Autor Tópico: [SWSE] Jensaarai Juggernaut  (Lida 6588 vezes)

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Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #15 Online: Janeiro 30, 2013, 07:00:48 pm »
Ok. Vou assumir o lado "defender" do personagem. Sugestões são bem-vindas.

Dado que o mestre liberou tanto os Lightsaber Form Powers do Jedi Academy Training Manual quanto o Imperial Knight e o miraluka gunslinger do grupo vai se dedicar exclusivamente em causar dano, resolvi focar no lado defensivo. Ah, o mestre também permitirá retraining via holocrons.

Daí, perguntas:

i) Double Attack é redundante com Rapid Strike? Principalmente pensando que pretendo investir nos Lightsaber Form Powers?

ii) Praetoria Vonil (talent da Knight's Resolve Talent Tree do Imperial Knight) vale o investimento?

iii) Alguma maneira (pelo RAW) de conseguir uma Dark Armor sem precisar pegar níveis em Sith Apprentice?

iv) Como funciona exatamente Armored Augmentation I e II? O texto é meio confuso e não sei se estou entendendo bem o que soma com o que e é multiplicado por.
« Última modificação: Janeiro 30, 2013, 07:46:40 pm por Bispo »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #16 Online: Janeiro 30, 2013, 10:03:48 pm »
i) Não muito. Double Attack é potencialmente melhor que Rapid Strike se você investir para reduzir as penalidades associadas a ele, via Multiattack Proficiency ou usando Re-Rolls (que alguns LFPs permitem). Na verdade, ambos podem casar muito bem se você se focar em reduzir as penalidades de ambos, porque é possível usar Rapid Strike em conjunto com Double (ou Triple Attack) e outras formas de obter dados de dano extras, como Attack Combo (Melee), que está no Legacy.

TL;dr - Rapid Strike é "Barato e Decente", Double Attack é "Caro e Promissor".

ii)  Ele vale aproximadamente +4 de dano, exige apenas um talento muito comum para entrar e suas condições de ativação só geram problemas se você se foca em Ataque Total (por exemplo, Double Attack). É uma boa opção, mas não necessariamente obrigatória.

iii) Mate um Sith, tenha muito dinheiro ou ótimos contatos no Mercado Negro. Sem contar que essa armadura berra que você é um Sith (não que os Jensaarais não pareçam isso) e ainda por cima vem com Alquimia Sith.  :b

Pelo Lore de Star Wars é possível você criar algo similar à Dark Armor, já que os Jensaarais sabem sobre Alquimia Sith, mas isso não é refletido mecanicamente. Caso não consiga, tente obter a Powered Battle Armor ou a Heavy Beskar'gam (embora a segunda é o equivalente Mandaloriano da Dark Armor) e customize-as. :)

iv) Well, é relativamente simples. Imagine que seu personagem está usando uma Imperial Knight Armor padrão, sem mudanças, que dá +8 em Reflexos e +2 em Fortitude.

Usando o AAI (gastando um ponto de ação e uma ação rápida), você ganha +8 (vindo do bônus em Reflexos da armadura) no seu Damage Threshold até o final do encontro.

Usando o AAII, além do bônus acima, você ganha RD 4 (o dobro do bônus de Fortitude da armadura). Como uma nota, essa RD se aplica a sabres de luz (mas porque eu usei a Imperial Knight Armor no exemplo).

Capiche?
« Última modificação: Janeiro 31, 2013, 05:21:53 am por Stormbringer »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #17 Online: Janeiro 31, 2013, 10:56:22 pm »
Citação de: Elfo
i) Não muito. Double Attack é potencialmente melhor que Rapid Strike se você investir para reduzir as penalidades associadas a ele, via Multiattack Proficiency ou usando Re-Rolls (que alguns LFPs permitem). Na verdade, ambos podem casar muito bem se você se focar em reduzir as penalidades de ambos, porque é possível usar Rapid Strike em conjunto com Double (ou Triple Attack) e outras formas de obter dados de dano extras, como Attack Combo (Melee), que está no Legacy.

TL;dr - Rapid Strike é "Barato e Decente", Double Attack é "Caro e Promissor".

Hmmm. Bem, considerando que vou focar no aspecto "defender" do personagem, vou de Rapid Strike mesmo. Apesar que tenho feat sobrando...


Citação de: Elfo
iii) Mate um Sith, tenha muito dinheiro ou ótimos contatos no Mercado Negro. Sem contar que essa armadura berra que você é um Sith (não que os Jensaarais não pareçam isso) e ainda por cima vem com Alquimia Sith.  :b

Pelo Lore de Star Wars é possível você criar algo similar à Dark Armor, já que os Jensaarais sabem sobre Alquimia Sith, mas isso não é refletido mecanicamente. Caso não consiga, tente obter a Powered Battle Armor ou a Heavy Beskar'gam (embora a segunda é o equivalente Mandaloriano da Dark Armor) e customize-as.  :)

Alquimia Sith é a cereja do bolo. Heheh. Vou dar uma olhada nessas armaduras que você citou.  Com Attune Armor não estou me atendo exatamente à armadura com maior bônus, mas na que oferece mais vantagens.

Citação de: Elfo
iv) Well, é relativamente simples. Imagine que seu personagem está usando uma Imperial Knight Armor padrão, sem mudanças, que dá +8 em Reflexos e +2 em Fortitude.

Usando o AAI (gastando um ponto de ação e uma ação rápida), você ganha +8 (vindo do bônus em Reflexos da armadura) no seu Damage Threshold até o final do encontro.

Usando o AAII, além do bônus acima, você ganha RD 4 (o dobro do bônus de Fortitude da armadura). Como uma nota, essa RD se aplica a sabres de luz (mas porque eu usei a Imperial Knight Armor no exemplo).

Capiche?

Capisco. Então tinha entendido certo. Valeu!

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #18 Online: Fevereiro 02, 2013, 04:54:15 pm »
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Hmmm. Bem, considerando que vou focar no aspecto "defender" do personagem, vou de Rapid Strike mesmo. Apesar que tenho feat sobrando...

Lembre-se que nunca existem Poderes da Força em demasia, então sempre considere ter mais um Force Training.  :P

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Com Attune Armor não estou me atendo exatamente à armadura com maior bônus, mas na que oferece mais vantagens.

Dê uma olhada também no Scum and Villainy, que tem um sistema de customização e upgrades para armaduras e armas. Uma Armadura Pesada customizada com Repulsorlift (Ignora terreno difícil por 10 rodadas por célula de energia) e Powered Exoskeleton (+2 em Força) faz um belo estrago. :)

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #19 Online: Fevereiro 03, 2013, 05:32:24 pm »
Citação de: Elfo
Lembre-se que nunca existem Poderes da Força em demasia, então sempre considere ter mais um Force Training.  :P

Então, sei que Force Powers estão para ótimos recursos assim como Magias estão para conjuradores num cenário de DnD padrão. Mas como vou me focar em Wisdom, além de Strength, como atributos primários tem realmente necessidade de pegar tantos Force Training assim?

Segundo o texto do Force Training, sempre que pego o feat, ganho um número de Force Power igual ao meu modificador de Wisdom mais um. Soma-se a isto o fato de que sempre que aumento permanentemente o valor do meu modificador de Wisdom, ganho um número de Force Powers igual ao número de Force Trainging feats comprados.

Considerando que a previsão é terminar a progressão com Wisdom 18 (13 inicial + 5 dos níveis), são pelo menos 6 Force Powers só com um Force Training. Com dois Force Training esse número vai para 11 (10 proveniente do bônus de Wis + 1 do feat). Precisa de mais? (É uma pergunta mesmo, de alguém que não tem experiência no jogo).

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #20 Online: Fevereiro 03, 2013, 09:59:11 pm »
Entra na área de "Foco vs Versatilidade". Por experiência com meus jogadores, eles geralmente deixam de comprar Force Training quando tem 15 usos de poderes da Força. Como Poderes da Força são usáveis por encontro, ter um bom número deles costuma a fazer a diferença, além de permitir você ter alguns poderes podendo ser usados 3-4 vezes por encontro.

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Considerando que a previsão é terminar a progressão com Wisdom 18 (13 inicial + 5 dos níveis), são pelo menos 6 Force Powers só com um Force Training.

5.  O modificador de Sabedoria é +4.

Citar
Com dois Force Training esse número vai para 11 (10 proveniente do bônus de Wis + 1 do feat). Precisa de mais? (É uma pergunta mesmo, de alguém que não tem experiência no jogo).

9 usos. ;)

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #21 Online: Fevereiro 04, 2013, 09:40:25 pm »
Citação de: elfo
Entra na área de "Foco vs Versatilidade". Por experiência com meus jogadores, eles geralmente deixam de comprar Force Training quando tem 15 usos de poderes da Força. Como Poderes da Força são usáveis por encontro, ter um bom número deles costuma a fazer a diferença, além de permitir você ter alguns poderes podendo ser usados 3-4 vezes por encontro.

Hmm. Saquei. Bem, vou prestar mais atenção a isto, então. Valeu pela dica.

Quanto ao resto, nego tem 10 anos de 3.X nas costas e esquece que o modificador de 18 é +4 e não +5. Shame on me.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #22 Online: Fevereiro 18, 2013, 09:30:52 pm »
Passadas algumas sessões de jogo, percebi "na pele" a questão dos poderes. E sim, eles fazem a diferença mesmo. Tanto que estou pensando em reformular a ordem dos feats para ter mais Force Training antes.

Assim, tem sugestões para um Jensaarai defender?  E quais são bons de se ter mais de uma vez por encontro?

Outra coisa, além de Force Point Recovery e Force Power Mastery, quais Force Techniques são boas/úteis? Além das citadas anteriormente, tenho mais três para pegar como Imperial Knight, mas não sei quais. Aliás, isso pode influir na progressão final, caso as FT não sejam tão necessárias, e abdico do nível 10 de IK.

EDIT: Ah, é melhor ter Treat Injury ou Endurance como uma das Skills treinadas?
« Última modificação: Fevereiro 18, 2013, 09:55:04 pm por Bispo »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #23 Online: Fevereiro 19, 2013, 03:55:03 am »
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Assim, tem sugestões para um Jensaarai defender?  E quais são bons de se ter mais de uma vez por encontro?

Bom, em nenhuma ordem específica, começando com o CORE:

Move Object dispensa comentários. Battle Strike é o "Arroz com Feijão" para combatentes. Fácil de usar, facilita tanto o acerto quanto o impacto de um golpe e não conheço nenhum DM que considere dar DSP se ele for usado em demasia. Force Grip é um bom poder para Debuff em um alvo só, mas é praticamente inútil contra oponentes de grande tamanho, assim como Force Stun (eu gosto muito desse poder porque permite derrubar oponentes sem ferí-lo ou matá-lo). Mind Trick não é maravilhoso para fins de combate, mas tem diversos usos para evitar pequenos problemas fora dele que é um poder que eu compraria se sobrar slot. Se for inclinado ao Lado Sombrio, Dark Rage é o poder para combate físico. Rebuke é um poder muito útil para se livrar de outros usuários da Força, mas considerando que suas defesas serão ótimas, se algum poder vencer suas defesas, vai ter uma CD consideravelmente alta para você negá-lo ou mesmo mandar de volta ao oponente. Vital Transfer é incrivelmente útil se você fosse Light-sider puro, o que obviamente não será.

Fora do CORE, Intercept é o equivalente de Rebuke para Ataques de Área, incluindo aqueles Autofire irritantes. Surge é muito bom se você tem um bom potencial de dano, pois permite você baixar 2-4 Condições sem dificuldade de um oponente.

Dos Lightsaber Powers, Unhindered Charge/Swift Flank são ótimos para se aproximar rapidamente de oponentes, enquanto Draw Closer faz o oposto. Cada um desses 3 poderes tem seu uso, sendo que Draw Closer é bom para trazer inimigos que estejam voando para perto de você, Swift Flank é bom para um oponente que tenha um caminho cheio de oponentes entre você e ele e Unhindered Charge é bom para terrenos difíceis. Saber Swarm é muito bom porque te dá um ataque extra, mesmo tendo penalidades, isso é quase sempre melhor do que usar Battle Strike. Pass the Blade é bom contra outros Usuários da Força.

Tl;dr - Saber Swarm (2x), Move Object, Draw Closer, Dark Rage (sempre usando FP para ativá-lo no começo de um encontro).

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Outra coisa, além de Force Point Recovery e Force Power Mastery, quais Force Techniques são boas/úteis? Além das citadas anteriormente, tenho mais três para pegar como Imperial Knight, mas não sei quais. Aliás, isso pode influir na progressão final, caso as FT não sejam tão necessárias, e abdico do nível 10 de IK.

Tenha ao menos mais um Force Power Recovery. Se tiver Rebuke, Improved Rebuke permite você salvar o traseiro de seus alidos, algo que considero muito importante. Se tiver Dark Rage, Improved Dark Rage também é muito útil, pois permite você manter o total controle enquanto estiver nela

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Ah, é melhor ter Treat Injury ou Endurance como uma das Skills treinadas?

Se ninguém tiver Treat Injury, pegue-a. Se tiver, Endurance.
« Última modificação: Fevereiro 19, 2013, 04:00:50 am por Stormbringer »

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #24 Online: Outubro 05, 2013, 08:28:50 pm »
A long time ago in a galaxy far, far away…

Então, às portas de conseguir o nível necessário para as PrCs de Star Wars e decidido pela Imperial Knight para emular um "Jensaarai Defender", o mestre veio com umas PrC não-oficiais disponíveis para os personagens (a lista completa aqui - desconsidere o visual horroroso do novo fórum da Wizards, já não bastava aquela porcaria anterior do Gleemax).

Enfim, a PrC em questão é essa

(click to show/hide)

Embora o Imperial Knight seja atrativo (principalmente pelas Talent-trees exclusivas), confesso que fiquei balançado pela PrC acima. O que mais me chamou a atenção foi ter acesso aos Force Secrets sem necessariamente ser um Jedi Master/Sith Lord ou algo do gênero. Também abre para pegar a própria Imperial Knight na sequência. Enfim, qual opinião de vocês (ou o Elfo, no caso)?

PS: Ignorem os erros requerimentos quanto ao BAB (já que montar o próprio lightsaber requer ao menos 7 níveis)  e imagino que o H(D)P da classe seja d10.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #25 Online: Outubro 05, 2013, 10:01:47 pm »
A ideia de colocar os Force Secrets no build é uma solução elegante para não ter que acessar as CdPs de Terceiro Patamar de Star Wars e como originalmente você não teria acesso a elas, é uma troca interessante. Tecnicamente, você não vai perder quase nada com essa mudança, salvo aquelas duas árvores de talentos muito lindas que só o Imperial Knight tem. E até mesmo o talento extra do nível 4 pode ser interessante, embora eu goste de ter acesso mais cedo à segunda Force Technique (vide as que listei acima que são muito boas).

E quanto ao personagem, como tem sido durante o jogo?


Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #26 Online: Outubro 06, 2013, 09:26:17 am »
A ideia de colocar os Force Secrets no build é uma solução elegante para não ter que acessar as CdPs de Terceiro Patamar de Star Wars e como originalmente você não teria acesso a elas, é uma troca interessante. Tecnicamente, você não vai perder quase nada com essa mudança, salvo aquelas duas árvores de talentos muito lindas que só o Imperial Knight tem. E até mesmo o talento extra do nível 4 pode ser interessante, embora eu goste de ter acesso mais cedo à segunda Force Technique (vide as que listei acima que são muito boas).

Bom, ainda sobram três níveis até alcançar os 20, então dá pra fechar com IK e pegar alguma coisa dele (Armored Augmentation I e II ou Praetoria Ishu e Vonil) e as Force Techniques. Vamos ver.

E quanto ao personagem, como tem sido durante o jogo?

Tem se virado muito bem. Além de conseguir cumprir seu papel de defensor, seu potencial agressivo está bem servido com Force Training e Skill Focus (Use the Force). Ah, percebi que em muitas ocasiões o Damage Threshold é mais importante que os próprios HPs. E isso vale tanto para o personagem quanto para os NPCs que ele enfrentou :b

Só tenho me incomodado um pouco com o sistema de perícias. Depois de ter experimentado os Backgrounds de 13th Age, voltar a este tipo de abordagem parece um retrocesso. Até pensei em fazer um hack, mas isso daria muito trabalho e prefiro usar esse tempo aprendendo o novo sistema de Star Wars, Edge of the Empire, da Fantasy Flight.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #27 Online: Outubro 08, 2013, 12:19:34 am »
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Ah, percebi que em muitas ocasiões o Damage Threshold é mais importante que os próprios HPs. E isso vale tanto para o personagem quanto para os NPCs que ele enfrentou :b

Isso oscila bastante quando eu mestro - embora reduzir Condition seja uma ótima tática em Star Wars: Saga (via Gunslinger e Mago da Força, basicamente), o DT é afetado por algo similar à defesa Fortitude: o Tamanho da criatura influencia muito ele. Em criaturas de maior tamanho, é muito difícil reduzir Condições via superação do DT. Por outro lado, em criaturas médias e grandes, um personagem focado em reduzir o DT (Elite Trooper + Shatterstrike) pode reduzir quase qualquer oponente em um único ataque.

E você vai notar que com o passar dos níveis, os poderes ofensivos da Força acabam se tornando menos úteis. Aliás, a própria taxa de acerto de poderes da Força vai ser consideravelmente reduzida (a ponto que ela vai ser inferior a ataques normais em níveis altos). Agradeça a exótica curva de evolução de Perícias vs Ataques Normais.

Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #28 Online: Outubro 10, 2013, 08:56:21 pm »
E você vai notar que com o passar dos níveis, os poderes ofensivos da Força acabam se tornando menos úteis. Aliás, a própria taxa de acerto de poderes da Força vai ser consideravelmente reduzida (a ponto que ela vai ser inferior a ataques normais em níveis altos). Agradeça a exótica curva de evolução de Perícias vs Ataques Normais.

Ah, sim. Quando falei do "potencial agressivo" da Força, estava pensando mais nos poderes de buff (tipo Dark Rage). Não faz o estilo do personagem abusar de poderes como Force Grip, Force Lightning et al.

No fim, fiquei com um build assim

(click to show/hide)


Confesso que gostei de como ficou, pelo a impressão de menos níveis mortos (e acho que que foge do efeito "tabela de progressão do Monge"). Fiquei sem os Praetoria, mas dá pra mitigar com Linked Defense. E ele está mais agressivo do que imaginei inicialmente. E também falta definir o segundo Force Secret - ideias?

Enfim, é esperar o "Dedão de aprovação Bottini do mestre" para ver. Se não, vou de IK mesmo.


Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Resposta #29 Online: Outubro 11, 2013, 04:03:38 am »
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Ah, sim. Quando falei do "potencial agressivo" da Força, estava pensando mais nos poderes de buff (tipo Dark Rage). Não faz o estilo do personagem abusar de poderes como Force Grip, Force Lightning et al.

Você ficaria surpreso com a quantidade de Jedis y Similares que eu mestrei que tinham uma inclinação para poderes ofensivos do lado sombrio da força.  :b

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E ele está mais agressivo do que imaginei inicialmente. E também falta definir o segundo Force Secret - ideias?

Multitarget Power, que se não me engano pode ser usado para compartilhar o efeito de poderes de buff. Caso não possa, é útil para ferrar dois oponentes com um poder, o que também é um bom uso. Debilitating Power usado via Ponto de Destino é terrivelmente destruidor.

Citar
Se não, vou de IK mesmo.

Que seria algo terrível, não?

Citar
Só tenho me incomodado um pouco com o sistema de perícias. Depois de ter experimentado os Backgrounds de 13th Age, voltar a este tipo de abordagem parece um retrocesso. Até pensei em fazer um hack, mas isso daria muito trabalho e prefiro usar esse tempo aprendendo o novo sistema de Star Wars, Edge of the Empire, da Fantasy Flight.

Eu não tenho o menor interesse no Star Wars da FF, ou melhor, eu sei que ele nunca teria chance de ser usado com o grupo que tenho. Mas o sistema de perícias do Saga não me incomoda muito, embora eu já jogue com uma modificação grande dele (basicamente, a mesma lista de perícias excluindo Use the Force, que passa a evoluir como se fosse um BBA 3/4 e evolui como um BBA integral caso tenha gasto o talento Foco na Força. E as perícias evoluem com o 1/2 nível, mas também há a opção de usar pontos de perícia com uma evolução similar a PF).
« Última modificação: Outubro 11, 2013, 04:12:03 am por Dantès »