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Design & Desenvolvimento / Lobisomem: O Apocalipse C+ Edition
« Online: Março 12, 2013, 01:31:07 pm »
E nos meus rabiscos da semana...
Estou lendo o Hackers Guide do Cortex Plus (Marvel, Leverage, Etc.).
Estava pensando aqui como converter Lobisomem: O Apocalipse para Cortex Plus, só como exercício mental mesmo.
O jogo sempre vendeu uma idéia de jogo sobre um grupo de personagens diferentes que se complementam. A idéia de família disfuncional, muitas vezes de tribos e origens diferentes que podem se odeiam/prezam ao mesmo tempo.
Isso... não era bem sustentado pelo sistema. O fato de seu Ragabash Andarilho do Asfalto não se dar bem com o Ahroun Presa de Prata honrado não tinha representação mecânica qualquer. Na verdade, como você se sentia em relação a qualquer outro personagem da tua matilha, seita ou o que for, era representado.
Outro elemento é que apesar de você escolher um Auspício, muitas vezes ele era só uma forma de facilitar o acesso a certos dons. O Ragabash do grupo poderia ser um pistoleiro tão bom quanto o Ahroun. E o Ahroun podia ser um diplomata tão bom quanto o Galliard. Mais importante que o Auspício do personagem, eram a distribuição de pontos de atributos e perícias.
Estava pensando aqui como representar isso tudo no Cortex Plus. Primeiro, começar definindo o que eu quero que seja constantemente reforçado pelo sistema.
Eu quero que os Auspícios sejam um elemento importante na definição do que o personagem é capaz de fazer e não só uma forma de acessar por um preço mais baixo certos dons.
E eu quero trabalhar os valores pessoais dos personagens. O Mundo das Trevas adora vender a idéia de horror pessoal, mas raramente trata disso. Acredito que um dos motivos é porque as motivações do personagem raramente são trabalhadas e sua representação mecânica normalmente se limita a ganho de XP ou recarregar algum recurso (Força de Vontade).
Entretanto, eu não quero perder o elemento de aventura de Lobisomem. Provavelmente esse é o jogo da linha com mais ênfase em cenas de ação e feitos heróicos e isso é algo que precisa ser mantido.
Segue abaixo a versão revisada da proposta.
Estou lendo o Hackers Guide do Cortex Plus (Marvel, Leverage, Etc.).
Estava pensando aqui como converter Lobisomem: O Apocalipse para Cortex Plus, só como exercício mental mesmo.
O jogo sempre vendeu uma idéia de jogo sobre um grupo de personagens diferentes que se complementam. A idéia de família disfuncional, muitas vezes de tribos e origens diferentes que podem se odeiam/prezam ao mesmo tempo.
Isso... não era bem sustentado pelo sistema. O fato de seu Ragabash Andarilho do Asfalto não se dar bem com o Ahroun Presa de Prata honrado não tinha representação mecânica qualquer. Na verdade, como você se sentia em relação a qualquer outro personagem da tua matilha, seita ou o que for, era representado.
Outro elemento é que apesar de você escolher um Auspício, muitas vezes ele era só uma forma de facilitar o acesso a certos dons. O Ragabash do grupo poderia ser um pistoleiro tão bom quanto o Ahroun. E o Ahroun podia ser um diplomata tão bom quanto o Galliard. Mais importante que o Auspício do personagem, eram a distribuição de pontos de atributos e perícias.
Estava pensando aqui como representar isso tudo no Cortex Plus. Primeiro, começar definindo o que eu quero que seja constantemente reforçado pelo sistema.
Eu quero que os Auspícios sejam um elemento importante na definição do que o personagem é capaz de fazer e não só uma forma de acessar por um preço mais baixo certos dons.
E eu quero trabalhar os valores pessoais dos personagens. O Mundo das Trevas adora vender a idéia de horror pessoal, mas raramente trata disso. Acredito que um dos motivos é porque as motivações do personagem raramente são trabalhadas e sua representação mecânica normalmente se limita a ganho de XP ou recarregar algum recurso (Força de Vontade).
Entretanto, eu não quero perder o elemento de aventura de Lobisomem. Provavelmente esse é o jogo da linha com mais ênfase em cenas de ação e feitos heróicos e isso é algo que precisa ser mantido.
Segue abaixo a versão revisada da proposta.