Autor Tópico: [4e] Salvação?  (Lida 78898 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #345 Online: Outubro 11, 2011, 01:04:19 am »
Um exemplo bem simples de poder AW mágico que desregula as mecânicas de perícias (o mecanismo básico de encontros não combativos da 4e): Watcher Strike, do shaman (esse é outro que depende de acertar inimigos, mas a falta de descrição decente impede de saber o que acertar o inimigo tem a ver com o bonus em questão), que pode fazer todo o grupo ficar com +5 de percepção permanentemente (contanto que não se importem de andar sempre ao redor do espírito do shaman). Claro, isso considerando que o espírito possa ser invocado fora de batalha, e não permitir isso é  uma canastrice ainda maior.

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #346 Online: Outubro 11, 2011, 12:59:03 pm »
É o que eu estava falando... uma ou duas frases a mais em alguns poderes resolveria tudo.

"Os espíritos devem ser respeitados e não incomodados levianamente... faz parte do laço e relação mútua com os espíritos os mesmos terem prometido proteger o xamã quando sua vida está em risco, a morte iminente. Perturbar-lhes o descanso inconsequentemente até pode ser possível, mas não espere que os espíritos respondam a um próximo chamado; Pode ser preciso algum tempo ou oferenda para que esqueçam a ofensa"

Quando falo de furos bobos falo de coisas assim. O clérigo show-de-luzes também poderia ter o tal dano radiante mas bem descrito. Mas isso ainda não cobre outros 'empecilhos', como um clérigo poder soltar quantos lasers quiser ininterruptamente. Como o Eltor falou, os sacerdotes nem precisariam de doações nos templos; Eles podiam ter o monopólio da 'maior rede de comunicação a distância'.

É estupidamente simples criar qualquer justificativa que seja para isso no seu jogo. Pra começar com 'dádiva divina' e a responsabilidade ao usá-la... mas diabos, novatos podem e cometem erros mais grosseiros. Não custava nada incluir uma explicação.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #347 Online: Outubro 11, 2011, 01:15:24 pm »
Citar
"Os espíritos devem ser respeitados e não incomodados levianamente... faz parte do laço e relação mútua com os espíritos os mesmos terem prometido proteger o xamã quando sua vida está em risco, a morte iminente. Perturbar-lhes o descanso inconsequentemente até pode ser possível, mas não espere que os espíritos respondam a um próximo chamado; Pode ser preciso algum tempo ou oferenda para que esqueçam a ofensa"
Ou, pra ser BEM direto: "Espíritos só podem ser invocados em combate".

Citar
Quando falo de furos bobos falo de coisas assim. O clérigo show-de-luzes também poderia ter o tal dano radiante mas bem descrito. Mas isso ainda não cobre outros 'empecilhos', como um clérigo poder soltar quantos lasers quiser ininterruptamente. Como o Eltor falou, os sacerdotes nem precisariam de doações nos templos; Eles podiam ter o monopólio da 'maior rede de comunicação a distância'.
Como já foi dito antes, clérigos (classe) e sacerdotes (ocupação) comuns são diferentes, Vincer. Bem, bem diferentes.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #348 Online: Outubro 11, 2011, 01:26:39 pm »
Citar
"Os espíritos devem ser respeitados e não incomodados levianamente... faz parte do laço e relação mútua com os espíritos os mesmos terem prometido proteger o xamã quando sua vida está em risco, a morte iminente. Perturbar-lhes o descanso inconsequentemente até pode ser possível, mas não espere que os espíritos respondam a um próximo chamado; Pode ser preciso algum tempo ou oferenda para que esqueçam a ofensa"
Ou, pra ser BEM direto: "Espíritos só podem ser invocados em combate".
É, assim a informação fica bem clara e não há risco de alguém se confundir. Mas, sem alguma explicação para esta regra, acabaria apenas corroborando o que o pessoal vem dizendo de "começou o combate, abre uma nova tela, o personagem ganha super poderes; termina o combate, o personagem volta a ser mais mundano". A questão do clérigo fazendo um show de luzes durante as festas noturnas da taverna também pode ser resolvida com o texto "este poder só pode ser usado em combates". Resolveria alguma coisa? Eu acho que só pioraria...

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #349 Online: Outubro 11, 2011, 01:33:05 pm »
O problema do texto do vincer é, quantas situações de "vida ou morte" um aventureiro passa? Quase todas, durante uma aventura?

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #350 Online: Outubro 11, 2011, 02:00:59 pm »
Citar
"Os espíritos devem ser respeitados e não incomodados levianamente... faz parte do laço e relação mútua com os espíritos os mesmos terem prometido proteger o xamã quando sua vida está em risco, a morte iminente. Perturbar-lhes o descanso inconsequentemente até pode ser possível, mas não espere que os espíritos respondam a um próximo chamado; Pode ser preciso algum tempo ou oferenda para que esqueçam a ofensa"
Ou, pra ser BEM direto: "Espíritos só podem ser invocados em combate".
É, assim a informação fica bem clara e não há risco de alguém se confundir. Mas, sem alguma explicação para esta regra, acabaria apenas corroborando o que o pessoal vem dizendo de "começou o combate, abre uma nova tela, o personagem ganha super poderes; termina o combate, o personagem volta a ser mais mundano". A questão do clérigo fazendo um show de luzes durante as festas noturnas da taverna também pode ser resolvida com o texto "este poder só pode ser usado em combates". Resolveria alguma coisa? Eu acho que só pioraria...
Só registrando que concordo totalmente. Nada contra quem não se incomoda com essa parte, mas isso não me desce.

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #351 Online: Outubro 11, 2011, 02:10:07 pm »
Eu acho que os poderes serem focados em combate era a situação pré-4e de como conjuradores quebravam o jogo com magias sendo usadas fora da função que foram criadas.

Exemplo: terremoto em combate é quase uma "death magic" em área, atacando reflexos.

Fora de combate, tu derruba um castelo. Com uma magia.

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #352 Online: Outubro 11, 2011, 02:22:15 pm »
Lumine, eu sei(...ah minha paciência...) que clérigos são como santos e especiais, e não qualquer sacerdote. Já entramos nisso antes. Eu costumo fazer posts enormes para deixar tudo explicado e evitar essas. É memória curta(já falamos nisso)?

O que eu deixei de escrever no post anterior... que fosse só 1 no mundo, que fosse o papa. Ele já se comunicaria com meia-europa só com seus holofotes do morse divino. E *como* isso ia afetar as coisas...

Sabe o que é engraçado? Os cenários de d&d já estão praticamente preparados para integrar essas coisas. As cidades e etc estão longe do conceito medieval, mas ainda assim d&d não justifica que tecnologias ou o que quer que seja são usadas.É como se alguém tivesse feito uma ambientação modernosa com roupagem 'antiga' onde a explicação perfeita seria a magia e poderes fantásticos, mas ignorasse tudo isso e dissesse lol no. Convenhamos, dá para perceber que o 'default' do d&d é meio que um aftertough, eles não prestam muita atenção. Os cenários oficiais são mais bem trabalhados.

E phil, além do que o Iuri e o eltor reiteraram, há mais ali no que escrevi. Para começar que não é um 'haha, não pode' fora de combate... pode. Com consequências(eles se ofenderem). E o que seria considerado risco de vida iminente, ou onde faria sentido eles ajudarem ou não? Na própria parte de 'pedir desculpas aos espíritos', bom momento para trocar umas e outras com eles e argumentar. Sinceramente, uma classe que invoca entidades dese tipo ter alguma interação com elas além de fluff(totalmente ignorável) para acompanhar um poder como outro qualquer... é mais do que válido na minha cartilha.

O fato é: d&d poderia limitar 'para combate' apenas o necessário e deixar o resto livre. Ao invés de decisões extremas sem sentido, como evitar o uso de todos fora de combate ou o inverso(onde teríamos o clérigo telecom).

Edit:
Aproveitando a deixa do GG... quando falo em unir crunch e fluff não falo de nada tão 'distante' e difícil. Fortalezas se adaptaram conforme os tempos a resistirem aos tipos de ataques que sofriam.
Num mundo fantástico onde magia e vilões existem a 'milhares de anos'(porque sempre tem que ter vários zeros), a humanidade teria se adaptado. E se defendido.
Dificilmente os castelos não teriam algum esquema para proteger-se de terremotos por exemplo. Ou eles não existiram(porque qualquer mago mais forte pode detoná-los).

Só como exemplo do que fiz num cenário meu, toda fortaleza que se preze usa técnicas 'clássicas' da arquitetura anã... e entre outras coisas, mal balança com a aproximação de gigantes... ou não cai fácil assim com terremotos.

Esse tipo de coisa é como não dar nenhuma proteção mágica a reis. É um baita furo, é forçar a barra.
(não que eu esteja defendendo como é a magia terremoto em d&d, ou o nível em que é acessível)
« Última modificação: Outubro 11, 2011, 02:29:40 pm por Vincer »

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #353 Online: Outubro 11, 2011, 02:35:07 pm »
Citar
Convenhamos, dá para perceber que o 'default' do d&d é meio que um aftertough, eles não prestam muita atenção. Os cenários oficiais são mais bem trabalhados.
Sim, é isso... D&D 4e simplesmente disse: vc quer gastar algumas horas entrando em masmorras, jogando dados e matando monstros junto com amigos? Aqui o básico para isso. Ah, vc quer alguma coisa mais elaborada, com mais fluff? Aqui, compre esse cenário.

Citar
Na própria parte de 'pedir desculpas aos espíritos', bom momento para trocar umas e outras com eles e argumentar. Sinceramente, uma classe que invoca entidades dese tipo ter alguma interação com elas além de fluff(totalmente ignorável) para acompanhar um poder como outro qualquer... é mais do que válido na minha cartilha.
Isso não acontecei nem em Lobisomem o Apocalipse, que teve que trazer em letras garrafais e em textos explicitos que: "espiritos são mais que uma summon que vc invoca para te ensinar dons, responder perguntas ou salvar sua bunda, aqui uma tabela de custo de chiminage".  E olha que o publico de Lobisomem é, até certo ponto, diferente do publico de D&D. Mas no fim, pra grande maioria, qualquer tipo de aliado concedido com pontos ou por classe acaba virando algo bem próximo (se não for só aquilo) do policial de Street of Rage. Quem quiser interpretar uma relação mais trabalhada com o espirito vai fazer, estando isso escrito no livro ou não. Colocar isso como uma regra vai fazer as pessoas que não gostam disso se afastar da classe. E a 4e não quer isso.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #354 Online: Outubro 11, 2011, 02:41:14 pm »
Vincer, teu post ficou meio contraditório. "Os cenários se adaptaram ao D&D" seguido de "não haveriam castelos". Até onde eu sei, todo o cenário de D&D3e tem castelos/fortalezas e aventureiros capazes de conjurar Terremoto. E esse é um exemplo. Ciclone e Nevasca são outors dois (bizarramente a maioria dessas magias são preferências da lista de Druida. Coincidência? :P )

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #355 Online: Outubro 11, 2011, 02:52:24 pm »
Grande regra a que eu coloquei. Alto crunch e tal. Melhor só deixar em combate mesmo, sem explicação, ou deixar à vontade. Desculpa, é essa minha mania com regras complexas... eu nem me toquei que aquelas duas frases eram regras e tal... ou que só haveria interação com os espíritos SE o cara usasse de forma indevida e SE ele quisesse...

E claro, quem não gosta de algo assim não olharia para o jogo por causa de uma classe dessas. Não é como se tivesse dezenas de outras sem nada disso. Melhor mesmo deixar todas iguais, e o espírito ser só fluff. É um jogo de faz de conta, é tudo brincadeira mesmo, faz de conta que ele invoca espíritos... esse é um jogo de rolar dados afinal!

Experimentem Cadwallon, ou alguns jogos da Games Workshop. Acho que a galera aqui ia adorar, combates táticos muito maneiros e sem problemas como fluff inflado ou a pretensão de D&D. Sério, são muito bons. Não fosse o preço eu teria importado todas as peças de Cadwallon há muito tempo.

GG:
Eu falei que das duas uma, para castelos existirem logicamente em D&D ou eles não seriam castelinhos de papel que cairiam pra qualquer mago ou deixariam de ser usados(tipo, que nem aconteceu com o advento de canhões... fortalezas daquele tipo se tornaram obsoletas).
D&D não assume nenhum dos dois. Ele coloca castelos, mas nem para justificar a existência deles, protegendo-os dos próprios elementos do jogo. Fica meio sem noção.

Eu não disse que d&d faz qualquer uma das duas coisas. Nenhuma contradição no que eu escrevi, releia. Na primeira frase estou falando de fortalezas reais(mundo real), que se adaptaram pelos séculos para se defenderem de novas tecnologias. Diabos, é sempre 'vincer escreve demais' mas se eu tento escrever menos...

Fortalezas e terremoto do d&d, problema, saquei. Só tava falando que evitar isso é fácil, a explicação super simples. Magia ou 'obras primas' da construção civil(é um mundo de fantasia afinal), eles não precisam ser vulneráveis dessa forma.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #356 Online: Outubro 11, 2011, 03:03:56 pm »
Ué, Vincer. É a lógica: conjuradores são anulados por conjuradores nesse processo.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #357 Online: Outubro 11, 2011, 03:04:24 pm »
O problema nem é esse, Vincer. O problema é o jogo dar um poder para o jogador que quebra todo o cenário :P

Lógica interna tu pode simplesmente contornar dizendo que não existem tantos conjuradores assim para que isso se torne um problema. Ou que os que existem estão ocupados com coisas mais importantes.

Mas a lógica do jogo fica prejudicada. Se tu tiver um druida em um grupo, a missão de assassinar o lorde Cromwell invadindo sua fortaleza bem guardada vira uma simples conjuração de terremoto e massacrar os sobreviventes :P

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #358 Online: Outubro 11, 2011, 03:11:30 pm »
GG, eu acabei de falar na fortaleza não caindo pra terremotos. Dane-se se é o jogador fazendo um terremoto, eu estava falando em proteger justamente do poder dos jogadores.

E Phil, meu exemplo(que uso no meu cenário) foi... técnicas de arquitetura anãs. Tá escrito ali em cima. Nada de magia para impedir magia. Aliás o poder da construção civil é quase sempre esquecido (em geral reinos são reconhecidos por armas, ou seu exército, em rpgs). Foi ela o principal proponente de diversos impérios, de roma aos maia.

É o que eu falo 'depende de como é feito'. Só cai nas armadilhas de 'contra magos só magos' quem quer, ou está com preguiça de pensar em soluções alternativas.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #359 Online: Outubro 11, 2011, 03:23:07 pm »
Cara, tem que ser uma SENHORA técnica de construção civil para aguentar terremotos, ciclones e tempestades de gelo, ácido e fogo. Várias vezes no mesmo dia. E isso seria um único druída...

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan