Autor Tópico: [DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?  (Lida 14173 vezes)

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Offline Vincer

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #15 Online: Março 19, 2013, 03:22:06 pm »
Esse é o ponto, reforçar a idéia. Diabos, uma frase grande(letras maiores) em negrito junto com as regras de combate ou mesmo um lembrete no escudo do mestre já faria toda a diferença. O conceito sempre esteve lá (São HIT points, não 'health' afinal) mas quem lê textos desse tamanho quando consulta regras no meio de uma sessão? Pula logo pra quanto de hp sua classe ganha no nível, a maioria dos jogadores não querem perder muito tempo entendendo o pq de cada regra ou abstrações.

Eu sempre tive uma implicância com hp mas não por causa da abstração, que acho muito charmosa (solução simples, funcional e versátil). O q sempre achei ruim é como deixa vago na hora de descrever. Dependendo do mestre ou quando eu mestrava eu dava atenção, mas sempre me irritou estar em mesas onde os mestres viajam na hora de descrever golpes sofridos ou simplesmente pulam isso totalmente.

Eu tinha mudado como aplicava hp nos meus hacks e homebrews por conta disso, tirar qualquer dúvida ou impressão vaga: 2 hps, a 'vitalidade'(que aumentava com constituição ou similares) e a defesa. A divisão ajudava em muita coisa: era fácil entender quando alguém chegava em 'bloodied' por assim dizer, ataques furtivos não tinham dano maior só ignoravam todo o hp extra, até mesmo lidar com cura entre batalhas era mais fácil sem inventar mecânicas novas: descanso breve recupera toda defesa, recuperar sua saúde porém só com medicina ou 'Magic!'.

Também ajudava muito a lidar com dano por acidentes e outras ameaças naturais, e manter essas coisas perigosas independente de nível.
« Última modificação: Março 19, 2013, 03:24:10 pm por Vincer »

Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #16 Online: Março 19, 2013, 04:27:45 pm »
Por isso TRU20 Rules!

Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #17 Online: Março 19, 2013, 04:37:20 pm »
A questão "se hp é apenas dano real, como mutilações, como é recuperado com uma soneca?" é facilmente deixada de lado se lembrarmos dos JRPGs com os quais a nossa geração cresceu, em que dormir recuperava todo HP, independente do tipo de dano. Isso é algo tão "óbvio" que eu até me surpreendi quando descobri o quão pouco uma noite de sono recupera do hp de um herói de D&D, lá na época em que eu comecei a jogar. Videogames acabam sendo os responsáveis por muitos conceitos errados que temos nos rpgs de mesa, afinal de contas.

Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #18 Online: Março 19, 2013, 04:42:48 pm »
Você começou a jogar RPG depois de ter jogado JRPG?

Credo!!!!

Offline Atmo

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #19 Online: Março 19, 2013, 05:19:29 pm »
Muita gente jogou Chrono Trigger e afins e não se deram conta de que são JRPGs, até mesmo Demon/Devil Souls é japa.

E isso do HP restaurar todo depois que se dormia uma noite vem de escolhas de design pra facilitar a vida dos jogadores, já que Final Fantasy 1 foi feito tendo em vista o OD&D e só por causa de ser um jogo de videogame que decidiram colocar isso. Depois, os caras que começaram a trabalhar no D&D viram que fazer esse tipo de coisa no AD&D poderia ser ruim (se é que tem disso), e resolveram usar o esquema mais "realista" de que "uma boa noite de sono cura tudo".

Enfim, tá de boa Curar Ferimentos Leves/Médios/Críticos por já ser uma vaca sagrada do RPG em si.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #20 Online: Março 19, 2013, 05:51:47 pm »
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Muita gente jogou Chrono Trigger e afins e não se deram conta de que são JRPGs, até mesmo Demon/Devil Souls é japa.

Só lembrando que Demon/Dark Souls, apesar de ser feito no Japão, é classificado usualmente como um W-RPG. Assim como Anachronox é um jogo norte-americano, mas se encaixa na maioria das características de um E-RPG.

Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #21 Online: Março 19, 2013, 06:27:37 pm »
Uma vez joguei um rpg chamado FUBAR (se não me engano é baseado em d20). Além dos "pontos de vida" havia um outro número que era chamado "pontos de sorte" (algo assim.)

Se me lembro bem, funcionava assim: A classe teria um dado de vida inicial (dependendo da classe) + bonus de constituição. Os pontos de sorte eram definidos com a soma de algum atributo + alguma coisa da classe.
Quando se subia de nível quem aumentava eram os pontos de sorte.

Quando se tomava dano, primeiro retirava dos pontos de sorte e só depois dos pontos de vida, assim o tiro que era pra matar qualquer um, passava apenas de raspão e causava pequenos danos ou o jogador teria conseguido se esconder bem na hora do tiro. Coisas desse tipo.

Pontos de sorte se recuperavam com o tempo, já pontos de vida demorava para recuperar. Era necessário descanso + cuidados médicos.

Offline Vincer

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #22 Online: Março 19, 2013, 08:05:38 pm »
Awesome, mesma coisa que descrevi, não sabia que FUBAR tinha feito assim.

Jrpg se tornou um gênero por conta própria, bem comum com qualquer coisa com características tão marcantes(tem outras, tipo números enormes).
E alguém aqui jogou jrpg antes do rpg? Estou me sentindo velho...

Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #23 Online: Março 19, 2013, 08:44:27 pm »
Eu nunca gostei de HP como regra de ferimento, todas as versões do D&D acho que tinha versões alternativas pra ferimento, inclusive a 4e tem um artigo da dungeon com regras alternativas de ferimentos que estou utilizando nas minhas mesas. Apesar do HP de ser uma regra ruim para ferimento, é uma mecânica muito boa para um jogo com bastante foco no combate.

No entanto ferimentos são ótimos como ferramentas de nerrativa, no D&D, só com HP, praticamente não existe ferimento, sempre senti falta de algum tipo de ferimento. Ah, ferimento não pode ser, perder HP, precisa ser algo concreto, que incetiva a narrativa, como quebrar um osso, estar sangrando, um perfuração/corte profundo. Algo mecânico, mas acima de tudo narrativo.

Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #24 Online: Março 19, 2013, 09:08:00 pm »
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E alguém aqui jogou jrpg antes do rpg? Estou me sentindo velho...
Final Fantasy VI e Chrono Trigger são, respectivamente, de 1994 e 1995... se antes dessa época você já jogava rpg de mesa, deve ter no mínimo uns 30... e eu acho que a idade média dos rpgistas está por aí mesmo. Isso quer dizer que pelo menos metade dos jogadores devem ter jogado JRPGs antes de descobrirem os jogos de mesa, e por isso é natural que eles tenham uma mistura de conceitos dos dois mundos.

Offline Vincer

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #25 Online: Março 19, 2013, 10:00:22 pm »
Eu comecei a jogar com 7 anos(quase 8), em 95. Hoje tenho 25, então diminui esse mínimo aí.

Caramba, ñ lembrava q eles eram tão antigos assim. O mais próximo de rpg(d&d) que joguei antes do rpg foi tactics ogre se não me engano.

Offline AKImeru

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #26 Online: Março 19, 2013, 10:11:54 pm »
Explicar que PV não é só ferimento foi uma das heresias cometidas pela 4e

Tente "Basic D&D".

Offline Lumine Miyavi

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #27 Online: Março 19, 2013, 10:55:14 pm »
Qual podcast foi esse que o Kimble citou na primeira página, alias? Quero ouvir essa porra.

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #28 Online: Março 19, 2013, 11:01:46 pm »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Heitor

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #29 Online: Março 20, 2013, 01:56:41 am »
Sinceramente, não uso nenhum tipo de PV para ferimentos letais (entenda por letal: que pode sangrar até matar ou infeccionar e adoecer o personagem), até evito jogos que os tratam exclusivamente assim.

Quem quiser descrever golpe fatal, o pega pra capar definitivo, só se zerar os PVs ou atingir a condição que o valha do inimigo; o resto é hematoma, corte raso, no quesito físico. Senão vira um festival àla Leonel Caldela, com curas mágicas a cada parágrafo remendando talhos que espelem instestinos. Isso é deveras ridículo.

Por esse motivo achei elegante a solução do Game of Thrones: o ferimento grave é opção do FERIDO, não do atacante. Em troca de ficar ativo por mais uns momentos de combate, mantendo PVs, tu vai se estrupiando e até se aleijando. Lógico, se mal dosado, pode cair naquele cenário do grupo de pernetas e manetas (típico de Star Wars, mas sem as próteses ciborgues), mas é uma boa opção.
« Última modificação: Março 20, 2013, 01:59:09 am por Troiano »