Autor Tópico: [D&D 3.5] Ajuda com Clérigo  (Lida 26937 vezes)

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Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #15 Online: Setembro 05, 2012, 07:05:35 pm »
Só fica um pouco atrás do Ruby Knight Vindicator, que já território "cheese".

Não conheço esta classe de prestígio, você pode afirmar em qual livro ela se encontra?

Olha, sei que não está no material que vc pretende usar, mas aconselho uma olhada, mesmo que por cima, no Complete Champion (CC). É um livro do fim da era 3.X da WotC, com algum material desbalanceado (Battle Blessing, Bestial Charge, entre outros), mas com muita coisa sobre organizações "religiosas", bem interessantes mesmo.

Também recomendo uma olhada nesse livro, pois tem muito material útil por lá. Sobre o Battle Blessing que você mencionou, também considero ele um talento muito forte, mas que é necessário para deixar o paladino menos fraco em relação às outras classes. É a velha mania da Wizards de consertar falhas mecânicas com talentos obrigatórios. Pra mim o Battle Blessing está para o paladino como um Expertise feat está para qualquer personagem da 4E, pena que esse feat só veio aparecer no final da era 3.x.

Aliás, na minha opinião o paladino da 3.x só ficou interessante mesmo no final dessa edição quando lançaram o Complete Champion com o Battle Blessing e o Dungeonscape com a opção de trocar a montaria pela feature Divine Spirit.

O interessante do CC são os domains e reserve feats, que oferecem pequenas habilidades ligadas ao domínio ou tema que vc escolheu. Plant Devotion e Travel Devotion são boas escolhas, imho.

Além desses dois tem vários Devotion feats legais e o melhor dessa categoria de feats é que apesar do benefício ser ''diário'', você recupera o seu uso através do uso de turn/rebuke undead, o que garante uma sinergia legal com divine feats. Além disso, quanto mais fraco o benefício do talento, menos turns você precisa gastar para renovar a habilidade em questão, então mesmo alguns talentos que não parecem tão bons à primeira vista acabam sendo úteis quando se observa a frequência de usos para eles.

Nibelung, vale a pena dar uma olhada, ainda mais pro seu personagem, que pelo visto vai possuir vários domínios.

Tem novas magias também, mas nenhuma de destaque que me venha à cabeça agora.

Esse livro tem umas magias bem legais. No 2º nível tem a dupla Benediction/Execration, Bewildering Visions e Interfaith Blessing. Footsteps of Divine, de 3º nível, é uma magia utilitária muito boa. No 4º nível tem as magias Confound (melhor ainda se você tiver o trickery domain), Dampen Magic e Seed of Life. O 5º nível é recheado: tem Bewildering Mischance, Bleed, Darts of Life (você usa antes da batalha começar e durante a luta cura seus aliados em pequenas doses, sem gastar ação padrão para tal), Divine Retribution e Surge of Fortune (ganhe um 20 garantido!). No 6º tem Spiritual Guardian, que é a versão mais forte de Spiritual Weapon.

Enfim, o livro com certeza vai apresentar algo que lhe interesse, resta saber se você vai querer usá-lo ou vai evitá-lo para não entrar no ''Easy Mode'' que você alardeou no primeiro post.

Até agora, fiz o seguinte:

For 10, Des 10, Con 16, Int 14, Sab 16, Car 16.

Clérigo 3/ Inquisidor 5/Divine Oracle 2/Contemplative 7

-Clérigo não ganha muita coisa de classe, então o quanto antes pular pra CdP, melhor.
-Inquisidor 5 dá imunidade a encantamento e resistencia alta a ilusão (e um domínio)
-Divine Oracle 2 dá evasão sem perder caster level (e um domínio)
-Contemplative 7 dá dois domínios, imunidade a veneno e doença, e RM 22.

Talentos: Reach Spell, Divine Metamagic Reach, Skill Focus Religion (requisito pra contemplative), Quick Draw (pra trocar varinhas, pergaminhos, e bastões metamágicos rapidamente), Spountaneous Domain (tem domínio demais, pode valer a pena)

-Tenho que decidir uma raça ainda (na dúvida, vai ser humano)
-Tenho que escolher mais dois talentos
-Tenho que escolher uma divindade com 4 domínios bons (ou chutar o balde e ser clerigo desendeusado). Boccob é razoavelmente bom, só queria ter mais opções.
-Decidir se vale a pena ir de contemplative até o nivel 10 (não lembro qual era a vantagem de ser considerado outsider nativo), ou ir pra inquisidor 8 (imunidade a possessão), ou encaixar outra coisa.

Vá de humano mesmo pra ganhar mais um talento e pontos extras de perícias. A não ser que você queira ser um clérigo arqueiro, aí nesse caso o elfo pode ser uma boa.

Seu BAB está bem ruim então pode valer a pena pegar Intuitive Strike (esse é um exalted feat, tem que ver se o Book of Exalted Deeds é permitido ou se o personagem tem tendência boa) ou Arquearia Zen pra pelo menos jogar sabedoria no lugar de força ou destreza no seu acerto.

Eu também pegaria Acelerar Magia e Divine Metamagic Acelerar Magia, pois já que você não quer recorrer à magia persistente, essa combinação é forte mas não é tão broken quanto o combo do Persistent spell + Divine Metamagic.

Sobre as Prestiges Classes, avançar no Inquisidor lhe dá BAB maior, então caso você não queira ficar recorrendo à magia Divine Power com muita frequência, evoluir nela até o nível 8 é uma boa opção.
« Última modificação: Setembro 05, 2012, 07:14:28 pm por Lunguinho »

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #16 Online: Setembro 05, 2012, 07:15:38 pm »
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Não conheço esta classe de prestígio, você pode afirmar em qual livro ela se encontra?

Tome of Battle, página 122. É um CdP meio específica para Crusader/Clérigo com BBA Integral, +8/10 níveis de conjurador e progride como Initiator (Usuário de poderes marciais). Claro que não bastando isso, ainda ganha Divine Impetus no sétimo nível, uma habilidade que permite gastar um Turn Undead para ter uma Swift Action extra. O que no chassi de um Clérigo, permite coisas como uma magia acelerada a mais por turno, usar uma boost maneuver ou mesmo aproveitar algumas maneuvers que permite se deslocar como Swift Action.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #17 Online: Setembro 05, 2012, 07:23:05 pm »
Eu também pegaria Acelerar Magia e Divine Metamagic Acelerar Magia, pois já que você não quer recorrer à magia persistente, essa combinação é forte mas não é tão broken quanto o combo do Persistent spell + Divine Metamagic.

Eu vou ter dois bastões metamágicos de Acelerar. Não acho que vá precisar acelerar mais de 6 magias ao dia.

Sobre as Prestiges Classes, avançar no Inquisidor lhe dá BAB maior, então caso você não queira ficar recorrendo à magia Divine Power com muita frequência, evoluir nela até o nível 8 é uma boa opção.

Não vai fazer muita diferença. Ataques de toque não tendem a errar neste nível.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #18 Online: Setembro 05, 2012, 07:37:27 pm »
Tome of Battle, página 122. É um CdP meio específica para Crusader/Clérigo com BBA Integral, +8/10 níveis de conjurador e progride como Initiator (Usuário de poderes marciais). Claro que não bastando isso, ainda ganha Divine Impetus no sétimo nível, uma habilidade que permite gastar um Turn Undead para ter uma Swift Action extra. O que no chassi de um Clérigo, permite coisas como uma magia acelerada a mais por turno, usar uma boost maneuver ou mesmo aproveitar algumas maneuvers que permite se deslocar como Swift Action.

Confesso que olhei o Tome of Battle muito por cima, por isso não reparei direito nas suas classes. Essa classe em si é muito forte, dei uma olhada nela agora e acho que não há melhor opção para um clérigo combatente, além de ser ótima para paladinos também. Ela só não aumenta ainda mais o abismo entre o clérigo e as classes não conjuradoras porque nesse mesmo livro tem excelentes opções para essas classes também. O único contra desta Cdp é que tem restrição de divindade (tem que ser servo de Wee Jas).

Eu vou ter dois bastões metamágicos de Acelerar. Não acho que vá precisar acelerar mais de 6 magias ao dia.

Realmente, acredito que isso é suficiente.

Não vai fazer muita diferença. Ataques de toque não tendem a errar neste nível.

Tinha esquecido desse detalhe.  :b

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #19 Online: Setembro 06, 2012, 06:25:46 pm »
OFF

Ordained Champion é o Caminho, Verdade a Vida para um Clérigo que queira provar que é superior à combatentes em pancadaria. Só fica um pouco atrás do Ruby Knight Vindicator, que já território "cheese".

Rapaz, lembro de um build que fiz de Crusader/Clr/RKV/Ordained Champion adorador da Red Knight (de Forgotten Realms, domínios: Tempo e Planejamento, e depois Guerra) que era muito badass. Totalmente fora da curva, mas se tava permitido em mesa... xD

Aliás, não sei se xingo ou se agradeço ao Nibelung: lembrando do CC, perdi uma tarde revisitando antigos builds e relembrando coisas  "combísticamente apelonas" da 3.X. Uma das partes mais divertidas dessa edição, e em algum grau na 4e, era esse quebra-cabeça de builds que se fazia na hora de montar personagens.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #20 Online: Setembro 06, 2012, 09:09:33 pm »
Mantendo o Off-Topic.

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Totalmente fora da curva, mas se tava permitido em mesa... xD

Aí está algo que eu não consigo fazer. Mesmo que eu tenha um interesse considerável em regras e mecânicas de RPGs, sempre que acabo jogando (e não mestrando) acabo criando algum tipo de personagem com algum(as) restrições idiossincráticas devido a gosto ou background que impedem qualquer forma de "Otimização Considerável".

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Aliás, não sei se xingo ou se agradeço ao Nibelung: lembrando do CC, perdi uma tarde revisitando antigos builds e relembrando coisas  "combísticamente apelonas" da 3.X. Uma das partes mais divertidas dessa edição, e em algum grau na 4e, era esse quebra-cabeça de builds que se fazia na hora de montar personagens.

É uma das graças de Otimização Teórica e/ou Prática - ficar brincando de montar um quebra-cabeça onde você escolhe a maioria das peças.

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la só não aumenta ainda mais o abismo entre o clérigo e as classes não conjuradoras porque nesse mesmo livro tem excelentes opções para essas classes também.

Pessoalmente, eu considero que o ToBa acabou aumentando o abismo porque ele basicamente introduziu 3 classes conjuradoras - exceto que a varinha que elas usam é afiada e pode ser usada para cortar e fatiar. Mas ao mesmo tempo, é um dos livros mais criativos mecanicamente no D&D 3e tardio, junto com o Tome of Magic e o Magic of Incarnum.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #21 Online: Setembro 07, 2012, 12:36:50 pm »
Último OFF, juro

Citação de: Elfo
Aí está algo que eu não consigo fazer. Mesmo que eu tenha um interesse considerável em regras e mecânicas de RPGs, sempre que acabo jogando (e não mestrando) acabo criando algum tipo de personagem com algum(as) restrições idiossincráticas devido a gosto ou background que impedem qualquer forma de "Otimização Considerável".

Não que esses builds não tivessem/ tenham história "na prática".  A desse, inclusive, era bem palpável. Utilizei-o numa mini-campanha cujo mote era "salvar o planeta" (e um propósito secundário de testar os limites do sistema nos níveis finais antes do épico). Por isso o "estava permitido": quando se tem Magos/Incantratrix e Druidas transmutados em Balrogs ao seu lado, o nível da otimização tem que subir um pouco.


Citação de: Elfo
Pessoalmente, eu considero que o ToBa acabou aumentando o abismo porque ele basicamente introduziu 3 classes conjuradoras [..]

O "ToBa" aumentou e introduziu? :hum:  Interessante...
« Última modificação: Setembro 07, 2012, 01:41:13 pm por Bispo »

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #22 Online: Setembro 07, 2012, 10:58:21 pm »
Nah, danem-se os Offs. Qualquer caso o Eltor faz um novo tópico e um de nós edita os posts para dar a aparência de um novo tópico planejado.  :P

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Não que esses builds não tivessem/ tenham história "na prática".

Estou bem longe de sugerir isso. Salvo alguns casos incrivelmente exagerados (aqueles que entram no território a Otimização Teórica), a maioria dos builds bastante otimizados tem um bom potencial de contar histórias.

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O "ToBa" aumentou e introduziu?   Interessante...

Asseguro-te que não foi intencional. Juro. Em nome de D-us.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #23 Online: Setembro 08, 2012, 12:23:07 pm »
Bom, no final das contas decidi ir os dez níveis de Contemplativo mesmo. A build final ficou assim:

(click to show/hide)

Obrigado a todos que ajudaram.
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Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #24 Online: Setembro 08, 2012, 05:25:13 pm »
Já que seu Carisma final é 22 (+6), considere comprar um Nightstick (Libris Mortis, 7,500 gp). Ele dá +4 turn undeads adicionais ao personagem. Bom pra usos adicionais do Divine Metamagic e, se acontecer, Expulsar mesmo.

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #25 Online: Setembro 08, 2012, 09:02:55 pm »
Expulsar como um clérigo de nível 3 não vai ser útil contra qualquer coisa que venha a ser vagamente um desafio neste nível. Com 9 turns, eu posso usar DMM (Reach) 3 vezes por dia.
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Offline MaNdRaK

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Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #26 Online: Setembro 13, 2012, 02:49:32 pm »
Nibelung, vc poderia dar uma palhinha das magias que vc pensa em usar?

Gostei pra diabos desse seu esquema de 'nível a nível', ficou bem melhor de ver como vai evoluindo o personagem do que um estilo clr 2 / xx 10 / yy 5 etc.

No fim vc terá o quê, uns 6 domínios?

Enfim, muito bom, meus parabéns. Estou pensando em usar esse seu clérigo 'não muito apelão, quase dentro das regras non-cheese' depois que um dos meus dois divinos morrer (clr/paladino numa mesa e guer/clerigo em outra).

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #27 Online: Setembro 13, 2012, 03:28:35 pm »
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No fim vc terá o quê, uns 6 domínios?

7. Os dois iniciais de um Clérigo, Conhecimento que vem de ser um Cloistered Cleric, Inquisição do primeiro nível de Inquisidor Divino, Oráculo do primeiro nível de Oráculo Divino e dois extras do Contemplativo.

Offline MaNdRaK

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Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #28 Online: Outubro 02, 2012, 06:06:14 pm »
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No fim vc terá o quê, uns 6 domínios?

7. Os dois iniciais de um Clérigo, Conhecimento que vem de ser um Cloistered Cleric, Inquisição do primeiro nível de Inquisidor Divino, Oráculo do primeiro nível de Oráculo Divino e dois extras do Contemplativo.

Mesmo assim ele só poderá ter UMA magia extra de domínio por círculo, não é? E ele ainda terá de escolher qual magia será essa, dentre os 7 domínios disponíveis.

O Spoutaneous Domain só permite que ele faça conversão para qualquer um dos domínios que ele tenha, não é?

Mas os poderes acumulam, o que é realmente interessante (em alguns poucos).
« Última modificação: Outubro 02, 2012, 06:09:11 pm por dmandrak »

Re:[D&D 3.5] Ajuda com Clérigo
« Resposta #29 Online: Outubro 02, 2012, 08:03:33 pm »
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Mesmo assim ele só poderá ter UMA magia extra de domínio por círculo, não é? E ele ainda terá de escolher qual magia será essa, dentre os 7 domínios disponíveis.

Sim - e também adiciona essas magias na lista de conhecidas da classe,que facilita o uso de certos tipos de ítens mágicos.

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O Spoutaneous Domain só permite que ele faça conversão para qualquer um dos domínios que ele tenha, não é?

Yep.

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Mas os poderes acumulam, o que é realmente interessante (em alguns poucos).

Abuso de poderes e talentos concebidos com Domínios é um dos truques de otimização mais comuns do D&D 3.5 - e tudo fica ainda melhor se você é um Sovereign Speaker (9 domínios extras em 9 níveis, retirados de uma lista de 8 divindades).