Autor Tópico: [D&D] A quinta edição desponta no horizonte...  (Lida 200869 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #975 Online: Abril 09, 2012, 04:15:56 pm »
Continuo achando que o Kimble erra em falar como se a dicotomia fosse entre "histórias de ação em mundos de fantasia" e "seguir o estilo simulacionista 'vamos definir cada aspecto do ambiente ou ação possível com uma regra própria'.".

O problema é que você está entendendo 'definir cada aspecto do sistema' e simulacionismo com 'ter mecânicas pra coisas chatas'.

Definir cada aspecto do sistema também leva a definição de coisas chatas, mas não é só isso. Ele engloba também a definição maior de coisas a serem feitas fora do combate.

Então não use só exemplos de mecânicas pra coisas-chatas-que-ninguém-está-pedindo quando você falar de simulacionismo, porque senão parece mesmo que são sinônimos. Até porque você remete sempre aos skill challenges como exemplo de onde a 4e supriria isso, mas eles só dão conta dos aspectos mais mundanos de exploração e interação com o ambiente.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #976 Online: Abril 09, 2012, 04:33:36 pm »
Eles só dão conta de aspectos mais mundanos?
Destravar sistemas mágicos de proteção, sobreviver num rio da morte que corta o Pendor das Sombras, desvendar pistas deixadas na tessitura da criação.... já vi skilll challenges assim. Desafio de perícia serve pra QUALQUER COISA, mas contanto que essa coisa constitua um desafio e possa deixar consequências ruins caso você perca o desafio ou mesmo testes individuais.

Quanto a gamismo x narrativismo x simulacionismo... e expectativas/definições dos jogadores...
Outro dia vi no Facebook group do Mundo Tentacular (um blog que lida com Cthulhu, com uma certa ênfase, embora não bitolação, nos RPGs ligados ao Mythos), um cara dizendo que Mundo das Trevas não era um RPG e sim uma coisa parecida que Rein Hagen inventou, um parasita que tenta obrigar o RPGista a interpretar quando não é isso que ele deve fazer, pq o RPGista não é ator e sim alguém que está só se divertindo com seus amigos.
E isso numa conversa em que tb ele dizia ter "calafrios de horror" quando ouvia a palavra "RPG de computador".
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #977 Online: Abril 09, 2012, 04:39:58 pm »
Citar
Até porque você remete sempre aos skill challenges como exemplo de onde a 4e supriria isso, mas eles só dão conta dos aspectos mais mundanos de exploração e interação com o ambiente.

Não necessariamente, Eltor. Uma vez que o sistema deliberadamente opta por criar uma regra simples e genérica como "X testes de perícia", você pode extrapolar essas regras para o que você quiser, do mundano, às coisas mais extraordinárias.

Ex: quer correr nas paredes porque no "caminho" não tem chão? Teste de atléticos + um teste de acrobáticos resolve.

O problema aqui é que, ao contrário do modelo "matematicamente explicado" do D&D, esses testes de skill pra "fazer coisas fora do comum" ficam muito ao gosto do mestre. Explico: no mesmo exemplo de dar uma de Prince e correr na parede, o narrador A pode resolver que o teste é CD 30 e exige 3 sucessos. O narrador B pode resolver que é CD 15, e um sucesso é necessário para isso. Já o C diz que, se você é treinado em Atletismo e Acrobacia, você nem precisa de teste.

Ou seja, a 4e, supostamente, supriria tudo isso, só que entramos no conceito de "quase freeform" que muitos (inclusive você) reclamam (e eu até concordo, do ponto de vista das coisas fantásticas, que poderiam ser mais "poderes independentes utilitários-like" do que "resolva com um teste de perícia ou skill challenge").

Mas sim, como eu disse, o Kimble tá precisando MESMO usar exemplos fantásticos pra não parecer que ele tá falando só de simulacionismo do mundano hardcore. xD

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #978 Online: Abril 09, 2012, 04:42:32 pm »
Então não use só exemplos de mecânicas pra coisas-chatas-que-ninguém-está-pedindo quando você falar de simulacionismo, porque senão parece mesmo que são sinônimos. Até porque você remete sempre aos skill challenges como exemplo de onde a 4e supriria isso, mas eles só dão conta dos aspectos mais mundanos de exploração e interação com o ambiente.

Me quotando de outro tópico:
Na verdade (e aqui faz muito tempo que eu não mestro 3e, então posso estar enganado) meu exemplo se mantém pra cenas de ação também. Que eu me lembre, as regras para feitos mais 'cinematográficos' na 3e também tinham mais subsistemas e eram mais complexos do que na 4e. Ainda mais quando você considerava regras que apareciam em suplementos para ações que poderiam ser feitas com certas perícias.

E pelo que entendi, era isso que o Eltor sente falta. A única diferença é que em vez de 'fazer um vaso', era um 'correr pela parede'. De novo, mecanicamente o que uma edição faz é colocar mais subsistemas para tratar de assuntos que jogadores que preferem uma diferenciação mecânica melhor que reflete as (supostas) diferenças entre as várias ações possíveis (mesmo que na prática, muitas vezes essas fórmulas não façam muito sentido ou sejam só uma abstração mantida pelo costume, vide pontos de vida).


E se Skill Challenges só permitem tarefas mundanas, o problema não é o sistema. É o mestre que só permite que eles sejam usados para tarefas mundanas.

Mas sim, como eu disse, o Kimble tá precisando MESMO usar exemplos fantásticos pra não parecer que ele tá falando só de simulacionismo do mundano hardcore. xD

É mais fácil de explicar e me dá menos trabalho. Eu teria que parar pra reler os subsistemas de cada ação heróica e comparar como eles seriam feitos em sistemas não tão simulacionistas. É mais fácil simplesmente mostrar como fazer um pote em 3e exige um teste e que na 4e você diz 'fiz um pote'.

E como eu vivo citando jogos 'estranhos' que não seguem esse modelo simulacionista (Leverage, Marvel, etc.), eu pensei que a separação entre estilos de design ficasse mais claro. Às vezes eu me esqueço como quebra de paradigma entre os diferentes estilos é um negócio forte.
« Última modificação: Abril 09, 2012, 04:49:55 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #979 Online: Abril 09, 2012, 04:44:11 pm »
... lembre que essa diferença entre CDs não é tão imensa assim pq supostamente o narrador se guiaria pelas 3 categorias de dificuldade pro nível do personagem.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #980 Online: Abril 09, 2012, 04:55:41 pm »
Quando eu digo que skill challenges são pra coisas "mundanas", me refiro ao que não são habilidades sobrenaturais/mágicas/extraordinárias, e sim mais apropriados para proezas mentais e físicas.

Se um personagem quer caminhar sobre a água adianta dizer que ele "pode" fazer isso com um skill challenge DC 50? Se é algo só acessível pra personagens de nível alto/épico, é o mesmo que não ter.

E tem coisas que nem daria pra colocar uma DC - tem uma perícia que permita ele conversar com um refém que acabou de ser morto e descobrir onde estão presos os outros? Essas coisas "não-mundanas" encaixam muito melhor com a mecânica de Rituais, que foi um grande quase-acerto da 4e, ou com poderes utilitários, onde é bem mais fácil quebrar as regras da "realidade" do cenário.

Skill challenges não são o maná pra suprir essa deficiência da 4e, na verdade os próprios designers já tratam como um filho bastardo que ninguém quer assumir.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #981 Online: Abril 09, 2012, 05:01:49 pm »
Se um personagem quer caminhar sobre a água adianta dizer que ele "pode" fazer isso com um skill challenge DC 50? Se é algo só acessível pra personagens de nível alto/épico, é o mesmo que não ter.

Cara, eu entendo o argumento, mas o exemplo é falho. Em todas as edições você encontraria tarefas que os personagens não são mais capazes de fazer e que eram aceitáveis em edições anteriores.

Citar
na verdade os próprios designers já tratam como um filho bastardo que ninguém quer assumir.

O que eles parecem estar fazendo com a edição, entre uma conversinha mole aqui e um agrado ali pra acalmar e evitar que o pessoal da 4e debande.

E isso é algo que vai acabar voltando pra incomodar eles.
« Última modificação: Abril 09, 2012, 05:04:35 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #982 Online: Abril 09, 2012, 05:06:33 pm »
Eu pelo menos, como grognard 4e, sou fanático por desafios de perícia e seria um dos fatores de não jogar DDN a ausência deles no jogo. Não sei como outros se sentem quanto a isso.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Cebolituz

  • What am I fighting for?
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #983 Online: Abril 09, 2012, 05:17:35 pm »
Basicamente, para coisas fantásticas marciais que não sejam além do absurdo, skill challenges resolvem (ou no caso, resolveriam com boa aplicação). Por exemplo, correr 8 metros na parede (athletics + acrobatics), resistir a lava (endurance), recuperar-se tal como Wolverine (heal). Isso tudo apenas escalonado pelo nível e pela dificuldade da ação. Correr na parede por de ser feito no paragon. Agora cair e resisitir em uma piscina de ácido ou lava é ação de épico. Quebrar rochas pesando toneladas com socos é skill challenge para guerreiro épico fazer. Acertar uma flecha em um sino a 3 km de distância é ação para Ranger épico fazer.

Como você mesmo disse, coisas que envolvam algo mais impossível sem o auxílio de magia arcana, divina e primal poderiam ser usados como rituais. Correr na água é impossível sem ajuda arcana. Logo, ritual nele.

É tudo uma questão de separar cada ação fora do combate no nicho que funciona melhor.


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #984 Online: Abril 09, 2012, 05:22:20 pm »
Cebolituz, é isso aí. Por isso eu falei (alguns dias atrás... em algum tópico) que a 4e não precisaria de uma reformulação drástica pra isso, ela tem as bases que precisa, só não foram bem utilizadas. Parece até que quando o tempo de produção/playtest acabou eles só tinham o sistema de combate pronto, aí resolveram tacar o resto do sistema nas coxas só pra não perder o prazo e faltou tempo pra terminar o que tinham começado. :P

Se um personagem quer caminhar sobre a água adianta dizer que ele "pode" fazer isso com um skill challenge DC 50? Se é algo só acessível pra personagens de nível alto/épico, é o mesmo que não ter.

Cara, eu entendo o argumento, mas o exemplo é falho. Em todas as edições você encontraria tarefas que os personagens não são mais capazes de fazer e que eram aceitáveis em edições anteriores.

Eu concordaria plenamente se fossem só algumas coisas isoladas, mas estamos falando de uma área inteira do jogo aqui - poderes legais que não servem pra matar monstro.

É essa área do jogo que os designers estão dizendo que vai voltar a receber atenção do sistema, ao contrário da 4e que dava quase 100% da atenção só ao que ocorria depois de jogar a Iniciativa. Retomando a mensagem do Nibelung, onde essa conversa (re)começou:

Citar
Focus on non-combat roles and abilities returning.

Gosto de ler isso, mas.... retornando? Shit, lá vamos nós de novo à discussão de que "não vejo como a 3e fazia melhor fora do combate que a 4e". xD

A questão não é "fazia melhor". A questão é que o foco do jogo presumia interação com NPCs e exploração de ambiente com suas regras básicas JUNTO com combate. São coisas pequenas, como o druida não poder ser rastreado, o monge não envelhecer, e o guerreiro ganhar seguidores.

Mesmo que prefere a 4e não tem como negar que o foco principal dela é combate, e só combate. O resto do sistema meio que foi jogado de qualquer jeito, mostrando que eles não estavam preocupados em deixar estas coisas como "explorar a vila" atrapalharem os combates.

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #985 Online: Abril 09, 2012, 05:28:00 pm »
Nem todas essas coisas da pra simular com Desafios de perícia não.

Os Desafios partem do princípio que se trata de um esforço continuado visando um resultado, quantos testes de acrobatics mais athletics tu consegue fazer antes de a gravidade puxar teu ladino pro chão?

__

O gozado é como 4e é indie e narrativista pra caralho fora do combate e o extremo oposto disso quando se rola a iniciativa, isso é falho sim, porque tu está vendendo soluções completamente diferentes pros mesmos caras.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #986 Online: Abril 09, 2012, 05:34:16 pm »
Kimble, eu sei que os exemplos mundanos são mais fáceis, o negócio é que, embora eu veja que tu tá comentando sobre "sistema fora do combate" como um todo, ler sobre explicações de como é "fazer uma espada" na 4e comparado a edições passadas e outros sistemas não é bem o que o Eltor queria ler.

Como eu disse, todos os teus argumentos poderiam se manter o mesmo só trocando o exemplo "farmville" por um exemplo "sou um herói fantástico", mas, aparentemente, não deu pra ser claro o suficiente pra todo mundo. E, tipo, se tu insiste em usar exemplos sempre similares e extremamente mundanos, isso acaba soando como se tu tivesse abordando apenas um aspecto da coisa, mesmo teus argumentos sendo os mais abrangente possíveis.


Citar
... lembre que essa diferença entre CDs não é tão imensa assim pq supostamente o narrador se guiaria pelas 3 categorias de dificuldade pro nível do personagem.

Bem lembrado. Mas eu só fiz um exagero pra exemplificar a que ponto a liberdade das regras 4e fora do combate pode ser problemática se mudar o ponto de vista de um mestre pro outro, o que justificaria querer regras melhores para abordar o "fantástico não combativo".

E outra coisa: considerando as tabelas de CD por nível, da mesma forma que o sistema diz que certos desafios de combate não são adequados ao nível do grupo, o narrador pode determinar que certas ações fantásticas não são adequadas ao nível do grupo.

Digamos que um personagem queira saltar de um barranco para entrar no olho de um furacão para pegar uma relíquia que contem a alma de um lich (vilão recorrente na campanha) que foi acidentalmente sugada pelo fenômeno e claramente está levando a relíquia para longe e se perderá se os jogadores não agirem de forma rápida.

Isso obviamente funcionaria "bem" se fosse um ranger de 25º nível pulando no olho do furacão. Mas será que um narrador deixaria isso acontecer facilmente no nível 5 usando a CD de nível 5? Mesmo com a tabela, o sistema não define o que é um feito fantástico adequado para o nível. Logo, ainda há uma brecha para o "ao gosto do mestre".


Citar
Se um personagem quer caminhar sobre a água adianta dizer que ele "pode" fazer isso com um skill challenge DC 50? Se é algo só acessível pra personagens de nível alto/épico, é o mesmo que não ter.


O negócio é que até que ponto o "fantástico" é aceitável. Isso não tem como agradar a todo mundo. No meu exemplo do Furacão, eu acharia massa se um personagem se prontificasse a saltar mesmo no olho dele, catar um item e saír dalí. Agora não sei se acharia o mesmo de ter um personagem "correndo tão rápido que não afundasse na água", por exemplo.


Citar
Eu pelo menos, como grognard 4e, sou fanático por desafios de perícia e seria um dos fatores de não jogar DDN a ausência deles no jogo. Não sei como outros se sentem quanto a isso.


Isso é irrelevante para a 5e, Publicano. O narrador pode continuar exigindo "três sucessos" para uma determinada situação. Em essência, o Skill challenge vai continuar lá para quem gosta, só não vai ser oficializado. Pra mim, não vai fazer a menor diferença. Continuo usando nas minhas mesas (muitas vezes eu nem aviso que "isso é um skill challenge" em jogo, eles só rolam testes que eu vou pedindo conforme eles vão descrevendo a ação e eu só alego sucesso deles quando eles obtém o número de sucesso que o meu skill challenge demanda).


Citar
O gozado é como 4e é indie e narrativista pra caralho fora do combate e o extremo oposto disso quando se rola a iniciativa, isso é falho sim, porque tu está vendendo soluções completamente diferentes pros mesmos caras.


É verdade. ahauhauauauah XD

Offline Cebolituz

  • What am I fighting for?
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #987 Online: Abril 09, 2012, 05:52:12 pm »
Citar
Os Desafios partem do princípio que se trata de um esforço continuado visando um resultado, quantos testes de acrobatics mais athletics tu consegue fazer antes de a gravidade puxar teu ladino pro chão?

Claro, sou épico. Kratos faz isso, Prince of Persia faz isso, por que não o meu ladino nível 22?

Ao menos D&D em nível épico, são praticamente Supers com temática medieval. Ou como alguns disseram no chat, no mínimo um God of War. Desde que eu me conheço como rpgista.

Citar
O gozado é como 4e é indie e narrativista pra caralho fora do combate e o extremo oposto disso quando se rola a iniciativa, isso é falho sim, porque tu está vendendo soluções completamente diferentes pros mesmos caras.

E por que algo que o sistema não foca deveria receber mais consideração? D&D nunca foi sistema genérico ou com proposta de aplicar regras em tudo. Para isso, GURPS é muito melhor.

Citar
Cebolituz, é isso aí. Por isso eu falei (alguns dias atrás... em algum tópico) que a 4e não precisaria de uma reformulação drástica pra isso, ela tem as bases que precisa, só não foram bem utilizadas. Parece até que quando o tempo de produção/playtest acabou eles só tinham o sistema de combate pronto, aí resolveram tacar o resto do sistema nas coxas só pra não perder o prazo e faltou tempo pra terminar o que tinham começado.

Mas então, a diferença é que eu não vejo necessidade de abordar isso no sistema com capítulo e tudo.  Nas descrições mundanas do Core, já tenho uma noção de fazer isso. Só escalono para coisas mais fantásticas a medida que os níveis avançam.

A não ser é claro, que você quisesse diversos exemplos ou dezenas de tabelas com as mais diferentes situações. Aí, basicamente teríamos um novo e gigantesco livro de magias da 3.X (mas dessa vez, com feitos fantásticos) cheio de descrições diferentes. Como suplemento? Ainda vai. No Core? Jamais.


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #988 Online: Abril 09, 2012, 05:55:57 pm »
Citar
Se um personagem quer caminhar sobre a água adianta dizer que ele "pode" fazer isso com um skill challenge DC 50? Se é algo só acessível pra personagens de nível alto/épico, é o mesmo que não ter.

O negócio é que até que ponto o "fantástico" é aceitável. Isso não tem como agradar a todo mundo. No meu exemplo do Furacão, eu acharia massa se um personagem se prontificasse a saltar mesmo no olho dele, catar um item e saír dalí. Agora não sei se acharia o mesmo de ter um personagem "correndo tão rápido que não afundasse na água", por exemplo.

Eu volto ao exemplo do Fey Step. O elfo está aqui, *puf*, agora ele teleportou pra ali. Quebrou as leis da física e shit. É algo muito mais fantástico que "andar sobre a água".

Skill challenge resolve isso? Não.

Teria que apelar pra Rituais, Utilities, ou, nesse caso, poder racial.

4e precisava ter mais Fey Steps. Poderes legais, fantásticos, acessíveis, não exclusividade de classes arcanas, e úteis pra exploração e interação com o cenário.

É disso que falamos quando dizemos que falta coisas legais na 4e fora de combate.

Cebola, sim, eu podia pegar o framework que já existe e criar 100 páginas de rituais e poderes legais, fazendo playtest eu mesmo, "colando" eles por cima da 4e e transformando em um jogo que eu ia gostar bastante. Mas só se fosse pra ganhar dinheiro vendendo esse suplemento, e como os bons tempos da OGL já se foram... :P
« Última modificação: Abril 09, 2012, 06:00:14 pm por Macnol »

Offline Cebolituz

  • What am I fighting for?
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #989 Online: Abril 09, 2012, 05:59:54 pm »
Eltor, dê exemplos de poderes marciais que poderiam ser criados ao nível de um fey step para um não arcano de nível 1.


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??