Autor Tópico: [D&D 3.5] Ajuda com Clérigo  (Lida 26938 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Online: Setembro 02, 2012, 01:37:37 am »
Depois de 2008, quando eu migrei de vez pra 4e, eu deletei do cérebro quase todas as informações importantes que eu tinha da 3.5. Só que agora arrumei uma mesa pra jogar, e eles estão jogando 3.5. Logo, eu não tenho muita escolha por enquanto.

Como é de praxe, ninguém no grupo quis jogar de clérigo. O conjurador divino antigo deles era um druida que parou de jogar recentemente. Então para completar o grupo, eu resolvi entrar de clérigo. Pra quebrar o galho, hoje eu joguei com um clérigo 19 puro, mas vou fazer o personagem propriamente dito para a semana que vem. E preciso de ajuda pra lembrar de algo jogável.

O pessoal é bem aberto com relação à builds, mas por preferência pessoal, eu queria que a maioria das peças da build viessem do core, mais Complete Divine/Arcane. Talvez Spell Compendium e Magic Item Compendium. Os atributos rolados foram 16/16/16/14/10/10.

A ideia é ser mais conjurador e menos combatente. Se possível, não queria apelar para magia persistente. Eu sei o quanto a combinação é boa, mas é jogar em easy mode. Não quer dizer que eu seria contra Metamagia Divina com outros metamágicos (como Reach). E óbvio que pretendo usar bastões metamágicos (Acelerar 6 para Cura Completa, Maximizar 9 para magias de dano).
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #1 Online: Setembro 02, 2012, 04:44:58 am »
Presumindo que você quer "Otimização Moderada" - ou seja, nada que entre no "Cheesy" ou que possa utilizar todo o potencial de fato do Clérigo.

Levando em conta os limites colocados, eu gosto muito do Cloistered Cleric para representar o "Mago Branco". Você vai perder as habilidades associadas à "Combate" (Armadura Média e Pesada, Dado de Vida vira d6 e BBA vira 1/2) mas ganha um domínio extra (Conhecimento), mais pontos de perícia e perícias da classe e "Conhecimento de Bardo". Como eu adoro Skill-Monkeys, é o meu Clérigo favorito. Contudo, para tudo que eu colocar abaixo, o Cloistered é só um "opcional".

Algo que eu gosto muito com Clérigos é acumular Domínios - magias extras sempre são úteis e muitos deles são acompanhados de talentos extras. Se jogar em Eberron, não pense - seja um Sovereign Speaker (embora ele é muito próximo do "Cheesy").

Caso não jogue, eu gosto de ter níveis de Church Inquisitor (Você entra na CdP no nível 4, algo raro) que tem uma boa lista de imunidades (embora muitas delas geralmente você já passaria nos testes) e um domínio extra - mas a restrição de Background dele pode ser problemática.

Fora do "Cheesy" ou Restrições de BG, o Divine Oracle é ótimo para 2-level-Dip (Domínio do Oráculo e uma "Evasão para Armaduras Pesadas"), além de ter um background que eu adoro. No mesmo livro, mas só acessível mais tarde tem o Contemplative - também ótimo para 1-Level-Dip, mas eu gosto de progredir nele até o máximo.

Se você quer brincar de "Mestre Pokémon", tem a dupla Malconvoker e Thamaturgist (Do Complete Scoundrel e DMG 3.5, respectivamente). Se você é viciado em preparação, nenhum tipo de Clérigo tem mais recompensas mecânicas e em jogo do que essa mistura.

Eu poderia delongar mais, mas tenho que saber antes: Qual o resto do grupo e Que divindade pretende seguir?

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #2 Online: Setembro 02, 2012, 11:00:31 am »
Presumindo que você quer "Otimização Moderada" - ou seja, nada que entre no "Cheesy" ou que possa utilizar todo o potencial de fato do Clérigo.

Basicamente isto mesmo.

Eu poderia delongar mais, mas tenho que saber antes: Qual o resto do grupo e Que divindade pretende seguir?

Divindade ainda está em aberto. Peguei Hextor na sessão-teste por causa dos domínios de guerra e destruição, mas não estou necessariamente ligado a nenhum. Aceito sugestões, estamos jogando no core, sem nenhum cenário específico. Acho que exceto pra coisas estupidamente ligadas a cenário sem chance de adaptação fácil (como warforged), dá pra usar qualquer coisa de Forgotten ou Eberron.

O resto do grupo é bem tranquilo. Tem um paladino 20 com divine might, um bárbaro 20 (que vai usar os niveis épicos que pegar frenético), um monge 18 sem CdP, e um feiticeiro/adepto dos 7 véus/Abjurant champion/Arquimago que eu tenho quase certeza que está usando combinações inválidas, mas ainda não tenho familiaridade suficiente com o grupo pra pedir pra analisar a ficha dele. Ou seja, um grupo de gente que não otimiza (exceto o feiticeiro).

Não preciso me preocupar muito com cura porque como o druida anterior era uma negação, praticamente todo mundo tem uma forma de regeneração ou cura acelerada. Contanto que o combate termine antes deles caírem, eles ficam inteiros pra próxima. Na sessão anterior eu só usei uma magia de cura completa.

Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #3 Online: Setembro 02, 2012, 04:35:22 pm »
Bom, com cura dedicada fora do cenário, a melhor opção para o que tu quer é uma build focada para utilidades, já que o grupo parece estar bem no departamento de dano :P


Alguns domínios do Core são muito bons em níveis elevados para isso, como Planta (acesso a Pele de Carvalho), Magia (Refletir Magias) e Viagem (Teleporte, e o poder de domínio pode ser um bom situacional).


Fora do Core, eu lembro que tinha domínios muito bons nos livros Frostburn, Sandstorm e Shipwreck, mas não lembro todos de cabeça. Se não me engano o domínio Frost ou Winter do Frostburn era muito, muito bom (acho que é o Frost, o Winter era do Livro Completo do Divino e não era tão bom).


Apesar de Metamagia Divina ser uma opção superior, se tu quiseres uma opção mais equilibrada sempre tem os talentos de Criar Itens, e, se tu optares pelo domínio da Magia, o acesso a pergaminhos como mago de metade dos teus níveis de clérigo pode abrir uma gama de opções de Criar Itens grande. Eu não lembro se o talento de Criar Magia Contigente é disponível para Clérigos, mas se for, é uma ótima opção para guardar buffs para a hora certa.


Quanto a classes de prestígio... não tenho muito o que acrescentar fora o já exposto pelo elfo. Clérigos nunca tiveram classes de prestígio estilosas quantos outras classes, ao meu ver, mas estas tem habilidades bem úteis :P


Equipamento: o importante se tu for um "controlador" devotado, é aumentar tuas defesas para sobreviver mais, então armadura com Fortificação 100% é bom de pegar para evitar os críticos cruéis que abundam nos níveis 20~30, e depender do escudo para chegar a uma CA decente (que não chega a ser o mais importante nesses níveis onde os valores de ataque são muito altos). A Pedra Iônica Laranja aumenta teu Nível de Conjurador efetivo em +1, e para mim era sempre obrigatória em builds de conjurador. Fora isso, e entre os bastões meta-mágicos que tu já tem planejados e itens que aumentam valor de habilidade que tu vais precisar, se sobrar dinheiro considere comprar itens que aumentem FORT, REF e VONT para ter não se preocupar muito com Implosões lançadas por Balors e coisas do gênero.


Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #4 Online: Setembro 02, 2012, 05:19:03 pm »
Citar
Bom, com cura dedicada fora do cenário

Apenas em off: Se dedicar à Cura é para o Clérigo, o equivalente de ser um Guerreiro com Int primária e usando Ataque Desarmados. É jogar no lixo quase todo o potencial da classe.  :b

Levando em contra o grupo, sobra espaço para ser tanto um Conjurador Primário quanto para um Skill-Monkey. Com os atributos que tem, 16 para Sab, Con e Cha e 14 em Int (Opcionalmente, o 14 pode ir para Destreza se quiser níveis em Divine Oracle). Como você tem dois linhas de frente e um Feiticeiro Defensivo, pode deixar suas "Defesas Imediatas" (CA e PVs) não muito altas, então o Cloistered Cleric é uma boa opção.

Escolher divindade é particularmente o mais difícil. Se quiser ser um conjurador focado, Boccob tem ótimos domínios à disposição: Force adiciona só magias novas à sua lista, incluindo Forcecage e Repulsion. Magic vem com outras magias boas (Spell Turning, Mordenkainen's Disjunction e permite você usar ítens mágicos como se fosse um Mago. Mind é um dos meus favoritos, mas não é muito forte. E no lado mais poderoso dele, Spell Domain tem ótimas magias (Anyspell e Greater Anyspell, Limited Wish) e dá bônus em Spellcraft e Concentration, além de Trickery que vem com Time Stop e mais 3 perícias da classe.

Pessoalmente, um Clérigo de Boccob com Spell, Knowledge e Trickery é um dos meus favoritos. Mas existem outras opções, mas eu teria que verificar outras divindades.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #5 Online: Setembro 02, 2012, 07:42:26 pm »
Até agora, fiz o seguinte:

For 10, Des 10, Con 16, Int 14, Sab 16, Car 16.

Clérigo 3/ Inquisidor 5/Divine Oracle 2/Contemplative 7

-Clérigo não ganha muita coisa de classe, então o quanto antes pular pra CdP, melhor.
-Inquisidor 5 dá imunidade a encantamento e resistencia alta a ilusão (e um domínio)
-Divine Oracle 2 dá evasão sem perder caster level (e um domínio)
-Contemplative 7 dá dois domínios, imunidade a veneno e doença, e RM 22.

Talentos: Reach Spell, Divine Metamagic Reach, Skill Focus Religion (requisito pra contemplative), Quick Draw (pra trocar varinhas, pergaminhos, e bastões metamágicos rapidamente), Spountaneous Domain (tem domínio demais, pode valer a pena)

-Tenho que decidir uma raça ainda (na dúvida, vai ser humano)
-Tenho que escolher mais dois talentos
-Tenho que escolher uma divindade com 4 domínios bons (ou chutar o balde e ser clerigo desendeusado). Boccob é razoavelmente bom, só queria ter mais opções.
-Decidir se vale a pena ir de contemplative até o nivel 10 (não lembro qual era a vantagem de ser considerado outsider nativo), ou ir pra inquisidor 8 (imunidade a possessão), ou encaixar outra coisa.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #6 Online: Setembro 02, 2012, 09:28:46 pm »
Outsider nativo tem todos os benefícios de um Outsider normal, fora a fraqueza contra magias do estilo Âncora Planar e o fato de terem que respirar, comer, beber e dormir.


Ou seja, nenhuma magia que afete apenas humanóides faz efeito no personagem.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #7 Online: Setembro 02, 2012, 10:38:28 pm »
Tem exemplos? Porque entre Inquisitor e Contemplative, eu tenho uma penca de imunidades já.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #8 Online: Setembro 03, 2012, 02:09:16 am »
Dando uma olhada por cima no d20srd.org, cheguei no achismo que só Visão no Escuro 18m e imunidade à magias da família Person (Charm, Dominate).


Das magias eu tenho certeza, a Visão no Escuro é que é meio dúbia.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #9 Online: Setembro 03, 2012, 02:49:21 am »
Citar
-Tenho que decidir uma raça ainda (na dúvida, vai ser humano)

Aasimar com Redução de LA via XP (se seu DM permitir isso) ou Lesser Aasimar. Ou Elfo, se quiser tentar um "Clérigo Arqueiro".

Citar
Boccob é razoavelmente bom, só queria ter mais opções.

Outras opções são:

Labelas Enoreth (Divindade Élfica de Forgotten Realms, mas acho que aparece no Races of the Wild): Tem acesso ao domínio do Tempo (Iniciativa Aprimorada, ótima lista incluindo Time Stop, Contingency, Haster), Destiny (A lista de magias é boa, mas a habilidade de re-rolar que acompanha o domínio é ótima), Elf (Point Blank Shot de graça, é a base de todo Clérigo Arqueiro), Mind (que eu já coloquei antes) e Rune (Scribe Scroll de graça). E ainda tem Conhecimento, que torna compatível com o Cloistered Cleric. Jogar com ela exige deixar o Church Inquisitor de lado.

Wee Jas é uma boa alternativa para Boccob: Não tem o Spell Domain, mas tem na sua lista Magic e Mind (que recomendei antes), além de Pride (Permite re-rolar todos os "1" tirados em rolagens de resistência, um ótimo poder de domínio) e Domination (Dá Foco em Magia em Encantamento e algumas boas magias dessa Escola). É a mais fácil em adaptar ao Church Inquisitor.

Tiamat é uma opção decente também - além de facilitar ser "Neutro" com Dragões Cromáticos. Seus domínios incluem Trickery, Domination, Destruction, Dragon (Blefe e Intimidar como perícias de classe, magias decentes de domínio) e Law.

Citar
-Decidir se vale a pena ir de contemplative até o nivel 10 (não lembro qual era a vantagem de ser considerado outsider nativo), ou ir pra inquisidor 8 (imunidade a possessão), ou encaixar outra coisa.

Pense com muito carinho no Malconvoker. Brincar de Mestre Pokémon é relativamente chato, mas as recompensas desse caminho são grandes. O único problema é que ele funciona bem exigindo um leve voodoo para conseguir os domínios do Dragon Below e Summoner.
« Última modificação: Setembro 03, 2012, 02:52:56 am por Dr. Strangelove »

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #10 Online: Setembro 03, 2012, 11:27:44 am »
Só um toque de alguém que já jogou de clérigo focado em suporte na 3e: em algum ponto, você pode acabar tendo que apertar o botão de "dane-se" pra conseguir salvar o grupo de uma situação ruim. Se isso acontecer, o resto do grupo provavelmente vai te olhar engraçado e te perguntar porque você não faz isso toda sessão. Normalmente essa reação de "pq vc não owna sempre?" dura algumas sessões.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #11 Online: Setembro 03, 2012, 06:55:55 pm »
Citar
Só um toque de alguém que já jogou de clérigo focado em suporte na 3e: em algum ponto, você pode acabar tendo que apertar o botão de "dane-se" pra conseguir salvar o grupo de uma situação ruim.

Bom, isso não vale só para o Clérigo. Praticamente qualquer Conjurador Primário pode fazer isso, ainda mais se o DM não liga muito para a ideia de "3 ou 4 encontros por dia".

Citar
Normalmente essa reação de "pq vc não owna sempre?" dura algumas sessões.

Um leve confissão: Como mestre, eu quase sempre tive que fazer um esforço considerável para não usar algumas táticas extremamente cretinas quando tinha que colocar combates com Oponentes Conjuradores.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #12 Online: Setembro 04, 2012, 11:38:49 am »
OFF

Um leve confissão: Como mestre, eu quase sempre tive que fazer um esforço considerável para não usar algumas táticas extremamente cretinas quando tinha que colocar combates com Oponentes Conjuradores.

Pode falar que táticas seriam estas?

ON

Olha, sei que não está no material que vc pretende usar, mas aconselho uma olhada, mesmo que por cima, no Complete Champion (CC). É um livro do fim da era 3.X da WotC, com algum material desbalanceado (Battle Blessing, Bestial Charge, entre outros), mas com muita coisa sobre organizações "religiosas", bem interessantes mesmo.

Mas como não estamos aqui pra falar de firula/(en)role play, as opções mecânicas são boazinhas (principalmente pensando que vc não vai fazer um min/max absurdo).

A opção de classe pra Clérigo Pool of Healing é uma merda. Nem precisa ler. Abdicar de magias de 4th nível por um "lay on hands wanna be" não me parece uma decisão acertada. Mesmo para um min/max moderado ou personagens com acesso ao nono nível de magia.

O interessante do CC são os domains e reserve feats, que oferecem pequenas habilidades ligadas ao domínio ou tema que vc escolheu. Plant Devotion e Travel Devotion são boas escolhas, imho. Dos reserve, Umbral Shroud, Mitigate Suffering e Touch of Healing podem figurar na sua lista. (Touch of Healing, aliás, deixa o Pool of Healing no chinelo).

Das PrCs, tem o Mythic Exemplar (complexo demais pra descrever aqui, mas é um cara que se "adapta" a situações, dependendo do caminho que vc escolhe), o Ordained Champion (caso vc queira algo mais ligado ao lado marcial - embora ele perca alguns níveis de conjurador) e o Paragnostic Apostle que é fullcaster e dá benefícios menores, baseados num ideal de conhecimento e tals (o contra é que o HD é d4). Considerando que ser Clérigo full é meio que bobeira - como vc mesmo já apontou -, são opções a se considerar.

Tem novas magias também, mas nenhuma de destaque que me venha à cabeça agora.

Enfim, vale à pena dar uma olhada, nem que seja só pra se inspirar num background pra clérigos.


Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #13 Online: Setembro 05, 2012, 11:32:23 am »
Citar
Pode falar que táticas seriam estas?

Claro, eu falo em usar combinações de magias e oponentes que façam com que os jogadores tenham que realmente serem muito cautelosos a enfrentar algum Conjurador Rival, como enfrentar um Clérigo otimizado já com Greater Consumptive Field conjurada e preparado com alguns Divine Persistents. O problema é que esse tipo de combate pode ser resumido em "Conjuradores se divertem - Combatentes ficam assistindo ou morrem".

Citar
o Ordained Champion (caso vc queira algo mais ligado ao lado marcial - embora ele perca alguns níveis de conjurador)

Ordained Champion é o Caminho, Verdade a Vida para um Clérigo que queira provar que é superior à combatentes em pancadaria. Só fica um pouco atrás do Ruby Knight Vindicator, que já território "cheese".

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #14 Online: Setembro 05, 2012, 04:32:44 pm »

Citar
o Ordained Champion (caso vc queira algo mais ligado ao lado marcial - embora ele perca alguns níveis de conjurador)

Ordained Champion é o Caminho, Verdade a Vida para um Clérigo que queira provar que é superior à combatentes em pancadaria. Só fica um pouco atrás do Ruby Knight Vindicator, que já território "cheese".

Tô com um ordained champion atualmente.

É muito, muito legal. Escolhi um deus com domínio da guerra e da força (Force ou Strength, dependendo da tradução, não sei). O 'enlarge person' no domínio do nível 1 + Ordained Champion ficou muito legal. MESMO. Tem outras magias interessantes mais pra frente.

O legal do O.C. é que vc troca poder idiota de domínio (estilo do domínio da força) por talentos quando entra na PrC. Isso me foi útil (lembra do clérigo/guerreiro tripper que eu pedi ajuda a vcs séculos atrás? Então, enlarge + arma de reach + trip trip trip trip ...)

ps: Ele provavelmente não ficou tão forte quanto um full caster, mas não me interessa. Ficou divertido pra caramba! Vai ver se vc apelar às pampas com um clérigo nesse seu grupo vc vai ficar deslocado. Perca uns níveis de conjurador e "se advirta"!

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #15 Online: Setembro 05, 2012, 07:05:35 pm »
Só fica um pouco atrás do Ruby Knight Vindicator, que já território "cheese".

Não conheço esta classe de prestígio, você pode afirmar em qual livro ela se encontra?

Olha, sei que não está no material que vc pretende usar, mas aconselho uma olhada, mesmo que por cima, no Complete Champion (CC). É um livro do fim da era 3.X da WotC, com algum material desbalanceado (Battle Blessing, Bestial Charge, entre outros), mas com muita coisa sobre organizações "religiosas", bem interessantes mesmo.

Também recomendo uma olhada nesse livro, pois tem muito material útil por lá. Sobre o Battle Blessing que você mencionou, também considero ele um talento muito forte, mas que é necessário para deixar o paladino menos fraco em relação às outras classes. É a velha mania da Wizards de consertar falhas mecânicas com talentos obrigatórios. Pra mim o Battle Blessing está para o paladino como um Expertise feat está para qualquer personagem da 4E, pena que esse feat só veio aparecer no final da era 3.x.

Aliás, na minha opinião o paladino da 3.x só ficou interessante mesmo no final dessa edição quando lançaram o Complete Champion com o Battle Blessing e o Dungeonscape com a opção de trocar a montaria pela feature Divine Spirit.

O interessante do CC são os domains e reserve feats, que oferecem pequenas habilidades ligadas ao domínio ou tema que vc escolheu. Plant Devotion e Travel Devotion são boas escolhas, imho.

Além desses dois tem vários Devotion feats legais e o melhor dessa categoria de feats é que apesar do benefício ser ''diário'', você recupera o seu uso através do uso de turn/rebuke undead, o que garante uma sinergia legal com divine feats. Além disso, quanto mais fraco o benefício do talento, menos turns você precisa gastar para renovar a habilidade em questão, então mesmo alguns talentos que não parecem tão bons à primeira vista acabam sendo úteis quando se observa a frequência de usos para eles.

Nibelung, vale a pena dar uma olhada, ainda mais pro seu personagem, que pelo visto vai possuir vários domínios.

Tem novas magias também, mas nenhuma de destaque que me venha à cabeça agora.

Esse livro tem umas magias bem legais. No 2º nível tem a dupla Benediction/Execration, Bewildering Visions e Interfaith Blessing. Footsteps of Divine, de 3º nível, é uma magia utilitária muito boa. No 4º nível tem as magias Confound (melhor ainda se você tiver o trickery domain), Dampen Magic e Seed of Life. O 5º nível é recheado: tem Bewildering Mischance, Bleed, Darts of Life (você usa antes da batalha começar e durante a luta cura seus aliados em pequenas doses, sem gastar ação padrão para tal), Divine Retribution e Surge of Fortune (ganhe um 20 garantido!). No 6º tem Spiritual Guardian, que é a versão mais forte de Spiritual Weapon.

Enfim, o livro com certeza vai apresentar algo que lhe interesse, resta saber se você vai querer usá-lo ou vai evitá-lo para não entrar no ''Easy Mode'' que você alardeou no primeiro post.

Até agora, fiz o seguinte:

For 10, Des 10, Con 16, Int 14, Sab 16, Car 16.

Clérigo 3/ Inquisidor 5/Divine Oracle 2/Contemplative 7

-Clérigo não ganha muita coisa de classe, então o quanto antes pular pra CdP, melhor.
-Inquisidor 5 dá imunidade a encantamento e resistencia alta a ilusão (e um domínio)
-Divine Oracle 2 dá evasão sem perder caster level (e um domínio)
-Contemplative 7 dá dois domínios, imunidade a veneno e doença, e RM 22.

Talentos: Reach Spell, Divine Metamagic Reach, Skill Focus Religion (requisito pra contemplative), Quick Draw (pra trocar varinhas, pergaminhos, e bastões metamágicos rapidamente), Spountaneous Domain (tem domínio demais, pode valer a pena)

-Tenho que decidir uma raça ainda (na dúvida, vai ser humano)
-Tenho que escolher mais dois talentos
-Tenho que escolher uma divindade com 4 domínios bons (ou chutar o balde e ser clerigo desendeusado). Boccob é razoavelmente bom, só queria ter mais opções.
-Decidir se vale a pena ir de contemplative até o nivel 10 (não lembro qual era a vantagem de ser considerado outsider nativo), ou ir pra inquisidor 8 (imunidade a possessão), ou encaixar outra coisa.

Vá de humano mesmo pra ganhar mais um talento e pontos extras de perícias. A não ser que você queira ser um clérigo arqueiro, aí nesse caso o elfo pode ser uma boa.

Seu BAB está bem ruim então pode valer a pena pegar Intuitive Strike (esse é um exalted feat, tem que ver se o Book of Exalted Deeds é permitido ou se o personagem tem tendência boa) ou Arquearia Zen pra pelo menos jogar sabedoria no lugar de força ou destreza no seu acerto.

Eu também pegaria Acelerar Magia e Divine Metamagic Acelerar Magia, pois já que você não quer recorrer à magia persistente, essa combinação é forte mas não é tão broken quanto o combo do Persistent spell + Divine Metamagic.

Sobre as Prestiges Classes, avançar no Inquisidor lhe dá BAB maior, então caso você não queira ficar recorrendo à magia Divine Power com muita frequência, evoluir nela até o nível 8 é uma boa opção.
« Última modificação: Setembro 05, 2012, 07:14:28 pm por Lunguinho »

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #16 Online: Setembro 05, 2012, 07:15:38 pm »
Citar
Não conheço esta classe de prestígio, você pode afirmar em qual livro ela se encontra?

Tome of Battle, página 122. É um CdP meio específica para Crusader/Clérigo com BBA Integral, +8/10 níveis de conjurador e progride como Initiator (Usuário de poderes marciais). Claro que não bastando isso, ainda ganha Divine Impetus no sétimo nível, uma habilidade que permite gastar um Turn Undead para ter uma Swift Action extra. O que no chassi de um Clérigo, permite coisas como uma magia acelerada a mais por turno, usar uma boost maneuver ou mesmo aproveitar algumas maneuvers que permite se deslocar como Swift Action.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #17 Online: Setembro 05, 2012, 07:23:05 pm »
Eu também pegaria Acelerar Magia e Divine Metamagic Acelerar Magia, pois já que você não quer recorrer à magia persistente, essa combinação é forte mas não é tão broken quanto o combo do Persistent spell + Divine Metamagic.

Eu vou ter dois bastões metamágicos de Acelerar. Não acho que vá precisar acelerar mais de 6 magias ao dia.

Sobre as Prestiges Classes, avançar no Inquisidor lhe dá BAB maior, então caso você não queira ficar recorrendo à magia Divine Power com muita frequência, evoluir nela até o nível 8 é uma boa opção.

Não vai fazer muita diferença. Ataques de toque não tendem a errar neste nível.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #18 Online: Setembro 05, 2012, 07:37:27 pm »
Tome of Battle, página 122. É um CdP meio específica para Crusader/Clérigo com BBA Integral, +8/10 níveis de conjurador e progride como Initiator (Usuário de poderes marciais). Claro que não bastando isso, ainda ganha Divine Impetus no sétimo nível, uma habilidade que permite gastar um Turn Undead para ter uma Swift Action extra. O que no chassi de um Clérigo, permite coisas como uma magia acelerada a mais por turno, usar uma boost maneuver ou mesmo aproveitar algumas maneuvers que permite se deslocar como Swift Action.

Confesso que olhei o Tome of Battle muito por cima, por isso não reparei direito nas suas classes. Essa classe em si é muito forte, dei uma olhada nela agora e acho que não há melhor opção para um clérigo combatente, além de ser ótima para paladinos também. Ela só não aumenta ainda mais o abismo entre o clérigo e as classes não conjuradoras porque nesse mesmo livro tem excelentes opções para essas classes também. O único contra desta Cdp é que tem restrição de divindade (tem que ser servo de Wee Jas).

Eu vou ter dois bastões metamágicos de Acelerar. Não acho que vá precisar acelerar mais de 6 magias ao dia.

Realmente, acredito que isso é suficiente.

Não vai fazer muita diferença. Ataques de toque não tendem a errar neste nível.

Tinha esquecido desse detalhe.  :b

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #19 Online: Setembro 06, 2012, 06:25:46 pm »
OFF

Ordained Champion é o Caminho, Verdade a Vida para um Clérigo que queira provar que é superior à combatentes em pancadaria. Só fica um pouco atrás do Ruby Knight Vindicator, que já território "cheese".

Rapaz, lembro de um build que fiz de Crusader/Clr/RKV/Ordained Champion adorador da Red Knight (de Forgotten Realms, domínios: Tempo e Planejamento, e depois Guerra) que era muito badass. Totalmente fora da curva, mas se tava permitido em mesa... xD

Aliás, não sei se xingo ou se agradeço ao Nibelung: lembrando do CC, perdi uma tarde revisitando antigos builds e relembrando coisas  "combísticamente apelonas" da 3.X. Uma das partes mais divertidas dessa edição, e em algum grau na 4e, era esse quebra-cabeça de builds que se fazia na hora de montar personagens.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #20 Online: Setembro 06, 2012, 09:09:33 pm »
Mantendo o Off-Topic.

Citar
Totalmente fora da curva, mas se tava permitido em mesa... xD

Aí está algo que eu não consigo fazer. Mesmo que eu tenha um interesse considerável em regras e mecânicas de RPGs, sempre que acabo jogando (e não mestrando) acabo criando algum tipo de personagem com algum(as) restrições idiossincráticas devido a gosto ou background que impedem qualquer forma de "Otimização Considerável".

Citar
Aliás, não sei se xingo ou se agradeço ao Nibelung: lembrando do CC, perdi uma tarde revisitando antigos builds e relembrando coisas  "combísticamente apelonas" da 3.X. Uma das partes mais divertidas dessa edição, e em algum grau na 4e, era esse quebra-cabeça de builds que se fazia na hora de montar personagens.

É uma das graças de Otimização Teórica e/ou Prática - ficar brincando de montar um quebra-cabeça onde você escolhe a maioria das peças.

Citar
la só não aumenta ainda mais o abismo entre o clérigo e as classes não conjuradoras porque nesse mesmo livro tem excelentes opções para essas classes também.

Pessoalmente, eu considero que o ToBa acabou aumentando o abismo porque ele basicamente introduziu 3 classes conjuradoras - exceto que a varinha que elas usam é afiada e pode ser usada para cortar e fatiar. Mas ao mesmo tempo, é um dos livros mais criativos mecanicamente no D&D 3e tardio, junto com o Tome of Magic e o Magic of Incarnum.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #21 Online: Setembro 07, 2012, 12:36:50 pm »
Último OFF, juro

Citação de: Elfo
Aí está algo que eu não consigo fazer. Mesmo que eu tenha um interesse considerável em regras e mecânicas de RPGs, sempre que acabo jogando (e não mestrando) acabo criando algum tipo de personagem com algum(as) restrições idiossincráticas devido a gosto ou background que impedem qualquer forma de "Otimização Considerável".

Não que esses builds não tivessem/ tenham história "na prática".  A desse, inclusive, era bem palpável. Utilizei-o numa mini-campanha cujo mote era "salvar o planeta" (e um propósito secundário de testar os limites do sistema nos níveis finais antes do épico). Por isso o "estava permitido": quando se tem Magos/Incantratrix e Druidas transmutados em Balrogs ao seu lado, o nível da otimização tem que subir um pouco.


Citação de: Elfo
Pessoalmente, eu considero que o ToBa acabou aumentando o abismo porque ele basicamente introduziu 3 classes conjuradoras [..]

O "ToBa" aumentou e introduziu? :hum:  Interessante...
« Última modificação: Setembro 07, 2012, 01:41:13 pm por Bispo »

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #22 Online: Setembro 07, 2012, 10:58:21 pm »
Nah, danem-se os Offs. Qualquer caso o Eltor faz um novo tópico e um de nós edita os posts para dar a aparência de um novo tópico planejado.  :P

Citar
Não que esses builds não tivessem/ tenham história "na prática".

Estou bem longe de sugerir isso. Salvo alguns casos incrivelmente exagerados (aqueles que entram no território a Otimização Teórica), a maioria dos builds bastante otimizados tem um bom potencial de contar histórias.

Citar
O "ToBa" aumentou e introduziu?   Interessante...

Asseguro-te que não foi intencional. Juro. Em nome de D-us.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #23 Online: Setembro 08, 2012, 12:23:07 pm »
Bom, no final das contas decidi ir os dez níveis de Contemplativo mesmo. A build final ficou assim:

(click to show/hide)

Obrigado a todos que ajudaram.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #24 Online: Setembro 08, 2012, 05:25:13 pm »
Já que seu Carisma final é 22 (+6), considere comprar um Nightstick (Libris Mortis, 7,500 gp). Ele dá +4 turn undeads adicionais ao personagem. Bom pra usos adicionais do Divine Metamagic e, se acontecer, Expulsar mesmo.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #25 Online: Setembro 08, 2012, 09:02:55 pm »
Expulsar como um clérigo de nível 3 não vai ser útil contra qualquer coisa que venha a ser vagamente um desafio neste nível. Com 9 turns, eu posso usar DMM (Reach) 3 vezes por dia.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #26 Online: Setembro 13, 2012, 02:49:32 pm »
Nibelung, vc poderia dar uma palhinha das magias que vc pensa em usar?

Gostei pra diabos desse seu esquema de 'nível a nível', ficou bem melhor de ver como vai evoluindo o personagem do que um estilo clr 2 / xx 10 / yy 5 etc.

No fim vc terá o quê, uns 6 domínios?

Enfim, muito bom, meus parabéns. Estou pensando em usar esse seu clérigo 'não muito apelão, quase dentro das regras non-cheese' depois que um dos meus dois divinos morrer (clr/paladino numa mesa e guer/clerigo em outra).

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #27 Online: Setembro 13, 2012, 03:28:35 pm »
Citar
No fim vc terá o quê, uns 6 domínios?

7. Os dois iniciais de um Clérigo, Conhecimento que vem de ser um Cloistered Cleric, Inquisição do primeiro nível de Inquisidor Divino, Oráculo do primeiro nível de Oráculo Divino e dois extras do Contemplativo.

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #28 Online: Outubro 02, 2012, 06:06:14 pm »
Citar
No fim vc terá o quê, uns 6 domínios?

7. Os dois iniciais de um Clérigo, Conhecimento que vem de ser um Cloistered Cleric, Inquisição do primeiro nível de Inquisidor Divino, Oráculo do primeiro nível de Oráculo Divino e dois extras do Contemplativo.

Mesmo assim ele só poderá ter UMA magia extra de domínio por círculo, não é? E ele ainda terá de escolher qual magia será essa, dentre os 7 domínios disponíveis.

O Spoutaneous Domain só permite que ele faça conversão para qualquer um dos domínios que ele tenha, não é?

Mas os poderes acumulam, o que é realmente interessante (em alguns poucos).
« Última modificação: Outubro 02, 2012, 06:09:11 pm por dmandrak »

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #29 Online: Outubro 02, 2012, 08:03:33 pm »
Citar
Mesmo assim ele só poderá ter UMA magia extra de domínio por círculo, não é? E ele ainda terá de escolher qual magia será essa, dentre os 7 domínios disponíveis.

Sim - e também adiciona essas magias na lista de conhecidas da classe,que facilita o uso de certos tipos de ítens mágicos.

Citar
O Spoutaneous Domain só permite que ele faça conversão para qualquer um dos domínios que ele tenha, não é?

Yep.

Citar
Mas os poderes acumulam, o que é realmente interessante (em alguns poucos).

Abuso de poderes e talentos concebidos com Domínios é um dos truques de otimização mais comuns do D&D 3.5 - e tudo fica ainda melhor se você é um Sovereign Speaker (9 domínios extras em 9 níveis, retirados de uma lista de 8 divindades).