Magic ainda faz grana pacas, assim como GI Joe e Transformers...
Inferno, eu faria My Little Poney: D&D Edition, se isso fosse fazer dinheiro e grounards chorarem!
Talvez eu devesse deixar mais claro meus problemas com 13th Age, primeiro, eu não vejo porque Ladino, Barbaro e Guerreiro e Ranger existem... Tipo, sim eles tem uma habilidade unica, más é isso, especialmente na forma que as classes foram escritas piora ainda mais essa sensação de tudo igual.
Alem dos Flexible Attack or whatever, que basicamente um dos truques de dados de 13th Age que me dão nos nervos. Eu gosto de escolher o que vou usar, muito obrigado, se quer atrelar habilidades a alguma jogada de dado, atrele ao Scaling Dice.
Nenhuma das classe conjuradores tem que lidar com esse tipo de mecânica bizarra, que também tem problemas, já que Paladino e Clerigo são basicamente a mesma classe, exceto que Clérigo tem vantagens melhores... Da Fuq. Bardo e Feiticeiro entram na minha categoria de "existem porque mesmo?" e Mago é A-OK, pelo que me lembre.
Boa parte dos Feats são do nível primeiros livros de D&D 4e, isso é problemático, nem vou entrar no problemas com Dados Aleatórios por todo lado, que não acredito que alguem não disse para cortar aqui e ali. O que força um Efeito Bacia de Dados que dava para não era para acontecer para inicio de conversa.
Serio, você propõem um sistema mais leve e o escambau, logo depois sai enfiando dados por todo lado, alem de modificadores que não deveriam existir. Dava fácil para fazer um matemática mais próxima de D&D 4th: Gamma Worlds, mais tenso e furioso que a D&D 4e normal, com menos dados e menos coisas atreladas.
Talvez com um dois elementos caoticos para dar um gosto extra, similares a Alpha Mutations e Omega Tech, mas seria algo opcional.
D&D Next por outro lado, é basicamente apelar para Nostalgia e lógicas estranhas como "Realismo" em D&D... Nem é Verossimilhança, é Realismo em D&D, basicamente seu personagem e mais mortal e escambau, porque isso era legal aos 20 anos atrás.
Escola Gygax de Narrativa, também conhecido como "Pedra Cai do Céu, Todo Mundo Morreu!".