Autor Tópico: [4e] Salvação?  (Lida 79805 vezes)

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #315 Online: Outubro 09, 2011, 09:54:29 pm »
Não nesse sentido, amicce.

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #316 Online: Outubro 09, 2011, 11:14:40 pm »
Ta aí uma boa pergunta a se fazer sobre os poderes da 4e. Até onde poderiam ser forçados/usados fora do mundo de combate uma manobra dessas? Como combater/desviar do efeito balde de ratos? Que efeitos isso geraria e o quão interessante seria ser visto ocorrendo em mesa? Isso tornaria uma mesa/mundo de 4e mais fantástica e "super" que o esperado e até onde isso seria legal ou desagradável, para o mestre.

Offline Macnol

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #317 Online: Outubro 09, 2011, 11:24:25 pm »
Youkai, se os designers não se fazem essa pergunta, não acho que valha a pena os jogadores fazerem. :P

Quanto a mim, tô só esperando a 5e mesmo. Acho que a probabilidade de acertarem a mão até é boa, considerando que a parte de combate já tá bem redonda. Se eles só fizessem sistemas decentes e bem implementados de perícias/rituais e colocassem isso em jogo SEM estragar o sistema de combate, eu já me interessaria em jogar ela.

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #318 Online: Outubro 09, 2011, 11:39:28 pm »
eu sosseguei no 3.5. só jogo a 4e pra me reunir com o pessoal :p
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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #319 Online: Outubro 09, 2011, 11:52:32 pm »
Eltor, acho a pergunta válida especialmente a quem joga 4e e começa a se atormentar com as mesmas questões que tu, mas não se sente amparado por outros equivalentes de D&D e semelhantes. Se na 5e estão pensando nisso melhor sem comprometer o combate equilibrado já é uma vitória e tanto.

Offline Macnol

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #320 Online: Outubro 09, 2011, 11:56:15 pm »
eu sosseguei no 3.5. só jogo a 4e pra me reunir com o pessoal :p

A 3.5 tem problemas demais. Eu só mestraria uma versão bem modificada dela, tipo e6/e8, Legends and Labyrinths (se o resultado final prestar, não dá pra saber ainda...) ou um jogo core-only, começando em nível 3 e não passando do 8 ou 9.

Pathfinder... eu confesso que não tenho muita coragem de ler. Já ouvi alguns relatos bons, mas outros bem ruins sobre como ela tenta mas não corrige de verdade as falhas da 3.5.

« Última modificação: Outubro 09, 2011, 11:58:37 pm por Macnol »

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #321 Online: Outubro 10, 2011, 12:03:58 am »
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A 3.5 tem problemas demais

2 livros que me ajudaram muito nisso foram o unearthed arcana e o tome of battle
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Offline VA

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #322 Online: Outubro 10, 2011, 12:16:58 am »
Uma coisa que eu notei no decorrer da discussão é que as classes e raças do PHB1 tinham menos problemas de combate como dimensão paralela do que as dos livros seguintes.

Não vejo tanto problema em se usar um Hellish Rebuke ou um Magic Missile fora de combate, por exemplo. Fora os truques do Wizard.

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #323 Online: Outubro 10, 2011, 12:23:50 am »
depois os poderes ganham condições bem específicas que fora de combate seriam inúteis ou nerfadas pra usar em um contexto fora de combate. Eu diria que seria hora de todas as classes terem seus "cantrips" e tal, mas isso cairia na questão de que seriam apenas house rules que mostram que o problema existe de distanciamento do combate e "fora do combate". Mesmo assim acho bem mais contornável do que os problemas da 3.5

Offline Lumine Miyavi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #324 Online: Outubro 10, 2011, 01:00:40 am »
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A 3.5 tem problemas demais

2 livros que me ajudaram muito nisso foram o unearthed arcana e o tome of battle
Uns bons livros da 4e são o DMG & PHB 2. ;P

Mas É MUITO IMPORTANTE PRA MIM que aquele rato morra AGORA!!!1!1!!1!!
Você quis dizer...

MaxXx Eh MTU ImpOrTAnTI PrAH mIM kI akeLe rATu MorRAh aGoRah!!!!!1!!!!!1!!!!!!!!
« Última modificação: Outubro 10, 2011, 02:27:12 am por Lumine Miyavi »

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Offline Rain

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #325 Online: Outubro 10, 2011, 01:57:46 am »
Meus comentários sobre alguns pontos e questões levantadas...
1 – Poderes; Como eles afetam o mundo fora do combate!

Eu não sei vocês mais este é pra mim um problema de quase todos os RPGs que joguei em minha vida! (se brincar de boa parte de todo o material de ficção criado)

Sinceramente, poderes, habilidades e magias quando imaginadas em um mundo real, tornam toda aquela realidade uma zona completa (repleto de erros grotescos de lógica interna)
Um mago de nível mediano nas edições antigas de D&D sozinho poderia atear fogo em uma floresta inteira, sim poderia e ainda pode, sem contar que qualquer bola de fogo mataria e causaria queimaduras de terceiro grau em qualquer ser de carne em uma explosão absurda. (6 metros quadrados de chamas) arremessando todos a metros do ponto da explosão.

Este tipo de coisa sempre foi um problema e provavelmente sempre será.

Eberron tenta levantar este tema demonstrando como os poderes e magias poderiam modificar todo o cotidiano das pessoas, sua cultura, a forma de se fazer guerra e etc.
Mesmo com todo aquele tratamento especial, e abordagem diferenciada ainda enxergo VARIOS problemas lógicos neste tipo de situação. Por isso aconselho a todos que não querem arrancar os cabelos procurando uma lógica realista em suas campanhas, que esqueçam e comecem a abstrair as coisas, sempre levando em conta a cena e a narrativa da historia. O tom que você quer alcançar, às vezes pode ser que você opte por outros sistemas diferentes, D&D é BEM SUPERS e só não enxerga isso quem não quer ver ou mesmo é cego.

2 – Poderes a vontade se torna um problema maior ainda!?

Sim e não
Eu não vejo nenhum problema em utilizar qualquer poder a vontade da 4e fora do combate... Na verdade não encontro problemas em utilizar poder nenhum (seja ele por encontro ou diário) fora do grid de batalha. Lembrando que a maioria dos poderes de combate são manobras utilizadas para batalha e preparadas para tal, elas normalmente são bem destrutivas, funcionando em momentos de tensão (ou não)!

Ex: O Mago poderia atirar os seus mísseis mágicos para derrubar um item a distancia (E provavelmente destrocá-lo no processo).
Ex2: Um clérigo poderia atirar seu laser divino (Que não queima) contra um alvo a distancia, realizando uma prece para o seu deus.
Ex3: Um Mago poderia utilizar seu poder diário sono para adormecer os guardas do palácio, antes mesmo que eles tenham alguma chance de perceber a presença do grupo, todos caem em sono profundo, o grupo passa pelos inimigos sorrateiramente.

Por ai vai... Na verdade o sistema de poderes pode ser utilizado de varias maneiras.
Duas situações que aconteceram aqui na mesa

Cena 1:
(click to show/hide)

Cena 2:
(click to show/hide)

Desafios de pericias são uma mecânica ruimn, um combate com pericias

Discordo completamente
O desafio de pericias pode ser anunciado ou não. Às vezes o grupo esta em um desafio de pericias e nem se toca de que aquilo é um desafio de pericias...

Na verdade o mestre pode optar por avisa ou não aos jogadores sobre o tal desafio, o tornando ou um encontro bem explicado ou mesmo um desafio oculto proposto pelo mestre que rende (pasmem) XP por interpretação e criatividade do grupo.

Os desafios de pericia podem ter recompensas de experiência ou mesmo brindes estipulados pelo mestre (pulsos de cura, um marco, talvez eles possam gastar pulsos de cura mesmo sem descanso, recarregar um dos seus poderes diários e etc.)
Uma falha também poderia resultar em varias situações diferentes (de um completo fracasso a um aumento nos poderes de inimigos futuros, as situações são diversas)

Reparem como as mecânicas permitem inúmeras possibilidades diferentes, ou seja, esqueçam mecânicas fechadas, a 4e é sim bem aberta para qualquer mestre disposto a realmente ler o livro do mestre

Obs: Repito o problema da 4e nem é o seu sistema de pericias por si só (já que estamos falando de “mecânicas fora de combate”)
O problema da 4e é a evolução deste sistema, enquanto você avança os níveis do seu personagem, as perícias vão se tornando obsoletas. O mesmo vale para os rituais que é uma mecânica implorando/berrando por melhorias em seu design.
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Offline Lumine Miyavi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #326 Online: Outubro 10, 2011, 02:34:01 am »
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XP por interpretação

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #327 Online: Outubro 10, 2011, 07:05:49 am »
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Uns bons livros da 4e são o DMG & PHB 2. ;P

só que eu não gostei tanto assim da 4e :  :b

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Eu não sei vocês mais este é pra mim um problema de quase todos os RPGs que joguei em minha vida!

só é problema pra quem se importa com realismo. felizmente eu nunca dei bola pra realismo, caso contrario eu já estaria careca  :P

« Última modificação: Outubro 10, 2011, 08:38:44 am por Sidney »
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Offline Pepilegal

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #328 Online: Outubro 10, 2011, 09:58:44 am »
Eu também não gostei tanto cara, alias gostei muito pouco mesmo.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #329 Online: Outubro 10, 2011, 10:09:35 am »
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só é problema pra quem se importa com realismo. felizmente eu nunca dei bola pra realismo, caso contrario eu já estaria careca 
Cara, se alguém preza realismo, o RPG torna-se um hobby bem limitado...

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