Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - silva

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 8
46
Vídeo Game / Gameplay Emergente e RPGs
« Online: Janeiro 22, 2013, 09:18:56 pm »
Não é irônico que o gênero RPG tenha tão pouco gameplay "emergente" comparado a outros gêneros?

Dos jogos com forte "emergencia" que joguei nos ultimos anos - Mount & Blade, Crusader Kings 2, Minecraft, Dwarf Fortress, Stalker, King of Dragon Pass, etc - nenhum pode ser considerado realmente um rpg "puro". E não lembro o ultimo rpg puro que tenha demonstrado uma emergencia do mesmo nível desses jogos aí.

Isso não é estranho? Afinal, RPGs são teoricamente os jogos que mais prezam por mundos e cenários "vivos". Não deveriam eles formar a "vanguarda" do gameplay emergent ?

O que leva a outra pergunta (que a gente já falou aqui, acho): será que o termo "rpg" não foi mal aplicado no meio eletrônico ? Será que, desde o início, não seriam os GTAs da vida que deveriam ser chamados de "rpg" ao invés dos Final Fantasies ? :sobrancelha:

47
Vídeo Game / Stalker: MISÉRIA
« Online: Dezembro 08, 2012, 09:40:19 pm »
Se tem alguem aqui que curte Stalker: Call of Pripyat, deve um favor a si mesmo de experimentar o mod Miséria. Eu, aliás, não tinha visto muita graça na série. Somente agora com a promoção do Steam resolvi dar uma chance a ele, e peguei esse mod depois de vê-lo bastante elogiado. 

E bicho, acho que nunca tinha visto um jogo tão atmosférico assim. Acho que barra os Shocks e o Amnésia. Sem sacanagem. E o legal do mod Misery é que, além de trazer os gráficos pros dias de hoje, acrescenta vários elementos de realismo e imersão. O jogo fica ultra-imersivo.

Segue o link pro mod (downloads na parte superior) e, mais abaixo, algumas screens da minha gravação.

http://www.moddb.com/mods/stalker-misery

Fica a dica.  :)

(escolhendo sua especialização das forças especiais ucranianas)


(descansando com os colegas)




(desbravando a anomalia - repare na máscara sobreposta à visão)


(pôr do sol na Zona)


(Skadovsky do meu coração)

48
Sistemas & Cenários / Mechwarrior RPG... como deveria ser
« Online: Novembro 21, 2012, 11:41:50 pm »
De Pendragon..

- personagens são todos nobres cavaleiros.. digo, nobres mechwarriors. É proibido ser qualquer outro tipo de personagem. O jogo é sobre mechwarriors e ponto.
- voce nao ganha xp, ganha Gloria, que serve pra voce disputar por titulos e sucessoes de seu senhor feudal.
- bonus de faccao, so que no lugar de religioes sao as Casas - Kurita da Orgulho, Steiner da ambicao, Davion da Humildade, etc.
- çada aventura equivale a um periodo de tempo, ao fim do qual ocorrem varios acontecimentos politicos e militares na Inner Sphere, que chegam a voce atraves dde mensageiros e canais de hyperpulso. No lugar da fase de Inverno, tem a fase de ficar no lar, rolar a administracao de suas terras e dominios, e ver seus filhos crescerem, e treina-los para serem futuros mechwarriors.
- voce tem uma corte, com direito a seu escudeiro aprendiz (com mech proprio), mecanico-chefe, planetologista, tropa de defesa pessoal, etc.
- quando seu personagem morrer, seu filho mais velho herda seu mech e voce passa a jogar com ele.


De Battletech:

- o sistema de boardgame, para as batalhas principais


De Traveller:

- mecanica de 2D6 +stat, que combina automaticamente com o boardgame.
- E AQUI A CEREJA DO BOLO: criacao de personagens pelo sistema de lifepath de Traveller.

Espera aí, eu falei criacao do personaem? Haha, nada disso, criação do Mech por lifepath!  :evil:

Voce cria a historia do mech e todas as campanhas que ele participou, e com que antepassado de sua familia. E cada campanha pode dar um defeito ou uma qualidade especifica pro mech - um atuador da perna quebrado que faz ele mancar pea esquerda, um auto-canhao customizado no ombro direito que seu bisavô ganhou num torneio em Solaris VII ha 30 anos atras, etc. Alem disso, seu mech teria um indice de popularidade e respeito, que afetaria psicologicamente os presentes na batalha..

"Hmmm... aquela mancada pra esquerda... o autocanhao remendado no ombro... o simbolo da faca sangrenta no peito... aquele é o Navalha Sussurante da casa Atreides! RETIRADA!!!"

E os jogadores seriam nobres mechwarriors servindo suas casas, sendo fieis a seus senhores, temendo a Deus e a Comstar, e disputando entre si por prestigio e sucessao a titulos.

HOW BADASS IS THIS NIGGA?  :diabanjo:


(Credito pela ideia vai pra esse cara aqui )

49
Sistemas & Cenários / Resolução de Conflitos
« Online: Novembro 20, 2012, 04:06:19 pm »
Alguem aí joga ou já jogou rpgs que usam regra de Resolução de Conflitos, ao invés da tradicional Resolução de Tarefas ?

Pergunto porque esse fim de semana jogamos Apocalypse World aqui em casa, que é um jogo que faz uso desse tipo de regra, e apesar de já ter jogado ele antes (foi a terceira vez acho), apenas agora a coisa "clicou" pro meu grupo. E bicho, vou te dizer que o sentimento geral é que ninguém quer mais voltar pra Shadowrun, Vampiro, D&D e outros rpgs tradicionais. Sério. O negócio foi tudo isso de bom.

E o motivo é simples:

O tanto que o jogo flui com esse tipo de regra não é brincadeira. Sequências de combate ou perigo, que em outros rpgs levariam mais de 1 hora (e teria dezenas de rolagens, e cálculos, e anotações, e jogadores ficando displicentes enquanto aguardam a vez, etc), aqui durou alguns minutos, e com todo mundo super envolvido o tempo todo.

E não é só situações de combate: uma tentativa de bater uma carteira, por exemplo, que em um jogo tradicional envolveria uma série de rolagens, cada uma pra ver se uma determinada "tarefa" teria sucesso... (Furtividade pra se aproximar do alvo, Destreza pra bater a carteira, Percepção da vítima pra ver se percebe, Furtividade de novo pra se afastar, etc) aqui é uma rolagem só (rola o stat correlato pra ver se consegue; se falhar a vítima já percebe e sai correndo gritando e os guardas na esquina entram em alerta e se aproximam..), porque nesse tipo de regra a consequência da sua ação já está embutida na rolagem. Você não está rolando pra ver se tem sucesso numa tarefa X, você está rolando pra ver se uma situação X sai de acordo com suas intenções.

Não sei to sendo claro, mas o resultado é um foco absurdo no roleplaying, já que as considerações que o jogador faz são diretamente relacionadas à ficção em si, e não na matemática do jogo, o que deixa tudo mais envolvente, e também tenso (já que cada rolagem põe a situação inteira em jogo, não apenas uma "tarefa X"). 

Enfim, alguém aqui já conhece e tem experiencia com esse tipo de regra ? Se sim, diga lá. Sei que isso tá longe de ser algo novo, mas confesso que só agora a coisa "se encaixou" pra mim.  :)

50
Vídeo Game / Gnomoria
« Online: Novembro 20, 2012, 02:16:53 pm »
Alguem aqui conhece?

Parece um Dwarf Fortress light, o que eh bom, pois eu sempe quis mas nunca consegui vencer a barreira de entrada de DF.


51
Sistemas & Cenários / Novo Kickstarter de Glorantha
« Online: Novembro 18, 2012, 08:45:42 pm »
Pra quem se interessar..

http://www.kickstarter.com/projects/224590870/the-guide-to-glorantha

Sao dois livros: 1 Guia de Glorantha e 1 Atlas geografico com dezenas de mapas.


P.S: Ja bateu a meta em menos de 12h. Oh shit.  :shock:





52
Vídeo Game / Civilization 5
« Online: Novembro 12, 2012, 06:18:32 pm »
Alguem sabe se o jogo curou esses males abaixo ? Eu to paquerando ele ha muito tempo, em especial depois dessa expansão Gods & Kings, mas se continuar com esses problemas, eu to fora.

Citar
desisti da ultima gravação de Civilization 4 Beyond the Sword quando percebi que a IA é do tipo que junta (quase) todo mundo pra te atacar quando você fica na frente deles. É como se todas as outras facções/civilizações fossem controladas por 1 único player inimigo, que fica putinho por estar perdendo e manda tudo pra cima de você, ignorando alianças, perfis de personalidade, e tudo o mais (até Mahatma Gandhi já me declarou guerra várias vezes). Isso corta minha imersão, porque traz o "joguismo de querer vencer" pra frente da lógica interna da ambientação. A IA não está "interpretando" as facções e agindo como estas agiriam numa situação real - a IA está tentando vencer um "jogo" a todo custo.

Citar
Quanto ao Civ... isso que o Silva falou é a coisa que mais me irrita no Civ. Ser vizinho de qualquer facção controlada pelo PC é ter que tomar cuidado toda hora pra não tomar um stack de 80 unidades na bunda. Se for mais de um então, tem que partir logo pra matar um deles, senão o jogo fica compremetidissimo (especialmente em dificuldades maiores), porque um atacou, todos te atacam, não importa se você tem uma aliança de 1000 anos ou não.

Alias, nem precisa ser vizinho, já perdi a conta de ataques nada a ver de outras civs que estão em outros continentes. Ataques sem chance alguma de sucesso, só pra te encher o saco (e arrasar uma ou outra cidade sua).

53
Eu tenho a impressão que, se realmente levássemos a sério as particularidades sociais dos cenários de fantasia, o tipo de personagem que chamamos de "aventureiro" e desbravador de dungeons, tumabas e masmorras seria chamado na verdade de bandido, criminoso, pária social, perturbado, etc. e levaria uma vida à margem da sociedade ao invés do glamour e prestígio que geralmente cerca os heróis de fantasia.

Sendo assim, proponho uma retro-engenharia: Como seria um cenário onde a atividade de "dungeon raiding" fosse realmente plausível e verossímil ?

54
Sistemas & Cenários / Shinobigami
« Online: Novembro 07, 2012, 08:49:00 am »
Depois de Tenra Bansho, agora eh a vez de Shinobigami ser traduzido do japa pro ingles.

http://shinobigami.com/

Esse post fala um pouquinho dele.

Parece interessante. Alguem aqui conhece?

55
Dicas & Ideias / Reza a Lenda..
« Online: Outubro 26, 2012, 05:13:04 pm »
.. que em algum lugar de Sigil tem um restaurante com um poste na frente e uma cabeça pregada no alto.

É o “Pequeno Selvagem”, a melhor culinária canibal do multiverso. O dono – um halfling de Athas – trouxe as receitas direto de sua terra natal: estrogonoff de gnomo de Krynn, elfo de Faerun ao molho madeira, carne-de-sol de beholder, e o prato principal – dobradinha da sorte de Port Blacksand (feito com tripas de ladrões – se der sorte, acha moedas de ouro dentro!).

Imperdível!

(só tome cuidado pra não tentar dar calote, ou pode virar o prato do dia! )


[Passo a vez !]

56
Sistemas & Cenários / Houses of the Blooded no Kickstarter
« Online: Outubro 19, 2012, 01:46:35 am »

57
Dicas & Ideias / Personagens de Fantasia - HELP !
« Online: Outubro 18, 2012, 06:55:05 pm »
Galera, preciso da ajuda de vocês.

Vou começar uma campanha de fantasia em breve, mas to sem ideias de personagens legais (isso que dá jogar cyberpunk a vida toda XD). E de preferência conceitos compatíveis com uma premissa de sandbox, que é o que meu grupo tá mais habituado.

O exemplo mais prático que me vem à mente é um ladrão, por ser uma espécie de “profissional autônomo” da fantasia e prover ganchos de maneira bem fácil (“vou me afiliar à guilda de ladrões local!” ou “vou acabar com a guida de ladrões local!” ou “quem é aquele engomadinho ali? Vou seguir ele até em casa e roubar esse babaca!” ou “será que algum magnata por aqui precisa de uns serviços sujos mas não quer sujar as mãos?” ou “vou criar um bando de ladrões pra dominar essa cidade!” ou “quem é o deus dos ladrões? Eu vou roubar o lugar dele!”, etc). Em geral, quanto mais o conceito do personagem conseguir casar um aspecto de “empreendedor” com o de “aventureiro”, mais fácil é inserir num sandbox.

Bom, eu vou sugerir um formatinho, que vocês podem seguir ou não. Fiquem a vontade..

Arquétipo:
Conexões:
Adversários:
Motivações:

Ex:

Arquétipo: Ladrão
Conexões: menino de rua (info alvos potenciais), Apotecário (drogas, veneno, bombas de fumaça, incendiária, fedor, etc), puta (info alvos potenciais, prazer)
Adversários: Autoridade local, ladrões rivais, milícia de cidadãos local
Motivações: formar guilda própria, exterminar guilda rival, se tornar rei dos ladrões local, eliminar X (onde X é alguma autoridade local que prejudica ou prejudicou o personagem no passado), dar um golpe de gênio e se aposentar.

É isso. Me ajudem, please!

58
Dicas & Ideias / Cenarios magicos ?
« Online: Outubro 17, 2012, 01:32:18 am »
Topei com esse artigo hoje, que achei interessante. Nele o autor classifica os cenarios de fantasia em fantasia Heroica, Mitica, Historica e Cientifica, e da alguns exemplos.

O artigo em si nem eh nada demais, mas o que me chamou a atencao na verdade foi como ele diferenciou a fantasia Heroica da Mitica - na Heroica existe magica no mundo, mas o mundo em si nao eh magico, e sim mundano, regido pelas mesmas leis fisicas que regem o nosso. Enquanto que na fantasia Mitica, o mundo tende a ser, ele proprio, magico, regido por leis fantasticas ou mitologicas ou sobrenaturais, etc. e cita como exemplo Planescape, Glorantha e Mundo das Trevas (mais especificamente Mago e sua realidade consensual).

E achei isso intessante, primeiro porque coincide com meu gosto particular (sou fanzaco dos 3 cenarios citados), mas tambem porque nunca tinha para parado pra pensar que, realmente, apesaar de toda a magica que acontece nos mundos de fantasia "Heroica" (Terra Media, Forgotten Realms, Greyhawk, Earthdawn, etc) esses mundos em si sao mundanos.

E aqui vem o ponto do topico (finalmente): que mundos magicos voces conhecem? Recomendem, comentem, etc. Pelo visto esse eh o meu fraco e eu nao sabia.  :)


59
Dicas & Ideias / Cenários de fantasia pré-medievais ?
« Online: Outubro 14, 2012, 03:32:59 pm »
A exceção de glorantha, eu não conheço nenhum outro cenário de fantasia inspirado em fontes pré-medievais (era do ferro, do bronze, neolítico, etc). Não to falando de adaptações históricas tipo GURPS Grécia ou MERP Vikings ou D20 Arca de Noé, to falando de cenários de fantasia originais mesmo, a exemplo do que vemos com os medievalescos Forgotten Realms, Greyhawk, Warhammer, Earthdawn, Yrth, Titan, Artesia, etc. Eu acho isso bizarro, já que os contos, sagas e civilizações pré-medievais sempre me pareceram fontes óbvias e muito evocativas para aventuras e jornadas heróicas (mais até do que as fontes medievais).

Vocês conhecem cenários assim ?


P.S: Terras sagradas é assim ?  :sobrancelha:

60
Dicas & Ideias / Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Outubro 12, 2012, 09:37:24 pm »
Não lembro de ter tido uma partida "estragada" pelo sistema, mas já tive várias onde a diversão veio apesar do sistema (o campeão disso pra mim foi Gurps com seu chato "combate de estátuas" e sua mecânica tão neutra e sem sabor que dava vontade de jogar ketchup no livro).

E vocês ?

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 8