Autor Tópico: [DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?  (Lida 14238 vezes)

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[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Online: Março 18, 2013, 08:50:22 pm »
Sei o que a maioria da Spell não está dando muita bola pro DDN, eu incluso, mas saiu algo interessante no L&L de hoje. Na verdade, é mais uma promessa do que virá por aí na quarta-feira, dia 20/03, quando a WotC soltar o novo pacote de playtest.

Nele virão novas classes (Druida, o Paladino, o Ranger), novas magias (voltadas para o suporte do Druida e do Ranger) e algumas alterações no sistema. A principal, a meu ver, é a volta dos ataques múltiplos para personagens de nível alto - em detrimento do martial damage bonus que classes, como o Fighter, ganhavam.

Então, é isso aí. Daqui a alguns dias teremos o Druida e sua Wild Shape, o Paladino e sua montaria, ataques múltiplos pra personagens de nível alto. Ou seja, quarta-feira voltamos ao ano 2000.

PS: Pelo menos perceberam o problema que é pro Ranger ter uma mecânica de Inimigo Predileto/Favorito tão específica (ou só voltada para um bônus qualquer). Sem contar a "des-drizzt-zação" da classe.

Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #1 Online: Março 18, 2013, 10:33:24 pm »
Aproveitando, não relacionado ao L&L de hoje mas deixando a par dos últimos acontecimentos pra quem não acompanha: talvez (TALVEZ) o warlord volte como classe de personagem. E talvez (TALVEZ) exista a opção de cura não-mágica como na 4e.

Explicando: desde que foi dito que o warlord não deveria voltar como classe, bastante gente se irritou com a Wizards.

Como o modo que eles têm tratado os fãs da 4e até agora é um exemplo para todas as outras editoras de como tratar os clientes, eles resolveram ainda jogar sal na ferida. Num podcast, designers comentaram que a idéia de cura não-mágica não faz sentido. Para dar um exemplo de como não faz sentido, eles deram o exemplo de perda de pontos de vida como alguém que teve a mão cortada em combate. E que o warlord curando alguém assim estaria tentanto "regenerar a mão no grito".

O que foi muito esclarecedor pra mim, aliás, já que me ensinou se basta recuperar os pvs perdidos para recuperar membros decepados, todos os personagens-jogadores podem recuperar membros amputados dormindo alguns dias. Aparentemente todo mundo é meio troll. Nunca imaginei que funcionasse assim em D&D.

A recepção desse podcast foi tão ruim, tão ruim que até pessoas que costumam comentar positivamente as notícias ficaram com um pé atrás.

Resultado, no Q&A de quinta deram a entender que voltaram a explorar outros tipos de cura, que o warlord talvez cure e cura não-mágica é uma opção que estão considerando. Mas também deixaram claro que são só idéias e não existe obrigação de que elas irão aparecer na versão final do jogo.
« Última modificação: Março 18, 2013, 10:36:03 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
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Offline Vincer

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #2 Online: Março 18, 2013, 10:40:22 pm »
Eu estou por fora do next faz um tempo e não lembro muita coisa de d&d. Qual era o problema com ataques múltiplos e qual a vantagem do martial damage bonus? Era apelão dependendo das armas?

Se for esse o caso nem tudo está perdido, depende de outros elementos do sistema como o dano de itens high level ou que outra alternativa haveria aos ataques múltiplos para cada classe. Ou era como a mecânica é executada que é ruim?

PS: rangers com magia no 1º nível? Nunca entendi esse tesão de dar magias a rangers, eu entendo o arquétipo que a classe quer representar mas só em d&d vejo um andarilho/selvagem/caçador associado com magia. Sério, pra que isso? Qual o motivo? Estou sozinho nessa? Seria muito mais interessante ter outras habilidades sem ser magia... existe maior variedade de casters sem contar os rangers, o jogo fica parecendo 'lol magics' onde só guerreiros e ladrões parecem ficar de fora da brincadeira.

Offline Barão

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #3 Online: Março 18, 2013, 10:44:33 pm »
Olha, não é nada relacionado ao conteúdo do tópico, mas sim uma queixa pessoal ao usuário denominado por "Bispo".

Há uma regra consuetudinária tácita de que o Kimble, e apenas o Kimble, pode criar e nomear tópicos relacionados ao D&D Next. Os títulos dele são os melhores.

Espero que esta falta não se repita mais.

O Computador agradece. Em 48 horas o membro Arcane virá com um laser estralhaçador para acabar com sua existência.

Obrigado pela compreensão.
Fã clube oficial de nomeações de tópicos sobre D&D Next feitos pelo Kimble.

Offline Vincer

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #4 Online: Março 18, 2013, 10:51:31 pm »
Sempre faltou(ao meu ver) esclarecerem melhor hp para evitar essas coisas; Desde q comecei rpg com d&d sempre vi associarem primeiro HP com feridas sofridas. O fenômeno é tão forte que os designers atuais sofrem do mesmo problema.

Entre designers/desenvolvedores é conhecimento comum que o erro nesses casos não é do usuário e sim do design. Deviam mudar a terminologia ou apresentar a mecânica de forma mais clara ao invés de continuar nessa ambiguidade que divide entre '+abstração' e 'ferimento'.

Pior é que não precisaria haver nenhum debate se usassem outra solução para 'cura não mágica'. Se é tão difícil agradar gregos e troianos quanto a recuperar pvs é só fazer de outra forma horas.
Curar 15 hp ou prevenir os próximos 15 de dano são quase a mesma coisa, a diferença maior é que um 'regenera' enquanto o outro parece uma defesa. Todos ficariam felizes e a mecânica comunicaria bem melhor com o que acontece na cena, sem demandar abstração demais que pelo visto entre fãs de d&d é um problema.

Offline Smaug

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #5 Online: Março 18, 2013, 11:05:43 pm »
Vamos ser bem sinceros, na hora que o arranca-rabo tá comendo solto, e neguinho tá quase morrendo, ninguém tá nem ai se a cura é mágica, não mágica, tecnologica, se recupera moral, cicatriza ferida ou tranca corpo. Ou seja, é uma discussão que só serve pra tentar colocar o clérigo como o unico curandeiro do grupo.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Vincer

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #6 Online: Março 18, 2013, 11:09:47 pm »
Tranca corpo ftw. Rola uma petição pra enviar pra wizards?

Offline AKImeru

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #7 Online: Março 19, 2013, 12:16:07 am »
Até hoje me lembro quando 1 ponto de dano causado por um Kobold contra o clérigo do grupo uma vez foi uma careta ofensiva  :haha: .


De qualquer forma: CAVALEIRO VERDE EM D&D = ESTOU LÁ.

Só espero encontrar coisas legais enquanto eu estiver lá.



"Foda-se o Sir Gawain"

Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #8 Online: Março 19, 2013, 10:10:41 am »
Barão,

O choro é livre.  :bwaha:


Mas concordo contigo, os títulos do kimble são bons mesmo. Entretanto, como já havia passado o dia inteiro e ninguém tinha comentado sobre, postei aí. Quarta-feira ele pode voltar com maestria sobre o assunto.

Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #9 Online: Março 19, 2013, 10:27:11 am »
Sempre será estranho tentar desassociar PVs de ferimentos reais quando a magia que recupera PVs ainda se chamar "Curar FERIMENTOS".

Mas que é ridículo ver os desenvolvedores se "esquecendo" que PVs é uma abstração é.

No mínimo dá a sensação de que eles não deveriam estar onde estão...

Já temos um prazo para o D&D 6?

Offline ferdineidos

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #10 Online: Março 19, 2013, 11:38:40 am »
Que eu me lembre, desde a 3ª edição que HP é abstrato. O foda é ver designer falando essa merda.

Daqui a pouco vem a velha pergunta: e se você tomar uma baforada de dragão, como você vai recuperar HP de queimadura? Na verdade, se você tomar uma baforada de dragão você deveria estar morte, pura e simplesmente.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."

Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #11 Online: Março 19, 2013, 01:07:18 pm »
Uma coisa que muita gente deveria entender é que você perder PVs por causa de ferimentos físicos não significa que só possa recuperar PVs curando esses ferimentos.

Mesmo que o mestre descreva que você perdeu 10pvs com uma flecha de drow passando de raspão e te envenenando, não significa que a única forma de recuperar esses 10pvs seja retirando o veneno e fechando a ferida. Você pode reunir forças por si mesmo (Second Wind) ou ao ser motivado por um companheiro (Inspiring Word do Warlord), e seguir lutando ignorando a ferida. É o tipo de coisa muito mais comum entre heróis do que alguém rezar para sua ferida se fechar sozinha.

Offline Arcane

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #12 Online: Março 19, 2013, 01:23:15 pm »
Explicar que PV não é só ferimento foi uma das heresias cometidas pela 4e, segundo a visão dos religiosos fanáticos do sistema. O problema é que eles são uma turba que faz barulho, logo fica parecendo que a maioria realmente pensa assim. E a WotC precisa atender aos desejos da maioria... afinal é a sobrevivência da linha.

Mas foi interessante essa aparente revolta contra os argumentos dos designers.
Somos todos bots!

Offline Vincer

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Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #13 Online: Março 19, 2013, 01:43:54 pm »
Eu não acho que seja apenas uma minoria barulhenta. Entre os fãs 'veteranos' do sistema são uma minoria, agarrados num osso mais que velho, cabeça fechada. Nos fórums de D&D são essa minoria barulhenta.

Mas isso não muda o fato de que a linguagem ou como a regra é explicada está falhando em comunicar. Quando eu morava em minas o que não faltava eram iniciantes nas mesas, a nossa galera tentava 'doutrinar' todos nossos colegas, e a primeira impressão sempre foi de 'dano=ferimentos', hp=condição física. Em uma dessas mesas na primeira ou segunda sessão o assunto virou um breve debate, e mesmo o mestre explicando a idéia não fixou bem com os jogadores (tb não ajudava que o mestre com frequência descrevia alguns golpes como ferimentos, as vezes com detalhes).

Mas era terceira edição. Não sei como isso ficou com a quarta edição ou se causava a mesma primeira impressão. Na terceira não era óbvio, e a maioria das curas parecer 'regenerar ferimentos' não ajuda em nada.

Re:[DDN] Druidas, Paladinos, Rangers e... Ataques Múltiplos?
« Resposta #14 Online: Março 19, 2013, 03:00:04 pm »
HP sempre foi mais do que apenas ferimentos físicos. Não é invenção da 4E ou 3E.

Citação de: AD&D 1e PHB
Each character has a varying number of hit points, just as monsters do. These hit points represent how much damage (actual or potential) the character can withstand before being killed. A certain amount of these hit points represent the actual physical punishment which can be sustained. The remainder, a significant portion of hit points at higher levels, stands for skill, luck, and/or magical factors. A typical man-at-arms can take about 5 hit points of damage before being Killed. Let us suppose that a 10th level fighter has 55 hit points, plus a bonus of 30 hit points for his constitution, for a total of 85 hit points. This IS the equivalent of about 18 hit dice for creatures, about what it would take to kill four huge warhorses. It is ridiculous to assume that even a fantastic flghter can take that much punishment.

Citação de: AD&D 1e DMG
Damage scored to characters or certain monsters is actually not substantially physical - a mere nick or scratch until the last handful of hit points are considered - it is a matter of wearing away the endurance, the luck, the magical protections.

Citação de: AD&D 2e DMG
It is quite unreasonable to assume that as a character gains levels of ability in his or her class that a corresponding gain in actual ability to sustain physical damage takes place. It is preposterous to state such an assumption, for if we are to assume that a man is killed by a sword thrust which does 4 hit points of damage, we must similarly assume that a hero could, on the average, withstand five such thrusts before being slain! Why then the increase in hit points? Because these reflect both the actual physical ability of the character to withstand damage - as indicated by constitution bonuses- and a commensurate increase in such areas as skill in combat and similar life-or-death situations, the "sixth sense" which warns the individual of some otherwise unforeseen events, sheer luck, and the fantastic provisions of magical protections and/or divine protection.
(Procurando quotes de edições ainda mais antigas...)

Mas como o Vincer falou, o que faltava nessas edições eram mecânicas que refletissem essa definição. Toda cura se resumia a mágica (os "cure light wounds") ou descanso, então era fácil ignorar a parte sorte/habilidade/vontade-de-lutar/plot-armor que os HPs sempre representaram.
« Última modificação: Março 19, 2013, 03:03:45 pm por Khalim »