Autor Tópico: [D&D] O que você gostaria de ver na 5e?  (Lida 18855 vezes)

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Offline Deicide

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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #60 Online: Novembro 02, 2011, 10:56:41 am »
O que eu gostaria de ver na 5e?

Curva de poder gradual
Para mim, tinham que reduzir ainda mais o impacto dos níveis nas habilidades dos personagens. Ao invés de aumentar tudo em +1 a cada dois níveis, o bônus deveria vir a cada 3 níveis ou mais. Isso cria uma curva bem mais gradual de poder, e permite que monstros permaneçam úteis por mais níveis. O que definiria o poder do personagem não é o bônus, mas os PVs, talentos e habilidades que serão acumulados ao longo dos níveis.

Listas mais abertas de poderes
Ao invés de poderes de nível 1, 2, 3, 4, etc. Poderíamos ter listas como "Poderes Heroicos", "Poderes Exemplares" e "Poderes Épicos". Os poderes heroicos e exemplares também iriam "melhorar" com o patamar. Isso significa que teríamos listas menores de poderes, mas menos poderes repetitivos.

Mais poderes Ilimitados e de encontro, menos poderes diários
Poderes diários deveriam ser "atitudes desesperadas" para aquele único encontro fodido do dia. Talvez ter um único poder diário por patamar, por exemplo, fosse mais do que suficiente.

Poderes modificáveis ou combináveis
Especialmente para as classes marciais. Estilo o que fizeram no Essentials, onde se combina um ataque básico, uma postura e a habilidade de aumentar o dano. Isso permite ao personagens "improvisar" ataques especiais, sem parecer que se está puxando cada ataque de uma lista limitada.

Itens mágicos sem bônus
Chega de bônus permanentes! Uma espada mágica pode causar dano de fogo, permitir um ataque especial ou um bônus especial por encontro, mas nao bônus fixos permanentes em ataques. No máximo, teríamos pequenos bônus em danos e em redução de dano, mas não em características básicas como ataques e defesas. Os personagens devem ser plenamente capazes de se virar sem itens mágicos.

Classes menos específicas, Papeis mais livres
Os papeis deveriam ser mais ligados às escolhas dentro da classe do que à classe em si. Isso permite que grupos menores se virem bem sem um "líder" ou um "defensor", e que personagens sozinhos sejam um pouco autossuficientes. Contudo, um grupo bem equilibrado ainda seria recomendado.

Mantenham os Pulsos de Cura
Para mim, foram a melhor adição da 4e. Eles permitem que os personagens se renovem a cada encontro, mas mantêm um limite diário de recuperações que forçam os jogadores a tentar poupá-los. É uma solução engenhosa que equilibra o heroísmo latente do D&D com a necessidade de cautela e estratégia.
« Última modificação: Novembro 02, 2011, 10:58:36 am por Deicide »

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #61 Online: Novembro 02, 2011, 12:15:48 pm »
Só tem duas coisas que eu gostaria de ver na 5e

1° a substituição do sistema de poderes diários/encontro por um sistema de pontos de poder

2° algo que o deicide já falou:Classes menos específicas, Papeis mais livres
Os papeis deveriam ser mais ligados às escolhas dentro da classe do que à classe em si. Isso permite que grupos menores se virem bem sem um "líder" ou um "defensor", e que personagens sozinhos sejam um pouco autossuficientes. Contudo, um grupo bem equilibrado ainda seria recomendado.
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Offline Heitor

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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #62 Online: Novembro 02, 2011, 12:19:47 pm »
Ao invés de poderes diários, poderes por sessão de jogo.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #63 Online: Novembro 02, 2011, 12:23:02 pm »
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O problema disso, como dito antes, é que deixa de ser bom um bônus qualquer de +1. Um +1 atualmente, representa dois níveis a mais nas suas chances. Reduzir esse bônus para 1 nível pode ser um pouco tenso. 
Só transformar os +1 em +2.

Não é bem assim.Tu tá duplicando o bônus "corriqueiro". Daí, se você consegue um bônus total de, sei lá, +6, nessa métrica, ele passaria a ser +12, e assim por diante. Já fica meio ruim administrar bônus muito grandes e eles seriam aumentados? Sei não. Não me parece uma boa.
Principalmente agora depois de ler o post do Deicide em que ele chama a atenção para um grande detalhe: quanto mais gradual é o crescimento dos bônus de ataque e dano dos personagens mais "reaproveitáveis" são os monstros.
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Listas mais abertas de poderes
Ao invés de poderes de nível 1, 2, 3, 4, etc. Poderíamos ter listas como "Poderes Heroicos", "Poderes Exemplares" e "Poderes Épicos". Os poderes heroicos e exemplares também iriam "melhorar" com o patamar. Isso significa que teríamos listas menores de poderes, mas menos poderes repetitivos.
O problema de deixar aberto de mais é a chatice para se escolher tudo. Todo nível que você ganha um novo poder por encontro ou diário, você tem uns 4 poderes (por padrão) para escolher 1. Ainda assim, as pessoas demoram para se decidir porque tem que ler os poderes e tal. Imagine se tivesse que escolher um poder numa lista muito maior. Fora que isso atrapalha a questão do iniciante, que tem preguiça de ficar lendo muito. Então se torna muito mais prático um "escolha 1 entre 4" do que "escolha 1 dessa listona aí".
Contudo, pessoalmente, eu não vejo problemas na listona, já que eu gosto de ficar lendo e escolhendo os poderes de qualquer forma.... Mas eu tou imaginando que esse foi um dos motivos para os poderes serem arquitetados assim, embora os poderes de um mesmo patamar tenham mais ou menos o mesmo poderio (já vi casos em que um poder por encontro de nível mais baixo é até melhor que algum outro poder por encontro de nível mais alto).
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Mais poderes Ilimitados e de encontro, menos poderes diários
Eu concordo. Acho um exagero os personagens de níveis altos com 4 poderes diários e tudo o mais. 4 poderes diários é muita coisa, o cara passa até a quase usar como poder por encontro, levando em conta que um dia tem o que, uns 4 ou 6 encontros. Isso tira a dramaticidade do poder diário (que é particularmente emocionante nos níveis baixos) e banaliza o dano.
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Poderes modificáveis ou combináveis
Apoiadíssimo. Era basicamente o que eu disse antes: poderes modulares que sirvam para mais de um tipo de situação. E isso, para mim, é a chave para a redução das listas de poderes.
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Classes menos específicas, Papeis mais livres
Eu acho preferível uma classe específica que tenha mecanismos que façam ela tender para um outro papel, mas no máximo 1 outro papel além do padrão. Mais do que isso, o jogo perde o foco no grupo e isso é um retrocesso.
O que acontece: quanto mais específicos, melhor as classes fluem, pois possuem papeis específicos no combate e ninguém vai fazer isso melhor que eles. A adição de um segundo papel baseado nas escolhas internas do jogador em sua build faz com que ele se torne mais versátil, mas não tão versátil assim ao ponto de tentar ser "autosuficiente". E isso, a meu ver, já é suficiente para termos um grupo se virando bem na ausência de um papel em espefícico. Digamos que, na ausência de defensor, o agressor do grupo adote secundariamente o papel de defensor e o mesmo sendo feito pelo líder, enquanto o controlador adota um segundo papel de agressor. Isso provavelmente, sendo bem arquitetado, já resolveria o problema da ausência do defensor. Algumas classes já tem esse "jeito" de flertar com outros papeis, acho que basta isso ser expandido tanto em qualidade, quanto em quantidade (isso é, a classe poder adotar todos os outros 3 papéis como secundários).




Offline Deicide

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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #64 Online: Novembro 02, 2011, 01:27:39 pm »
O problema de deixar aberto de mais é a chatice para se escolher tudo. Todo nível que você ganha um novo poder por encontro ou diário, você tem uns 4 poderes (por padrão) para escolher 1. Ainda assim, as pessoas demoram para se decidir porque tem que ler os poderes e tal. Imagine se tivesse que escolher um poder numa lista muito maior. Fora que isso atrapalha a questão do iniciante, que tem preguiça de ficar lendo muito. Então se torna muito mais prático um "escolha 1 entre 4" do que "escolha 1 dessa listona aí".

Dependendo de como é organizada, a lista pode não ser difícil de fazer. Ainda mais combinando com a possibilidade de modificar ou combinar poderes, você pode ter umas poucas habilidades que permitem centenas de combinações.

Outra coisa a lembrar é que a lista torna a criação de personagens mais longa, mas o avanço ao longo dos níveis não, visto que boa parte dos jogadores já vai ter lido a lista para criar seu personagem.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #65 Online: Novembro 02, 2011, 02:11:46 pm »
O problema é que no geral a criação é a parte que mais trava iniciantes no sistema. E focar energia demais na criação e menos na evolução tende a fortalecer os jogadores com síndrome de personagem suicida, que acham que a build deles "está errada" e tem que matar o personagem pra criar outro similar, mas "certo".

Um exemplo é como era feito na 3.5. As escolhas de perícias, atributos e talentos eram imutáveis. Se você pegou um talento que parecia bom, mas a longo prazo não é (como magos de nível 1 pegando Tiro Preciso pra atirar com a besta melhor), a única forma de consertar é refazendo. Ou quando sai um livro novo com uma classe de prestígio nova, e exige certas graduações em perícias e talentos inúteis que você não tinha. E por aí vai.

Eu acho que a criação do personagem deve ser o mais simples possível, e a evolução ser mais complexa. Desta forma, conforme você passa a conhecer o personagem, você ganha familiaridade com o sistema e com o que você espera do personagem, podendo decidir melhor o rumo que você quer que a evolução tome.

Acho que este texto resume bem este ponto de vista.
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Offline kinn

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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #66 Online: Novembro 02, 2011, 02:57:44 pm »
Lembrando que psiônicos na 4e não tem poderes por encontro, mas pontos de poder que gastam para aprimorar seus at will, tornando seus poderes versáteis.

Já é um passo na direção que vocês buscam, embora eles ainda tenham poderes diários.
Pesquisas provam:
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Offline Deicide

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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #67 Online: Novembro 02, 2011, 03:50:23 pm »
O problema é que no geral a criação é a parte que mais trava iniciantes no sistema. E focar energia demais na criação e menos na evolução tende a fortalecer os jogadores com síndrome de personagem suicida, que acham que a build deles "está errada" e tem que matar o personagem pra criar outro similar, mas "certo".

Para isso que existem as regras de retreino.

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Eu acho que a criação do personagem deve ser o mais simples possível, e a evolução ser mais complexa.

É só dividir as escolhas em subgrupos similares, como poderes de "ataque", "posturas", "utilitários", etc. E trazer uns kits prontos para os iniciantes, como a 4e fez com todas as classes.

Criação de personagem ter um opções simplificadas para iniciantes é uma coisa, mas forçar você a só criar personagens simples inicialmente é uma droga.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #68 Online: Novembro 02, 2011, 04:17:35 pm »
Para isso que existem as regras de retreino.

Retreino é bom, mas quando você faz a maioria das escolhas no começo, o retreino pode ser muito brusco. Por que o retreino na 4e funciona? Porque literalmente em todos os níveis você faz uma escolha significativa e ganha um poder ou talento novo.

(click to show/hide)

Então se você no 16° nível escolhe um talento que não gostou na prática, logo no nível seguinte você troca ele pra outra coisa. E ganha um poder de encontro novo pra testar.

Se as grandes decisões são feitas logo no começo, e você demora, digamos, 4 níveis pra ganhar um poder novo, se você aproveitar todos os retreinos pode terminar com um personagem drasticamente diferente do personagem inicial.

Retreino funciona quando se tem escolhas importantes todos os níveis, ou quando se faz uma reconstrução completa (que é a mesma coisa de criar outro personagem).
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Offline Deicide

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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #69 Online: Novembro 02, 2011, 04:55:51 pm »
Retreino é bom, mas quando você faz a maioria das escolhas no começo, o retreino pode ser muito brusco. Por que o retreino na 4e funciona? Porque literalmente em todos os níveis você faz uma escolha significativa e ganha um poder ou talento novo.

QUe isso tem a ver com a minha proposta? Eu só propus que ao invés de ter poderes por nível, tenhamos uma lista por patamar. Você ainda ganha habilidades a cada nível (só propus mudar os modificadores, e ainda citei que o que definiria o poder do personagem seriam os PVs/Talentos/Poderes que seriam ganhos nos níveis, e não o modificador em ataques/defesas), e no primeiro nível você escolhe um número padrão de poderes.

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Se as grandes decisões são feitas logo no começo, e você demora, digamos, 4 níveis pra ganhar um poder novo

Eu nunca propus nada disso.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #70 Online: Novembro 02, 2011, 05:10:27 pm »
Listas mais abertas de poderes
Ao invés de poderes de nível 1, 2, 3, 4, etc. Poderíamos ter listas como "Poderes Heroicos", "Poderes Exemplares" e "Poderes Épicos". Os poderes heroicos e exemplares também iriam "melhorar" com o patamar. Isso significa que teríamos listas menores de poderes, mas menos poderes repetitivos.

Mais poderes Ilimitados e de encontro, menos poderes diários
Poderes diários deveriam ser "atitudes desesperadas" para aquele único encontro fodido do dia. Talvez ter um único poder diário por patamar, por exemplo, fosse mais do que suficiente.

Aqui eu entendi que você queria ter menos poderes em geral. Então ignora a crítica direta, mas meu raciocínio permanece: É bom ter escolhas a se fazer todos os níveis (que foi o que mais me incomodou nas e-classes), e retreino não funciona com qualquer forma de criação e evolução de personagens.
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Offline Deicide

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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #71 Online: Novembro 02, 2011, 05:12:51 pm »
Aqui eu entendi que você queria ter menos poderes em geral.

Não é menos poderes por personagem, mas sim listas menores de poderes (em outras palavras, mesmo número de escolhas, mas lista de opções condensada).

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #72 Online: Novembro 02, 2011, 05:14:36 pm »
Listas menores só funcionam no lançamento. Suplementos e DDI expandem isto rapidinho, e vamos ficar no mesmo patamar de hoje.
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Offline Deicide

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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #73 Online: Novembro 02, 2011, 05:43:59 pm »
Listas menores só funcionam no lançamento. Suplementos e DDI expandem isto rapidinho, e vamos ficar no mesmo patamar de hoje.

Mas a mudança de paradigma ajuda ainda assim.

No paradigma atual, eu posso ter um poder de ataque X no nível 3, outro similar no nível 12, outro no 25. Aí vem suplementos e adiciona mais opções similares nos níveis 6, 18 e 27. (Níveis tirados aleatoriamente). Só mudam que um poder empurra X quadrados, outro causa dano adicional se o alvo estiver sangrando, outro te dá um bônus nas defesas...

Com a lista condensada, você teria só um poder heroico, que por sua vez se tornaria melhor nos níveis exemplar e épico. Aí, você usaria uma postura/aura/encanto, sei lá, para adicionar mais propriedades, e teria todos esses poderes individuais subentendidos.

Ou seja, mesmo os suplementos trariam menos opções.

Offline kinn

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Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #74 Online: Novembro 02, 2011, 06:18:02 pm »
Bom, eu acho que sairiam mais opções assim, justamente porque os poderes teriam ficado condensados... :bwaha:

Por outro lado isso é bem interessante.
Como a ideia seria coloca habilidades úteis todos os níveis, como isso seria dividido?

Seria similar a 4e ou cada nível seria (ou poderia ser) mais especializado, com cada nível dando um tipo de poder diferente?

Nível 1 ataque que define a classe - evolui no lv11 e lv21
Nível 2 utilitário que define a classe - evolui no lv12 e lv22
Nível 3 buff/debuff pessoal, no grupo ou inimigos (depende do role) - evolui lv13 e lv23
Nível 4 aumento de atributo?
Nível 5 Awesome powerful desperate move
Nível 6 aura ou stance

E assim por diante até completar o patamar...
O que acham?
Pesquisas provam:
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