Autor Tópico: [D&D] A quinta edição desponta no horizonte...  (Lida 199575 vezes)

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Offline kinn

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #135 Online: Janeiro 31, 2012, 11:19:35 am »
Eu estava ficando muito animado até ver estas tolas declarações... :parede:
Pesquisas provam:
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Offline Metal Sonic

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #136 Online: Janeiro 31, 2012, 11:25:30 am »
Pois é, Green Ronin, vocês são merecedores do meu $, não a Wizards/Hasbro/Whatever.
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #137 Online: Janeiro 31, 2012, 11:52:29 am »
Broxei.

E Leisses, descrever ações com poderes não me é tão incômodo. Vide a abordagem do M&M.

VA, acontece que o fato de existirem poderes para ações muito simples acaba inibindo alguns jogadores de tentar realizar aquelas ações apenas porque eles não possuem esse ou aquele poder.
An Edition to rule them all???

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #138 Online: Janeiro 31, 2012, 12:17:53 pm »
Q: How are you addressing the linear fighter and quadratic wizard damage progression issue?

Dano? Progressão de DANO? Putaqueopariu. Não é sobre dano. É sobre poder.
Melee classes gain power as they level up at a linear rate. Magic users gain power as they level up quadratically.


Minha última seção de D&D 3ª edição pode ser resumida ao jogador do Druida (nível 11) resolver a primeira parte da aventura sozinho (encontrando e passando por todos os obstáculos da 'masmorra' usando somente sua forma selvagem e meia dúzia de magias como moldar rochas). Mesmo usando classes do Tome of Battle (um swordsage e um warblade), os outros jogadores só serviram para participar da única luta que aconteceu (na qual o druida sozinho foi metade dos lutadores, ele com seu companheiro animal e o leão atroz que ele invocou).
De fato, o druida causou dano não muito maior que os demais. O problema sempre foi as outras coisas que ele consegue fazer além disso.
Como o warblade disse no final, "a gente passou a tarde inteira vendo o Eduardo jogar sozinho".

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #139 Online: Janeiro 31, 2012, 12:49:47 pm »
Cara essa busca de equilibrio de poder entre conjuradores e meros mortais e completamente inútil no mundo de D&D. Isso nunca vai existir, porque magia num mundo medieval/fantástico sempre vai ser superior em vários sentidos a elementos simplesmente físicos. Pô, se um cara é um mago é natural que ele faça coisas incrìveis, caso contrário a Magia não seria nada demais.
Na maioria das histórias fantásticas que conhecemos os usuários de magia sempre foram adorados ou temidos a ponto de serem perseguidos, justamente porque a magia é algo muito fora do comum para os demais seres. Agora tentar impor equilibrio em um jogo, que se passa neste tipo de cenário, apenas para tentar "agradar" os jogadores que preferem outras classes, imho é muita forçação de barra, afinal todos os poderes são descritos em cada classe, afim de deixar consciente o jogador sobre o que ele poderá e não poderá fazer com aquela classe específica.
D&D não foi desenvolvido para ser um jogo de videogame, com personagens equilibrados e acho difícil chegar neste nível algum dia.
Infelizmente a maioria dos jogadores tem esta ilusão que todos devem ter tarefas e papéis na história equilibrados em relação aos outros jogadores, sendo que isto é impossível.
Se o mestre sabe que determinado player é um powergamer, o máximo que ele poderá fazer e restringir algumas classes, porque "criar" equilíbrio de poder onde não existe é totalmente inútil.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #140 Online: Janeiro 31, 2012, 12:57:58 pm »
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Cara essa busca de equilibrio de poder entre conjuradores e meros mortais e completamente inútil no mundo de D&D. Isso nunca vai existir
A 4e te manda um oi.

Offline Arcane

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #141 Online: Janeiro 31, 2012, 12:59:55 pm »
E... "sistema vanciano é D&D" broxou geral, pelo jeito.

Foi como levar um chute bem no meio das pernas

Nah... levar um chute no joelho não dói tanto assim não. *trollface*
Somos todos bots!

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #142 Online: Janeiro 31, 2012, 01:10:38 pm »
Gege eu gosto muito de 4ed. mas você tem que concordar comigo que todos os conjuradores foram totalmente enxugados, além de terem transformados as manobras dos combatentes em poderes, o que deixou o jogo mais parecido com videogame, do que da idéia original de um rpg, o que não deixa de ser bacana, porém é bem diferente da essencia.

Offline Madrüga

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #143 Online: Janeiro 31, 2012, 01:12:02 pm »
Então sua resposta é "conjuradores têm que ser mais poderosos" e pronto?
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #144 Online: Janeiro 31, 2012, 01:25:47 pm »
Cara essa busca de equilibrio de poder entre conjuradores e meros mortais e completamente inútil no mundo de D&D.
Meros mortais? De que você está falando? Nem todo mago é Gandalf (ser imortal angelical vivendo entre os 'mortais'). Eles são tão humanos (ou elfos, anões, o que seja) tanto quanto o guerreiro do grupo, só escolheram aprender um ofício diferente.


E falando no Gandalf, era pra ele pegar o Frodo pela mão, teleportar diretamente para dentro do vulcão, usar Remover Maldições para tirar o anel do dedo do hobbit e Limpar a Mente em si mesmo, e então jogar o anel no vulcão?

É assim que uma história de "medieval/fantástico" tem que ser pra você? Se não é "videogame"?


Gege eu gosto muito de 4ed. mas você tem que concordar comigo que todos os conjuradores foram totalmente enxugados, além de terem transformados as manobras dos combatentes em poderes, o que deixou o jogo mais parecido com videogame, do que da idéia original de um rpg, o que não deixa de ser bacana, porém é bem diferente da essencia.
Eu nunca entendi esse argumento. Equilíbrio = Videogame? Então eu fico com o videogame, muito obrigado. Ao menos todo mundo joga junto.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #145 Online: Janeiro 31, 2012, 01:28:04 pm »
Gege eu gosto muito de 4ed. mas você tem que concordar comigo que todos os conjuradores foram totalmente enxugados, além de terem transformados as manobras dos combatentes em poderes, o que deixou o jogo mais parecido com videogame, do que da idéia original de um rpg, o que não deixa de ser bacana, porém é bem diferente da essencia.

Se ficou mais videogame ou fora do espírito do verdadeiro RPG é outra questão. O caso ali é que a 4e foi bem-sucedida em colocar as classes equilibradas. Se isso é bom ou ruim é outro assunto.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #146 Online: Janeiro 31, 2012, 01:28:42 pm »
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Gege eu gosto muito de 4ed. mas você tem que concordar comigo que todos os conjuradores foram totalmente enxugados, além de terem transformados as manobras dos combatentes em poderes, o que deixou o jogo mais parecido com videogame, do que da idéia original de um rpg, o que não deixa de ser bacana, porém é bem diferente da essencia.


Sabe de uma coisa? É muito mais fácil implementar o sistema do jeito que tá na 3e (magias vanceanas - especialmente se for usando os spell points como no DDO, mudanos que não fazem quase nada além do "eu ataco", magias fazem tudo, etc...) do que implementar a 4e. Tanto é que a 4e tem, basicamente, um joguinho totalmente simplificado de facebook e o de D&D 3e tem um monte de jogo de pc.


A 4e tem muita coisa que só funciona no RPG de mesa e nunca no video game (poderes de oportunidade, principalmente, e isso representa uma boa parcela de poderes úteis). Então é até irônico o povo dizer que 4e parece video-game sendo que é muito mais simples implementar o estilo de magias da 3e (aliás, se você parar pra pensar bem, muito jogos usam magias bem nesse estilo, dano alto, versatilidade, ataques de área, efeitos de buffs e debuffs)

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #147 Online: Janeiro 31, 2012, 01:31:42 pm »
Tambem nao gostei muito da ideia de retrocesso no equilíbrio entre classes. Mas acho que o pessoal esta exagerando na reação, porque nada do que foi falado ate agora deu a entender que haverá invasão de nichos por parte dos conjuradores (nem ao menos tivemos ideia de como serão os nichos nesta edição, se baseados em papeis de combate ou alguma pseudo-classificação como era na 3.x).

Mas eu não estou tao apavorado com o que falaram da volta do sistema vanciano. Segundo o Cook, eles estao sutilmente abraçando o lado gamistico do rpg: voce pode jogar com dois personagens de conceitos e arquetipos identicos, mas tendo uma experiencia completamente diferente, ao selecionar classes que possuam gameplay diferenciado. Afinal o vanciano foi exposto apenas como uma opçao para as classes mais basicas, sendo que haverao "magos" com mecanicas diferentes.  Acho que isto esta incluido no que falaram de que "voce pode jogar a ediçao que quiser".

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Isso nunca vai existir, porque magia num mundo medieval/fantástico sempre vai ser superior em vários sentidos a elementos simplesmente físicos. Pô, se um cara é um mago é natural que ele faça coisas incrìveis, caso contrário a Magia não seria nada demais.
Soh porque tu ta dizendo.

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Na maioria das histórias fantásticas que conhecemos os usuários de magia sempre foram adorados ou temidos a ponto de serem perseguidos, justamente porque a magia é algo muito fora do comum para os demais seres.
Quais historias especificamente? As folcloricas, que obviamente tinham objetivos de mexer com aspectos desconhecidos da natureza e por isso abusavam de "magia assustadora e super poderosa"? Ou tu esta se baseando em Senhor dos Aneis, em que soh existia menos de meia duzia de magos? Tem que pensar que nas ambientaçoes de rpg magos sao pessoas muito mais comuns numericamente do que isso, e eh melhor se basear em historias como as do Conan, em que havia um monte de feiticeiros malignos (que eram temidos por serem malignos, nao feiticeiros), e mesmo assim o cimerio sempre chutava a bunda deles (nem sempre com facilidade).

Eh ateh interessante considerar a influencia de Senhores dos Aneis e historias de tavolas redondas em D&D. As pessoas usam Merlin, Morgana, Gandalf e Saruman como exemplos de magos megapoderosos, quando na verdade as campanhas do Rei Arthur e da companhia de Frodo seriam impossiveis de se reproduzir utilizando D&D. Para começo de conversa, nesses mundos qualquer classe conjuradora teria que ser proibida aos jogadores, sendo restrita a NPCs muito importantes. D&D criou sua propria mitologia, onde personagens magos sao muito mais comuns e jogaveis, e para que isso ocorra eh preciso remover essa aura de "sao mais importantes que personagens mundanos".

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Se o mestre sabe que determinado player é um powergamer, o máximo que ele poderá fazer e restringir algumas classes, porque "criar" equilíbrio de poder onde não existe é totalmente inútil.
Isso seria de uma certa falta de etiqueta, ja que discrimina o jogador pelo estilo de jogo do mesmo. Nao eh culpa do jogador se o jogo permite apelações e ele se diverte explorando-as. O melhor nesses casos eh que, ao inves de proibir classes e tal, o mestre tivesse uma conversa previa com o powergamer em questao e explicasse que este estilo de jogo nao agrada tal grupo em particular, e pedir para ele controlar as apelações.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #148 Online: Janeiro 31, 2012, 01:38:44 pm »
Tambem nao gostei muito da ideia de retrocesso no equilíbrio entre classes. Mas acho que o pessoal esta exagerando na reação, porque nada do que foi falado ate agora deu a entender que haverá invasão de nichos por parte dos conjuradores (nem ao menos tivemos ideia de como serão os nichos nesta edição, se baseados em papeis de combate ou alguma pseudo-classificação como era na 3.x).
O que eu não gostei foi que eles parecem sequer reconhecer o problema. No caso, o problema mago x guerreiro nunca foi a progressão de DANO, e sim de PODER em geral (o problema não é o dano da bola de fogo e relâmpago, são os efeitos como metamorfosear-se, metamorfosear outro, forma etérea da vida; mas eles só falaram do dano).

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #149 Online: Janeiro 31, 2012, 02:24:42 pm »
Bom, agora eles estao tentando medir o "poder" das habilidades em unidades de dano. No exemplo dado na entrevista, Charm Person seria equivalente a um poder que causasse 105 de dano medio. Eh uma soluçao bastante criativa (mas, acredito eu, de dificil execuçao), e pode levar a resultados interessantes. O problema da abordagem eh que eu acho que vai ser dificil achar uma equivalencia em dano a poderes voltados a exploração ou encontros sociais. Para compensar, a modularidade da classe permitirah que voce deixe de pegar poderes de exploraçao para se focar no combate, se este for seu desejo.

Ainda, o Monte quer fazer dos rituais algo para substituir "magias muito poderosas". Eu, particularmente, espero que classes nao conjuradoras tambem tenham participaçao nestes rituais (ou que possuam um equivalente marcial mesmo, como na 4e, soh que bem feito).
« Última modificação: Janeiro 31, 2012, 02:53:43 pm por Iuri »