soresu são excelentes).

Scoundrel é bom tanto pelo PBS quanto pelo Fool's Luck (ou Dastardly Strike caso consiga enveredar pelo caminho do grapple).

Force Adept faço questão. Nem tanto pelo bônus em Will em si, mas pelos talents (Channel Agression e Empower Weapon são muito bons). Force Disciple tá ali só pra preencher mesmo. Não sabia se avançava com ele ou pegava Elite Trooper 09.

Aliás, ET é realmente uma boa? Ok, tem BAB 1:1 e d12 de HD, mas a lista limitada de talents (no meu caso, restrita a Commando e/ou Camouflage) vale à pena? Pensei se não seria melhor seguir com Soldier, além de ter mais feats abertos, ganharia mais feats bônus.


Aproveitando as dicas genéricas: SWSE, obviamente, não tem armas mágicas. Então, aqueles +1 em ataques ou dano, provenientes seja de feats ou talents, são essenciais? Sempre vi isso como desperdício de recursos em outros cenários d20, mas no caso aqui não sei. Como é a curva matemática do sistema?

E obrigado pelas dicas!

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #3 Online: Dezembro 21, 2012, 11:54:57 pm »
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1. Ainda que Jedi possa me poupar Force Sensitivity e os bônus nas Defenses, não vejo maiores benefícios.

Não, o objetivo não é ter o primeiro de personagem nível de Jedi, o Soldier vale muito mais a pena para isso do que o Jedi (maior número de talentos iniciais, maior número de perícias treinadas e uma boa lista dela).

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2. O mestre é chato com jedis. Sabe aquele mestre que implica com tudo que o Paladino faz num jogo de fantasia medieval, inclusive multiclasse? Então, a mesma coisa com jedis aqui.

Isso não faz o menor sentido em SAGA, porque a classe Jedi não representa um membro da Ordem Jedi (por mais anti-intuitivo que seja) - basta ler a descrição de Background, que menciona Siths (antítese do Jedi) utilizando essa classe. E a moralidade de Star Wars é independente de classe - um Jedi é tão vulnerável ao Dark Side quanto um Scoundrel ou um Noble.

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O problema é que Block e Deflect, ainda que seja ótimas habilidades defensivas (principalmente por serem reactions) precisam do lightsaber. Queria fugir disso.

Well, se não quer usar Lightsaber (que Jensaarai é esse?  :b A tradição costuma a usar esse tipo de arma e muito do seu estilo de combate vem de técnicas Jedis, na qual eles derivam), uma opção é convencer seu mestre a usar o talent Primitive Block (Ele é do Knights of Old Republic e é da mesma Talent Tree do Empower Weapon) e Primitive Deflect (Ele não existe oficialmente, mas é comum de ser usado) - ambos funcionam de forma idêntica a Block e Deflect, mas podendo ser usados em qualquer arma que é "empowered" (afetada pelo talent Empower Weapon).

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Outro, JK tem como pré-requisito "building your own lightsaber", ou seja, 7 níveis em Jedi pelo menos. Além de ter que pertencer à tradição Jedi da Força (adeus Jensaarai e Attune Armor). O mesmo vale para JM.

O meu motivo de recomendar o JK é simples - o pré-requisito de background é idiota (diversas tradições são muito similares a Jedis, como Imperial Knights e Jensaarais) e ele é idiotamente superior ao Force Disciple.

Além disso, você não precisa ter 7 níveis de Jedi para construir seu sabre de luz - caso contrário, apenas Jedis teriam essas armas  :b. E basta ver a descrição da sidebar que descreve isso, no SAGA:

You can build your lightsaber if you have at least 7 character levels, as well as Force Sensivity and Weapon Proficiency(Lightsaber) feats.

Notou o trecho em negrito? Níveis de Personagem, não Níveis de Classe ou Níveis de Jedi. Qualquer um que cumpra esses pré-requisitos pode construir e criar elos com um Sabre de Luz, seja quem for. A descrição de que Jedis de nível 7 podem construir um no nível 7 é desnecessária e costuma enganar muitos jogadores de primeira viagem. :)

E um rant meu não ligado ao seu build - Force Adept, Jedi Knight, Sith Apprentice (e depois, Imperial Knight) são CdPs redundantes que compartilham a mesma estrutura básica, diferindo só em pré-requisitos e por algum motivo idiota, em tornar o Imperial Knight quebrado e o Force Adept, claramente inferior. Eu as trato como uma CdP só, separando de início a opção de ser um Force Warrior (BBA Integral) ou um Force Mystic (+2 em Vontade, emulando o bônus do Force Adept) no nível 1 e isolando algumas Talent Trees.

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mas a lista limitada de talents (no meu caso, restrita a Commando e/ou Camouflage) vale à pena?

No seu caso, pode ser um problema porque você não se qualifica à melhor Talent Tree do Elite Trooper, que é a Weapon Master. Mas como o Force Adept é pior ainda, eu consideraria ao menos um nível de Elite Trooper (só pelo Talent, Delay Damage e os bônus em Defesas).

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ntão, aqueles +1 em ataques ou dano, provenientes seja de feats ou talents, são essenciais? Sempre vi isso como desperdício de recursos em outros cenários d20, mas no caso aqui não sei. Como é a curva matemática do sistema?

Ajudam consideravelmente, mas não são essenciais não (eu confio muito mais em Nobre com o talento Tech Speacialist e focado em buff para providenciar bônus quase permanentes e para todos personagens do grupo).

Weapon Focus (Feat) e Weapon Specialization (Talent) mesmo só são importantes porque são pré-requisitos aos talents mais brutais do Elite Trooper - Greater Devastating Attack e Greater Penetrating Attack.
« Última modificação: Dezembro 22, 2012, 03:41:10 pm por Stormbringer »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #4 Online: Dezembro 22, 2012, 01:03:24 pm »
Elfo,

Imperial Knight é o caminho, a verdade e a vida.

Vou reformular totalmente a build. Depois posto aqui pra darem uma olhada. EDIT: Mas, a priori, deve ser Soldier/Jedi/Imperial Knight. Aliás, vc acha que devo dar prioridade pra Dex ao invés de Str agora (usando Weapon Finesse com o lightsaber)?

(E valeu pelo toque sobre construir o sabre-de-luz, realmente passou despercebido).
« Última modificação: Dezembro 22, 2012, 01:09:38 pm por Bispo »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #5 Online: Dezembro 22, 2012, 03:50:41 pm »
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Imperial Knight é o caminho, a verdade e a vida.

É a reação de quase todo jogador que conheço que viu essa CdP. :P

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Aliás, vc acha que devo dar prioridade pra Dex ao invés de Str agora (usando Weapon Finesse com o lightsaber)?

Eu não vejo grandes benefícios em usar Dex no lugar de Força caso faça um combatente de armadura pesada (a menos que use alguns truques mecânicos para aumentar os bônus de Dex na CA, algo que eu não recomendo porque o personagem já terá defesas muito boas).

Aliás, já viu os Lightsabers Form Powers, do Jedi Academy? São interessantes se você pretende fazer um Guerreiro da Força.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #6 Online: Dezembro 22, 2012, 06:05:25 pm »
Por ora, montei essa progressão

(click to show/hide)

Peguei um nível de Soldier a mais do que o necessário para cumprir os requisitos para Imperial Knight (BAB +7) pra pegar Juggernaut. (Sei que dá pra pegar como IK, mas, imho, desperdiça os talents da PrC).

No entanto, Armory Master torna Armored Defense irrelevante. Não sei como costurar o build pra evitar isso (mas mantendo Juggernaut). Também não sei quais habilidades priorizar além de Str: Wis ou Con ou Cha? E sugestões de feats (sejam pros abertos ou pros que já estão na progressão)?

Não peguei talents da Knight's Resolve tree que envolvam outros personagens, mesmo sabendo do potencial (Oath of Duty, estou olhando pra vc).

Jedi Master é esquizofrênico, mas foi pra completar a progressão. Não sei é o melhor mesmo.

Por fim, muito bons os Lightsabers Form powers. O ruim é não ter acesso aos talents da Lightsaber Form tree para complementar. Mas bem, não se pode ter tudo. Ainda.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #7 Online: Dezembro 22, 2012, 07:13:42 pm »
Bispo

Com Armored Augmentation I e II e Armor Mastery, seu personagem já tem um potencial defensivo muito bom. Eu não pegaria Armored Defense e nem Juggernaut como Soldier, mas usaria em talents ofensivos (explicação - em níveis baixos, sua armadura já vai te assegurar ótimas defesas e você vai comprar Armor Mastery no nível 8). O problema da mobilidade do personagem pode ser bastante reduzido Lightsaber Form Powers como Unhindered Charge, Swift Flank e Draw Closer (todos eles adicionam alguma forma de deslocamento na sua Ação Padrão e tem DCs fáceis de usar).

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Também não sei quais habilidades priorizar além de Str: Wis ou Con ou Cha?

Wis ou Con. Carisma é um ótimo atributo se você pretende fazer um usuário da força que use poderes ofensivos, mas se você fará isso também vai ter que aumentar a Sabedoria. Como um Guerreiro da Força se beneficia mais de uma maior variedade de poderes de buff, Sabedoria é um bom secundário ou terciário.

Constituição é um caso peculiar - se suas habilidades defensivas forem muito boas, não vai precisar muito dela. Mas sempre que possível, aloque alguns pontos aqui.

Citar
E sugestões de feats (sejam pros abertos ou pros que já estão na progressão)?

Tenha ao menos dois ou três Force Training. Poderes da Força tem uma variedade respeitável de usos e podem te livrar de diversos problemas - e imagino que são o principal motivo porque  alguém seria um Jensaarai.  :P

Agora, quanto a talentos, sua Destreza é alta o bastante para ter Rapid Strike, a melhor opção para adicionar dados de dano quando se é um combatente (ele não consume ações). Se não tiver Constituição alta, Toughness pode aliviar essa falta e Resilient Strenght acaba por completo com ela (Você usa o Mod de Força para Fortitude). Unstoppable Force pode salvar seu traseiro contra usuários da Força (+5 em Vontade e Fortitude contra poderes da força? Como não amar isso).

E não compre Force Boon - IKs tem acesso a Force Technique Force Point Recovery, que recupera 1 FP usada por encontro. Tenha ela duas vezes e você terá um número semi-infinito de FPs.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #8 Online: Dezembro 22, 2012, 11:57:22 pm »
Onde encontro o Resilient Strength? Não achei no index de feats.

Offline Heitor

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Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #9 Online: Dezembro 23, 2012, 12:20:39 am »
Deve estar em um dos quatro não listados: Galaxy at War, Galaxy of Intrigue, Unknown Regions ou Guide to Droids.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #10 Online: Dezembro 23, 2012, 12:25:14 am »
Resilient Strenght está no Galaxy at War, página 25.

Caso se interesse, eu tenho uma coleção considerável de material de fãs que compilam praticamente tudo de Star Wars - e que devem ser legais, porque são repassados no próprio fórum de SW da WotC.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #11 Online: Dezembro 23, 2012, 12:30:44 am »
Citação de: Elfo
Caso se interesse, eu tenho uma coleção considerável de material de fãs que compilam praticamente tudo de Star Wars - e que devem ser legais, porque são repassados no próprio fórum de SW da WotC.

Opa, quero sim! Pra pegar isso com vc, comofas?

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #12 Online: Dezembro 23, 2012, 12:53:31 am »
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Opa, quero sim! Pra pegar isso com vc, comofas?

Deposite 30 euros na minha conta em um banco de Zurique ou simplesmente baixe aqui.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #13 Online: Dezembro 23, 2012, 06:52:30 pm »
Deposite 30 euros na minha conta em um banco de Zurique ou simplesmente baixe aqui.

Uma pena, só tenho Dotz e plakas. :P

Vou compartilhar o link com o meu grupo, ok?

E, voltando ao tópico,

Quais skills são redundantes com Use the Force em jogo? Já vi que ela pode substituir, em certo grau, Endurance e Perception, por exemplo.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #14 Online: Dezembro 23, 2012, 10:40:53 pm »
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Vou compartilhar o link com o meu grupo, ok?

Claro. Eu não sou o autor de nenhum dos arquivos, apenas compilei. E se procurar no fórum da Wizards de Star Wars, devem existir mais livretos do tipo - a dedicação dos fãs de Star Wars é assustadora.

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Quais skills são redundantes com Use the Force em jogo? Já vi que ela pode substituir, em certo grau, Endurance e Perception, por exemplo.

Com Treat Injury também, que é outra perícia que permite recuperação de PVs. E de memória, existem Talents que permitem você usar Use the Force no lugar de Pilot, Treat Injury, Knowledge (Galactic).

Edit - e respondendo uma pergunta antiga:

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Uma coisa que pensei: é viável um personagem "lockdown", i.e. um que se especialize em Grapple/Grab? Dei uma olhada nos feats Pin, Crush, Trip e Throw, mas não me pareceram tão viáveis assim. E não conheço talents relevantes pra isso (além do Dastardly Strike do Scoundrel).

Não tenho certeza. Eu creio que um Soldier puro com níveis em Martial Artist pode ser um ótimo Lockdown Fighter, mas requer o tipo de dedicação mecânica que um Guerreiro da Força não se daria bem.

Ou simplesmente seja um Mago da Força e abuse de Force Grip.  :b
« Última modificação: Dezembro 23, 2012, 10:51:27 pm por Stormbringer »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #15 Online: Janeiro 30, 2013, 07:00:48 pm »
Ok. Vou assumir o lado "defender" do personagem. Sugestões são bem-vindas.

Dado que o mestre liberou tanto os Lightsaber Form Powers do Jedi Academy Training Manual quanto o Imperial Knight e o miraluka gunslinger do grupo vai se dedicar exclusivamente em causar dano, resolvi focar no lado defensivo. Ah, o mestre também permitirá retraining via holocrons.

Daí, perguntas:

i) Double Attack é redundante com Rapid Strike? Principalmente pensando que pretendo investir nos Lightsaber Form Powers?

ii) Praetoria Vonil (talent da Knight's Resolve Talent Tree do Imperial Knight) vale o investimento?

iii) Alguma maneira (pelo RAW) de conseguir uma Dark Armor sem precisar pegar níveis em Sith Apprentice?

iv) Como funciona exatamente Armored Augmentation I e II? O texto é meio confuso e não sei se estou entendendo bem o que soma com o que e é multiplicado por.
« Última modificação: Janeiro 30, 2013, 07:46:40 pm por Bispo »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #16 Online: Janeiro 30, 2013, 10:03:48 pm »
i) Não muito. Double Attack é potencialmente melhor que Rapid Strike se você investir para reduzir as penalidades associadas a ele, via Multiattack Proficiency ou usando Re-Rolls (que alguns LFPs permitem). Na verdade, ambos podem casar muito bem se você se focar em reduzir as penalidades de ambos, porque é possível usar Rapid Strike em conjunto com Double (ou Triple Attack) e outras formas de obter dados de dano extras, como Attack Combo (Melee), que está no Legacy.

TL;dr - Rapid Strike é "Barato e Decente", Double Attack é "Caro e Promissor".

ii)  Ele vale aproximadamente +4 de dano, exige apenas um talento muito comum para entrar e suas condições de ativação só geram problemas se você se foca em Ataque Total (por exemplo, Double Attack). É uma boa opção, mas não necessariamente obrigatória.

iii) Mate um Sith, tenha muito dinheiro ou ótimos contatos no Mercado Negro. Sem contar que essa armadura berra que você é um Sith (não que os Jensaarais não pareçam isso) e ainda por cima vem com Alquimia Sith.  :b

Pelo Lore de Star Wars é possível você criar algo similar à Dark Armor, já que os Jensaarais sabem sobre Alquimia Sith, mas isso não é refletido mecanicamente. Caso não consiga, tente obter a Powered Battle Armor ou a Heavy Beskar'gam (embora a segunda é o equivalente Mandaloriano da Dark Armor) e customize-as. :)

iv) Well, é relativamente simples. Imagine que seu personagem está usando uma Imperial Knight Armor padrão, sem mudanças, que dá +8 em Reflexos e +2 em Fortitude.

Usando o AAI (gastando um ponto de ação e uma ação rápida), você ganha +8 (vindo do bônus em Reflexos da armadura) no seu Damage Threshold até o final do encontro.

Usando o AAII, além do bônus acima, você ganha RD 4 (o dobro do bônus de Fortitude da armadura). Como uma nota, essa RD se aplica a sabres de luz (mas porque eu usei a Imperial Knight Armor no exemplo).

Capiche?
« Última modificação: Janeiro 31, 2013, 05:21:53 am por Stormbringer »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #17 Online: Janeiro 31, 2013, 10:56:22 pm »
Citação de: Elfo
i) Não muito. Double Attack é potencialmente melhor que Rapid Strike se você investir para reduzir as penalidades associadas a ele, via Multiattack Proficiency ou usando Re-Rolls (que alguns LFPs permitem). Na verdade, ambos podem casar muito bem se você se focar em reduzir as penalidades de ambos, porque é possível usar Rapid Strike em conjunto com Double (ou Triple Attack) e outras formas de obter dados de dano extras, como Attack Combo (Melee), que está no Legacy.

TL;dr - Rapid Strike é "Barato e Decente", Double Attack é "Caro e Promissor".

Hmmm. Bem, considerando que vou focar no aspecto "defender" do personagem, vou de Rapid Strike mesmo. Apesar que tenho feat sobrando...


Citação de: Elfo
iii) Mate um Sith, tenha muito dinheiro ou ótimos contatos no Mercado Negro. Sem contar que essa armadura berra que você é um Sith (não que os Jensaarais não pareçam isso) e ainda por cima vem com Alquimia Sith.  :b

Pelo Lore de Star Wars é possível você criar algo similar à Dark Armor, já que os Jensaarais sabem sobre Alquimia Sith, mas isso não é refletido mecanicamente. Caso não consiga, tente obter a Powered Battle Armor ou a Heavy Beskar'gam (embora a segunda é o equivalente Mandaloriano da Dark Armor) e customize-as.  :)

Alquimia Sith é a cereja do bolo. Heheh. Vou dar uma olhada nessas armaduras que você citou.  Com Attune Armor não estou me atendo exatamente à armadura com maior bônus, mas na que oferece mais vantagens.

Citação de: Elfo
iv) Well, é relativamente simples. Imagine que seu personagem está usando uma Imperial Knight Armor padrão, sem mudanças, que dá +8 em Reflexos e +2 em Fortitude.

Usando o AAI (gastando um ponto de ação e uma ação rápida), você ganha +8 (vindo do bônus em Reflexos da armadura) no seu Damage Threshold até o final do encontro.

Usando o AAII, além do bônus acima, você ganha RD 4 (o dobro do bônus de Fortitude da armadura). Como uma nota, essa RD se aplica a sabres de luz (mas porque eu usei a Imperial Knight Armor no exemplo).

Capiche?

Capisco. Então tinha entendido certo. Valeu!

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #18 Online: Fevereiro 02, 2013, 04:54:15 pm »
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Hmmm. Bem, considerando que vou focar no aspecto "defender" do personagem, vou de Rapid Strike mesmo. Apesar que tenho feat sobrando...

Lembre-se que nunca existem Poderes da Força em demasia, então sempre considere ter mais um Force Training.  :P

Citar
Com Attune Armor não estou me atendo exatamente à armadura com maior bônus, mas na que oferece mais vantagens.

Dê uma olhada também no Scum and Villainy, que tem um sistema de customização e upgrades para armaduras e armas. Uma Armadura Pesada customizada com Repulsorlift (Ignora terreno difícil por 10 rodadas por célula de energia) e Powered Exoskeleton (+2 em Força) faz um belo estrago. :)

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #19 Online: Fevereiro 03, 2013, 05:32:24 pm »
Citação de: Elfo
Lembre-se que nunca existem Poderes da Força em demasia, então sempre considere ter mais um Force Training.  :P

Então, sei que Force Powers estão para ótimos recursos assim como Magias estão para conjuradores num cenário de DnD padrão. Mas como vou me focar em Wisdom, além de Strength, como atributos primários tem realmente necessidade de pegar tantos Force Training assim?

Segundo o texto do Force Training, sempre que pego o feat, ganho um número de Force Power igual ao meu modificador de Wisdom mais um. Soma-se a isto o fato de que sempre que aumento permanentemente o valor do meu modificador de Wisdom, ganho um número de Force Powers igual ao número de Force Trainging feats comprados.

Considerando que a previsão é terminar a progressão com Wisdom 18 (13 inicial + 5 dos níveis), são pelo menos 6 Force Powers só com um Force Training. Com dois Force Training esse número vai para 11 (10 proveniente do bônus de Wis + 1 do feat). Precisa de mais? (É uma pergunta mesmo, de alguém que não tem experiência no jogo).

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #20 Online: Fevereiro 03, 2013, 09:59:11 pm »
Entra na área de "Foco vs Versatilidade". Por experiência com meus jogadores, eles geralmente deixam de comprar Force Training quando tem 15 usos de poderes da Força. Como Poderes da Força são usáveis por encontro, ter um bom número deles costuma a fazer a diferença, além de permitir você ter alguns poderes podendo ser usados 3-4 vezes por encontro.

Citar
Considerando que a previsão é terminar a progressão com Wisdom 18 (13 inicial + 5 dos níveis), são pelo menos 6 Force Powers só com um Force Training.

5.  O modificador de Sabedoria é +4.

Citar
Com dois Force Training esse número vai para 11 (10 proveniente do bônus de Wis + 1 do feat). Precisa de mais? (É uma pergunta mesmo, de alguém que não tem experiência no jogo).

9 usos. ;)

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #21 Online: Fevereiro 04, 2013, 09:40:25 pm »
Citação de: elfo
Entra na área de "Foco vs Versatilidade". Por experiência com meus jogadores, eles geralmente deixam de comprar Force Training quando tem 15 usos de poderes da Força. Como Poderes da Força são usáveis por encontro, ter um bom número deles costuma a fazer a diferença, além de permitir você ter alguns poderes podendo ser usados 3-4 vezes por encontro.

Hmm. Saquei. Bem, vou prestar mais atenção a isto, então. Valeu pela dica.

Quanto ao resto, nego tem 10 anos de 3.X nas costas e esquece que o modificador de 18 é +4 e não +5. Shame on me.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #22 Online: Fevereiro 18, 2013, 09:30:52 pm »
Passadas algumas sessões de jogo, percebi "na pele" a questão dos poderes. E sim, eles fazem a diferença mesmo. Tanto que estou pensando em reformular a ordem dos feats para ter mais Force Training antes.

Assim, tem sugestões para um Jensaarai defender?  E quais são bons de se ter mais de uma vez por encontro?

Outra coisa, além de Force Point Recovery e Force Power Mastery, quais Force Techniques são boas/úteis? Além das citadas anteriormente, tenho mais três para pegar como Imperial Knight, mas não sei quais. Aliás, isso pode influir na progressão final, caso as FT não sejam tão necessárias, e abdico do nível 10 de IK.

EDIT: Ah, é melhor ter Treat Injury ou Endurance como uma das Skills treinadas?
« Última modificação: Fevereiro 18, 2013, 09:55:04 pm por Bispo »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #23 Online: Fevereiro 19, 2013, 03:55:03 am »
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Assim, tem sugestões para um Jensaarai defender?  E quais são bons de se ter mais de uma vez por encontro?

Bom, em nenhuma ordem específica, começando com o CORE:

Move Object dispensa comentários. Battle Strike é o "Arroz com Feijão" para combatentes. Fácil de usar, facilita tanto o acerto quanto o impacto de um golpe e não conheço nenhum DM que considere dar DSP se ele for usado em demasia. Force Grip é um bom poder para Debuff em um alvo só, mas é praticamente inútil contra oponentes de grande tamanho, assim como Force Stun (eu gosto muito desse poder porque permite derrubar oponentes sem ferí-lo ou matá-lo). Mind Trick não é maravilhoso para fins de combate, mas tem diversos usos para evitar pequenos problemas fora dele que é um poder que eu compraria se sobrar slot. Se for inclinado ao Lado Sombrio, Dark Rage é o poder para combate físico. Rebuke é um poder muito útil para se livrar de outros usuários da Força, mas considerando que suas defesas serão ótimas, se algum poder vencer suas defesas, vai ter uma CD consideravelmente alta para você negá-lo ou mesmo mandar de volta ao oponente. Vital Transfer é incrivelmente útil se você fosse Light-sider puro, o que obviamente não será.

Fora do CORE, Intercept é o equivalente de Rebuke para Ataques de Área, incluindo aqueles Autofire irritantes. Surge é muito bom se você tem um bom potencial de dano, pois permite você baixar 2-4 Condições sem dificuldade de um oponente.

Dos Lightsaber Powers, Unhindered Charge/Swift Flank são ótimos para se aproximar rapidamente de oponentes, enquanto Draw Closer faz o oposto. Cada um desses 3 poderes tem seu uso, sendo que Draw Closer é bom para trazer inimigos que estejam voando para perto de você, Swift Flank é bom para um oponente que tenha um caminho cheio de oponentes entre você e ele e Unhindered Charge é bom para terrenos difíceis. Saber Swarm é muito bom porque te dá um ataque extra, mesmo tendo penalidades, isso é quase sempre melhor do que usar Battle Strike. Pass the Blade é bom contra outros Usuários da Força.

Tl;dr - Saber Swarm (2x), Move Object, Draw Closer, Dark Rage (sempre usando FP para ativá-lo no começo de um encontro).

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Outra coisa, além de Force Point Recovery e Force Power Mastery, quais Force Techniques são boas/úteis? Além das citadas anteriormente, tenho mais três para pegar como Imperial Knight, mas não sei quais. Aliás, isso pode influir na progressão final, caso as FT não sejam tão necessárias, e abdico do nível 10 de IK.

Tenha ao menos mais um Force Power Recovery. Se tiver Rebuke, Improved Rebuke permite você salvar o traseiro de seus alidos, algo que considero muito importante. Se tiver Dark Rage, Improved Dark Rage também é muito útil, pois permite você manter o total controle enquanto estiver nela

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Ah, é melhor ter Treat Injury ou Endurance como uma das Skills treinadas?

Se ninguém tiver Treat Injury, pegue-a. Se tiver, Endurance.
« Última modificação: Fevereiro 19, 2013, 04:00:50 am por Stormbringer »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #24 Online: Outubro 05, 2013, 08:28:50 pm »
A long time ago in a galaxy far, far away…

Então, às portas de conseguir o nível necessário para as PrCs de Star Wars e decidido pela Imperial Knight para emular um "Jensaarai Defender", o mestre veio com umas PrC não-oficiais disponíveis para os personagens (a lista completa aqui - desconsidere o visual horroroso do novo fórum da Wizards, já não bastava aquela porcaria anterior do Gleemax).

Enfim, a PrC em questão é essa

(click to show/hide)

Embora o Imperial Knight seja atrativo (principalmente pelas Talent-trees exclusivas), confesso que fiquei balançado pela PrC acima. O que mais me chamou a atenção foi ter acesso aos Force Secrets sem necessariamente ser um Jedi Master/Sith Lord ou algo do gênero. Também abre para pegar a própria Imperial Knight na sequência. Enfim, qual opinião de vocês (ou o Elfo, no caso)?

PS: Ignorem os erros requerimentos quanto ao BAB (já que montar o próprio lightsaber requer ao menos 7 níveis)  e imagino que o H(D)P da classe seja d10.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #25 Online: Outubro 05, 2013, 10:01:47 pm »
A ideia de colocar os Force Secrets no build é uma solução elegante para não ter que acessar as CdPs de Terceiro Patamar de Star Wars e como originalmente você não teria acesso a elas, é uma troca interessante. Tecnicamente, você não vai perder quase nada com essa mudança, salvo aquelas duas árvores de talentos muito lindas que só o Imperial Knight tem. E até mesmo o talento extra do nível 4 pode ser interessante, embora eu goste de ter acesso mais cedo à segunda Force Technique (vide as que listei acima que são muito boas).

E quanto ao personagem, como tem sido durante o jogo?


Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #26 Online: Outubro 06, 2013, 09:26:17 am »
A ideia de colocar os Force Secrets no build é uma solução elegante para não ter que acessar as CdPs de Terceiro Patamar de Star Wars e como originalmente você não teria acesso a elas, é uma troca interessante. Tecnicamente, você não vai perder quase nada com essa mudança, salvo aquelas duas árvores de talentos muito lindas que só o Imperial Knight tem. E até mesmo o talento extra do nível 4 pode ser interessante, embora eu goste de ter acesso mais cedo à segunda Force Technique (vide as que listei acima que são muito boas).

Bom, ainda sobram três níveis até alcançar os 20, então dá pra fechar com IK e pegar alguma coisa dele (Armored Augmentation I e II ou Praetoria Ishu e Vonil) e as Force Techniques. Vamos ver.

E quanto ao personagem, como tem sido durante o jogo?

Tem se virado muito bem. Além de conseguir cumprir seu papel de defensor, seu potencial agressivo está bem servido com Force Training e Skill Focus (Use the Force). Ah, percebi que em muitas ocasiões o Damage Threshold é mais importante que os próprios HPs. E isso vale tanto para o personagem quanto para os NPCs que ele enfrentou :b

Só tenho me incomodado um pouco com o sistema de perícias. Depois de ter experimentado os Backgrounds de 13th Age, voltar a este tipo de abordagem parece um retrocesso. Até pensei em fazer um hack, mas isso daria muito trabalho e prefiro usar esse tempo aprendendo o novo sistema de Star Wars, Edge of the Empire, da Fantasy Flight.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #27 Online: Outubro 08, 2013, 12:19:34 am »
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Ah, percebi que em muitas ocasiões o Damage Threshold é mais importante que os próprios HPs. E isso vale tanto para o personagem quanto para os NPCs que ele enfrentou :b

Isso oscila bastante quando eu mestro - embora reduzir Condition seja uma ótima tática em Star Wars: Saga (via Gunslinger e Mago da Força, basicamente), o DT é afetado por algo similar à defesa Fortitude: o Tamanho da criatura influencia muito ele. Em criaturas de maior tamanho, é muito difícil reduzir Condições via superação do DT. Por outro lado, em criaturas médias e grandes, um personagem focado em reduzir o DT (Elite Trooper + Shatterstrike) pode reduzir quase qualquer oponente em um único ataque.

E você vai notar que com o passar dos níveis, os poderes ofensivos da Força acabam se tornando menos úteis. Aliás, a própria taxa de acerto de poderes da Força vai ser consideravelmente reduzida (a ponto que ela vai ser inferior a ataques normais em níveis altos). Agradeça a exótica curva de evolução de Perícias vs Ataques Normais.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #28 Online: Outubro 10, 2013, 08:56:21 pm »
E você vai notar que com o passar dos níveis, os poderes ofensivos da Força acabam se tornando menos úteis. Aliás, a própria taxa de acerto de poderes da Força vai ser consideravelmente reduzida (a ponto que ela vai ser inferior a ataques normais em níveis altos). Agradeça a exótica curva de evolução de Perícias vs Ataques Normais.

Ah, sim. Quando falei do "potencial agressivo" da Força, estava pensando mais nos poderes de buff (tipo Dark Rage). Não faz o estilo do personagem abusar de poderes como Force Grip, Force Lightning et al.

No fim, fiquei com um build assim

(click to show/hide)


Confesso que gostei de como ficou, pelo a impressão de menos níveis mortos (e acho que que foge do efeito "tabela de progressão do Monge"). Fiquei sem os Praetoria, mas dá pra mitigar com Linked Defense. E ele está mais agressivo do que imaginei inicialmente. E também falta definir o segundo Force Secret - ideias?

Enfim, é esperar o "Dedão de aprovação Bottini do mestre" para ver. Se não, vou de IK mesmo.


Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #29 Online: Outubro 11, 2013, 04:03:38 am »
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Ah, sim. Quando falei do "potencial agressivo" da Força, estava pensando mais nos poderes de buff (tipo Dark Rage). Não faz o estilo do personagem abusar de poderes como Force Grip, Force Lightning et al.

Você ficaria surpreso com a quantidade de Jedis y Similares que eu mestrei que tinham uma inclinação para poderes ofensivos do lado sombrio da força.  :b

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E ele está mais agressivo do que imaginei inicialmente. E também falta definir o segundo Force Secret - ideias?

Multitarget Power, que se não me engano pode ser usado para compartilhar o efeito de poderes de buff. Caso não possa, é útil para ferrar dois oponentes com um poder, o que também é um bom uso. Debilitating Power usado via Ponto de Destino é terrivelmente destruidor.

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Se não, vou de IK mesmo.

Que seria algo terrível, não?

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Só tenho me incomodado um pouco com o sistema de perícias. Depois de ter experimentado os Backgrounds de 13th Age, voltar a este tipo de abordagem parece um retrocesso. Até pensei em fazer um hack, mas isso daria muito trabalho e prefiro usar esse tempo aprendendo o novo sistema de Star Wars, Edge of the Empire, da Fantasy Flight.

Eu não tenho o menor interesse no Star Wars da FF, ou melhor, eu sei que ele nunca teria chance de ser usado com o grupo que tenho. Mas o sistema de perícias do Saga não me incomoda muito, embora eu já jogue com uma modificação grande dele (basicamente, a mesma lista de perícias excluindo Use the Force, que passa a evoluir como se fosse um BBA 3/4 e evolui como um BBA integral caso tenha gasto o talento Foco na Força. E as perícias evoluem com o 1/2 nível, mas também há a opção de usar pontos de perícia com uma evolução similar a PF).
« Última modificação: Outubro 11, 2013, 04:12:03 am por Dantès »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #30 Online: Outubro 11, 2013, 11:04:27 pm »
Mas o sistema de perícias do Saga não me incomoda muito, embora eu já jogue com uma modificação grande dele (basicamente, a mesma lista de perícias excluindo Use the Force, que passa a evoluir como se fosse um BBA 3/4 e evolui como um BBA integral caso tenha gasto o talento Foco na Força. E as perícias evoluem com o 1/2 nível, mas também há a opção de usar pontos de perícia com uma evolução similar a PF).

A questão não é nem só a progressão matemática (que só fui prestar atenção depois que você comentou), mas sim a "limitação" de experiência do personagem. Exemplo prático: gostaria, por histórico, que meu personagem tivesse algum conhecimento de Korriban e de sua Academia Sith. Mas, pelo RAW, tenho que sacrificar recursos escolhendo Knowledge (Galactic Lore) como perícia treinada (o que poderia mudar todo o build, visto ter que começar com Jedi) ou pegando o feat Skill Training. E em ambas opções, o personagem acaba sendo prejudicado mecanicamente.

Seria tão mais fácil escrever "Ex-Acólito na Academia Sith de Korriban +5" e pronto.


PS: A opção que é o GM ofereceu foi ter uma perícia de Knowledge treinada, mas específica dentro do espectro de campos de saberes oferecido. No caso, a minha ficou Knowledge (Galactic Lore: Korriban).

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #31 Online: Outubro 13, 2013, 04:22:03 am »
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A questão não é nem só a progressão matemática (que só fui prestar atenção depois que você comentou), mas sim a "limitação" de experiência do personagem. Exemplo prático: gostaria, por histórico, que meu personagem tivesse algum conhecimento de Korriban e de sua Academia Sith. Mas, pelo RAW, tenho que sacrificar recursos escolhendo Knowledge (Galactic Lore) como perícia treinada (o que poderia mudar todo o build, visto ter que começar com Jedi) ou pegando o feat Skill Training. E em ambas opções, o personagem acaba sendo prejudicado mecanicamente.

Seria tão mais fácil escrever "Ex-Acólito na Academia Sith de Korriban +5" e pronto.

O problema é que SAGA é o extremo oposto de 13th Age ao lidar com Perícias - ele é preciso, com usos delimitados e supostamente deveria evoluir de forma similar a BBA (porque perícias são usadas constantemente em Ataques contra Defesas)  e o que eu coloquei no meu post e não fui claro é que eu me referia da forma com que eu usei o sistema de perícias de SAGA da última vez que mestrei, há uns 2-3 anos atrás.

Um sugestão que resolve/atenua o seu problema é dar +5/+10 em testes de perícias ligadas ao seu ambiente nativo, algo que D&D 4e fazia em Dark Sun. Isso tornaria os testes não treinados de perícias tão bons quanto os treinados e faria um nativo de destacar mesmo sendo Treinado.