Autor Tópico: [D&D] A quinta edição desponta no horizonte...  (Lida 201059 vezes)

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #510 Online: Fevereiro 28, 2012, 10:30:40 pm »
E como limitar os descansos? Apesar de nem todo lugar ser apropriado ou seguro, ficar jogando encontros aleatórios para interrompê-los é sacal.
Acho que este nao eh o caminho.
Eu havia pensado uma alternativa para o e8 que funcionava assim: Se um jogador gastar mais do que 1/2 de seus recursos (medidos em forma equivalente a pontos de magia) em um unico combate ele fica num estado de superexitaçao, e vai ficar com algumas penalidades, que nao passam se ele dormir. Assim cada jogador tentaria se conter na medida do possivel, e como ao fim do combate eles ainda teriam recursos de sobra, nao teria porque descansar tao rapidamente. Como os recursos sao parcialmente recuperados entre um combate e outro, vai demorar ateh o grupo estar em um estado em que PRECISE dormir.

E eh isso que falta no D&D. Porque nao tem nada que impede que se gaste todo "MP" logo no primeiro encontro, e dae soh dormindo pra poder encarar o resto da aventura.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #511 Online: Fevereiro 28, 2012, 11:05:47 pm »
Bom, eu acho que a solução está mais para o que o Nibelung sempre defende: fazer um sistema de "recursos" orientados a encontros e não a dia. Na 4e, por exemplo, sinceramente nunca rolou essa de "ah, gastamos o diário, vamos dormir". Eles praticamente sempre se viram com os por encontro, usando os diários apenas quando a situação se prova complicada o suficiente para isso, realmente funciona como aquele "último recurso" quando a coisa aparentemente vai ficar feia ou já está feia.

No sistema vanceano padrão TODAS as magias de maior ou menor poderio são igualmente diárias. Então você se vê eternamente com recursos que só são gastos e não voltam. Na 4e apenas os mais poderosos poderes são diários então você vê que você sempre terá recursos no encontro além do ataque básico e dos poderes sem limite. O resultado disso é um incentivo menor ao dia de 15 minutos.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #512 Online: Fevereiro 28, 2012, 11:41:52 pm »
E como limitar os descansos? Apesar de nem todo lugar ser apropriado ou seguro, ficar jogando encontros aleatórios para interrompê-los é sacal.

A forma mais simples e prática é com história. Um grupo rival atrás do mesmo objetivo. Um ritual que deve ser impedido a tempo, um refém que pode ser morto a qualquer momento...

Na 4e, por exemplo, sinceramente nunca rolou essa de "ah, gastamos o diário, vamos dormir". Eles praticamente sempre se viram com os por encontro, usando os diários apenas quando a situação se prova complicada o suficiente para isso, realmente funciona como aquele "último recurso" quando a coisa aparentemente vai ficar feia ou já está feia.

O único recurso da 4e que torna indispensável o descanso é se todos os pulsos de cura do grupo acabarem. E se a situação for crítica, até dá pra empurrar mais um combate com o grupo sem pulsos de cura (mas tem que ser um combate "fácil" ou eles vão invariavelmente perder).

No sistema vanceano padrão TODAS as magias de maior ou menor poderio são igualmente diárias. Então você se vê eternamente com recursos que só são gastos e não voltam. Na 4e apenas os mais poderosos poderes são diários então você vê que você sempre terá recursos no encontro além do ataque básico e dos poderes sem limite. O resultado disso é um incentivo menor ao dia de 15 minutos.

Nem se trata só disto. O caso é que o sistema vanceano da 3.5 escala muito mal. Só o que realmente conta em seus recursos são suas magias de seus três maiores níveis (exemplo, no nível 15 você só considera as magias de nível 6-8). As magias de nível baixo em geral tem duração pequena demais pra ser considerada em combate, dano baixo demais pra valer a pena no lugar de uma de nível alto, ou duração tão grande que pode ser considerada um buff de dia inteiro (como Armadura Arcana).

Some isso ao fato de que magias de nível 4 que valem a pena usar repetidamente podem ser usadas em varinhas (raio ardente e afins), e temos conjuradores que literalmente não ligam se tem 2 ou 12 slots de nível 1 pra preparar coisas. O que conta é que ele tem dois slots de nível 8, quatro de nível 7, e cinco de nível 6. E quanto estes acabam, o poder do mago cai pra menos de um décimo do que ele fazia.
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #513 Online: Fevereiro 28, 2012, 11:48:22 pm »
Citar
E eh isso que falta no D&D. Porque nao tem nada que impede que se gaste todo "MP" logo no primeiro encontro, e dae soh dormindo pra poder encarar o resto da aventura.
Cê sabe que a 4e já impõe um limite de descanso? Seu grupo, após realizar um descanso prolongado de 6 horas, precisa de uma pausa de 12 horas até o próximo, ou seja, literalmente limitando o "dia" do aventureiro.

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #514 Online: Fevereiro 29, 2012, 12:13:18 am »
Nada impede eles de fazerem um descanso de 18 horas.
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #515 Online: Fevereiro 29, 2012, 07:18:49 am »
Nibelung, tem razão. Eu comentei só da parte dos "recursos que não voltam", mas é isso mesmo. Além dos recursos jamais voltarem uma vez gastos (apenas após dormir) e que você não fica com poderes úteis at all, você vai ter que dormir. Os poderes por encontro da 4e sempre garantem que você vai ter poderes úteis todo encontro, mesmo que tenha gastado os diários.

Do lance dos pulsos de cura, salvo raros casos, eles costumam se esgotar perto do fim do dia, pelo menos nas minhas mesas. O único caso "especial", digamos assim, é o Defender que acaba por, volta e meia, apanhar além da conta, mas nada que chegue perto de um "dia de 15 min".

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #516 Online: Fevereiro 29, 2012, 08:06:09 am »
Dava pra corrigir isso mudando para um sistema onde os recursos fossem recuperados no final da sessão. Cada sessão seria tratada como um conto, habilidades com gastos limitados seriam momentos na história onde o personagem tem o foco da narrativa nele e ele faz algo especial. Saia do formato 'gaste X recursos -> descanse -> gaste X recursos'.

Agora diz isso pro pessoal 'cadê minha perícia Craft: Cozinhar?' e espera as respostas.
« Última modificação: Fevereiro 29, 2012, 08:07:40 am por kimble »
Lido esse ano:
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #517 Online: Fevereiro 29, 2012, 08:19:06 am »
Então vocês se tocaram da bosta fumegante e incoerente que é o sistema vanciano ?  :hum:





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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #518 Online: Fevereiro 29, 2012, 08:58:10 am »
Há muito tempo
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #519 Online: Fevereiro 29, 2012, 09:10:44 am »
Me incomoda um pouco essa necessidade de corrigir as coisas porque as pessoas jogam "errado". Mecânicas que seriam interessantes precisam ser descartadas porque alguém vai fazer mal uso da mesma, mecânicas que poderiam ser descartadas precisam ser usadas para proteger o grupo do mal jogador, e por aí vai. Sem falar naquelas que não podem ser usadas porque estragam a imersão de alguns jogadores e as que PRECISAM estar no sistema exatamente para manter a imersão desses mesmos jogadores.

Acho difícil eles conseguirem algo assim, mas se possível separar boa parte dessas soluções forçadas pelo público em módulos eu ficarei contente.
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #520 Online: Fevereiro 29, 2012, 09:47:28 am »
Seria possível fazer um módulo extremamente básico, sem definição em alguns aspectos importantes. E então dar duas ou três opções para resolver cada um desses aspectos, que viriam no mesmo livro do módulo básico. O grupo de jogo escolhia quais eles gostariam mais.

O problema é que isso renderia livros enormes e conseguir fazer todas essas diferentes peças funcionarem em harmonia seria difícil. Mais fácil seria garantir que cada um é um subsistema separado que não influencia os outros. O problema é que aí voltamos a ter um jogo com dezenas de subsistemas que não falam a mesma linguagem e não se interrelacionam bem.
« Última modificação: Fevereiro 29, 2012, 01:17:20 pm por kimble »
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #521 Online: Fevereiro 29, 2012, 10:04:12 am »
Acabei de dar uma lida nas atualizações do link do ENWorld sobre DDNext e fiquei meio decepcionado com a informação de que o "public playtest" só acontecerá em Abril e ocorrerá apenas em um evento específico e com NDA de brinde.

Mas pelo menos deu pra ver algo interessante, Esse pessoal da ENWorld considera as informações retiradas daqui http://archive.foolz.us/tg/thread/17721994/ como verdadeiras, já que eles estão inclusas junto com as informações passadas diretamente pela Wizards.
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Offline AKImeru

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #522 Online: Fevereiro 29, 2012, 02:25:25 pm »
No decorrer do jogo tivemos Ladino, Guerreiro, Clérigo, Monge, Ranger e feiticeiro.

Criei meu personagem para ser um combatente com arco que tinha uma forte ligação com a natureza, podendo se virar sozinho mas sem deixar de ser útil para o grupo.

Já joguei de mago em um grupo level alto e me diverti bastante, assim como todo o resto do grupo. Neste jogo eu focava meus esforços em fazer os itens mágicos do grupo, dessa forma eu tinha menos level que o resto do grupo (10 contra 12) mas podia me dar ao luxo de ter o ítem mágico que eu quisesse já que a grana do grupo toda corria para a minha mão =P

Mas eu sei que isso varia muito de acordo com os jogadores e o mestre. E eu ando meio chateado com toda essa reclamação em relação aos conjuradores da 3e porque estou em um grupo onde jogamos Pathfinder (meu sonho jogar 4e, mas meus amigos odeiam) e o mestre poda todos os conjuradores arcanos do jogo porque, segundo ele, não dá pra mestrar com o mago resolvendo todos os problemas (detalhe que só usamos o Core Rulebook e o Advanced Player's Guide).

E o seu mestre é sábio; Sem um olho inteligente você poderia facilmente pisar nos calos - O que não aconteceu no seu primeiro grupo, tendo em vista que você jogou em um grupo onde o seu ranger ocupou um nicho ao qual ele era decente, funcionava sem grandes otimizações.

Entenda: Eu consiguia fazer guerreiros que causavam mais danos do que magos na maioria das mesas que eu joguei. Conseguia fazer eles incrivelmente úteis.

O problema não era com o meu grupo, ou comigo. Mas com o sistema. Arcanos e Divinos no 3.X/Pathfinder tem utilidade sem paralelo. Suas magias são mais potentes do que talentos, e eles tem acesso a elas com mais facilidade do que qualquer outra classe, e tendo em visto que essas magias facilmente trivializam certos aspectos de certas classes, é bem possivel de um mago roubar a cena de 3 personagens sem muito esforço.  E isso não é exagero. Leia as magias "Force Cage" "Summon Creature" e qualquer uma da série de copiar pericias como tongues ou até mesmo aquela de abrir fechaduras e você logo vai entender que o sistema foi feito para que o mago possa fazer tudo o quanto ele bem entender, e ele é bonificado por fazer isso, enquanto outras classes como o guerreiro são penalizadas por ousarem serem criativas. (Vide o fato que o guerreiro precisa gastar talentos para usar manobras básicas sem causar ataques de oportunidade e outras desvantagens)

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #523 Online: Fevereiro 29, 2012, 03:31:14 pm »
Minha ideia para "solucionar" o problema do gerenciamento de recursos seria foca-lo totalmente nos encontros, e o descanso teria opções modulares, principalmente no tocante a recuperação de pontos de vida.

Os personagens teriam manobras/ataques/magias infinitas e por encontro e uma quantidade de pontos de vida, sem os infames pulsos de cura, que permitisse um risco controlado de eles morrerem ou ficarem incapacitados em todos os encontros, exceto nos que o mestre definisse como fáceis.

A cura no combate, seja mágica ou por outra forma, seria bem limitada, para manter o risco de morte. Fora do combate, o sistema apresentaria algumas opções a serem escolhidas pelo grupo, desde um descanso de 5 minutos que recupera tudo, até a cura de apenas 1 PV por dia e as magias de cura apenas acelerando este processo.

As magias fora do combate ainda seriam um problema...

Infelizmente não tenho nenhuma esperança que algo assim fosse adotado, já que teriam de abandonar o sistema vânciano, algo que não farão, mas com certeza me deixaria muito satisfeito.
« Última modificação: Fevereiro 29, 2012, 03:33:43 pm por Mark Logan »

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #524 Online: Fevereiro 29, 2012, 04:04:54 pm »
Se bem que pulsos de cura são meio que uma concessão em troca da perda do sistema vanceano...

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