Autor Tópico: [D&D] A quinta edição desponta no horizonte...  (Lida 200918 vezes)

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Offline Rain

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #615 Online: Março 06, 2012, 11:24:21 am »
Para vender mais na Grognardia, Eltor. O maior mercado consumidor desta merda.
Desculpem pelo post inútil, mas...
Car!@## eu to rindo muito aqui

 :rolando: :rolando: :rolando: :rolando: :rolando: :rolando:
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #616 Online: Março 06, 2012, 11:28:32 am »
Mas como eu disse não é defendendo o SoD, apenas para mostrar que não é porque o combate é rápido que ele não seja emocionante. SoD podem ser interessante, só precisam ser muito bem trabalhados e a idéia de funcionar apenas quando o personagem possui poucos pontos de vida me parece bem interessante. Se pensar um pouco a respeito é como se fosse um ataque normal mas que só pode ser usado como "last hit".

Mas porque uma magia para isso então? Porque não definir que ao zerar os pvs do alvo (ou matar, tanto faz), você pode escolher um efeito que acontece em vez de matar, dependente de coisas como classe ou tema?

Mago derrubou o alvo? Ele pode escolher petrificar, transformar num animal pequeno, etc.
O clérigo derrubou? Ele pode escolher lançar em outro plano, prender a criatura num item abençoado, etc.

Se o objetivo é simular esse last hit, tu não precisa de uma magia específica pra isso. Dava simular dando a habilidade de conceder efeitos diferentes ao alcançar 0 pvs.

Claro, esse é o tipo de pensamento que os designers nunca vão adotar. Da mesma forma que não precisamos realmente de 14 diferentes tipos de espadas médias de uma mão. Essa vontade de definir cada detalhe do sistema e tentar criar regras para cada ação possível ainda é um pensamento forte demais no D&D.

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E saiu o Ro3 de hoje. De novo, muita promessa e nenhuma explicação de como vão fazer as coisas.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
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Offline banned_guardian

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #617 Online: Março 06, 2012, 11:29:49 am »
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What Phil said

O exemplo cabal (também de FF7) era na última luta do jogo, você simplesmente usar um "Knights of the Round" e acabar o jogo. Broxante. Em um grupo de 4-6 jogadores carregados cada um com SoD, acaba o jogo. Afunda toda a campanha.

Leisses: uma coisa é comemorar a sorte do cara em rolar dados (que inclusive eu comemo bastante em GURPS), outra bem diferente é vir com 20 magias SoD e ficar socando até entrar 1x.

Só pra constar, o mesmo delírio que você descreveu no 20 20 20, aconteceu comigo em uma sessão de GURPS contra um boss, quando fiz crítico (tirar 3 nos 3d6) e rolei o crítico relativo a dano triplo em uma spell de área. É emocionante, não matou o boss, mas fez quase o serviço completo.

Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. :mrgreen:
..

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #618 Online: Março 06, 2012, 11:41:39 am »
Mas porque uma magia para isso então? Porque não definir que ao zerar os pvs do alvo (ou matar, tanto faz), você pode escolher um efeito que acontece em vez de matar, dependente de coisas como classe ou tema?

Mago derrubou o alvo? Ele pode escolher petrificar, transformar num animal pequeno, etc.
O clérigo derrubou? Ele pode escolher lançar em outro plano, prender a criatura num item abençoado, etc.

Se o objetivo é simular esse last hit, tu não precisa de uma magia específica pra isso. Dava simular dando a habilidade de conceder efeitos diferentes ao alcançar 0 pvs.

Claro, esse é o tipo de pensamento que os designers nunca vão adotar. Da mesma forma que não precisamos realmente de 14 diferentes tipos de espadas médias de uma mão. Essa vontade de definir cada detalhe do sistema e tentar criar regras para cada ação possível ainda é um pensamento forte demais no D&D.
Valendo lembrar que esse last hit JÁ foi citado numa Dragon Magazine (relativamente) recente como uma alternativo do simples "matou o oponente".

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O exemplo cabal (também de FF7) era na última luta do jogo, você simplesmente usar um "Knights of the Round" e acabar o jogo. Broxante. Em um grupo de 4-6 jogadores carregados cada um com SoD, acaba o jogo. Afunda toda a campanha.
Se serve de ponto de comparação, eu matei o Safer Sephiroth como se fosse batalha normal E ainda achei fácil.

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #619 Online: Março 06, 2012, 11:47:58 am »
Valendo lembrar que esse last hit JÁ foi citado numa Dragon Magazine (relativamente) recente como uma alternativo do simples "matou o oponente".

E causou tanta polêmica por uma série de fatores que foi considerado inadequado para fazer parte da DM daquele mês e não entrou na copilação final da revista na época, o que efetivamente é o mesmo que dizer 'ignorem que isso existe'.
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Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #620 Online: Março 06, 2012, 12:05:37 pm »
E causou tanta polêmica por uma série de fatores que foi considerado inadequado para fazer parte da DM daquele mês e não entrou na copilação final da revista na época, o que efetivamente é o mesmo que dizer 'ignorem que isso existe'.
Ayup! Eu lembro dos mimimis no fórum de gente achando cruel demais deixar o cara inválido depois que derrota... mas matar pode.

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #621 Online: Março 06, 2012, 12:10:51 pm »
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Como o Elven disse no chat (citação não exata), "Essa edição é hora de mais uma vez fazer todos os npcs importantes terem death ward sempre ativo".

Citando os trechos: "Bom, hora de voltar a deixar todos vilões com Death Ward." e "Save or Die nunca foi um problema pra mim - Amuletos de Death Ward eram estranhamente comuns entre NPCs relevantes".

E nem é preciso forçar a barra para justificar isso - em um mundo onde alguém pode te matar instantaneamente com um feitiço, qualquer um que possa ser sujeito a isso vai procurar alguma forma de evitar a própria morte. Outra solução, essa completamente ao acaso, é usar oponentes que sejam Mortos-Vivos.

Offline Heitor

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #622 Online: Março 06, 2012, 01:10:42 pm »
SoD ou Instant Kill gerenciado via barra de especial não se torna problemático com esta esvaziando ao fim do encontro. Fim da pancadaria, ânimos cessados, não há motivo para estar com sangue nos olhos.

Aliado a Low HP e/ou Crítico, vira execução estilo QTE. Emoção garantida.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #623 Online: Março 06, 2012, 01:14:04 pm »
Aí é um análogo de Trance de FF9, não de Limit Break! =p

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Aliado a Low HP e/ou Crítico, vira execução estilo QTE. Emoção garantida.
Toda luta? Não, obrigado.

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #624 Online: Março 06, 2012, 01:40:08 pm »
Lol, QTE no D&D, tentei mas não consegui imaginar. Agora os SoD ou Instant kill seriam diários e não em todas as lutas.

Offline Metal Sonic

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #625 Online: Março 06, 2012, 03:13:06 pm »
Lol, QTE no D&D, tentei mas não consegui imaginar. Agora os SoD ou Instant kill seriam diários e não em todas as lutas.

Duur, obviamente vão guardar isso para o "vilão", e não pra usar mob.
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #626 Online: Março 06, 2012, 03:56:37 pm »
Lol, QTE no D&D, tentei mas não consegui imaginar. Agora os SoD ou Instant kill seriam diários e não em todas as lutas.

Duur, obviamente vão guardar isso para o "vilão", e não pra usar mob.
Ou não, ou sempre os jogadores guardam os poderes diários somente pro boss?
Aliás como eu falei o boss deve ter saves decentes, mas se o player der uma baita sorte do mestre rolar um 1 or something= fail. :P

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #627 Online: Março 06, 2012, 06:55:34 pm »
Não entendo, vocês não querem que eles deixem para o mestre resolver as coisas e quando eu cito que SoD quando está com pouco HP serve como um Last Hit vocês falam que não precisa disso para ter aquele efeito, basta o mestre/jogador dizer que foi assim quando ele deu o Last Hit.

Eu continuo apreciando a idéia do Last Hit através do SoD. O detalhe é que este Last Hit provavelmente será um dano superior ao dano normal do personagem, mas não todos os 150+ HP do guerreiro como ocorria anteriormente.

E transformar qualquer inimigo em pirlimpimpim quando eles morrem para um ataque normal não tem graça nenhuma depois de um tempo, se transforma em animação de golpes em MMORPG, a primeira vez é um WOW!, a segunda NICE!, a décima ACABA LOGO CARA***!.
An Edition to rule them all???

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #628 Online: Março 06, 2012, 07:00:29 pm »
Ao invés de Save or Die, podiam usar o modelo "se o inimigo estiver Sangrando, cause efeito X a mais com o ataque". Aumentar o dano de um ataque em um jogo com PVs limitados, que é o que estão querendo fazer, é uma forma simples e elegante de equilibrar Save or Die.

Ex: "se o inimigo estiver sangrando, cause +5dX de dano que não podem ser Resistidos."

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #629 Online: Março 06, 2012, 07:08:10 pm »
Não entendo, vocês não querem que eles deixem para o mestre resolver as coisas e quando eu cito que SoD quando está com pouco HP serve como um Last Hit vocês falam que não precisa disso para ter aquele efeito, basta o mestre/jogador dizer que foi assim quando ele deu o Last Hit.

Eu nunca quis que o sistema defina tudo pro Mestre. Aliás, eu nem gosto da idéia disso. Eu quero que o sistema tenha uma base mecânica boa, que lide com as situações de forma satisfatória. E eu prefiro sistemas que fazem isso E ainda permitem aos jogadores e o Mestre determinarem o resultado dentro da ambientação.

A idéia que a gente deu era bem simples. Chegou a 0 pvs (morreu), o jogador descreve como isso acontece. Mecanicamente, não precisa criar uma nova regra para cada situação. O alvo ficaria num estado fora de jogo (Out) que pode ser anulado com um certo custo em recursos.

Se o jogador descreveu que matou o alvo, esse custo é uma ressurreição. Se foi petrificado, uma magia para retornar ao normal. Etc. Mecanicamente todos funcionam da mesma forma, o alvo está sempre fora de ação até os recursos necessários sejam gastos. Essa quantia seria sempre a mesma independente da descrição. Mas claro, isso é abstrato e livre demais pra D&D.

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E transformar qualquer inimigo em pirlimpimpim quando eles morrem para um ataque normal não tem graça nenhuma depois de um tempo, se transforma em animação de golpes em MMORPG, a primeira vez é um WOW!, a segunda NICE!, a décima ACABA LOGO CARA***!.

Expectativas de jogo diferente. Você descreveu um grupo de jogadores que querem vencer o desafio. O objetivo deles estarem sentados na mesa é vencer a aventura. O que importa é vencer, ganhar os espólios e passar pro próximo. É um estilo de jogo. Claro, isso não exclui interpretação.
Eu estou cada vez mais preferindo jogos onde o importante não é vencer/perder, mas COMO você faz isso. Um dos jogos que mais me abriu os olhos que vencer não é importante, foi Leverage. O sistema pressupõe que os personagens sempre vencem no final, o que suas ações definem é o grau de sucesso (o vilão é pego ou ele escapa). Então a experiência de jogo não se torna 'como eu faço pra vencer o inimigo', mas 'como eu faço a vitória sobre o inimigo ser algo legal e divertido de jogar'.
Pra gente como eu, descrever a cada vez de uma forma diferente como você vence o adversário é algo divertido. Então pra jogadores/mestres como eu, ter essa liberdade de descrição não é ruim ou cansativo. É algo legal e divertido.
Poxa, no D&D normal eu já tenho uma tendência a descrever meus golpes porque acho legal.
« Última modificação: Março 06, 2012, 07:12:05 pm por kimble »
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