Autor Tópico: [D&D 3.5] Ajuda com Clérigo  (Lida 26939 vezes)

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[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Online: Setembro 02, 2012, 01:37:37 am »
Depois de 2008, quando eu migrei de vez pra 4e, eu deletei do cérebro quase todas as informações importantes que eu tinha da 3.5. Só que agora arrumei uma mesa pra jogar, e eles estão jogando 3.5. Logo, eu não tenho muita escolha por enquanto.

Como é de praxe, ninguém no grupo quis jogar de clérigo. O conjurador divino antigo deles era um druida que parou de jogar recentemente. Então para completar o grupo, eu resolvi entrar de clérigo. Pra quebrar o galho, hoje eu joguei com um clérigo 19 puro, mas vou fazer o personagem propriamente dito para a semana que vem. E preciso de ajuda pra lembrar de algo jogável.

O pessoal é bem aberto com relação à builds, mas por preferência pessoal, eu queria que a maioria das peças da build viessem do core, mais Complete Divine/Arcane. Talvez Spell Compendium e Magic Item Compendium. Os atributos rolados foram 16/16/16/14/10/10.

A ideia é ser mais conjurador e menos combatente. Se possível, não queria apelar para magia persistente. Eu sei o quanto a combinação é boa, mas é jogar em easy mode. Não quer dizer que eu seria contra Metamagia Divina com outros metamágicos (como Reach). E óbvio que pretendo usar bastões metamágicos (Acelerar 6 para Cura Completa, Maximizar 9 para magias de dano).
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"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #1 Online: Setembro 02, 2012, 04:44:58 am »
Presumindo que você quer "Otimização Moderada" - ou seja, nada que entre no "Cheesy" ou que possa utilizar todo o potencial de fato do Clérigo.

Levando em conta os limites colocados, eu gosto muito do Cloistered Cleric para representar o "Mago Branco". Você vai perder as habilidades associadas à "Combate" (Armadura Média e Pesada, Dado de Vida vira d6 e BBA vira 1/2) mas ganha um domínio extra (Conhecimento), mais pontos de perícia e perícias da classe e "Conhecimento de Bardo". Como eu adoro Skill-Monkeys, é o meu Clérigo favorito. Contudo, para tudo que eu colocar abaixo, o Cloistered é só um "opcional".

Algo que eu gosto muito com Clérigos é acumular Domínios - magias extras sempre são úteis e muitos deles são acompanhados de talentos extras. Se jogar em Eberron, não pense - seja um Sovereign Speaker (embora ele é muito próximo do "Cheesy").

Caso não jogue, eu gosto de ter níveis de Church Inquisitor (Você entra na CdP no nível 4, algo raro) que tem uma boa lista de imunidades (embora muitas delas geralmente você já passaria nos testes) e um domínio extra - mas a restrição de Background dele pode ser problemática.

Fora do "Cheesy" ou Restrições de BG, o Divine Oracle é ótimo para 2-level-Dip (Domínio do Oráculo e uma "Evasão para Armaduras Pesadas"), além de ter um background que eu adoro. No mesmo livro, mas só acessível mais tarde tem o Contemplative - também ótimo para 1-Level-Dip, mas eu gosto de progredir nele até o máximo.

Se você quer brincar de "Mestre Pokémon", tem a dupla Malconvoker e Thamaturgist (Do Complete Scoundrel e DMG 3.5, respectivamente). Se você é viciado em preparação, nenhum tipo de Clérigo tem mais recompensas mecânicas e em jogo do que essa mistura.

Eu poderia delongar mais, mas tenho que saber antes: Qual o resto do grupo e Que divindade pretende seguir?

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #2 Online: Setembro 02, 2012, 11:00:31 am »
Presumindo que você quer "Otimização Moderada" - ou seja, nada que entre no "Cheesy" ou que possa utilizar todo o potencial de fato do Clérigo.

Basicamente isto mesmo.

Eu poderia delongar mais, mas tenho que saber antes: Qual o resto do grupo e Que divindade pretende seguir?

Divindade ainda está em aberto. Peguei Hextor na sessão-teste por causa dos domínios de guerra e destruição, mas não estou necessariamente ligado a nenhum. Aceito sugestões, estamos jogando no core, sem nenhum cenário específico. Acho que exceto pra coisas estupidamente ligadas a cenário sem chance de adaptação fácil (como warforged), dá pra usar qualquer coisa de Forgotten ou Eberron.

O resto do grupo é bem tranquilo. Tem um paladino 20 com divine might, um bárbaro 20 (que vai usar os niveis épicos que pegar frenético), um monge 18 sem CdP, e um feiticeiro/adepto dos 7 véus/Abjurant champion/Arquimago que eu tenho quase certeza que está usando combinações inválidas, mas ainda não tenho familiaridade suficiente com o grupo pra pedir pra analisar a ficha dele. Ou seja, um grupo de gente que não otimiza (exceto o feiticeiro).

Não preciso me preocupar muito com cura porque como o druida anterior era uma negação, praticamente todo mundo tem uma forma de regeneração ou cura acelerada. Contanto que o combate termine antes deles caírem, eles ficam inteiros pra próxima. Na sessão anterior eu só usei uma magia de cura completa.

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Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #3 Online: Setembro 02, 2012, 04:35:22 pm »
Bom, com cura dedicada fora do cenário, a melhor opção para o que tu quer é uma build focada para utilidades, já que o grupo parece estar bem no departamento de dano :P


Alguns domínios do Core são muito bons em níveis elevados para isso, como Planta (acesso a Pele de Carvalho), Magia (Refletir Magias) e Viagem (Teleporte, e o poder de domínio pode ser um bom situacional).


Fora do Core, eu lembro que tinha domínios muito bons nos livros Frostburn, Sandstorm e Shipwreck, mas não lembro todos de cabeça. Se não me engano o domínio Frost ou Winter do Frostburn era muito, muito bom (acho que é o Frost, o Winter era do Livro Completo do Divino e não era tão bom).


Apesar de Metamagia Divina ser uma opção superior, se tu quiseres uma opção mais equilibrada sempre tem os talentos de Criar Itens, e, se tu optares pelo domínio da Magia, o acesso a pergaminhos como mago de metade dos teus níveis de clérigo pode abrir uma gama de opções de Criar Itens grande. Eu não lembro se o talento de Criar Magia Contigente é disponível para Clérigos, mas se for, é uma ótima opção para guardar buffs para a hora certa.


Quanto a classes de prestígio... não tenho muito o que acrescentar fora o já exposto pelo elfo. Clérigos nunca tiveram classes de prestígio estilosas quantos outras classes, ao meu ver, mas estas tem habilidades bem úteis :P


Equipamento: o importante se tu for um "controlador" devotado, é aumentar tuas defesas para sobreviver mais, então armadura com Fortificação 100% é bom de pegar para evitar os críticos cruéis que abundam nos níveis 20~30, e depender do escudo para chegar a uma CA decente (que não chega a ser o mais importante nesses níveis onde os valores de ataque são muito altos). A Pedra Iônica Laranja aumenta teu Nível de Conjurador efetivo em +1, e para mim era sempre obrigatória em builds de conjurador. Fora isso, e entre os bastões meta-mágicos que tu já tem planejados e itens que aumentam valor de habilidade que tu vais precisar, se sobrar dinheiro considere comprar itens que aumentem FORT, REF e VONT para ter não se preocupar muito com Implosões lançadas por Balors e coisas do gênero.


Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #4 Online: Setembro 02, 2012, 05:19:03 pm »
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Bom, com cura dedicada fora do cenário

Apenas em off: Se dedicar à Cura é para o Clérigo, o equivalente de ser um Guerreiro com Int primária e usando Ataque Desarmados. É jogar no lixo quase todo o potencial da classe.  :b

Levando em contra o grupo, sobra espaço para ser tanto um Conjurador Primário quanto para um Skill-Monkey. Com os atributos que tem, 16 para Sab, Con e Cha e 14 em Int (Opcionalmente, o 14 pode ir para Destreza se quiser níveis em Divine Oracle). Como você tem dois linhas de frente e um Feiticeiro Defensivo, pode deixar suas "Defesas Imediatas" (CA e PVs) não muito altas, então o Cloistered Cleric é uma boa opção.

Escolher divindade é particularmente o mais difícil. Se quiser ser um conjurador focado, Boccob tem ótimos domínios à disposição: Force adiciona só magias novas à sua lista, incluindo Forcecage e Repulsion. Magic vem com outras magias boas (Spell Turning, Mordenkainen's Disjunction e permite você usar ítens mágicos como se fosse um Mago. Mind é um dos meus favoritos, mas não é muito forte. E no lado mais poderoso dele, Spell Domain tem ótimas magias (Anyspell e Greater Anyspell, Limited Wish) e dá bônus em Spellcraft e Concentration, além de Trickery que vem com Time Stop e mais 3 perícias da classe.

Pessoalmente, um Clérigo de Boccob com Spell, Knowledge e Trickery é um dos meus favoritos. Mas existem outras opções, mas eu teria que verificar outras divindades.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #5 Online: Setembro 02, 2012, 07:42:26 pm »
Até agora, fiz o seguinte:

For 10, Des 10, Con 16, Int 14, Sab 16, Car 16.

Clérigo 3/ Inquisidor 5/Divine Oracle 2/Contemplative 7

-Clérigo não ganha muita coisa de classe, então o quanto antes pular pra CdP, melhor.
-Inquisidor 5 dá imunidade a encantamento e resistencia alta a ilusão (e um domínio)
-Divine Oracle 2 dá evasão sem perder caster level (e um domínio)
-Contemplative 7 dá dois domínios, imunidade a veneno e doença, e RM 22.

Talentos: Reach Spell, Divine Metamagic Reach, Skill Focus Religion (requisito pra contemplative), Quick Draw (pra trocar varinhas, pergaminhos, e bastões metamágicos rapidamente), Spountaneous Domain (tem domínio demais, pode valer a pena)

-Tenho que decidir uma raça ainda (na dúvida, vai ser humano)
-Tenho que escolher mais dois talentos
-Tenho que escolher uma divindade com 4 domínios bons (ou chutar o balde e ser clerigo desendeusado). Boccob é razoavelmente bom, só queria ter mais opções.
-Decidir se vale a pena ir de contemplative até o nivel 10 (não lembro qual era a vantagem de ser considerado outsider nativo), ou ir pra inquisidor 8 (imunidade a possessão), ou encaixar outra coisa.
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Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #6 Online: Setembro 02, 2012, 09:28:46 pm »
Outsider nativo tem todos os benefícios de um Outsider normal, fora a fraqueza contra magias do estilo Âncora Planar e o fato de terem que respirar, comer, beber e dormir.


Ou seja, nenhuma magia que afete apenas humanóides faz efeito no personagem.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #7 Online: Setembro 02, 2012, 10:38:28 pm »
Tem exemplos? Porque entre Inquisitor e Contemplative, eu tenho uma penca de imunidades já.
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Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #8 Online: Setembro 03, 2012, 02:09:16 am »
Dando uma olhada por cima no d20srd.org, cheguei no achismo que só Visão no Escuro 18m e imunidade à magias da família Person (Charm, Dominate).


Das magias eu tenho certeza, a Visão no Escuro é que é meio dúbia.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #9 Online: Setembro 03, 2012, 02:49:21 am »
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-Tenho que decidir uma raça ainda (na dúvida, vai ser humano)

Aasimar com Redução de LA via XP (se seu DM permitir isso) ou Lesser Aasimar. Ou Elfo, se quiser tentar um "Clérigo Arqueiro".

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Boccob é razoavelmente bom, só queria ter mais opções.

Outras opções são:

Labelas Enoreth (Divindade Élfica de Forgotten Realms, mas acho que aparece no Races of the Wild): Tem acesso ao domínio do Tempo (Iniciativa Aprimorada, ótima lista incluindo Time Stop, Contingency, Haster), Destiny (A lista de magias é boa, mas a habilidade de re-rolar que acompanha o domínio é ótima), Elf (Point Blank Shot de graça, é a base de todo Clérigo Arqueiro), Mind (que eu já coloquei antes) e Rune (Scribe Scroll de graça). E ainda tem Conhecimento, que torna compatível com o Cloistered Cleric. Jogar com ela exige deixar o Church Inquisitor de lado.

Wee Jas é uma boa alternativa para Boccob: Não tem o Spell Domain, mas tem na sua lista Magic e Mind (que recomendei antes), além de Pride (Permite re-rolar todos os "1" tirados em rolagens de resistência, um ótimo poder de domínio) e Domination (Dá Foco em Magia em Encantamento e algumas boas magias dessa Escola). É a mais fácil em adaptar ao Church Inquisitor.

Tiamat é uma opção decente também - além de facilitar ser "Neutro" com Dragões Cromáticos. Seus domínios incluem Trickery, Domination, Destruction, Dragon (Blefe e Intimidar como perícias de classe, magias decentes de domínio) e Law.

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-Decidir se vale a pena ir de contemplative até o nivel 10 (não lembro qual era a vantagem de ser considerado outsider nativo), ou ir pra inquisidor 8 (imunidade a possessão), ou encaixar outra coisa.

Pense com muito carinho no Malconvoker. Brincar de Mestre Pokémon é relativamente chato, mas as recompensas desse caminho são grandes. O único problema é que ele funciona bem exigindo um leve voodoo para conseguir os domínios do Dragon Below e Summoner.
« Última modificação: Setembro 03, 2012, 02:52:56 am por Dr. Strangelove »

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #10 Online: Setembro 03, 2012, 11:27:44 am »
Só um toque de alguém que já jogou de clérigo focado em suporte na 3e: em algum ponto, você pode acabar tendo que apertar o botão de "dane-se" pra conseguir salvar o grupo de uma situação ruim. Se isso acontecer, o resto do grupo provavelmente vai te olhar engraçado e te perguntar porque você não faz isso toda sessão. Normalmente essa reação de "pq vc não owna sempre?" dura algumas sessões.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #11 Online: Setembro 03, 2012, 06:55:55 pm »
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Só um toque de alguém que já jogou de clérigo focado em suporte na 3e: em algum ponto, você pode acabar tendo que apertar o botão de "dane-se" pra conseguir salvar o grupo de uma situação ruim.

Bom, isso não vale só para o Clérigo. Praticamente qualquer Conjurador Primário pode fazer isso, ainda mais se o DM não liga muito para a ideia de "3 ou 4 encontros por dia".

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Normalmente essa reação de "pq vc não owna sempre?" dura algumas sessões.

Um leve confissão: Como mestre, eu quase sempre tive que fazer um esforço considerável para não usar algumas táticas extremamente cretinas quando tinha que colocar combates com Oponentes Conjuradores.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #12 Online: Setembro 04, 2012, 11:38:49 am »
OFF

Um leve confissão: Como mestre, eu quase sempre tive que fazer um esforço considerável para não usar algumas táticas extremamente cretinas quando tinha que colocar combates com Oponentes Conjuradores.

Pode falar que táticas seriam estas?

ON

Olha, sei que não está no material que vc pretende usar, mas aconselho uma olhada, mesmo que por cima, no Complete Champion (CC). É um livro do fim da era 3.X da WotC, com algum material desbalanceado (Battle Blessing, Bestial Charge, entre outros), mas com muita coisa sobre organizações "religiosas", bem interessantes mesmo.

Mas como não estamos aqui pra falar de firula/(en)role play, as opções mecânicas são boazinhas (principalmente pensando que vc não vai fazer um min/max absurdo).

A opção de classe pra Clérigo Pool of Healing é uma merda. Nem precisa ler. Abdicar de magias de 4th nível por um "lay on hands wanna be" não me parece uma decisão acertada. Mesmo para um min/max moderado ou personagens com acesso ao nono nível de magia.

O interessante do CC são os domains e reserve feats, que oferecem pequenas habilidades ligadas ao domínio ou tema que vc escolheu. Plant Devotion e Travel Devotion são boas escolhas, imho. Dos reserve, Umbral Shroud, Mitigate Suffering e Touch of Healing podem figurar na sua lista. (Touch of Healing, aliás, deixa o Pool of Healing no chinelo).

Das PrCs, tem o Mythic Exemplar (complexo demais pra descrever aqui, mas é um cara que se "adapta" a situações, dependendo do caminho que vc escolhe), o Ordained Champion (caso vc queira algo mais ligado ao lado marcial - embora ele perca alguns níveis de conjurador) e o Paragnostic Apostle que é fullcaster e dá benefícios menores, baseados num ideal de conhecimento e tals (o contra é que o HD é d4). Considerando que ser Clérigo full é meio que bobeira - como vc mesmo já apontou -, são opções a se considerar.

Tem novas magias também, mas nenhuma de destaque que me venha à cabeça agora.

Enfim, vale à pena dar uma olhada, nem que seja só pra se inspirar num background pra clérigos.


Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #13 Online: Setembro 05, 2012, 11:32:23 am »
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Pode falar que táticas seriam estas?

Claro, eu falo em usar combinações de magias e oponentes que façam com que os jogadores tenham que realmente serem muito cautelosos a enfrentar algum Conjurador Rival, como enfrentar um Clérigo otimizado já com Greater Consumptive Field conjurada e preparado com alguns Divine Persistents. O problema é que esse tipo de combate pode ser resumido em "Conjuradores se divertem - Combatentes ficam assistindo ou morrem".

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o Ordained Champion (caso vc queira algo mais ligado ao lado marcial - embora ele perca alguns níveis de conjurador)

Ordained Champion é o Caminho, Verdade a Vida para um Clérigo que queira provar que é superior à combatentes em pancadaria. Só fica um pouco atrás do Ruby Knight Vindicator, que já território "cheese".

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
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Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #14 Online: Setembro 05, 2012, 04:32:44 pm »

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o Ordained Champion (caso vc queira algo mais ligado ao lado marcial - embora ele perca alguns níveis de conjurador)

Ordained Champion é o Caminho, Verdade a Vida para um Clérigo que queira provar que é superior à combatentes em pancadaria. Só fica um pouco atrás do Ruby Knight Vindicator, que já território "cheese".

Tô com um ordained champion atualmente.

É muito, muito legal. Escolhi um deus com domínio da guerra e da força (Force ou Strength, dependendo da tradução, não sei). O 'enlarge person' no domínio do nível 1 + Ordained Champion ficou muito legal. MESMO. Tem outras magias interessantes mais pra frente.

O legal do O.C. é que vc troca poder idiota de domínio (estilo do domínio da força) por talentos quando entra na PrC. Isso me foi útil (lembra do clérigo/guerreiro tripper que eu pedi ajuda a vcs séculos atrás? Então, enlarge + arma de reach + trip trip trip trip ...)

ps: Ele provavelmente não ficou tão forte quanto um full caster, mas não me interessa. Ficou divertido pra caramba! Vai ver se vc apelar às pampas com um clérigo nesse seu grupo vc vai ficar deslocado. Perca uns níveis de conjurador e "se advirta"!