Autor Tópico: [D&D] A quinta edição desponta no horizonte...  (Lida 200916 vezes)

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #765 Online: Março 19, 2012, 01:34:05 pm »
'Carma' moça, estou 'trabaiando' e não posso ficar 'proseando' a qualquer hora... Eu vi muitos comentários interessantes, mas quantos será que acompanharam a 'evolução'? De qualquer forma, eu tenho o livro do mestre em casa, não saberei de apontar as páginas, mas tem alguns trechos que lembro de cabeça, para falar sobre o roleplay, repetidamente no livro do mestre do AD&D ele sempre diz que o mais importante é o roleplay, inclusive no livro do jogador quando fala sobre os atributos. Sobre a explicação de regras, uma que fica bem clara na minha cabeça é a limitação de níveis por raça. Lá ele explica o pq, como e qdo, e o que acontece se vc tirar... Vamos só a um resumo: pq os mundo de fantasia não são dominado por elfos e anões que vivem mais que um homem??? Simples: limitação de níveis... Pois é, ninguém pensa mais na explicações e pq na terceira edição estas raças q vivem pacas, não dominaram o mundo... Todo mundo muito preocupado em combar... Enfim é isto... Se alguém quiser o apontamento das páginas eu posso correr com atrás disso, só para satisfazê-los... 
Moça não! Rapaz lyndo. ♥

Eu também tenho o livro do Mestre aqui em casa, tanto de AD&D, quanto da 3e e da 4e... e devo dizer que a informação sobre raças nos 3 são, dadas suas devidas diferenças, bastante diferentes - 3ª e 4ª bem mais próximas de um ideal que o mundo que o mestre usará não é necessariamente o que o livro descreve, e trazem guias e não respostas prontas. Essas edições se baseiam no principio de que, apesar do estereótipo, o mestre é livre para criar um mundo como quiser e não o prendem a detalhes que podem ser facilmente alterados.

Já o de AD&D, impõe restrições como as de limitação de níveis para explicar porque as raças dominam o mundo, sem sequer tocar num aspecto de "e se fosse diferente?", porque segundo o livro, não tem como ser diferente já que aquele é o método certo de gerenciar raças.

E isso, com perdão do trocadilho, faz toda diferença do mundo, e é a distinção entre um guia flexível e um manual rígido.
Citação de: Terceira Edição
You may wish to build your own world. It’s a challenging and rewarding task, but it can also be a time-consuming one. Once you have decided to create your own world, you face a number of choices. Do you make it like the real world, drawing from history and real-world knowledge, or do you create something completely different? Do you draw from your favorite fictional setting or create it all on your own? Do the laws of physics work as we know them, or is the world flat with a dome of stars overhead? Do you use the standard races, classes, and equipment in the Player ’s Handbook, or do you create new ones? The questions alone are daunting, but for those who love world-building, they are also exciting.
e
Citação de: Quarta Edição
The preceding section sums up the basics of what the game assumes about the D&D world. Within those general parameters, though, there’s a lot of room for you to fill in the details. Each published campaign setting describes a different world that adheres to some of those core assumptions, alters others, and then builds a world around them. You can do the same to create a world that’s uniquely yours.
  The assumptions sketched out on the previous page aren’t graven in stone. They make for an exciting D&D world full of adventure, but they’re not the only set of assumptions that do so. You can build an interesting campaign concept by altering one or more of those core assumptions. Ask yourself, “What if this wasn’t  true in my world?”

Não existe capitulo de construção de um mundo em AD&D: é pra você jogar com o que tem, e ponto final. E sobre roleplay, AD&D tem mais "suporte" porque era pra diferenciar dos war games da época. Coisas que antes precisavam ser ditas "cada raça pensa de uma forma diferente!" hoje em dia são risíveis no contexto.
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Realmente concordo com você, exceto pelo combo... No livro do mestre, era repetido várias vezes que o mestre tinha obrigação de segurar os jogadores 'overpowers' para não acabar com a graça de jogar dos outros jogadores (coisa que não foi trabalhada na edições posteriores, que na minha opinião são extremamente comerciais). E no LdM mostravam várias maneiras de se nivelar um jogador 'overpower' pq isto e os combos eram indesejados e apesar da sistemática permitir os combos o mestre era instruído a acabar com isto manualmente.

Na verdade, ele manda tu cortas as asinhas do jogador ou vetar ele, se ele for muito forte em comparação aos outros, não diz nada sobre combos.

Citação de: Dealing with Too-Powerful Characters
If you decide a character is too powerful, the player has two choices. First, he can agree to weaken the character in some fashion (subject to your approval). This may be as simple as excluding a few magical items ("No, you can't bring that holy avenger sword +5 that shoots 30-dice fireballs into my campaign!"). Second, the player can agree not to use some special ability ("I don't care if your previous DM gave your character the Evil
Eye, you can't jinx my dice rolls!"). If this sort of change seems too drastic or requires altering ability scores or levels, a better option is simply to have the player create a new character. The old character can be used, without tinkering, in the campaign for which he was created. The new character, more appropriate to your campaign, can develop in your game. Remember that just because another DM allowed something is no reason you have to do the same!

Desculpe pelo moça, achei q Lumine era um nome feminino, mas 'xá para lá... Senhores vcs respondem mto rápido nem dá tempo de eu responder... Daqui a pouco vou ficar em silêncio (q tenho q voltar a labuta), mas assim q eu tiver um tempo continuaremos a discussão...

Cara, só um ponto, na verdade se olhar o livro de mestre ele discute sim, várias regras de pq existirem, ou pq não existirem inclusive esta, inclusive a explicação q eu dei, na verdade foi o LdM que explicou, eu só a resumi, não só esta mas várias outras regras, coisa que não vi na terceira ou a frente. Enfim, acho que o AD&D é bem mais flexível que a ditadura de combos da terceira, e até mesmo que a quarta (que optou por uma flexibilização alinhada à moda de MMO's), até mesmo nos suplementos a coisa é cuidadosamente encaixada, e não jogada por cima. Agora se ter esmero com a harmonização do conjunto é um manual rígido, e tocar o 'dane-se' para o que já havia escrito é guia ajustável, então nem quarta, nem a segunda, com certeza a terceira edição é a campeão no quesito 'adaptativo'. Até mesmo que nas novas edições, ele diz que vc pode mudar, mas não te diz como e nem quais as consequências... Mas pq mesmo? Pq gasta toda as páginas tornando um produto comercial, seja com itens, magias e classes que se combam, ou seja por incluir elementos que estão em moda. Logicamente que não estou falando que isto é horrível, mas assim, não me agrada e apesar de muitos discordarem aqui, creio que tenha direito a minha opinião.... E quanto aos overpowers sim, vc está certo, apenas falei combos que normalmente os personagens overpowers surgem através de combos...

Offline Rain

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #766 Online: Março 19, 2012, 02:06:48 pm »
Porque a Devir não consegue manter o ritmo de produção. Eles não tem os recursos necessários.
Contabiliza isso com alguns erros do passado quanto a escolhas feitas para livros lançados (como lançar a Caixa Vermelha em vez dos livros Essenciais logo), isso acaba atrasando a editora.

Eu sei, mais a entrevista confirma uma suspeita minha
Uma minoria de grognards "escola velha" BEM BARULHENTA criou esta fama de D&D 4e é MMOrpg de mesa,  eles insistem na afirmação : "Veja a 4e é um fracasso"

Eu juro que de tanto barulho, acabei acreditando que a 4e vendia muito pouco (no Brasil, nos Estados Unidos sei que vendeu bem até o essentials), estava completamente enganado, o sistema vende bem, e muita gente aqui do Brasil vem jogando o ultimo d&d!

Também demonstra que a devir "deveria" tentar acelerar o ritmo, e lançar mais material. E sim eu sei que isto não vai acontecer...
« Última modificação: Março 19, 2012, 02:30:27 pm por Rain »
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #767 Online: Março 19, 2012, 02:12:15 pm »
A Devir não acelera porque não tem mais como acelerar; acho que ela tem um porte bem menor do que pensamos, mas maior pra aguentar várias licenças do que parece.

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #768 Online: Março 19, 2012, 02:31:50 pm »
To com dor de cabeça então ouvir um podcat agora não é boa idéia, mas aqui em Florianópolis sempre vi mesa de 4e. Aliás, o que mais se joga é Pathfinder e 4e, sendo que muitos grupos jogam os dois na boa.

Normalmente quem demonstrava mais repúdio pela 4e era o pessoal que jogava na 3e e também não jogava Pathfinder.

Mas isso é característica de Florianópolis, não tenho como afirmar quanto ao resto das capitais.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Aluriel de Laurants

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #769 Online: Março 19, 2012, 06:36:47 pm »
Aqui em Manaus, praticamente ninguém joga 4E, tirando nós aqui da Spell. A propaganda grognard pegou pesado e atingiu forte todos os rpgistas locais, o que torna tudo ainda mais lamentável.
I'm not doing it because it's right. I'm doing it because it's awesome.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #770 Online: Março 19, 2012, 06:39:17 pm »
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Vamos só a um resumo: pq os mundo de fantasia não são dominado por elfos e anões que vivem mais que um homem??? Simples: limitação de níveis... Pois é, ninguém pensa mais na explicações e pq na terceira edição estas raças q vivem pacas, não dominaram o mundo... Todo mundo muito preocupado em combar.

e de que adianta o sistema trazer esse tipo de informação, se no que realmente importa num sistema, as regras, ele falha ?

por que elfos e anões não dominam o mundo ?

talvez eles não se reproduzam tão rápido quanto as raças que vivem menos.

talvez eles não queiram por que geralmente elfos e anões são bondosos

e fácil pensar numa explicação pra isso sem ter que apelar pra uma regra retardada do tipo: "huur duur e por que anões e elfos não passam do nivel 20"
« Última modificação: Março 19, 2012, 06:55:38 pm por Sidney »
War never changes

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #771 Online: Março 19, 2012, 06:59:26 pm »
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Vamos só a um resumo: pq os mundo de fantasia não são dominado por elfos e anões que vivem mais que um homem??? Simples: limitação de níveis... Pois é, ninguém pensa mais na explicações e pq na terceira edição estas raças q vivem pacas, não dominaram o mundo... Todo mundo muito preocupado em combar.
Que tal essa? Porque no tempo que um elfo atinge a adolescência (100 anos), já se passaram 5-7 gerações de humanos, com os avanços de 5-7 gerações. Lembre-se que no mundo real, passamos de usar engrenagens pra microchips em 100 anos.

Essa é a diferença; limites de níveis são uma  forma simplória de impor exatamente a lógica, restringindo explicações que definam o potencial da humanidade; se um mago elfo leva 150 anos pra chegar no nível 1, e um humano, 18 anos... não faz mais sentido que os humanos incinem os elfos em progresso?

Pra mim faz.

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Offline Madrüga

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #772 Online: Março 19, 2012, 07:36:17 pm »
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Só um pequeno detalhe: Falar sobre roleplay (que aliás, até as conversar do D&D Next estão mudando o termo pra interação, pra não confundir), qualquer edição de D&D fala. Sem exceção. E quando se lembra as coisas de memória, várias vezes nós acabamos completando coisas que pra nós se tornou óbvia, mas que no livro em si não está presente.

Inclusive tem o Guia do Mestre de 4e aí para provar que a 4e não é puro "hurr durr videogame".
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #773 Online: Março 19, 2012, 08:01:22 pm »
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DE ONDE VEIO ESSE INCINEM, se eu (pensei que) digitei "superam"?! *nota mental, não fazer mais posts jogando Persona 3 FES*
Dá licença, eu vou ali jogar mais Persona 3 FES. XD

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Inclusive tem o Guia do Mestre de 4e aí para provar que a 4e não é puro "hurr durr videogame".
Eu acho que o argumento é "MMO de Mesa" é tão bonitinho, mas sequer faz sentido - uma lida rápida no livro do mestre já desmente isso.

Mas isso é complicado demais: nossos especialistas de sistema dominam tanto a informação que é difícil uma pessoa querer sequer ler pra desmentir - repetir argumentos já prontos é o que há...

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Offline Heitor

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #774 Online: Março 19, 2012, 08:19:43 pm »
Sinceramente, eu gostaria que 'aquela pessoa' endossasse a 5e e ela se revelasse um perfeito cu, jogando a credibilidade dele no abismo.

Porque todos sabemos quem veio com este argumento de 'videogame de papel' primeiro. E da postura 'vendo o peixe que não como' do dito cujo.
« Última modificação: Março 19, 2012, 08:27:50 pm por Heirot »

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #775 Online: Março 19, 2012, 09:30:15 pm »
Aluriel, por incrível que pareça há mais duas mesas de 4e aqui em Manaus que eu conheça. Se tiver mais mesas, já não sei.

Lumine, falta agora justificar quanto aos anões. E na 4e não colaria esse argumento da idade dos elfos, pois na 4e elfos e eladrins amadurecem igual os humanos.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #776 Online: Março 19, 2012, 09:48:49 pm »
Na 4e até onde eu sei A) depende de cenário: não existe uma "explicação oficial do porque raça X não dominou o mundo" e B) o mundo é feito guias; o mestre tem que personalizar, então a palavra final de um porquê (quer exista ou não, seja essa situação real ou não) é dele.

E os anões, por serem um povo isolado, e também aparentemente envelhecer mais devagar, é o mesmo.

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Offline Cebolituz

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #777 Online: Março 19, 2012, 10:02:35 pm »
Como eu postei no chat, porque elfos e anões não conquistam o mundo. Pensando em 3.X:

Elfos

1) Pela vida longa, o período fértil é mais demorado e a gestação é mais longa. Obviamente, eles demoram mais para reprodução.

2) Devido a constituição mais baixa, Elfos são mais suscetíveis a doenças, o que também ajudaria a dimiuir a população.

3) Possui um ideal de demora e perfeccionismo. Com um mundo recheado de humanos e orcs imediatistas travando guerras a todo instante, planejar a "conquista mundial" sempre sofreria com as mudanças territoriais e de poder.

4) Poucos adaptáveis. Diferente dos humanos, elfos possuem dificuldade de se adaptar em outros ambientes, que não sejam florestas ou que não possuam um ambiente verde.

5) Não possuem ambições megalomaníacas ou se preocupam com crescimento.

Anões:

1) Mesma coisa dos elfos com relação a idade, embora menor.

2) Suas hierarquias rígidas e de lealdade destoam de outras raças aceitarem regras tão duras, gerando fortes rebeliões.

3) Sua forte ligação com a terra e com as rochas os tornam pouco adaptáveis a outros ambientes.

4) Menor possibilidade de criar líderes ultra-influentes devido ao carisma mais baixo, tipo um Hitler baixinho e entroncado.

5) Não possuem ambições megalomaníacas.
----------------------------

Da 4E, não dá para falar nada. Não há fluff exceto em dizer jogue com um elfo se você quer ser um combatente tal. :macaco:


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline kinn

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #778 Online: Março 19, 2012, 10:14:47 pm »
Só que faltou o pressuposto que ambas as raças são mais antigas que a humana e que justamente por isso eram mais sofisticadas. O que fazia o ser humano alcançar eles era mesmo a vida curta, que levava até eles desenvolvimento em poucas gerações que levou milenios para o povo de vida longa.

Mas toda essa  teoria ia pro lixo quando se tinha um elfo ou anão aventureiro e ele ganhava xp e evoluia quase tão rápido quanto o ser humano. O limite de nível não fazia sentido dentro de jogo, embora fora dele eraclaro o motivo de visar o equilíbrio do jogo, já que eles começavam com benefícios raciais que o humano não tinha.

O ser humano ser uma raça com caraterísticas próprias foi uma das coisas mais legais que achei que a 3e fez. E a 4e só fez melhorar isso.
Pesquisas provam:
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #779 Online: Março 20, 2012, 01:17:23 am »
Na 4e? Elfos viviam na Feywild e os anões eram escravos de gigantes. Eladrins viraram elfos, anões se libertaram, e fundaram pequenos reinos. Quando o Império de Nerath dos humanos cresceu (e era um império formidável, com magia e shit), elfos e anões foram anexados via vassalagem/suserania, assim como os resquícios dos tieflings de Bael Turath e os draconatos de Arzobia. Por isso que nos dias atuais dos Pontos de Luz as raças vivem tão próximas umas das outras - eles ficaram séculos convivendo lado a lado e quando Nerath caiu, era melhor continuar lado a lado do que se meter a macho com um monte hobgoblins e coisas piores que começaram a marchar para reivindicar territórios.