Autor Tópico: [D&D] A quinta edição desponta no horizonte...  (Lida 200857 vezes)

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #750 Online: Março 19, 2012, 11:35:48 am »
E eu teria mais esperanças se eu não visse o Mearls escrever coisas no twitter como que a mecânica de marcas não deveria ser dos guerreiros, mas dos clérigos porque 'faz muito mais sentido'.

Link?

Aqui.

Idea: Defender-style abilities make more sense for cleric than fighter, based on their roles in the world and typical player motivation.

----

Sobre o Rikus,

Vamos tentar não jogar uma montanha de respostas irônicas pra expulsar o coitado, beleza? Eu não concordo com o 'MMO RPG' também, mas só quis dar o toque para evitar que a discussão caia de nível.
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Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #751 Online: Março 19, 2012, 11:46:50 am »
Tem mais! ♥

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It makes me very happy with forum or play test feedback tells us to make something simpler. Will be happy to oblige! #dndnext
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What level do you need your character to reach to feel like you’ve had a satisfying campaign? How many weeks of play should that take? #dnd

...pera, jogos de 1 hora, com quantas semanas de jogos necessárias pro nível máximo, é isso mesmo? tipo, o foco não está nas COISAS erradas?
« Última modificação: Março 19, 2012, 11:50:41 am por Lumine Miyavi »

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #752 Online: Março 19, 2012, 11:51:38 am »
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A quarta edição virou um MMO RPG

Sempre que alguém fala isso, morre um gatinho e ganha meu ódio automático.

Não, a 4E não virou um MMORPG. Isso sequer faz sentido. E mesmo que ela tenha tirado parte da inspiração em MMO's, qual o problema? Se isso torna o sistema melhor, ÓTIMO!

Pô, cara. Só vejo esse negócio de neguinho não querer mistura no RPG. Jogadores de vídeo-game curtem adaptações dos jogos de tabuleiro para o computador (ADAPTAÇÕES, e não CONVERSÕES. Civilization poderia ser visto como uma, por exemplo, apesar de não ter um jogo de tabuleiro igual).

Se inspirar em outras fontes para melhorar a mídia é BOM. BOM, sacou? Permite que as coisas EVOLUAM, em vez de ficarem estagnadas para sempre na mesma coisa.

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #753 Online: Março 19, 2012, 12:34:04 pm »
Tem mais! ♥

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...pera, jogos de 1 hora, com quantas semanas de jogos necessárias pro nível máximo, é isso mesmo? tipo, o foco não está nas COISAS erradas?

O foco é bem simples

No passado tudo era bom, no passado eu me amava, no passado ladinos eram inúteis e isto era bom, no passado o guerreiro era equilibrado com o mago em termos de dano...no passado deus separou a terra dos céus e criou os animais, no final do dia ele disse que isto era bom. No passado os magos eram sexys

Repita... utilizando a expressão - no passado!
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #754 Online: Março 19, 2012, 12:50:51 pm »
E não é como se WoW não tivesse se inspirado em D&D. Foi mais um caso de inspiração recursiva.

No mais, ainda tou aguardando as passagens do livro de AD&D, apesar d'eu achar que esse rapaz / moça não volta.

'Carma' moça, estou 'trabaiando' e não posso ficar 'proseando' a qualquer hora... Eu vi muitos comentários interessantes, mas quantos será que acompanharam a 'evolução'? De qualquer forma, eu tenho o livro do mestre em casa, não saberei de apontar as páginas, mas tem alguns trechos que lembro de cabeça, para falar sobre o roleplay, repetidamente no livro do mestre do AD&D ele sempre diz que o mais importante é o roleplay, inclusive no livro do jogador quando fala sobre os atributos. Sobre a explicação de regras, uma que fica bem clara na minha cabeça é a limitação de níveis por raça. Lá ele explica o pq, como e qdo, e o que acontece se vc tirar... Vamos só a um resumo: pq os mundo de fantasia não são dominado por elfos e anões que vivem mais que um homem??? Simples: limitação de níveis... Pois é, ninguém pensa mais na explicações e pq na terceira edição estas raças q vivem pacas, não dominaram o mundo... Todo mundo muito preocupado em combar... Enfim é isto... Se alguém quiser o apontamento das páginas eu posso correr com atrás disso, só para satisfazê-los... 

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #755 Online: Março 19, 2012, 12:56:59 pm »
Combar em AD&D era fácil. O Ranger multiprocessador de alimentos era fácil de montar, por exemplo.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #756 Online: Março 19, 2012, 01:01:59 pm »
Os problemas dessa justificativa e que ela só faz sentido em grupos que se preocupam com simulação do mundo.

Ela é uma tentativa de criar um padrão lógico que explique uma característica dos npcs, supondo que os npcs precisam seguir as mesmas regras dos personagens-jogadores. Nem todo mundo gosta disso e isto não está associado a 'combar'.


Tem gente que valoriza outros aspectos (como a simulação do gênero) e pra essas pessoas o interesse em ter um sistema estruturado de forma a tentar explicar cada detalhe do cenário, não é interessante.

Eu não gosto de npcs seguindo as mesmas regras de pcs, porque isso tende a aumentar a complexidade na preparação da aventura. Vide que uma das coisas que sempre mais me incomodou foi escolher magias pra lista de um mago npc. Então sistemas que não se preocupem tanto em tentar criar uma estrutura complexa para simular o mundo, são mais do meu agrado.

Aliás, foi exatamente a edição que mais tentou criar um sistema estruturado de forma a tentar definir o máximo possível as características do mundo através de regras, além de criar npcs que seguiam as mesmas regras dos pcs, que acabou por gerar um dos sistemas onde era mais fácil 'combar' e onde isso mais era premiado.
« Última modificação: Março 19, 2012, 01:05:36 pm por kimble »
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #757 Online: Março 19, 2012, 01:06:04 pm »
De qualquer forma, eu tenho o livro do mestre em casa, não saberei de apontar as páginas, mas tem alguns trechos que lembro de cabeça, para falar sobre o roleplay, repetidamente no livro do mestre do AD&D ele sempre diz que o mais importante é o roleplay, inclusive no livro do jogador quando fala sobre os atributos.

Só um pequeno detalhe: Falar sobre roleplay (que aliás, até as conversar do D&D Next estão mudando o termo pra interação, pra não confundir), qualquer edição de D&D fala. Sem exceção. E quando se lembra as coisas de memória, várias vezes nós acabamos completando coisas que pra nós se tornou óbvia, mas que no livro em si não está presente.

Um exemplo claro é a explicação da infravisão no livro do mestre. Tinha todo um argumento pseudo-científico sobre fontes de calor e tal, mas quando se vai olhar... não tem nenhuma definição importante em si. É só uma aulinha sobre espectro infravermelho, e você que se vire pra discutir com o mestre se um sahuagin tem sangue quente ou sangue frio pra ser detectado por infravisão.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #758 Online: Março 19, 2012, 01:07:37 pm »
Os problemas dessa justificativa e que ela só faz sentido em grupos que se preocupam com simulação do mundo.

Ela é uma tentativa de criar um padrão lógico que explique uma característica dos npcs, supondo que os npcs precisam seguir as mesmas regras dos personagens-jogadores. Nem todo mundo gosta disso e isto não está associado a 'combar'.


Tem gente que valoriza outros aspectos (como a simulação do gênero) e pra essas pessoas o interesse em ter um sistema estruturado de forma a tentar explicar cada detalhe do cenário, não é interessante.

Eu não gosto de npcs seguindo as mesmas regras de pcs, porque isso tende a aumentar a complexidade na preparação da aventura. Vide que uma das coisas que sempre mais me incomodou foi escolher magias pra lista de um mago npc.

Aliás, foi exatamente a edição que mais tentou criar um sistema estruturado de forma a tentar definir o máximo possível as características do mundo através de regras, além de criar npcs que seguiam as mesmas regras dos pcs, que acabou por gerar um dos sistemas onde era mais fácil 'combar' e onde isso mais era premiado.

Realmente concordo com você, exceto pelo combo... No livro do mestre, era repetido várias vezes que o mestre tinha obrigação de segurar os jogadores 'overpowers' para não acabar com a graça de jogar dos outros jogadores (coisa que não foi trabalhada na edições posteriores, que na minha opinião são extremamente comerciais). E no LdM mostravam várias maneiras de se nivelar um jogador 'overpower' pq isto e os combos eram indesejados e apesar da sistemática permitir os combos o mestre era instruído a acabar com isto manualmente.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #759 Online: Março 19, 2012, 01:13:17 pm »
'Carma' moça, estou 'trabaiando' e não posso ficar 'proseando' a qualquer hora... Eu vi muitos comentários interessantes, mas quantos será que acompanharam a 'evolução'? De qualquer forma, eu tenho o livro do mestre em casa, não saberei de apontar as páginas, mas tem alguns trechos que lembro de cabeça, para falar sobre o roleplay, repetidamente no livro do mestre do AD&D ele sempre diz que o mais importante é o roleplay, inclusive no livro do jogador quando fala sobre os atributos. Sobre a explicação de regras, uma que fica bem clara na minha cabeça é a limitação de níveis por raça. Lá ele explica o pq, como e qdo, e o que acontece se vc tirar... Vamos só a um resumo: pq os mundo de fantasia não são dominado por elfos e anões que vivem mais que um homem??? Simples: limitação de níveis... Pois é, ninguém pensa mais na explicações e pq na terceira edição estas raças q vivem pacas, não dominaram o mundo... Todo mundo muito preocupado em combar... Enfim é isto... Se alguém quiser o apontamento das páginas eu posso correr com atrás disso, só para satisfazê-los... 
Moça não! Rapaz lyndo. ♥

Eu também tenho o livro do Mestre aqui em casa, tanto de AD&D, quanto da 3e e da 4e... e devo dizer que a informação sobre raças nos 3 são, dadas suas devidas diferenças, bastante diferentes - 3ª e 4ª bem mais próximas de um ideal que o mundo que o mestre usará não é necessariamente o que o livro descreve, e trazem guias e não respostas prontas. Essas edições se baseiam no principio de que, apesar do estereótipo, o mestre é livre para criar um mundo como quiser e não o prendem a detalhes que podem ser facilmente alterados.

Já o de AD&D, impõe restrições como as de limitação de níveis para explicar porque as raças dominam o mundo, sem sequer tocar num aspecto de "e se fosse diferente?", porque segundo o livro, não tem como ser diferente já que aquele é o método certo de gerenciar raças.

E isso, com perdão do trocadilho, faz toda diferença do mundo, e é a distinção entre um guia flexível e um manual rígido.
Citação de: Terceira Edição
You may wish to build your own world. It’s a challenging and rewarding task, but it can also be a time-consuming one. Once you have decided to create your own world, you face a number of choices. Do you make it like the real world, drawing from history and real-world knowledge, or do you create something completely different? Do you draw from your favorite fictional setting or create it all on your own? Do the laws of physics work as we know them, or is the world flat with a dome of stars overhead? Do you use the standard races, classes, and equipment in the Player ’s Handbook, or do you create new ones? The questions alone are daunting, but for those who love world-building, they are also exciting.
e
Citação de: Quarta Edição
The preceding section sums up the basics of what the game assumes about the D&D world. Within those general parameters, though, there’s a lot of room for you to fill in the details. Each published campaign setting describes a different world that adheres to some of those core assumptions, alters others, and then builds a world around them. You can do the same to create a world that’s uniquely yours.
  The assumptions sketched out on the previous page aren’t graven in stone. They make for an exciting D&D world full of adventure, but they’re not the only set of assumptions that do so. You can build an interesting campaign concept by altering one or more of those core assumptions. Ask yourself, “What if this wasn’t  true in my world?”

Não existe capitulo de construção de um mundo em AD&D: é pra você jogar com o que tem, e ponto final. E sobre roleplay, AD&D tem mais "suporte" porque era pra diferenciar dos war games da época. Coisas que antes precisavam ser ditas "cada raça pensa de uma forma diferente!" hoje em dia são risíveis no contexto.
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Realmente concordo com você, exceto pelo combo... No livro do mestre, era repetido várias vezes que o mestre tinha obrigação de segurar os jogadores 'overpowers' para não acabar com a graça de jogar dos outros jogadores (coisa que não foi trabalhada na edições posteriores, que na minha opinião são extremamente comerciais). E no LdM mostravam várias maneiras de se nivelar um jogador 'overpower' pq isto e os combos eram indesejados e apesar da sistemática permitir os combos o mestre era instruído a acabar com isto manualmente.

Na verdade, ele manda tu cortas as asinhas do jogador ou vetar ele, se ele for muito forte em comparação aos outros, não diz nada sobre combos.

Citação de: Dealing with Too-Powerful Characters
If you decide a character is too powerful, the player has two choices. First, he can agree to weaken the character in some fashion (subject to your approval). This may be as simple as excluding a few magical items ("No, you can't bring that holy avenger sword +5 that shoots 30-dice fireballs into my campaign!"). Second, the player can agree not to use some special ability ("I don't care if your previous DM gave your character the Evil
Eye, you can't jinx my dice rolls!"). If this sort of change seems too drastic or requires altering ability scores or levels, a better option is simply to have the player create a new character. The old character can be used, without tinkering, in the campaign for which he was created. The new character, more appropriate to your campaign, can develop in your game. Remember that just because another DM allowed something is no reason you have to do the same!
« Última modificação: Março 19, 2012, 01:16:51 pm por Lumine Miyavi »

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #760 Online: Março 19, 2012, 01:18:25 pm »
Realmente concordo com você, exceto pelo combo... No livro do mestre, era repetido várias vezes que o mestre tinha obrigação de segurar os jogadores 'overpowers' para não acabar com a graça de jogar dos outros jogadores (coisa que não foi trabalhada na edições posteriores, que na minha opinião são extremamente comerciais). E no LdM mostravam várias maneiras de se nivelar um jogador 'overpower' pq isto e os combos eram indesejados e apesar da sistemática permitir os combos o mestre era instruído a acabar com isto manualmente.

Eu tava falando da 3e :p Não que Ad&d não tivesse combos, mas em termos de sistema que quebra com domínio suficiente das mecânicas, nada supera a 3e.
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #761 Online: Março 19, 2012, 01:22:21 pm »
De qualquer forma, eu tenho o livro do mestre em casa, não saberei de apontar as páginas, mas tem alguns trechos que lembro de cabeça, para falar sobre o roleplay, repetidamente no livro do mestre do AD&D ele sempre diz que o mais importante é o roleplay, inclusive no livro do jogador quando fala sobre os atributos.

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Eu concordo com sua afirmação sobre a questão da cabeça, mas fato é que em várias partes está escrito, se alguém tiver um dia curiosidade, leia por favor, verá que é um enfoque BEM diferente das edições recentes... Enfim não vou me alongar mto pq sinto q ainda tem mto pano para manga...

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #762 Online: Março 19, 2012, 01:26:29 pm »
Em minha visão, o enfoque é diferente, porque muitas das coisas que são lugar-comum hoje em dia, não eram naquela época.

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #763 Online: Março 19, 2012, 01:30:54 pm »
Bem, temos aqui a entrevista da MC Zanini, não sei se vocês viram
http://www.terceiraterra.com/audio/rpgarautos-20120307_entrevista.mp3

Ela fala sobre a 4e e fala que a linha tem números impressionantes (não foi fracasso em momento algum) ela fala de uma porrada de lançamentos (Livro do Jogador 3, mais uma cacetada de livros essenciais. E bem, se os números são bons...Por que eles não lançam em maior quantidade?
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                                                        Sócrates

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #764 Online: Março 19, 2012, 01:32:38 pm »
Porque a Devir não consegue manter o ritmo de produção. Eles não tem os recursos necessários.
Contabiliza isso com alguns erros do passado quanto a escolhas feitas para livros lançados (como lançar a Caixa Vermelha em vez dos livros Essenciais logo), isso acaba atrasando a editora.
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