Autor Tópico: [D&D] A quinta edição desponta no horizonte...  (Lida 200881 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #960 Online: Abril 09, 2012, 11:07:32 am »
Isso é uma boa. Já ajuda bastante.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #961 Online: Abril 09, 2012, 12:07:10 pm »
Mesmo que prefere a 4e não tem como negar que o foco principal dela é combate, e só combate. O resto do sistema meio que foi jogado de qualquer jeito, mostrando que eles não estavam preocupados em deixar estas coisas como "explorar a vila" atrapalharem os combates.

Na verdade (e isso já foi discutido bastante) a intenção de design era só se preocupar com o que é considerado interessante para o tipo de jogo que o D&D se propõe: histórias de ação em mundos de fantasia. Esse tipo de fórmula para design não se preocupa em desenvolver um subsistema complexo para algo que é considerado de menor importância. Ou mesmo qualquer subsistema para algo que pode ser resolvido sem consequências pra história.

Então explorar a vila não tem subsistema, mas convencer alguém do teu ponto de vista, tem. Pelo mesmo motivo forjar uma arma não tem subsistema, a não ser que esse seja um ponto importante pra história.

É questão de estilo de design. Jogos mais tradicionais tentam cobrir todas as áreas possíveis nos seus sistemas, mesmo que muitas vezes os aspectos que tratam não necessariamente sejam importantes pro jogo. Se você olha jogos mais tradicionais (novos ou antigos), isso faz com que a organização do módulo básico sempre siga alguns padrões: tabelas ou algum outro tipo de anotação mecânica das diversas tarefas possíveis de se realizar, combate como a parte mais trabalhada do sistema, inclusão de característica na ficha de personagem que são raramente utilizadas (peso dos equipamentos é um exemplo clássico), etc.

Não que a 4e seja algo inovador, ele só não escolheu seguir o estilo simulacionista 'vamos definir cada aspecto do ambiente ou ação possível com uma regra própria'. Não que eu acredite que isso vai se manter na DDN.
« Última modificação: Abril 09, 2012, 12:11:36 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #962 Online: Abril 09, 2012, 12:28:05 pm »
É frustrante que depois daquele tópico inteiro tu ainda ache que a reclamação é "4e não tem sistema de regras pra simular Farmville", Kimble.

Eu sei que a explicação não foi totalmente falha, porque muita gente entendeu o ponto.

Tá, menos o Kasuya, mas isso não é surpresa.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #963 Online: Abril 09, 2012, 01:06:53 pm »
Mais frustrante é essa tua postura de "estou com raiva porque sou mal entendido".

Se tu quer ser entendido, não é ficando "com raivinha" que tu vai se fazer entendido. Tu age insinuando que, se tu não se fez entendido, o problema é com o outro, não com a tua explicação. Normalmente, é justo o contrário. Quando alguém não se faz entendido, normalmente é porque a pessoa não foi clara o suficiente. E quem te entendeu, já estava demostrando um pensamento na tua linha antes mesmo de tu postar teus pontos.

E outra: não quer discutir um assunto por achar repetitivo? Ok. Ninguém tá aqui para te forçar a discutir algo que tu não quer. Mas para de reclamar, cara, que coisa mais chata. 


 Outro tópico tu apareceu só pra reclamar que o assunto do tópico é algo repetitivo que tu tá cansado de ver. Se não te interessa, não entra, não posta. Se outras pessoas acham "legal" insistir pela milésima vez sobre um mesmo assunto, deixa elas.




Em tempo, você tá tão obcecado com tua questão de "mimimi ninguém me entende" que tu não parou para reparar que o Kimble está falando dos aspectos do jogo fora do combate como um todo. Do "Farmville" às "coisas especiais/heroicas mas que não estão relacionadas com o combate" que tu vive falando. D&D 4e esqueceu de tudo, TUDO que não seja combate, praticamente, daí ele falar da coisa em geral, não só do ponto que tu quer e defende.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #964 Online: Abril 09, 2012, 01:41:35 pm »
Não. Releia o post do Kimble, já que os meus tu não lê. Ele continua com o pensamento de "querem que D&D dê regras pra simulação de coisas chatas do mundo", que pode até ter defensores, mas não nesse fórum.

Acho que a explicação não foi tão ruim não, dada a quantidade de gente que entendeu que o assunto não é esse (entender não significa sempre concordar).

P.S.: Claramente eu não fui o único que achou perda de tempo o Lumine batendo só na mesma tecla, também. Mas fique à vontade de fazer um circlejerk num assunto batido se quiser, ninguém tá te impedindo.

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #965 Online: Abril 09, 2012, 02:04:26 pm »
Ficar batendo na mesma tecla tem sido tão chato que tô até desistindo desse tipo de tópico.

Acho que todo mundo aqui concorda que a 4E levou em consideração situações fora de combate que são interessantes para ela (na forma de Skill Challenge e rituais), mas que essas mecânicas são falhas. Não podemos seguir adiante?

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #966 Online: Abril 09, 2012, 02:05:30 pm »
Com Correções:



Se tu quer Queres ... que tu vai vais... Tu age ages..

... Ninguém tá aqui para te forçar a discutir algo que tu não quer queres... 


Outro tópico tu apareceu apareces... tu estás....

que tu não parou parastes... que tu quer queres...

Esqueci algum?

Bom em Resumo se quer usar a porra do "Tu" pelo menos conjuga a porra do "verbo" de forma adequada.

Malditos gaúchos!

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #967 Online: Abril 09, 2012, 02:13:28 pm »
Depois é nordestino que fala errado.

E alguém usa a forma "adequada" de verdade? Os pronomes da língua portuguesa devem estar no hospital, se formos pensar assim pasqualemente.

Não vamos querer que o Kasuya pareça estar recitando um poema quinhentista, né?
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #968 Online: Abril 09, 2012, 02:20:34 pm »
O Kimble não falou nada sobre o que os spellianos querem para o D&D ou deixam de querer. Ele falou dos dois extremos de design: a do "vou abordar única e exclusivamente o combate" e a do "vou abordar TUDO o que for possível ser representados com regras no mundo".

Eu só acho que ele tá sendo infeliz nos exemplo dele porque nenhum comporta o conjunto de coisas específicas que você quer, o que evitaria você continuar de "mimimi, eu não sou entendido". Mas é normal do Kimble tentar abordar um assunto da forma mais completa possível, pelo menos foi o padrão que eu vi de todas as discussões as quais eu vi ele participar (embora ele tenha mudado bastante na forma como ele expõe as suas ideias). E, quer queira quer não, o simulacionismo também está incluso no conjunto "fora do combate".


Quanto ao lance da explicação, eu realmente não vou ficar discutindo se você explicou bem o que você queria ou se pessoas A ou B entenderam. Se você acha que foi suficientemente claro nessa discussão ou em outras, aí é com você. O que é frustrante é a sua postura constante de falar alguma coisa, alguém puxar o assunto pra discutir e você continuar repetindo "eu já disse isso, você não entendeu" e se mostrar com raiva porque, na sua concepção, ela não entendeu (normalmente, quando as pessoas puxam um ponto para debater, não é porque elas "não entenderam", mas porque viram algum ponto que queriam acrescentar algo ou simplesmente não concordaram).

Citar
P.S.: Claramente eu não fui o único que achou perda de tempo o Lumine batendo só na mesma tecla, também. Mas fique à vontade de fazer um circlejerk num assunto batido se quiser, ninguém tá te impedindo.

Eu também achei perda de tempo (não exatamente porque o assunto está sendo martelado pela milionésima vez, mas principalmente porque é um consenso geral e não se tem mais o que se explorar do assunto). Mas, diz aí... estão recheando o tópico com comentários do tipo "cara, tu transformou isso no assunto da tua vida"? No máximo deram a entender que isso era tipo chover no molhado (o que não deixa de ser um "ponto" dentro do assunto), mas quando o assunto perdeu a graça de vez, o pessoal só parou de postar, ou simplesmente não postou de jeito nenhum.


Em resumo, você tem incitado confusões desnecessárias porque não quer debater um determinado assunto ou se sente incomodado por uma pessoa discutir sobre um assunto que você acha que já viu mais do que o suficiente. Nada contra. Você pode achar ruim debater sobre o mago 3e ou sobre sumulacionismo mundano ou apenas feitos fantásticos não combativos no jogo. O que não faz sentido é você se mostrar estressado com isso e repreender as pessoas por fazê-lo.



Citar
Malditos gaúchos!
Não são só gaúchos que falam assim, só pra começo de conversa.
E, como o Publicano falou, a questão é que ninguém fala de uma forma correta de verdade e eu tou tentando usar uma linguagem mais falada, porque não faz sentido eu ser formal, não tou digitando artigos, monografias, relatórios, e coisas do tipo, já faço isso quando não estou na horas vagas.


Mas, se é realmente algo que você realmente precisa ler, posso escrever sem o "tu" mal conjugado.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #969 Online: Abril 09, 2012, 02:21:26 pm »
VA, por mim isso é ponto pacífico.

Publicano, o Gun Hazard só está sendo um trollzinho muito sapeca, ignore as traquinagens dele.

Kasuya, tua última resposta foi surpreendentemente boa. Mea culpa por perder a paciência.

Continuo achando que o Kimble erra em falar como se a dicotomia fosse entre "histórias de ação em mundos de fantasia" e "seguir o estilo simulacionista 'vamos definir cada aspecto do ambiente ou ação possível com uma regra própria'.".

Isso ignora o comentário do Nibelung, ignora tudo que falamos no outro tópico sobre "coisas heróicas e fantásticas pra se fazer fora de combate". Ignora que nesse fórum não tem ninguém (que eu saiba) pedindo um D&D mais simulacionista.

Mas OK, vou tentar não bater mais nessa tecla.
« Última modificação: Abril 09, 2012, 02:34:03 pm por Macnol »

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #970 Online: Abril 09, 2012, 02:32:40 pm »
Ué, mas o Kasuya é cearense, não?

No L&L de hoje o Mearls comenta novamente sobre o quanto eles querem unificar jogadores diferentes. Sério, a gente já entendeu isso, tá na hora de dar exemplos mecânicos de como isto está sendo feito. Essa obrigação dos designers de lançar um artigo por semana só faz eles perder tempo. Mas teve algo de novo desta vez: "However, our standard goal is to remove minimum group sizes, allow for a complete adventure in one hour of play, and satisfying campaigns in 50 hours of play." É bem aquilo que eu comentei num outro tópico, sobre dar maior versatilidade ao grupo. Só espero que façam isso direito.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #971 Online: Abril 09, 2012, 03:06:42 pm »
allow for a complete adventure in one hour of play, and satisfying campaigns in 50 hours of play."

Eita campanha de 50 aventuras!!!!!
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #972 Online: Abril 09, 2012, 03:09:26 pm »
Continuo achando que o Kimble erra em falar como se a dicotomia fosse entre "histórias de ação em mundos de fantasia" e "seguir o estilo simulacionista 'vamos definir cada aspecto do ambiente ou ação possível com uma regra própria'.".

O problema é que você está entendendo 'definir cada aspecto do sistema' e simulacionismo com 'ter mecânicas pra coisas chatas'.

Definir cada aspecto do sistema também leva a definição de coisas chatas, mas não é só isso. Ele engloba também a definição maior de coisas a serem feitas fora do combate.

Jogos como a 4e não se preocupam tanto com esses detalhes. Um subsistema geral (Skill Challenges) e alguns subsistemas específicos de cada perícia lidam com a maioria das coisas fora de combate que exigem um teste. Com um sistema de resolução que na maior parte do tempo, é igual pra todas.

Jogos como a 3e e algumas edições anteriores de D&D se preocupam melhor em definir todos esses aspectos com regras definidas e subsistemas claros. Isso engloba tanto coisas mais mundanas como coisas mais incomuns. E isso é feito com mais subsistemas, específicos para cada perícia. O que vai lidar desde convencer o aldeão a vender a adaga mais barata até convencer o lich que você realmente é um coelho inofensivo, mesmo que você seja um meio-orc de dois metros com um machado duplo.

A questão é: tem gente que sente a necessidade de maior definição mecânica de todos esses aspectos. Tem gente que não precisa disso.

Ou usando M&M e Marvel RPG pra ilustrar, usando o Coisa lutando sozinho como exemplo.

Se eu quero que ele levante um tanque pra arremessar em alguém em M&M, eu verifico a força, comparo com o peso, vejo a distância alcançada pelo arremesso e então faço o teste de ataque com arma improvisada. Isso simula um ambiente bem definido onde as regras tentam representar os aspectos menores do universo. Isso é simulacionismo.

Em Marvel RPG, eu jogo uma parada de dados com quatro dados: um pra força dele, um pro fato dele estar sozinho, um por ele ser um expert em combate e um por ser um momento 'clobbering time' dele. O peso do objeto não importa, a distância arremessada não importa, o fato de ser uma arma improvisada não importa, etc. Isso é o completo oposto de simulacionismo.

Citar
Ignora que nesse fórum não tem ninguém (que eu saiba) pedindo um D&D mais simulacionista.

Exceto que é exatamente o que vocês estão pedindo, pelo menos na interpretação mais comum do termo simulacionismo.
« Última modificação: Abril 09, 2012, 03:44:30 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #973 Online: Abril 09, 2012, 03:14:01 pm »
Foda dos Skill Challenges era que lidar com eles após ter lido uns artigos da Dragon sobre como criar skill challenges, aumentava a diversão e utilidade deles em 500%.

E também a tabela de dificuldades mudou bem umas 3 vezes, o que defasa mais ainda quem tem só o Livro do Jogador original e pronto.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #974 Online: Abril 09, 2012, 03:55:49 pm »
Relendo algumas das respostas percebi uma coisa: não caiu a ficha pra algumas pessoas que não existe O sistema ou O modelo de jogo. Diferentes sistemas e modelos de jogo atendem necessidades diferentes.

Ser gamista, simulacionista, narrativista ou seja o que for não é melhor ou pior. Isso significa que seguir também modelos de design comuns de um estilo (menos subsistemas, mais subsistemas, mais simulação, menos simulação, sem grid, com grid, etc.) não torna o jogo quebrado, falho ou indica que os designers 'largaram a mão'.

Isso parece meio óbvio falando assim, mas não é incomum ver gente defendendo algum padrão de design de um dos modelos como algo esperado e 'correto' em qualquer situação, como se fosse sempre algo a se esperar num jogo.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG