Autor Tópico: [D&D] O que você gostaria de ver na 5e?  (Lida 18713 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Online: Outubro 13, 2011, 09:27:44 pm »
Posso dar um palpite a longa distância?
Eu não tenho ideia de como irá ser a 5e, mas consigo imaginar algumas coisas interessantes.

O que eu realmente gostaria:
• Nível em Tudo
Ao invés de usar metade do nível em cada jogada, utilize o nível inteiro.
Além disso, isso irá já cobrir a falta de itens mágicos para a matemática básica do sistema.
Claro que precisa ser refeita, mas já ajuda.

• Retorno aos 20 níveis
30 níveis eu acho um exagero. Geralmente as aventuras mais interessantes são nos níveis heroicos ou exemplares, acima disso a coisa perde um pouco o foco. Pelo menos é minha visão a respeito.

• Sistema de Magias Final Fantasy
Pode ser um pouco de saudosismo ao bom e velho FF4~7, mas eu gostaria de um sistema usando pontos de mana ao inves de "usos por encontro/vancaciano".

• Remover os Pulsos de Cura
Nada contra pulsos de cura, achei uma solução elegante para o problema do "clérigo sem magias por cura", mas eu prefiro que ao final de cada encontro todos os jogadores recuperem seus pontos de vida na integra. Afinal é isso que tem acontecido.

• Menos HP
Isso mesmo. O HP inicial para mim está perfeito, mas o forma como ele aumenta está um pouco fora do caminho. Acho que aumentar 4 pontos para o Defender, 3 para o Agressor/Líder/Controlador está ótimo.

• Menos Poderes
Acho que poderia facilmente trocar todas as listas de poderes por uma listagem menor e mais abrangente. Não sei dizer ao certo, mas acredito que alguns poderes bem elaborados voltados para cada construção de classe mais interessante.

• Menos Classes, Mais Construções
Acho que umas 10~15 classes estão ótimas. Acredito até que menos que isso, se considerar cada classe mais unica e cada classe com umas 5~7 construções diferentes (que realmente mudem o personagem) acho mais interessante.

• Modularidade para o Personagem
Bem, isso é o que tenho pensado a algum tempo, mas seria interessante um criação mais modular de cada classe, não sei ao certo como fazer isso, mas seria interessante escolher pequenos módulos e assim criar seu personagem.

Bem é minha visão a respeito do que poderia mudar sem me incomodar muito.
Claro que espero um trabalho bem mais elaborado que um nerd estranho escrevendo em um fórum...
Mas não custa nada deixar meus dois centavos aqui.
« Última modificação: Outubro 15, 2011, 12:15:45 am por Macnol »

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re: [D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #1 Online: Outubro 13, 2011, 09:31:05 pm »
Quanto ao modificador igual à metade do nível, Shin, foi feito para valorizar cada +1 de bônus vindo de qualquer fonte.

E a redução no número de poderes pode ser feito adicionando mecanismos de 'evolução' através dos níveis, como nos itens mágicos. É absurda a quantia de poderes que poderiam ser condensados assim.
« Última modificação: Outubro 13, 2011, 09:33:28 pm por Heirot »

Re: [D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #2 Online: Outubro 13, 2011, 09:42:02 pm »
Até concordo com você Heirot, mas o meio-nível acaba por ficar perdido em meio aos bônus de +5~6 por equipamentos mágicos. Claro que estamos trocando +5~6 por +15!

Mas como minha intenção visão fica nos 20 níveis, então seria apenas +5 e não 15.
Mas isso ainda é aumento significativo em qualquer teste.

Quanto aos poderes,
Eu acho que poderia facilmente ter uma lista de 5 poderes por encontro para níveis heroicos, outros 5 para exemplares e outros 5 para épico.

Se cada poder tiver uma opção que melhore uma build em específico o resto é resto.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re: [D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #3 Online: Outubro 14, 2011, 12:37:35 am »
Shin, acho que esse assunto é bom o bastante pra merecer um tópico próprio de "Wishlist para a 5e". Se não se importa eu vou separar esses últimos posts em um tópico novo, OK?

Re: [D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #4 Online: Outubro 14, 2011, 08:25:09 am »
Hum...
Claro, porque eu seria contra isso?

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re: [D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #5 Online: Outubro 14, 2011, 08:55:09 am »
Aliás, o que mais ocorreu nesse tópico foi off-topic. xD

"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #6 Online: Outubro 14, 2011, 08:36:28 pm »
Tópico dividido!

Offline Pepilegal

  • Kabong!!!
    • Ver perfil
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #7 Online: Outubro 14, 2011, 10:30:15 pm »
Volta do padrão antigo de 20 níveis. Sou totalmente a favor disso e vejo muitas manifestações em fóruns nacionais e gringos a respeito.
Melhorar o sistema de perícias é outra coisa fundamental.
Eu gostava também de monstros com níveis, fichas e etc como nas versões da 3E (3.0 e 3.5).
Não cito mais porque joguei pouco a 4E.

Offline Cebolituz

  • What am I fighting for?
    • Ver perfil
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #8 Online: Outubro 14, 2011, 10:49:08 pm »
Eu queria ver Ravenloft na quinta edição. Só isso, a adaptação pode até ser ruim, contanto que o nome do cenário volte em evidência, já é vantagem.


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #9 Online: Outubro 15, 2011, 12:31:39 am »
Eu só quero que ela chegue logo para saber se eu continuo a ignorar as novas edições e ficar com os paralelos das anteriores, ou mudo prá nova.

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #10 Online: Outubro 15, 2011, 12:48:59 am »
Não queria ver monstros seguindo as mesmas regras dos jogadores. O padrão novo é muito mais prático e funcional.

Queria ver os temas integrados ao sistema base e fossem o foco do sistema de perícias, em vez das classes (que deveria definir apenas o equilíbrio em combate).

Gostaria de um foco maior em rituais - e um sistema alternativo ao custo em dinheiro, que eu sempre achei punitivo e sem sentido.

Raças e classes mais abrangentes, em vez de mais raças e classes.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #11 Online: Outubro 15, 2011, 04:12:25 am »
O problema de falar "menos raças e classes" é que novas classes e raças vendem livros.

A ideia do VA de temas cotrolarem pericias (aka, o personagem fora do combate) e classes o poder combativo é muito boa.

Eu quero uma mudança de foco do "por dia" pra "por encontro". Desta forma a campanha nao pode ser prejudicada se o dia tiver 1, 5, ou 20 combates colados. Claro, o lado ruim é que voce perde a vantagem do atrito (desgastar aos poucos), mas o numero de opçoes que se abre eu acho maior que o numero que se perde.

Voto pela eliminaçao do aumento de atributos e das classes exigindo valores praticamente maximos no atributo principal pra funcionar de forma mediana.

Tambem quero que sumam os itens +X. Ja avançaram bem eliminando os itens de atributo. So falta remover isso de armas e armaduras. Adicione essa progressao direto na matematica do jogo.

Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #12 Online: Outubro 15, 2011, 10:26:22 am »
... tanto pouco suporte pro tier épico, pra quê removê-lo?
Ele é para quem quer jogar com ele, ou chegou lá. Sou contra.

Também sou contra retirada de pulsos de cura, eles servem como uma aproximação à fadiga e a dano fora de combate, além de LIMITAR as curas. Diabos, eu já morri por ser curado em apenas um ponto de vida, ao estar zerado de pulsos.
A existência dele torna as curas sem gasto de pulsos um recurso VALIOSÍSSIMO, e os bônus em cada cura, bastante importantes.
Quem já jogou com um líder fraco em cura, sozinho em sua função num grupo de seis pessoas, sabe do que estou falando.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline corvo da tempestade

  • Consectetur adipiscing elit. Donec dignissim.
    • Ver perfil
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #13 Online: Outubro 15, 2011, 10:52:57 am »
Assim como o Nibelung, queria que tirassem os itens "+X"

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #14 Online: Outubro 15, 2011, 12:36:11 pm »
Essa parte dos níveis eu já tinha comentado umas duas semanas atrás, com uma pergunta que ainda não encontrei resposta: existe algum lugar online onde os designers tenham comentado ou explicado a decisão de mudar de 20 para 30 níveis nos livros básicos? Porque eu não vejo vantagem nenhuma nisso. Faz com que gere muito mais conteúdo "enche-linguiça" pra cobrir todos os níveis de cada maldita classe nova que lançam, além de contribuir pras listas de poderes que comem um espaço absurdo nos livros, estourarem completamente a matemática do sistema de perícias e atributos...

Publicano, quem gosta de aventuras semi-cósmicas e quasi-fenomenais tem direito sim, mas... isso não precisa fazer parte do jogo básico. Podia bem ser lançado em um livro separado, como na 3e (ei, é melhor pra eles também, mais desculpa pra vender livros e material adicional!).

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #15 Online: Outubro 15, 2011, 08:48:35 pm »
Ter trinta níveis deve ter sido uma solução estética. Três patamares básicos de jogo figuram melhor que dois.
« Última modificação: Outubro 15, 2011, 08:52:17 pm por Heirot »

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #16 Online: Outubro 15, 2011, 09:25:15 pm »
Eu também gosto do sistema para 30 níveis e não tenho problemas com poderes de encontro + diários, ainda que ache estranho eles pra marciais.

Mas penso que ele seria algo como super-sentai, onde os golpes gerais são poderes de encontro e o diário é a bazuca que é usada para finalizar o inimigo e por algum motivo não se pode usar toda hora.

Rurouni Knshin tem duas ótimas explicações para técnicas assim:

1) A técnica causa algum dano no usuário (stress, fadiga ou outro) que impede da técnica ser usada toda hora.

2) A técnica é bem poderosa, mas abre a guarda ou deixa alguma abertura que obriga a ela só ser usada em situações atrozes ou quando é preciso dar um fim logo no adversário e não se pode voltar atrás, tipo o Enishi ter visto antes como era a Amakakeru fez ele usar o ougi dele que era perfeito para contra-atacar a Amakakeru.

O que espero mais da 5e é o fim do bônus de item, que eles sejam inerentes aos personagens a decorrer dos níveis como sinal de evolução e melhor do sistema de perícias para consertar e aprimorar os skill challengers que foram uma ideia fabulosa para conceituar eventos interpretativos - tanto que eu chamo de combates interpretativos - e assim apliquei nas mesas que mestrei. Mas como bem apontado, quando maior o nível da mesa, mais a discrepância dos valores de testes força os desafios para um único personagem com bom valor de jogada ou exige do mestre mais trabalho para modular eles nas perícias que o grupo como um todo possua (o que às vezes pode torná-los nonsense ou  inverossímeis).
« Última modificação: Outubro 15, 2011, 09:33:13 pm por kinn »
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #17 Online: Outubro 16, 2011, 01:14:00 pm »
Vendo a argumentação do Nib para poderes por encontro, concordo com ele: controlar a sessão por encontro, em vez de por dia, seria muito melhor.

E deixaria os jogadores com um maior senso de heroísmo, sem medo de seguir adiante quando os recursos forem poucos.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #18 Online: Outubro 16, 2011, 03:08:06 pm »
Eu acho tri ter um botão escrito "FODEU!" para meu personagem usar na hora do aperto, pelas razões que o Kinn disse: é uma técnica de último recurso e shit, e é emocionante acertar aquele diário em um solo.

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #19 Online: Outubro 16, 2011, 03:15:34 pm »
É, mas eu acho que tem maneiras mais interessantes de se representar isso, tipo tendo uma categoria de poderes que você tem uns três ou quatro, mas só pode usar um deles uma única vez no encontro.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #20 Online: Outubro 16, 2011, 04:26:30 pm »
Ou algo como ter um EX-move que consome um ponto de açao e faz o poder ficar mais forte. Tipo os Ex-moves de street 3, ou o accelerator+draw do Jack de Wild Arms 1.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #21 Online: Outubro 17, 2011, 09:06:06 am »
Então,

Acho que a matemática do jogo poderia muito bem já estar incluindo os bônus e valores de itens mágicos, não necessitar de itens, o personagem já tem isso.

Então os "Itens Mágicos" teriam apenas um bônus situacional de +1 para uma situação muito específica.

Deixa eu dar um exemplo para facilitar:
Considerando que o personagem já tem tudo preparado, ou seja enfrentar um desafio de nível 15 para um personagem de nível 15 significa ter uma chance de pelo menos 55% de sucesso (10+ no d20).

Se tiver um Item Mágico que o mestre "presenteou" o personagem pelo seu desempenho, ou mesmo porque a história pede que o personagem tenha o item ou qualquer que seja a razão, irá conferir APENAS +1, não importando o nível do item.

Logo, a matemática fica em 60% de sucesso (11+ no d20), apesar de ser 5% de aumento, não representa um valor realmente alto ao ponto de quebrar toda a mecânica do sistema.

Logo é aceitável.

Quando a "mágica" do item,
Irei tentar usar as regras de itens mágicos da 4e para demonstrar:
Banidora dos Mortos-Vivos
Aprimoramento: Ataque Contra Mortos-Vivos
Propriedades
• Emana uma luz de 10 metros de raio. Você sabe da presença de qualquer morto-vivo dentro dessa área.
• Qualquer ataque contra mortos-vivos causa +1d6 de dano.
Golpe Sacro: Ataque contra Vontade; O morto-vivo fica Paralizado (TR Encerra); Ataque secondário contra todos os mortos-vivos a até 2 quadrados de distância, estes mortos vivos estão Pasmos até a próxima rodada.

Qual a moral,
A arma possui um poder por encontro (já que estou desconsiderando que existem poderes diários), e algumas propriedades interessantes para o personagem. Além disso contra mortos-vivos a arma recebe um bônus de +1 no acerto, e +1d6 no dano.

Uma ideia simples para um equipamento.

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #22 Online: Outubro 17, 2011, 12:35:04 pm »
Eu acho que os desafios deveriam contabilizar certas coisas... como o grupo estar 'preparado' ou não contra ele.

Antes que me interpretem mal(outra vez), não estou criticando... o equilibrio de desafios é a parte que mais bato palmas na 4e e é o sistema que melhor faz isso de todos que conheço. Com a 5e ali na esquina, podem melhorar isso ainda mais...

Falo de coisas como um inimigo ter fraqueza a elemento x e o grupo estar mais do que bem munido desse tipo de elemento. Ou inimigos que se tornam sei lá quanto mais difícil se por ventura o grupo não tiver os meios de abusar de suas fraquezas.

D&D já conseguiu contabilizar muita coisa no equilíbrio de desafios, com a progressão linear e porcentagens fixas do sistema deve ser tranquilo incluir isso também.

Seria a melhor forma(ao meu ver) de lidar com os itens mágicos. Se ele é situacional e não afetaria encontro x, desconsiderar para calcular o desafio... se for impactante, usar +x de nd, sei lá.

Seria em outras palavras transferir mais do *bom senso* para as regras, de uma forma mensurável e clara. Isso ia ser show de bola.

Puxando o que o Shin falou, o +1 poderia ser a margem 'ignorável'(55% para 60%, aceitável). Se algo desse vantagem acima disso, afetar a nd.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #23 Online: Outubro 17, 2011, 01:02:19 pm »
Eu acho meio injusto isso. O jogador que se focou em algo (sei lá, querer ser um piromante) vai ganhar menos XP contra criaturas de gelo, por fazer bem o que ele quer fazer, mas para ganhar XP vai ter que enfrentar criaturas que podem até ser imunes a fogo?

E como fica em caso de encontros mistos?

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #24 Online: Outubro 17, 2011, 01:47:14 pm »
Gegê, o que eu entendi que o Vincer disse é: se tu estiver preparado, tu ganha mais, e não menos XP. E se vencer uma situação adversa às suas capacidades, ganha ainda mais.

Considero uma boa idéia contabilizar uma 'pontuação', ao estilo da premiação de combate em FF XIII. Mas isso é meio trabalhoso. É um modelo que funciona bem em videogames, que fazem isso automaticamente, mas em um jogo de mesa, dependendo da eficiência humana, pode ser falho.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #25 Online: Outubro 17, 2011, 02:12:47 pm »
Então, se tu tá preparado (ou seja, investiu, se focou para fazer algo bem), tu é penalizado!

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #26 Online: Outubro 17, 2011, 05:54:58 pm »
na 5e só espero que não hajam retrocessos pra 3e, ou seja, que não inventem sistema vanciano mais ou magos melhores que guerreiros.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #27 Online: Outubro 17, 2011, 07:11:09 pm »
Gegê, então vencer sem estar preparado, é uma proeza menor do que vencer sendo especializado naquilo? Não faz sentido.

Sem contar que vai ter situações em que o especializado vai estar despreparado.
« Última modificação: Outubro 17, 2011, 07:14:06 pm por Heirot »

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #28 Online: Outubro 17, 2011, 07:16:19 pm »
O caso é que D&D é baseado no fato de que o grupo tem um monte de especialistas, ao inves de um conjunto de gente mais ou menos. Entao se voce tem o seu mago do fogo que so sabe tacar fogo, criar fogo, manipular fogo, e comer fogo, ao enfrentar um inimigo imune a fogo voce vai estar limitado a confiar que o resto do grupo vai dar conta.

Nenhuma ediçao até hoje fez essa premissa funcionar na pratica, mas o jogo é construido com esta premissa em mente. E nao acho que ela deva mudar.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #29 Online: Outubro 17, 2011, 07:54:31 pm »
Estava aqui viajando LEGAL,

Estava pensando na seguinte lógica.
Todas as classes na 4e tem um atributo que é usado para causar dano.

Desa forma, então porque não remover esse atributo de causar dano, e coloca direto uma ligação com o nível.
Algo nos moldes do que foi feito no Gamma World.

Você realiza um ataque e causa 1d10 + Nível de dano.

E utilizar os atributos somente para acerto.
Claro que daqui a pouco teremos apenas um unico atributo em jogo: "Nivel"...

Mas estava pensando nisso...

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #30 Online: Outubro 18, 2011, 12:23:03 am »
Mas na prática, já acontece isso. O atributo primário é uma forma de proteção de nicho, para não facilitar a quem faz híbrido e multiclasse.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #31 Online: Outubro 18, 2011, 12:43:05 am »
O que a pratica nao acontece muito. Vide que temos como cobrir os quatro nichos com carisma (Feiticeiro, Paladino, Bardo, Bruxo, Binder) e tres com sabedoria (Clerigo, Vingador, Druida), Inteligencia (Psion, Lamina Arcana, Artifice) e Força (Guerreiro, Barbaro, Senhor da Guerra).

Sobra Destreza que é praticamente tomada por agressores, e Constituiçao que so tem uma classe e meia focada nela.

Eu seria totalmente a favor de refazerem os atributos basicos pra coisas que fazem mais sentido, e reformatar os numeros pra serem mais intuitivos. Mas os seis atributos basicos e os valores variando entre 3-18 sao vacas sagradas dificeis de matar.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #32 Online: Outubro 18, 2011, 09:54:59 am »
Eu seria totalmente a favor de refazerem os atributos basicos pra coisas que fazem mais sentido, e reformatar os numeros pra serem mais intuitivos. Mas os seis atributos basicos e os valores variando entre 3-18 sao vacas sagradas dificeis de matar.

O que sugere Nibe?
Usar Força + Nível para dano em qualquer ataque.

Força para acerto com armas pesadas, Destreza para acerto com armas leves.
Inteligencia para magias de dano,
Sabedoria para magias decura.

Carisma para efeitos adicionais,
Constituição para HP

Se olhar por este lado,
Um ataque teria o grosso de bônus fixo no valor do nível do personagem,
O atributo apenas seria um bônus extra, pois o real valor de dano fica por conta do nível do personagem.

O que acham?


Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #33 Online: Outubro 18, 2011, 11:37:58 am »
Sem valor de acerto dependente de atributos. Isso força a colocar um 16 ou mais no atributo principal pra chegar na media de acerto. O ideal seria deixar os atributos definirem apenas pericias e talvez defesas (em escala menor que agora).

Constituiçao vinculada ao HP tem sempre o risco de tornar ele bom demais pra todos os personagens, como era na 3e.

A 4e ja provou que é possivel desvincular ataques de Força sem dar um choque muito grande na populaçao. Vide PH1 que tinha clerigo de força, paladino de força e patrulheiro de força, so porque usavam arma corpo a corpo. No PH2 começaram a surgir os personagens que usam armas com outros atributos (bardo e vingador, precedidos pelo lamina arcana em FR), e o jogo nao quebrou por causa disto. Entao eu acho que esta vaca sagrada "Força determina dano corpo a corpo" pode ser jogada fora.

O lado ruim é que força e constituiçao sempre tiveram uma lista de pericias pequenas justamente porque estes atributos afetavam uma parte tao importante do nucleo do sistema. Se removerem isto, vao ter que rebalancear os atributos igual fizeram com sabedoria e carisma (que tem mais pericias a disposiçao que os outros atributos).
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #34 Online: Outubro 18, 2011, 04:03:11 pm »
GG, não é diferente de um grupo low level vencer um desafio bem alto para o que normalmente conseguiriam. O ganho de xp, relativo ao nível deles, é muito mais recompensa que um grupo nivelado vencendo o mesmo desafio. A mesma coisa. Obviamente é impossível fazer algo prático que calcule precisamente o desafio conforme toda build dos personagens, mas há uma quantidade de coisas bem razoáveis de fazer.

Por exemplo, dane-se nd, um grupo de inimigos voadores contra um grupo sem nada que os alcance vai ser um desafio bem mais complicado. Eu acho que esse tipo deveria ser contabilizada... de verdade já fazem isso, o narrador coloca bom senso, mas sabemos o quão preciso bom senso é. D&D já tem essa base ótima para calcular desafios, não seria difícil colocar ao lado de certas habilidades ou fraquezas dos monstros uma nota do tipo 'ajuste +1'(traduzindo: se o grupo não tiver defesa/resistência aquilo, +1 na ND). Coisa do tipo.

O lance de xp por ND é mais uma questão da lógica do próprio jogo. A idéia não é que o grupo de heróis fodas é menos recompensado: aquilo pra eles agora é bobeira, eles agora podem lidar com coisas muito maiores. XP relativo ao nível de desafio(o quão difícil é) parece-me mais do que justo.

O ponto do que eu falei não era o xp entretanto: e sim ajudar ainda mais o narrador a bolar desafios bacanas para o grupo, contabilizando itens mágicos. Com eles de fora da matemática dos níveis, o grupo conseguir(ou o narrador dar) itens mágicos tornaria difícil equilibrar as coisas. Atualmente d&d 'dê no mínimo isso de itens e no máximo isso, conforme nível, senão a matemática quebra'. Mais prático seria o contrário, calcular o desafio conforme o que o grupo tem(principalmente com itens).

Daí alguém querendo rolar campanha low magic e alguém rolando uma campanha monty haul poderiam usar as mesmas regras básicas, sem se preocupar em adaptar nada...
« Última modificação: Outubro 18, 2011, 04:12:42 pm por Vincer »

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #35 Online: Outubro 18, 2011, 04:15:24 pm »
ND não existe mais na 4e, Vincer. Se usa um sistema de cálculo de "XP total dos monstros" x "número de aventureiros"

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #36 Online: Outubro 18, 2011, 06:00:33 pm »
[...] dane-se nd [...]
[...] O lance de xp por ND é mais [...]

ND não existe mais na 4e, Vincer. Se usa um sistema de cálculo de "XP total dos monstros" x "número de aventureiros"

Gente, mais foco no assunto do que nas palavras...

Gegê,
Quando ele se refere a +1 ND, entenda como +1 monstro do mesmo nível, ou então +# de XP para os personagens.

A ideia é valida, tirar ainda mais o "bom senso" e transpor isso em regras.

Inclusive, hoje mais cedo estava conversando com um amigo meu (que é relutante em jogar 4e), e ele afirma que na 4e tem regras para coisas que não são necessárias, e reclama do mesmo problema em Storytelling, que tem regras demais, regras para colisão, regras para situação X e situação Y...

Nas palavras dele:
"[...] coisas para fazer o mestre perder o poder na mesa de jogo [...]"

Eu entendo o lado dele, mas prefiro que tenham regras para isso do que existir pessoas sem o bom senso necessário para jogar e fazer o nosso hobby ser taxado de coisa de louco/viajona por não cobrir certos aspectos necessário.

Então, passar do "bom senso" para regras adequadas, para mim, é uma realização interessante.

:)

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #37 Online: Outubro 18, 2011, 06:11:15 pm »
Em termos de regras de verdade, o 4e tem menos do que a 3.x...
E discordo do comentário que qualquer uma das duas poda o mestre.

Isso acontecia é com vampiro e suas disciplinas até nível 10 mas jogadores só podiam até 5. É um tira tesão danado.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #38 Online: Outubro 18, 2011, 09:27:41 pm »
Engraçado q mesmo com minha mania de usar homebrews eu tento impor regras desse tipo 'que podam o mestre'. Não sei se usaria se podassem realmente...
Uma coisa pouco tem haver com a outra. Eu acredito que no fundo dá mais poder ao mestre, e tornar o jogo mais estável nem sempre quer dizer tirar poder do mestre.

Acho que o preço por um jogo mais equilibrado e mais fácil de gerenciar é válido. A longo prazo o preço é pago... bem melhor que ter sessões ótimas e horríveis conforme acertos e erros do bom senso. Se regras devem ser ferramentas, que sejam as mais úteis o possível(eu acho).

Melhor dizer regras que removem o 'achismo'. Ter umas que removem achismos e outras que beneficiam bom senso. O problema é exigir bom senso para o jogo funcionar. Já vi muita mesa cabulosa, quanto mais der para minimizar essa parte da experiência melhor. As vezes nem é culpa de mestre sem noção, apenas de mestres novatos. Uma das barreiras do rpg é essa necessidade de tutelagem de mais experientes para novatos... quanto mais fácil e frequente grupos de novato sozinhos tendo uma boa experiência e pegando o jogo direito, melhor para todos.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #39 Online: Outubro 18, 2011, 11:07:17 pm »
Citar
Quando ele se refere a +1 ND, entenda como +1 monstro do mesmo nível, ou então +# de XP para os personagens.

A ideia é valida, tirar ainda mais o "bom senso" e transpor isso em regras.
Ah, isso.

Já tem na 4e.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #40 Online: Outubro 19, 2011, 10:54:13 am »
Citar
Quando ele se refere a +1 ND, entenda como +1 monstro do mesmo nível, ou então +# de XP para os personagens.
A ideia é valida, tirar ainda mais o "bom senso" e transpor isso em regras.
Ah, isso.
Já tem na 4e.

Sério?
Juro que não sabia disso...
E olha que gosto de ficar lendo os livros de regras como passa tempo.

Tá em qual DM Guide?
(Totalmente curioso a respeito)

:D

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #41 Online: Outubro 19, 2011, 11:22:56 am »
No primeiro. Dando uma olhada rápida, pág. 46 e pág. 120.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #42 Online: Outubro 19, 2011, 11:42:38 am »
Só explica como usar montaria diminui o desafio do encontro, e ganha-se menos XP com isso. É bem na linha do que o Vincer sugeriu, mas não é tão amplo quanto o que ele quer, onde cada característica especial do desafio pode adicionar ou diminuir XP do total, dependendo das capacidades do grupo contra este tipo específico de característica.

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #43 Online: Outubro 19, 2011, 01:44:53 pm »
A forma mais prática(eu acho) seria notas rápidas não no livro, não como regras gerais ou cálculos... mas no próprio monstro. O desafio indicar quanto se altera. Seria como considerar o mesmo desafio e xp um monstro corrosivo contra um grupo sem nada para ser corroído; não é o mesmo desafio(e sei lá, essa situação poderia acontecer em Dark Sun).

Se o narrador já marcou a ferro e fogo que vilão x tem um bicho desses na masmorra e o grupo chega, ser um desafio mais fácil(e ajuste de xp). Se o narrador quer ao invés disso criar um desafio específico, que seja equiparado ao grupo, ele já descartaria o tal monstro e faria outra coisa. Simples assim.

Aliás, notas desse tipo(nos monstros) ajudariam muito mais a visualizar o que o grupo pode ou não conseguir. Monstros de 'xp alto demais' para o nível de um grupo podem ser adversários viáveis dependendo do equipamento e builds dessa mesa. Ajuda todos a terem melhor noção do real potencial do grupo(ao meu ver).

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #44 Online: Outubro 28, 2011, 07:30:58 pm »
Eu gostaria que voltassem o layout e a arte do AD&D - que IMHO são as melhores que os caras fizeram.

Quanto às regras, não cheguei a jogar o 4e, achei muito cheio de frufrus - ou talvez eu tenha criado uma certa resistência após tanto investimento no 3.5. Mas essa ideia do Vincer de criar essas notas no monstro é muito boa, concerteza uma mão na roda para o mestre.
"First come smiles, then lies. Last is gunfire." Roland Deschain, The Dark Tower

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #45 Online: Outubro 28, 2011, 09:17:45 pm »
Eu gostaria que voltassem o layout e a arte do AD&D - que IMHO são as melhores que os caras fizeram.

Temos mais um míope na Spell.

Você pode ser mais a favor do estilo, mas em matéria de qualidade de arte, em média, as ilustrações tem melhorado. Grande parte por causa da criação de mais ferramentas digitais de desenho. Só comparar, por exemplo, o bicho final mais icônico do Manual dos Monstros: O Tarrasque 2e 3e 4e
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #46 Online: Outubro 28, 2011, 09:55:21 pm »
Eu sempre achei as ilustrações de AD&D horríveis. tem umas que pareciam ter sido feitas por crianças de 5 anos
« Última modificação: Outubro 29, 2011, 12:41:43 am por Sidney »
War never changes

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #47 Online: Outubro 28, 2011, 10:55:20 pm »
A maioria do pessoal quando fala da arte de AD&D se refere a isso:

http://1.bp.blogspot.com/_9XzDGnDAGDc/TG5Y0Nd8V-I/AAAAAAAAAEY/ZXUWoFBTyek/s1600/Rikus.jpg

Mas esquecem que isso era do livro de cenário e a maioria das ilustrações eram assim:

http://www.headinjurytheater.com/article73.htm

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #48 Online: Outubro 29, 2011, 01:27:03 am »
Citar
Eu sempre achei as ilustrações de AD&D horríveis. tem umas que pareciam ter sido feitas por crianças de 5 anos

Nem tanto à terra, nem tanto ao mar. AD&D oscilava brutalmente quanto a sua qualidade. De um lado, Planescape tinha um acabamento e ilustrações que eu considero insuperáveis, mesmo por livros modernos, e o que vi de Birthright era muito bom, mas ambos foram feitos nos últimos anos da TSR Era. O resto dos livros (salvo as ilustrações de uma página inteira) tinha uma qualidade que hoje seria visto como tosca, mas que era o padrão da época (vide os primeiros livros de Vampiro, por exemplo).

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #49 Online: Outubro 29, 2011, 11:01:48 am »
O gegê pegou a ideia e o Fee verte completou. É esse tipo de coisa que deveria voltar, não as porcarias - e até hoje eu dou risada quando vejo (na verdade não vejo) o Invisible Stalker do AD&D. Não que o tarrasque não tenha ficado MUITO melhor, mas existem muitas imagens horríveis na 3-4ª ed, talvez até algumas coisas tenham ficado muito caricatas - tipo o bugbear.

No mais, o layout da página desse mesmo livro dos monstros é o que eu uso na minha própria coleção de monstros 3.5 - na maioria uns que eu adapto ou pego da net e imprimo para usar. Além de mais agradável, fica mais organizado.
"First come smiles, then lies. Last is gunfire." Roland Deschain, The Dark Tower

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #50 Online: Outubro 29, 2011, 01:20:07 pm »
Eu sei que tem algumas imagens estupidamente bem feitas nas edições anteriores. Isso ainda não muda o fato que elas eram poucas comparadas com o número total. Imagens maravilhosas e bem feitas dá pra catar a dedo em qualquer edição.

Só que acho que falar "Queria que o Brom/Reynolds/DiTerlizzi desenhasse de novo" é melhor do que "Queria a arte da 2e de volta".
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #51 Online: Outubro 29, 2011, 02:30:01 pm »
Sim, talvez eu tenha tido algum problema em me expressar. Mas sinceramente não conheço esses artistas nem o portfolio deles, e por isso quero dizer que não associo o nome à imagem - e talvez eles até tenham feito a arte em livros mais recentes, só que em um estilo diferente, vai saber...

E não se discute só a qualidade da imagem como também o conceito objetivo do imaginário do sistema. Exemplo: Paladino de AD&D = humano + armadura completa +bigode. Paladino de 3.0/5... = Dragonkin. Mago foda AD&D = velho + cachimbo. Mago foda 3.0/5.. = elfa de cabelo pixaco.
Não entremos no campo da subjetividade pra falar "Ah, você faz como quiser, bla bla bla" ou "O artista foi fez apenas uma demonstração, etc etc". O fato é que nas edições anteriores as coisas fodas pareciam mais fodas. Mas agora você olha um Hecantoncheires (ou qualquer que seja o nome dele) ou até um Titã e eles simplesmente parecem bobos, apesar de serem fodas.

No final das contas acho que tentei explicar e eu mesmo me embananei por aí.hehehe
Mas é maisomenos isso.




"First come smiles, then lies. Last is gunfire." Roland Deschain, The Dark Tower

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #52 Online: Outubro 29, 2011, 06:01:49 pm »
Citar
O fato é que nas edições anteriores as coisas fodas pareciam mais fodas.


Eu usaria varias palavras para descrever as ilustrações de ad&d que eu já vi, e com certeza foda não seria uma delas  XD

Citar
Paladino de AD&D = humano + armadura completa +bigode.


tipo assim:

http://media.giantbomb.com/uploads/0/3715/646020-dqivds133_super.jpg

« Última modificação: Outubro 30, 2011, 12:22:54 am por Sidney »
War never changes

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #53 Online: Outubro 30, 2011, 09:26:43 pm »
UEHEUHUEHUEHUEHUEHUEHEUHEUHEUHEUEHUEH Sim, com direito a cuecão de couro e tudo....EUUEHUHEUHEUHEUHE
 
Citar
Eu usaria varias palavras para descrever as ilustrações de ad&d que eu já vi, e com certeza foda não seria uma delas 

Não que as ilustrações fossem fodas, mas as coisas fodas do jogo pareciam mais fodas, entende?
"First come smiles, then lies. Last is gunfire." Roland Deschain, The Dark Tower

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #54 Online: Outubro 30, 2011, 09:53:36 pm »
Não que as ilustrações fossem fodas, mas as coisas fodas do jogo pareciam mais fodas, entende?

Sim. mas ai vai de cada um: tem gente que acha que um barbudo com cachimbo é um mago  foda, e tem gente que acha que uma elfa de cabelo pixaco é uma maga foda
War never changes

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #55 Online: Outubro 30, 2011, 10:19:11 pm »
Sim. mas ai vai de cada um: tem gente que acha que um barbudo com cachimbo é um mago  foda velho com cara de pedófilo.

FIXED

Enfim, isso varia de gosto para gosto. Mas depois de 15 anos de magos de chapéu pontudo e guerreiros humanos arianos, estava mais do que na hora de variar.

Also, Regdar: http://www.enworld.org/forum/general-rpg-discussion/234839-so-thats-why-regdar-gets-no-love-3.html  XD

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #56 Online: Outubro 30, 2011, 10:26:18 pm »
Caras, isso já é pano para outro tópico.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #57 Online: Novembro 01, 2011, 02:30:08 pm »
Dearte eu prefiro sem dúvidas as da 4e mesmo, com direito ao uso dos recursos digitais e algo nem tão clássico e nem tão dungeonpunk, já tendo agora influência das ilustrações de videogames modernos, enfim, algo sintonizado com nossa época.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #58 Online: Novembro 02, 2011, 01:07:27 am »
 
Citar
• Nível em Tudo 
 
O problema disso, como dito antes, é que deixa de ser bom um bônus qualquer de +1. Um +1 atualmente, representa dois níveis a mais nas suas chances. Reduzir esse bônus para 1 nível pode ser um pouco tenso.

 
Citar
• Retorno aos 20 níveis
Não vejo nada de errado com os 30 níveis. E olhe que quem tá falando é um cara que curte os níveis 1 a 5, dificilmente saindo desse patamar. O lance é que, para mim, quanto mais opções o básico puder proporcionar, melhor. Argumenta-se que, tirando os níveis épicos, haverá mais espaço para o livro. E colocar o quê? Eles não me pareciam muito interessados em por mais fluff no livro e rechear com mais regras seria tolice. Tudo bem, estamos supondo uma 5e e talvez esse espaço sirva para alguma coisa. Mas não vejo muito como eles podem ser aproveitados.  Colocar mais regras, para mim, é inviável, a proposta da 4e (e tou supondo que uma eventual 5e seguria mais ou menos no mesmo sentido) é ser o mais simples possível. Talvez adicionar uma coletânea mais completa de rituais....  :hum:


Citar
• Sistema de Magias Final Fantasy
Pra mim, o uso de mana ou MP ou whatever seria um retrocesso. Provavelmente seria melhor que o sistema vanceano, mas ainda assim falho, principalmente nos níveis altos, onde temos muitos deles. O que acontece: com os poderes por encontro e diários, o controle do funcionamento deles é totalmente possível. Já o sistema de magias não.


Citar
• Remover os Pulsos de Cura
Os pulsos de cura tem aquele efeito de "desgaste com o tempo" que eu acho particularmente elegante e até ajuda na abstração do significado do PV. Contudo, não tenho nada contra se eles sairem de cena, mas eu manteria. =)


Citar
• Menos HP
THIS! Muito HP significa batalha longa. Só isso. Prefiro que o combate seja ligeiramente mais rápido em virtude de HPs menores.


Citar
• Menos Poderes
Concordo. Nos níveis altos é meio chato ter tanto poder pra escolher. Da última vez que eu narrei em Paragon Path, o pessoal passava boa parte do turno "foleando" o seus respectivos decks de poderes para escolher um. Contudo, não gosto da ideia de limitar ainda mais. Os poderes poderiam ser mais modulares, permitindo que eles sejam usados de formas ao menos um pouco diferentes em certas cituações.
Um exemplo simples: digamos que o guerreiro tenha um poder que faça com que ele ataque todos ao redor (close burst 1) com um golpe a 1[W] + For de dano. Agora suponhamos que ele esteja lutando apenas com um monstro solo, o que tornaria esse poder simplesmente inútil já que seu grande efeito é dar um ataque básico em cada inimigo adjacente. Ele bem que poderia usar "toda a energia para fazer o ataque giratório" e empregar em um único golpe contra o monstro, fazendo, digamos, 2[W] + for de dano e atordoando por um turno o alvo. Isso mata dois poderes com um poder só. Se todos os poderes fossem assim "dois em um", teríamos um acervo caindo pela metade.


Citar
• Menos Classes, Mais Construções
No nWoD isso funcionou (substitua "classe" por "clã", "tribo", etc.... dá mais ou menos na mesma, coceitualmente), mas não sei se funcionaria com o D&D muitos jogadores sempre anseiam por classes novas. Eu sei que mais builds ajudam a variar o personagem mas o mais empolgante mesmo é ver uma classe totalmente nova, com características específicas diferenciadas.
Citar
• Modularidade para o Personagem
Concordo.
« Última modificação: Novembro 02, 2011, 01:13:46 am por Kasuya »

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #59 Online: Novembro 02, 2011, 01:32:08 am »
Citar
• Nível em Tudo 
 
O problema disso, como dito antes, é que deixa de ser bom um bônus qualquer de +1. Um +1 atualmente, representa dois níveis a mais nas suas chances. Reduzir esse bônus para 1 nível pode ser um pouco tenso.
Só transformar os +1 em +2.

Offline Deicide

  • Senhor do Refúgio Subterrâneo
    • Ver perfil
    • Underground Haven
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #60 Online: Novembro 02, 2011, 10:56:41 am »
O que eu gostaria de ver na 5e?

Curva de poder gradual
Para mim, tinham que reduzir ainda mais o impacto dos níveis nas habilidades dos personagens. Ao invés de aumentar tudo em +1 a cada dois níveis, o bônus deveria vir a cada 3 níveis ou mais. Isso cria uma curva bem mais gradual de poder, e permite que monstros permaneçam úteis por mais níveis. O que definiria o poder do personagem não é o bônus, mas os PVs, talentos e habilidades que serão acumulados ao longo dos níveis.

Listas mais abertas de poderes
Ao invés de poderes de nível 1, 2, 3, 4, etc. Poderíamos ter listas como "Poderes Heroicos", "Poderes Exemplares" e "Poderes Épicos". Os poderes heroicos e exemplares também iriam "melhorar" com o patamar. Isso significa que teríamos listas menores de poderes, mas menos poderes repetitivos.

Mais poderes Ilimitados e de encontro, menos poderes diários
Poderes diários deveriam ser "atitudes desesperadas" para aquele único encontro fodido do dia. Talvez ter um único poder diário por patamar, por exemplo, fosse mais do que suficiente.

Poderes modificáveis ou combináveis
Especialmente para as classes marciais. Estilo o que fizeram no Essentials, onde se combina um ataque básico, uma postura e a habilidade de aumentar o dano. Isso permite ao personagens "improvisar" ataques especiais, sem parecer que se está puxando cada ataque de uma lista limitada.

Itens mágicos sem bônus
Chega de bônus permanentes! Uma espada mágica pode causar dano de fogo, permitir um ataque especial ou um bônus especial por encontro, mas nao bônus fixos permanentes em ataques. No máximo, teríamos pequenos bônus em danos e em redução de dano, mas não em características básicas como ataques e defesas. Os personagens devem ser plenamente capazes de se virar sem itens mágicos.

Classes menos específicas, Papeis mais livres
Os papeis deveriam ser mais ligados às escolhas dentro da classe do que à classe em si. Isso permite que grupos menores se virem bem sem um "líder" ou um "defensor", e que personagens sozinhos sejam um pouco autossuficientes. Contudo, um grupo bem equilibrado ainda seria recomendado.

Mantenham os Pulsos de Cura
Para mim, foram a melhor adição da 4e. Eles permitem que os personagens se renovem a cada encontro, mas mantêm um limite diário de recuperações que forçam os jogadores a tentar poupá-los. É uma solução engenhosa que equilibra o heroísmo latente do D&D com a necessidade de cautela e estratégia.
« Última modificação: Novembro 02, 2011, 10:58:36 am por Deicide »

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #61 Online: Novembro 02, 2011, 12:15:48 pm »
Só tem duas coisas que eu gostaria de ver na 5e

1° a substituição do sistema de poderes diários/encontro por um sistema de pontos de poder

2° algo que o deicide já falou:Classes menos específicas, Papeis mais livres
Os papeis deveriam ser mais ligados às escolhas dentro da classe do que à classe em si. Isso permite que grupos menores se virem bem sem um "líder" ou um "defensor", e que personagens sozinhos sejam um pouco autossuficientes. Contudo, um grupo bem equilibrado ainda seria recomendado.
War never changes

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #62 Online: Novembro 02, 2011, 12:19:47 pm »
Ao invés de poderes diários, poderes por sessão de jogo.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #63 Online: Novembro 02, 2011, 12:23:02 pm »
Citar
Citar
 
Citar
  • Nível em Tudo 
O problema disso, como dito antes, é que deixa de ser bom um bônus qualquer de +1. Um +1 atualmente, representa dois níveis a mais nas suas chances. Reduzir esse bônus para 1 nível pode ser um pouco tenso. 
Só transformar os +1 em +2.

Não é bem assim.Tu tá duplicando o bônus "corriqueiro". Daí, se você consegue um bônus total de, sei lá, +6, nessa métrica, ele passaria a ser +12, e assim por diante. Já fica meio ruim administrar bônus muito grandes e eles seriam aumentados? Sei não. Não me parece uma boa.
Principalmente agora depois de ler o post do Deicide em que ele chama a atenção para um grande detalhe: quanto mais gradual é o crescimento dos bônus de ataque e dano dos personagens mais "reaproveitáveis" são os monstros.
Citar
Listas mais abertas de poderes
Ao invés de poderes de nível 1, 2, 3, 4, etc. Poderíamos ter listas como "Poderes Heroicos", "Poderes Exemplares" e "Poderes Épicos". Os poderes heroicos e exemplares também iriam "melhorar" com o patamar. Isso significa que teríamos listas menores de poderes, mas menos poderes repetitivos.
O problema de deixar aberto de mais é a chatice para se escolher tudo. Todo nível que você ganha um novo poder por encontro ou diário, você tem uns 4 poderes (por padrão) para escolher 1. Ainda assim, as pessoas demoram para se decidir porque tem que ler os poderes e tal. Imagine se tivesse que escolher um poder numa lista muito maior. Fora que isso atrapalha a questão do iniciante, que tem preguiça de ficar lendo muito. Então se torna muito mais prático um "escolha 1 entre 4" do que "escolha 1 dessa listona aí".
Contudo, pessoalmente, eu não vejo problemas na listona, já que eu gosto de ficar lendo e escolhendo os poderes de qualquer forma.... Mas eu tou imaginando que esse foi um dos motivos para os poderes serem arquitetados assim, embora os poderes de um mesmo patamar tenham mais ou menos o mesmo poderio (já vi casos em que um poder por encontro de nível mais baixo é até melhor que algum outro poder por encontro de nível mais alto).
Citar
Mais poderes Ilimitados e de encontro, menos poderes diários
Eu concordo. Acho um exagero os personagens de níveis altos com 4 poderes diários e tudo o mais. 4 poderes diários é muita coisa, o cara passa até a quase usar como poder por encontro, levando em conta que um dia tem o que, uns 4 ou 6 encontros. Isso tira a dramaticidade do poder diário (que é particularmente emocionante nos níveis baixos) e banaliza o dano.
Citar
Poderes modificáveis ou combináveis
Apoiadíssimo. Era basicamente o que eu disse antes: poderes modulares que sirvam para mais de um tipo de situação. E isso, para mim, é a chave para a redução das listas de poderes.
Citar
Classes menos específicas, Papeis mais livres
Eu acho preferível uma classe específica que tenha mecanismos que façam ela tender para um outro papel, mas no máximo 1 outro papel além do padrão. Mais do que isso, o jogo perde o foco no grupo e isso é um retrocesso.
O que acontece: quanto mais específicos, melhor as classes fluem, pois possuem papeis específicos no combate e ninguém vai fazer isso melhor que eles. A adição de um segundo papel baseado nas escolhas internas do jogador em sua build faz com que ele se torne mais versátil, mas não tão versátil assim ao ponto de tentar ser "autosuficiente". E isso, a meu ver, já é suficiente para termos um grupo se virando bem na ausência de um papel em espefícico. Digamos que, na ausência de defensor, o agressor do grupo adote secundariamente o papel de defensor e o mesmo sendo feito pelo líder, enquanto o controlador adota um segundo papel de agressor. Isso provavelmente, sendo bem arquitetado, já resolveria o problema da ausência do defensor. Algumas classes já tem esse "jeito" de flertar com outros papeis, acho que basta isso ser expandido tanto em qualidade, quanto em quantidade (isso é, a classe poder adotar todos os outros 3 papéis como secundários).




Offline Deicide

  • Senhor do Refúgio Subterrâneo
    • Ver perfil
    • Underground Haven
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #64 Online: Novembro 02, 2011, 01:27:39 pm »
O problema de deixar aberto de mais é a chatice para se escolher tudo. Todo nível que você ganha um novo poder por encontro ou diário, você tem uns 4 poderes (por padrão) para escolher 1. Ainda assim, as pessoas demoram para se decidir porque tem que ler os poderes e tal. Imagine se tivesse que escolher um poder numa lista muito maior. Fora que isso atrapalha a questão do iniciante, que tem preguiça de ficar lendo muito. Então se torna muito mais prático um "escolha 1 entre 4" do que "escolha 1 dessa listona aí".

Dependendo de como é organizada, a lista pode não ser difícil de fazer. Ainda mais combinando com a possibilidade de modificar ou combinar poderes, você pode ter umas poucas habilidades que permitem centenas de combinações.

Outra coisa a lembrar é que a lista torna a criação de personagens mais longa, mas o avanço ao longo dos níveis não, visto que boa parte dos jogadores já vai ter lido a lista para criar seu personagem.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #65 Online: Novembro 02, 2011, 02:11:46 pm »
O problema é que no geral a criação é a parte que mais trava iniciantes no sistema. E focar energia demais na criação e menos na evolução tende a fortalecer os jogadores com síndrome de personagem suicida, que acham que a build deles "está errada" e tem que matar o personagem pra criar outro similar, mas "certo".

Um exemplo é como era feito na 3.5. As escolhas de perícias, atributos e talentos eram imutáveis. Se você pegou um talento que parecia bom, mas a longo prazo não é (como magos de nível 1 pegando Tiro Preciso pra atirar com a besta melhor), a única forma de consertar é refazendo. Ou quando sai um livro novo com uma classe de prestígio nova, e exige certas graduações em perícias e talentos inúteis que você não tinha. E por aí vai.

Eu acho que a criação do personagem deve ser o mais simples possível, e a evolução ser mais complexa. Desta forma, conforme você passa a conhecer o personagem, você ganha familiaridade com o sistema e com o que você espera do personagem, podendo decidir melhor o rumo que você quer que a evolução tome.

Acho que este texto resume bem este ponto de vista.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #66 Online: Novembro 02, 2011, 02:57:44 pm »
Lembrando que psiônicos na 4e não tem poderes por encontro, mas pontos de poder que gastam para aprimorar seus at will, tornando seus poderes versáteis.

Já é um passo na direção que vocês buscam, embora eles ainda tenham poderes diários.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Deicide

  • Senhor do Refúgio Subterrâneo
    • Ver perfil
    • Underground Haven
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #67 Online: Novembro 02, 2011, 03:50:23 pm »
O problema é que no geral a criação é a parte que mais trava iniciantes no sistema. E focar energia demais na criação e menos na evolução tende a fortalecer os jogadores com síndrome de personagem suicida, que acham que a build deles "está errada" e tem que matar o personagem pra criar outro similar, mas "certo".

Para isso que existem as regras de retreino.

Citar
Eu acho que a criação do personagem deve ser o mais simples possível, e a evolução ser mais complexa.

É só dividir as escolhas em subgrupos similares, como poderes de "ataque", "posturas", "utilitários", etc. E trazer uns kits prontos para os iniciantes, como a 4e fez com todas as classes.

Criação de personagem ter um opções simplificadas para iniciantes é uma coisa, mas forçar você a só criar personagens simples inicialmente é uma droga.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #68 Online: Novembro 02, 2011, 04:17:35 pm »
Para isso que existem as regras de retreino.

Retreino é bom, mas quando você faz a maioria das escolhas no começo, o retreino pode ser muito brusco. Por que o retreino na 4e funciona? Porque literalmente em todos os níveis você faz uma escolha significativa e ganha um poder ou talento novo.

(click to show/hide)

Então se você no 16° nível escolhe um talento que não gostou na prática, logo no nível seguinte você troca ele pra outra coisa. E ganha um poder de encontro novo pra testar.

Se as grandes decisões são feitas logo no começo, e você demora, digamos, 4 níveis pra ganhar um poder novo, se você aproveitar todos os retreinos pode terminar com um personagem drasticamente diferente do personagem inicial.

Retreino funciona quando se tem escolhas importantes todos os níveis, ou quando se faz uma reconstrução completa (que é a mesma coisa de criar outro personagem).
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Deicide

  • Senhor do Refúgio Subterrâneo
    • Ver perfil
    • Underground Haven
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #69 Online: Novembro 02, 2011, 04:55:51 pm »
Retreino é bom, mas quando você faz a maioria das escolhas no começo, o retreino pode ser muito brusco. Por que o retreino na 4e funciona? Porque literalmente em todos os níveis você faz uma escolha significativa e ganha um poder ou talento novo.

QUe isso tem a ver com a minha proposta? Eu só propus que ao invés de ter poderes por nível, tenhamos uma lista por patamar. Você ainda ganha habilidades a cada nível (só propus mudar os modificadores, e ainda citei que o que definiria o poder do personagem seriam os PVs/Talentos/Poderes que seriam ganhos nos níveis, e não o modificador em ataques/defesas), e no primeiro nível você escolhe um número padrão de poderes.

Citar
Se as grandes decisões são feitas logo no começo, e você demora, digamos, 4 níveis pra ganhar um poder novo

Eu nunca propus nada disso.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #70 Online: Novembro 02, 2011, 05:10:27 pm »
Listas mais abertas de poderes
Ao invés de poderes de nível 1, 2, 3, 4, etc. Poderíamos ter listas como "Poderes Heroicos", "Poderes Exemplares" e "Poderes Épicos". Os poderes heroicos e exemplares também iriam "melhorar" com o patamar. Isso significa que teríamos listas menores de poderes, mas menos poderes repetitivos.

Mais poderes Ilimitados e de encontro, menos poderes diários
Poderes diários deveriam ser "atitudes desesperadas" para aquele único encontro fodido do dia. Talvez ter um único poder diário por patamar, por exemplo, fosse mais do que suficiente.

Aqui eu entendi que você queria ter menos poderes em geral. Então ignora a crítica direta, mas meu raciocínio permanece: É bom ter escolhas a se fazer todos os níveis (que foi o que mais me incomodou nas e-classes), e retreino não funciona com qualquer forma de criação e evolução de personagens.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Deicide

  • Senhor do Refúgio Subterrâneo
    • Ver perfil
    • Underground Haven
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #71 Online: Novembro 02, 2011, 05:12:51 pm »
Aqui eu entendi que você queria ter menos poderes em geral.

Não é menos poderes por personagem, mas sim listas menores de poderes (em outras palavras, mesmo número de escolhas, mas lista de opções condensada).

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #72 Online: Novembro 02, 2011, 05:14:36 pm »
Listas menores só funcionam no lançamento. Suplementos e DDI expandem isto rapidinho, e vamos ficar no mesmo patamar de hoje.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Deicide

  • Senhor do Refúgio Subterrâneo
    • Ver perfil
    • Underground Haven
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #73 Online: Novembro 02, 2011, 05:43:59 pm »
Listas menores só funcionam no lançamento. Suplementos e DDI expandem isto rapidinho, e vamos ficar no mesmo patamar de hoje.

Mas a mudança de paradigma ajuda ainda assim.

No paradigma atual, eu posso ter um poder de ataque X no nível 3, outro similar no nível 12, outro no 25. Aí vem suplementos e adiciona mais opções similares nos níveis 6, 18 e 27. (Níveis tirados aleatoriamente). Só mudam que um poder empurra X quadrados, outro causa dano adicional se o alvo estiver sangrando, outro te dá um bônus nas defesas...

Com a lista condensada, você teria só um poder heroico, que por sua vez se tornaria melhor nos níveis exemplar e épico. Aí, você usaria uma postura/aura/encanto, sei lá, para adicionar mais propriedades, e teria todos esses poderes individuais subentendidos.

Ou seja, mesmo os suplementos trariam menos opções.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #74 Online: Novembro 02, 2011, 06:18:02 pm »
Bom, eu acho que sairiam mais opções assim, justamente porque os poderes teriam ficado condensados... :bwaha:

Por outro lado isso é bem interessante.
Como a ideia seria coloca habilidades úteis todos os níveis, como isso seria dividido?

Seria similar a 4e ou cada nível seria (ou poderia ser) mais especializado, com cada nível dando um tipo de poder diferente?

Nível 1 ataque que define a classe - evolui no lv11 e lv21
Nível 2 utilitário que define a classe - evolui no lv12 e lv22
Nível 3 buff/debuff pessoal, no grupo ou inimigos (depende do role) - evolui lv13 e lv23
Nível 4 aumento de atributo?
Nível 5 Awesome powerful desperate move
Nível 6 aura ou stance

E assim por diante até completar o patamar...
O que acham?
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Torneco

  • Starbounded
    • Ver perfil
Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #75 Online: Novembro 13, 2011, 11:00:50 pm »
Eu acho a mecânica dos poderes psíquicos muito interessante. Você tem um poder padrão básico e você fortalece eles a medida que acha necessário no combate. Eu apoiaria algo nessa direção.

Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Resposta #76 Online: Janeiro 23, 2012, 04:48:21 pm »
Lendo o que o Deicide colocou eu pensei em algo semelhante que iria me agradar muito no sistema.

Um poder adquirido no primeiro Tier possui melhorias em Tiers superiores, e o jogador escolhe qual das melhorias ele quer adicionar. Aumentar o dano, alterar o efeito causado pelo poder para um efeito melhor, adicionar movimento na utilização do poder, etc...
An Edition to rule them all???